24 junho 2026

Orleans Brandão recebe apoio de lideranças do PRD


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão.

Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.

O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans. “Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.

A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.

“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.

São João da Alegria tem início com cultura, tradição e programação em nove arraiais de São José de Ribamar



A temporada mais esperada pelos amantes da cultura popular já começou em São José de Ribamar. Nesta terça-feira, o São João da Alegria deu início à programação junina do município, levando música, dança e tradição para nove arraiais espalhados pela cidade.

A abertura contou com apresentações culturais e a participação de grupos ribamarenses, valorizando os artistas locais e fortalecendo as tradições juninas da cidade.


Os espaços foram preparados para receber o público com segurança e estrutura adequada, garantindo um ambiente familiar para quem decidiu prestigiar a festa.

A programação segue até o dia 29 de junho, com atrações distribuídas nos nove arraiais do município.




Nesta quarta-feira (24), além das apresentações culturais, quatro arraiais também contarão com transmissão dos jogos da Copa do Mundo de Clubes, oferecendo mais uma opção de lazer para o público durante a programação junina. As partidas serão transmitidas nos arraiais do Parque Vitória, Picarreira, Vilas e Jardim Tropical.

Roberto Rocha se interna horas antes da audiência com Flávio Dino



Com a pressão arterial descontrolada, Roberto Rocha precisou ser internado horas antes do interrogatório marcado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação penal movida pelo ministro Flávio Dino. O episódio ocorre no mesmo dia em que o ex-senador seria ouvido pela Corte e após a Procuradoria-Geral da República (PGR) defender a rejeição do recurso apresentado por sua defesa.

O documento médico, datado de 23 de junho de 2026, informa que Roberto Rocha, de 60 anos, foi diagnosticado com hipertensão arterial (CID I10), condição que inviabilizou sua participação na audiência prevista no Supremo.

A audiência estava prevista para ocorrer às 14h desta terça-feira (23), por videoconferência, e faz parte da Ação Penal nº 2.843, que apura supostos crimes de calúnia e difamação atribuídos a Roberto Rocha em declarações feitas durante o período eleitoral de 2022.

Mais cedo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se pela rejeição do recurso apresentado por sua defesa, sustentando que não há elementos capazes de modificar as decisões já tomadas pela Primeira Turma do STF, que recebeu a queixa-crime apresentada por Dino.

No parecer assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, a PGR também defendeu o prosseguimento regular da ação penal e afastou a possibilidade de absolvição sumária do ex-parlamentar.

O processo é acompanhado pelos advogados Carlos Sérgio de Carvalho Barros e Raul Guilherme Silva Costa, que representam Flávio Dino na ação.

Veja o boletim médico:




Entenda o caso

A disputa judicial teve origem em declarações feitas por Roberto Rocha durante a campanha eleitoral de 2022. Na ocasião, o então senador acusou Flávio Dino e integrantes de seu grupo político de exercer influência para pressionar prefeitos maranhenses.

23 junho 2026

Orleans faz reunião de alinhamento com prefeitos em São Luís


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

22 junho 2026

Hilton Gonçalo intensifica agenda na Baixada Maranhense e reforça diálogo com lideranças locais

O pré-candidato e liderança política Hilton Gonçalo cumpriu agenda neste domingo em municípios da Baixada Maranhense, onde participou de encontros com moradores, lideranças comunitárias e representantes políticos da região. A visita incluiu passagens por Cedral, Guimarães, pela Praia de Araoca e por Porto Rico do Maranhão.

Segundo Hilton Gonçalo, o objetivo da agenda foi ouvir as demandas da população e conhecer mais de perto os desafios e potencialidades de cada município. Durante os encontros, temas relacionados ao desenvolvimento regional, geração de oportunidades e melhoria da qualidade de vida estiveram entre os assuntos discutidos.

Em publicação nas redes sociais, Hilton destacou a importância da presença constante junto à população. “Quem sonha com um Maranhão mais forte precisa estar presente, percorrendo cada região, ouvindo as pessoas e construindo soluções que gerem desenvolvimento, oportunidades e mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

A agenda também teve como foco o fortalecimento de parcerias políticas e institucionais na Baixada Maranhense, região considerada estratégica para os projetos de desenvolvimento do estado. Hilton Gonçalo ressaltou que seguirá percorrendo os municípios maranhenses para ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade.

“Seguimos avançando, unindo forças e construindo um projeto que representa os interesses do povo maranhense”, concluiu.