quinta-feira, 20 de maio de 2021

O fracasso de Duarte Jr na CPI dos Combustíveis


O presidente da CPI dos Combustíveis, deputado Duarte Júnior (Republicanos), mostrou ontem, 19, total desconhecimento sobre a formação de preços da gasolina nos postos de revenda.

Após depoimento do presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis), Leopoldo Santos, o parlamentar correu para as redes sociais para espalhar um banner e um texto no qual acusa 64% dos empresários do setor de aumentar preços sem justificativas.

Segundo ele, esses investigados reajustaram os valores do litro de combustível nas bombas “antes de reajustes pela Petrobras”.

Custa-se crer que esse é um posicionamento do presidente da CPI dos Combustíveis.

Ora, o reajuste (ou diminuição) de preços nas refinarias, determinado pela Petrobras, é apenas um dos componentes do preço na bomba.

No caso do Maranhão, por exemplo, o ICMS corresponde a mais de 30% do preço da gasolina. Há ainda o preço do álcool incluído nesse combustível. Isso sem contar possíveis reajustes nas distribuidoras.

Pela lógica de Duarte, os empresários não deveriam ter promovido o mais recente reajuste de preços nas bombas em São Luís porque a Petrobras não anunciou nenhum reajuste nas refinarias.

Mas o governo Flávio Dino (PCdoB) aumentou o preço-base para cobrança do ICMS.

Se o o parlamentar quer mesmo dar alguma resposta aos cidadãos nessa comissão, Duarte Jr. deveria procurar descobrir quais são os postos – de todo o Maranhão, não apenas de São Luís – que adulteram combustíveis.

Poderia, também, como parlamentar aliado do governador, articular uma redução do ICMS dos combustíveis no estado.

Não tentar vender a ideia de que se o preço da gasolina baixou foi por causa da CPI – e de que alguém está cometendo crime simplesmente porque reajustou o preço do seu produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário