Mostrando postagens com marcador Maranhão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Maranhão. Mostrar todas as postagens

24 junho 2026

Orleans Brandão recebe apoio de lideranças do PRD


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão.

Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.

O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans. “Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.

A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.

“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.

Roberto Rocha se interna horas antes da audiência com Flávio Dino



Com a pressão arterial descontrolada, Roberto Rocha precisou ser internado horas antes do interrogatório marcado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação penal movida pelo ministro Flávio Dino. O episódio ocorre no mesmo dia em que o ex-senador seria ouvido pela Corte e após a Procuradoria-Geral da República (PGR) defender a rejeição do recurso apresentado por sua defesa.

O documento médico, datado de 23 de junho de 2026, informa que Roberto Rocha, de 60 anos, foi diagnosticado com hipertensão arterial (CID I10), condição que inviabilizou sua participação na audiência prevista no Supremo.

A audiência estava prevista para ocorrer às 14h desta terça-feira (23), por videoconferência, e faz parte da Ação Penal nº 2.843, que apura supostos crimes de calúnia e difamação atribuídos a Roberto Rocha em declarações feitas durante o período eleitoral de 2022.

Mais cedo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se pela rejeição do recurso apresentado por sua defesa, sustentando que não há elementos capazes de modificar as decisões já tomadas pela Primeira Turma do STF, que recebeu a queixa-crime apresentada por Dino.

No parecer assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, a PGR também defendeu o prosseguimento regular da ação penal e afastou a possibilidade de absolvição sumária do ex-parlamentar.

O processo é acompanhado pelos advogados Carlos Sérgio de Carvalho Barros e Raul Guilherme Silva Costa, que representam Flávio Dino na ação.

Veja o boletim médico:




Entenda o caso

A disputa judicial teve origem em declarações feitas por Roberto Rocha durante a campanha eleitoral de 2022. Na ocasião, o então senador acusou Flávio Dino e integrantes de seu grupo político de exercer influência para pressionar prefeitos maranhenses.

23 junho 2026

Orleans faz reunião de alinhamento com prefeitos em São Luís


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

22 junho 2026

Hilton Gonçalo intensifica agenda na Baixada Maranhense e reforça diálogo com lideranças locais

O pré-candidato e liderança política Hilton Gonçalo cumpriu agenda neste domingo em municípios da Baixada Maranhense, onde participou de encontros com moradores, lideranças comunitárias e representantes políticos da região. A visita incluiu passagens por Cedral, Guimarães, pela Praia de Araoca e por Porto Rico do Maranhão.

Segundo Hilton Gonçalo, o objetivo da agenda foi ouvir as demandas da população e conhecer mais de perto os desafios e potencialidades de cada município. Durante os encontros, temas relacionados ao desenvolvimento regional, geração de oportunidades e melhoria da qualidade de vida estiveram entre os assuntos discutidos.

Em publicação nas redes sociais, Hilton destacou a importância da presença constante junto à população. “Quem sonha com um Maranhão mais forte precisa estar presente, percorrendo cada região, ouvindo as pessoas e construindo soluções que gerem desenvolvimento, oportunidades e mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

A agenda também teve como foco o fortalecimento de parcerias políticas e institucionais na Baixada Maranhense, região considerada estratégica para os projetos de desenvolvimento do estado. Hilton Gonçalo ressaltou que seguirá percorrendo os municípios maranhenses para ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade.

“Seguimos avançando, unindo forças e construindo um projeto que representa os interesses do povo maranhense”, concluiu.



Roberto Rocha admite disputar o Governo e promete palanque da direita


O ex-senador Roberto Rocha (Novo) admitiu neste sábado (20) a possibilidade de disputar o Governo do Maranhão nas eleições de 2026. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o político reafirmou sua pré-candidatura ao Senado Federal, mas afirmou que poderá concorrer ao Palácio dos Leões para garantir um palanque identificado com a direita na sucessão estadual.

Ao abordar o cenário político maranhense, Roberto Rocha disse que está disposto a ocupar a posição que considerar mais estratégica para o grupo político que representa. Segundo ele, lideranças não podem se omitir diante das movimentações do processo eleitoral.

“Liderança de verdade não se omite quando o tabuleiro se movimenta. E sempre disse: sou jogador, tenho lado e respeito a minha torcida, que é o povo maranhense”, declarou.

Possibilidade de candidatura ao governo

Sem citar adversários ou possíveis concorrentes, o ex-senador afirmou que poderá disputar o comando do Executivo estadual caso entenda que essa é a melhor forma de representar seu campo político.

“Se o destino para enfrentar o sistema de frente for disputar o governo do estado, fiquem tranquilos, não me faltará coragem e o desafio estará aceito”, afirmou.

A declaração amplia as possibilidades para a atuação de Roberto Rocha nas eleições de 2026, mantendo em aberto sua participação na disputa pelo Governo do Maranhão.

Discurso de enfrentamento

Durante o pronunciamento, Roberto Rocha também relembrou sua trajetória pessoal e política para reforçar o discurso de enfrentamento e independência.

“Sou Roberto Rocha e nunca fugi à luta. Sou filho de sertanejo, criado com costela de boi, sopa de corredor e merenda de caroço de macaúba. Não tenho medo de cara feia e não tenho rabo preso”, disse.

O ex-senador também afirmou que pretende manter ativa a representação da direita no estado durante o processo eleitoral.

Sucessão estadual

Ao final da manifestação, Roberto Rocha declarou que a direita continuará participando do debate político no Maranhão e afirmou que pretende contribuir para a construção de uma alternativa ao atual grupo político que administra o estado.

“A voz da direita não será calada” e o futuro do Maranhão “não pertence aos donos do poder”, declarou.

As afirmações reforçam a expectativa sobre o papel que Roberto Rocha poderá desempenhar na sucessão do governador Carlos Brandão e nas articulações para as eleições de 2026.

18 junho 2026

Ministra do TSE é acionada em caso que ameaça mandatos de Fernando Braide e Wellington do Curso


O julgamento que pode resultar na cassação dos mandatos dos deputados estaduais Fernando Braide e Wellington do Curso volta à pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (19), após meses de paralisação. O caso avançou com novas medidas nos últimos dias com o acionamento da ministra Estela Aranha no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a apresentação de um mandado de segurança no próprio TSE questionando a demora na conclusão da análise.

Segundo informações divulgadas pelo jornalista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, o PSD atribui o atraso aos sucessivos pedidos de vista apresentados pela magistrada desde dezembro de 2025. A legenda argumenta que a interrupção do julgamento impediu a conclusão de um processo com potencial de provocar mudanças na composição da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A ação em julgamento trata de uma suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2022 envolvendo a chapa do então PSC. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) entendeu que houve irregularidades no cumprimento da legislação eleitoral e determinou a anulação de todos os votos obtidos pela legenda na disputa para deputado estadual.

A decisão foi contestada por Fernando Braide e Wellington do Curso, que recorreram ao TSE na tentativa de reverter o entendimento da Corte maranhense. No entanto, antes da suspensão do julgamento, o relator do caso, ministro André Mendonça, votou pela manutenção da decisão do TRE-MA, posicionando-se favoravelmente ao reconhecimento da fraude e à consequente anulação dos votos da chapa.

O processo foi interrompido no fim do ano passado após pedido de vista da ministra Estela Aranha. Desde então, o caso permaneceu sem conclusão, cenário que motivou as medidas adotadas pelo PSD para cobrar o prosseguimento da análise.

A expectativa agora está voltada para a sessão desta sexta-feira. Se a maioria dos ministros acompanhar o voto do relator, o TSE deverá confirmar a anulação dos votos recebidos pelo PSC nas eleições de 2022, abrindo caminho para a cassação dos mandatos de Fernando Braide e Wellington do Curso e para uma possível reconfiguração das cadeiras na Assembleia Legislativa do Maranhão.

17 junho 2026

César Pires diz ter se decepcionado com o Novo antes mesmo de se filiar


O ex-deputado estadual César Pires revelou ter desistido de ingressar no Partido Novo após avaliar a estrutura e as lideranças da legenda no Maranhão. Em entrevista à TV Band Maranhão, ele afirmou que se decepcionou com o partido antes mesmo de oficializar sua filiação e concluiu que aquele não era o caminho que pretendia seguir em seu projeto político.

O ex-parlamentar segue filiado ao PSD, do ex-prefeito Eduardo Braide.

“Eu me decepcionei com o Novo antes mesmo de ingressar”, declarou.


Sem citar nominalmente o presidente estadual do Novo, ou os pré-candidatos ligados ao partido, César declarou que, ao conhecer melhor o funcionamento interno da legenda, decidiu não dar continuidade às tratativas para ingressar na agremiação.

Durante a entrevista, o ex-parlamentar também comentou o cenário político para as eleições de 2026 e fez referências ao grupo liderado por Braide (PSD). Segundo ele, o ex-gestor não demonstraria interesse em dividir protagonismo político, especialmente na disputa por vagas ao Senado.

Mesmo sendo filiado ao PSD e tendo lançado sua pré-candidatura ao Senado, o ex-deputado afirmou não saber se teria apoio do ex-prefeito na empreitada. “Tá com cinco anos que não falo com Braide”, completou.

14 junho 2026

“Eu quero que se junte é tudinho”, diz Orleans sobre possível união de adversários


Em entrevista à jornalista Angra Nascimento, o pré-candidato ao Governo do Maranhão Orleans Brandão (MDB) minimizou uma possível aliança entre Eduardo Braide (PSD) e Lahesio Bonfim (Novo) na disputa ao Governo do Maranhão. Durante passagem por Balsas, na sexta-feira (12), o emedebista afirmou não temer a união dos adversários. “Eu quero que se junte é tudinho”, declarou.

A fala ocorreu ao comentar a decisão de Bonfim de deixar a disputa pelo Palácio dos Leões e anunciar pré-candidatura ao Senado. Segundo Orleans, a mudança representa um sinal positivo para seu projeto, que defende a continuidade do grupo liderado pelo governador Carlos Brandão (MDB) no comando do estado.

“Pouco importa se vão se juntar ou se não vão. Eu vou fazer o meu trabalho, falar com o povo do Maranhão, falar de projetos e de trabalho por onde eu passar”, afirmou. Orleans disse ainda estar confiante em uma “grande vitória”.

12 junho 2026

Lahesio ‘refaz fala’ sobre proposta do grupo de Eduardo Braide


O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e agora pré-candidato ao Senado pelo Novo, Lahésio Bonfim, recuou de declarações feitas recentemente sobre uma suposta tentativa de convencê-lo a desistir da disputa pelo Governo do Maranhão.

Em entrevista, Lahésio afirmou que não recebeu oferta direta de dinheiro, mas sim uma proposta relacionada ao fundo partidário para concorrer ao cargo de deputado federal pelo grupo político do pré-candidato ao governo Eduardo Braide (PSD).

Ao comentar suas declarações anteriores, o ex-prefeito admitiu que exagerou ao abordar o assunto. “Na hora de raiva você fala na ansiedade”, declarou. Segundo ele, a proposta que recebeu estava vinculada aos recursos eleitorais destinados às campanhas, e não a um pagamento pessoal para que abandonasse o projeto de disputar o Palácio dos Leões.

A nova versão contrasta com o que Lahésio havia afirmado em entrevista concedida no dia 21 de abril. Na ocasião, ele declarou ter recebido propostas financeiras para renunciar à candidatura ao governo e disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. “Me ofereceram dinheiro para ser candidato a deputado federal (…) Eles fizeram mesmo foi humilhar”, disse à época.

Hilton Gonçalo visita Sala do Empreendedor em Arari e defende fortalecimento dos pequenos negócios

O pré-candidato ao Senado, Dr. Hilton Gonçalo, cumpriu agenda no município de Arari, onde visitou as instalações da Sala do Empreendedor. O encontro, que reuniu lideranças locais e representantes do setor produtivo, serviu para reafirmar o compromisso do político com a pauta do desenvolvimento econômico regional e o apoio ao microempreendedorismo.

Durante a visita, Hilton Gonçalo conheceu de perto o fluxo de atendimento e os serviços oferecidos no espaço, que atua em parceria estratégica com o Sebrae para oferecer suporte técnico e capacitação. Para o pré-candidato, estruturas como a Sala do Empreendedor são motores essenciais para a economia municipal, pois oferecem o suporte necessário para que o cidadão transforme ideias em negócios viáveis.



"Sei da importância de criar caminhos que fortaleçam o pequeno empreendedor, gerem oportunidades e incentivem o crescimento dos negócios locais", destacou Gonçalo. Em sua fala, o político enfatizou que sua plataforma de atuação busca impulsionar espaços de fomento, focando em três pilares centrais: ampliação do acesso ao crédito, investimento em capacitação técnica e a desburocratização de processos.

A passagem por Arari reforça a estratégia de Hilton Gonçalo em dialogar diretamente com as bases produtivas do Maranhão. 



Ao defender que o empreendedorismo deve ser exercido com "segurança e dignidade", o pré-candidato sinaliza para o eleitorado uma agenda voltada à geração de emprego e renda através do fortalecimento da economia capilar do estado.

11 junho 2026

Crescimento de Orleans faz oposição se unir para tentar evitar vitória governista no 1° turno


A corrida pelo Palácio dos Leões começa a entrar em uma nova fase. Se até poucos meses atrás a oposição maranhense aparecia fragmentada entre diferentes projetos políticos, o avanço consistente da pré-candidatura de Orleans Brandão passou a produzir um movimento de convergência entre adversários que, até então, disputavam o mesmo eleitorado. Nos bastidores, a avaliação é de que o crescimento do nome apoiado pelo governador Carlos Brandão transformou a possibilidade de uma vitória governista já no primeiro turno em uma hipótese real, obrigando a oposição a rever estratégias.

O movimento mais simbólico dessa nova conjuntura foi o recuo de Lahesio Bonfim da disputa pelo Governo do Maranhão. Depois de sustentar publicamente que era pré-candidato ao Palácio dos Leões e de afirmar, em tom duro, que “não se venderia”, Lahesio anunciou que deixará a corrida estadual para disputar uma vaga no Senado.

Na prática, a decisão retira do caminho de Eduardo Braide um adversário direto dentro do campo bolsonarista e fortalece a tentativa de concentrar votos contra Orleans.

A mudança de posição de Lahesio expõe o grau de preocupação da oposição com o avanço governista. O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, que em 2022 surpreendeu ao chegar ao segundo lugar na disputa estadual, vinha sendo visto como ameaça real à consolidação de Braide como principal nome oposicionista. Sua saída da eleição para o Governo reduz a pulverização do voto anti-governo, mas também abre uma contradição política difícil de esconder: o mesmo Lahesio que dizia não aceitar acordos para sair do jogo agora recua justamente no momento em que a oposição busca se reorganizar em torno de Braide.

O fenômeno é explicado por uma combinação de fatores. Enquanto Orleans tem ampliado sua presença no interior, acumulando apoios de prefeitos, vereadores e lideranças regionais, seus principais adversários enfrentam dificuldades para expandir suas bases além dos nichos eleitorais já consolidados. O resultado é que a pré-campanha governista passou a reunir dois ativos valiosos em eleições estaduais: capilaridade política e capacidade de mobilização popular. A cada novo evento, cresce a percepção de que Orleans conseguiu transformar a estrutura do governo em uma plataforma política eficiente, sem perder o discurso de continuidade de uma gestão bem avaliada.

Diante desse cenário, setores da oposição começaram a intensificar conversas e articulações que antes pareciam improváveis. O objetivo é claro: evitar a dispersão de votos e construir um ambiente político capaz de impedir uma definição da disputa já na primeira etapa da eleição. A movimentação inclui desde aproximações entre lideranças historicamente distantes até mudanças bruscas de posicionamento, como a de Lahesio, que passou de crítico de Braide a peça importante no redesenho oposicionista.

A recente desistência de candidaturas majoritárias e a intensificação dos ataques ao grupo governista também são interpretadas como reflexo desse novo momento.

Por enquanto, a principal vitória de Orleans talvez não esteja apenas nos números das pesquisas, mas na mudança de comportamento dos adversários. Quando diferentes correntes da oposição começam a caminhar na mesma direção, o sinal emitido ao eleitorado é claro: a preocupação deixou de ser quem lidera a oposição e passou a ser como impedir que o candidato governista chegue forte o suficiente para liquidar a disputa ainda no primeiro turno.

Brandão articula com vereadores divulgação de ações do governo em São Luís


O governador Brandão reuniu 23 vereadores de São Luís no Palácio dos Leões, nessa quarta-feira (10), para um diálogo produtivo sobre as ações da sua gestão na capital. O encontro, que não contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor, serviu para fortalecer parcerias que transformam a cidade, a exemplo das obras estruturantes que estão em execução.

Ao mobilizar seus aliados no parlamento municipal de São Luís, Carlos Brandão pretende dar maior visibilidade às realizações do governo na capital. A missão de cada um será divulgar, de maneira clara e precisa, as obras e demais ações da administração estadual em seus respectivos redutos políticos.

No diálogo com os vereadores, Brandão listou as obras do governo em execução em São Luís, entre elas a Nova Litorânea, Avenida Metropolitana, Canal da Macaúba, Canal da Areinha, reforma do Viva da Cidade Operária, Praça do Bequimão, arena de beach soccer da Camboa e pavimentação de ruas em diversos bairros.

O governador também listou aos representantes do Legislativo municipal as obras já entregues na capital, como a Praça do Sol, Praça dos Açores, requalificação da Lagoa da Jansen, primeiro CAPS AD III, no João Paulo, primeiro Laboratório de Doenças Raras do Maranhão, primeira Oficina Ortopédica da Rede Estadual de Saúde e muitas outras intervenções.

“Com diálogo, municipalismo e união de esforços, seguimos trabalhando para melhorar a vida dos ludovicenses”, ressaltou Brandão.

10 junho 2026

Governador nomeia Flávio Costa para o cargo de desembargador do TJMA


O governador Carlos Brandão (MDB) confirmou agora a pouco, em postagem nas redes sociais, que nomeou o advogado Flávio Vinicius Araújo Costa para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) pelo dispositivo do Quinto Constitucional destinado à advocacia.

“Respeitando a tradição de designar o mais votado na lista tríplice, desta vez do Quinto Constitucional para o Tribunal de Justiça do Maranhão, nomeio Flávio Vinícius Araújo Costa para a vaga de desembargador do TJMA. Parabenizo também os demais escolhidos e saúdo a advocacia maranhense pela condução de um processo democrático e transparente, que fortalece a Justiça e as instituições do nosso estado”, escreveu o emedebista.

O pleno do Tribunal realizou duas votações para formação da lista tríplice encaminhada ao chefe do Palácio dos Leões e que foi originária de lista sêxtupla elaborada pela OAB/MA.

Flávio ficou em primeiro lugar no primeiro escrutínio com 20 votos.

Gabriel Ahid Costa e Lorena Saboya Vieira Soares completaram a lista com 19 e 18 votos, respectivamente, na segunda votação.

09 junho 2026

Justiça Eleitoral determina cassação de prefeito e vice em Turiaçu


A Justiça Eleitoral condenou o prefeito de Turiaçu, Edésio Cavalcanti (Republicanos), e o vice-prefeito Adonilson Alves Rabelo (Republicanos) por abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2024. A decisão, publicada na última segunda-feira (8), resultou na cassação dos diplomas da chapa e na declaração de inelegibilidade dos dois gestores por oito anos.

A sentença, assinada pelo juiz Jacqueson Ferreira Alves dos Santos, também alcança as vereadoras Carla Patrícia dos Santos Cunha, conhecida como Professora Carla, (Republicanos) e Bianca Castro (Solidariedade), que perderam os diplomas e ficaram impedidas de disputar eleições pelo mesmo período.

O magistrado ainda determinou a aplicação de multas e comunicou o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) sobre a necessidade de adoção das medidas cabíveis para a realização de novas eleições no município.

Esta é a segunda decisão de cassação sofrida pelo prefeito e pelo vice neste ano, o que amplia a instabilidade jurídica da atual gestão.

Entrega de pescado

A ação foi movida pela coligação Pela Liberdade de Turiaçu, formada por PSB, PL, União Brasil e Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). Os autores alegaram que a estrutura da administração municipal foi utilizada para favorecer politicamente integrantes do grupo que disputou as eleições.

Durante a análise do caso, a Justiça concluiu que a distribuição de pescado promovida na Semana Santa de 2024 ocorreu sem respaldo em programa social instituído por legislação específica. Para o juiz, a iniciativa ultrapassou o caráter assistencial e acabou sendo associada à imagem das figuras políticas envolvidas.

Segundo a decisão, a legislação eleitoral exige critérios específicos para a concessão de benefícios dessa natureza em ano de eleição, justamente para evitar que ações custeadas pelo poder público interfiram na disputa entre candidatos.

Evolução dos gastos

Outro elemento considerado foi o aumento dos recursos destinados à compra de pescado ao longo dos últimos anos.

Documentos reunidos no processo apontam que as despesas passaram de R$ 17,1 mil em 2021 para R$ 194,2 mil em 2023. Em 2024, ano da eleição municipal, o valor chegou a R$ 546,6 mil.

Na avaliação do magistrado, a ampliação dos gastos públicos em período eleitoral reforça os indícios de uso da máquina administrativa com potencial para beneficiar candidaturas ligadas ao grupo político que comandava o município.

Consequências da decisão

A sentença também atribuiu responsabilidade a Professora Carla e Bianca Castro. Conforme o entendimento da Justiça, ambas participaram das atividades relacionadas à entrega do benefício e obtiveram exposição política a partir da ação.

Com a cassação, os quatro condenados ficam inelegíveis por oito anos. A decisão prevê ainda a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito após o encerramento das possibilidades de recurso.

Além disso, foi determinada a recontagem dos votos das eleições proporcionais, desconsiderando os votos recebidos pelas candidatas atingidas pela condenação.

imirante.com

08 junho 2026

Dr. Hilton Gonçalo participa do batizado de boi na Cidade Operária




O pré-candidato ao Senado, Dr. Hilton Gonçalo participou no sábado (6), do batizado do Boi Orgulho da Cidade, realizado no bairro da Cidade Operária, em São Luís. O evento reuniu integrantes da brincadeira, moradores e admiradores da cultura popular maranhense em uma celebração marcada pela valorização das tradições do estado.

Durante a programação, Hilton Gonçalo acompanhou as apresentações culturais e destacou a importância de fortalecer as manifestações populares que fazem parte da identidade do Maranhão. Ele esteve acompanhado de sua esposa, Fernanda Gonçalo, que também prestigiou o evento e interagiu com os participantes da festividade.

Padrinho do grupo, Hilton Gonçalo ressaltou a relevância do Boi Orgulho da Cidade como instrumento de preservação cultural e incentivo às novas gerações a manterem vivas as tradições maranhenses. “Preservar nossa cultura é garantir que as futuras gerações conheçam e mantenham viva a história e a força do nosso povo”, destacou.


O líder político também reafirmou seu compromisso com a valorização da cultura popular e informou que pretende percorrer diversos municípios maranhenses nos próximos meses, participando de eventos e manifestações culturais.

Segundo ele, o movimento busca fortalecer a identidade cultural do Maranhão, incentivando artistas, grupos folclóricos e comunidades que mantêm vivas as tradições do estado.

O batizado do Boi Orgulho da Cidade foi marcado por apresentações, celebrações e pela participação de diversos brincantes, consolidando-se como mais uma importante ação de valorização da cultura maranhense e do tradicional ciclo junino, uma das maiores expressões culturais do Maranhão.

Wellington Dias diz que Lula vai ter mais de um palanque em vários estados e cita o Maranhão


O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) afirma que a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser acompanhada por uma articulação voltada ao centro político. Em entrevista ao GLOBO, o ministro defende a construção de palanques estaduais capazes de assegurar governabilidade em um eventual novo mandato. Ele disse haverá duplo palanque em Pernambuco, Paraíba, Maranhão e outros estados.

“Você tem que compor com quem tem compromisso com o projeto. Os que se diziam governo, mas não atuavam assim, precisarão tomar a decisão. E isso está acontecendo. Estamos trabalhando com mais de um palanque em vários estados: Maranhão, Paraíba, Pernambuco… Lá [Pernambuco] temos o João Campos e a Raquel Lyra. Vamos lembrar que ela se colocou primeiro como oposição (em 2022) e no segundo turno teve uma posição mais de neutralidade, mas uma parte considerável do nosso time ficou com ela”, afirmou Wellington Dias.

Dias atuará na coordenação de campanha da reeleição ao petista, com foco na região Nordeste.

A fala do ministro diverge do posicionamento do presidente nacional PT, Edinho Silva. Na semana passada, em São Luís, Edinho garantiu que o partido está unificado em torno da pré-candidatura de Felipe Camarão ao Governo do Maranhão nas eleições de 2026.

Questionado pelo blog do John Cutrim sobre a possibilidade de o presidente Lula dividir apoio entre Felipe Camarão e uma eventual candidatura de Orleans Brandão ao Palácio dos Leões, Edinho descartou a hipótese de palanque duplo no Maranhão.

“O partido está unificado no estado com a candidatura de Felipe Camarão, que estará no segundo turno, e pretendemos também eleger deputados e senador”, afirmou.

O dirigente nacional reforçou que o único palanque de Lula para a disputa ao governo estadual será o de Felipe Camarão.

02 junho 2026

Eliziane sobre verba para filme de Bolsonaro: ‘Tem que explicar cada centavo’


A senadora Eliziane Gama (PT) subiu o tom e questionou publicamente o destino final dos R$ 143 milhões de verbas públicas federais que, segundo investigação da Polícia Civil de São Paulo, seriam originalmente destinados a projetos de inclusão digital e instalação de redes Wi-Fi em comunidades vulneráveis, mas teriam sido ilegalmente triangulados e aplicados na produção do filme Dark Horse, que conta a vida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a parlamentar enfatizou a urgência de respostas claras sobre o uso do orçamento estatal.

“Cento e quarenta e três milhões de reais, ou muito mais do que isso. A pergunta que eles não querem responder: dinheiro para o povo ou para os amigos do poder? Dinheiro público ou dinheiro privado?”, indagou a senadora, rebatendo as alegações de aliados do ex-presidente de que a operação se trataria de uma retaliação ou perseguição ideológica. “Não é perseguição. Existe uma investigação técnica da Polícia Federal [Civil]. O dinheiro era para atender a população”, declarou.

A senadora ressaltou que desvios dessa magnitude impactam diretamente a qualidade de vida do cidadão, uma vez que drenam recursos que deveriam amparar a infraestrutura social e os direitos básicos da população. “Quando falta investimento em saúde, educação, internet pública e serviços essenciais, quem paga a conta é o povo”, argumentou Eliziane.

A Operação Wi-Fi Livre, que teve como alvo o Instituto Conhecer Brasil – organização não governamental (ONG) de propriedade de Karina Ferreira da Gama, da produtora Go UP, que produziu o filme Dark Horse – busca mapear os fluxos financeiros entre emendas parlamentares, contratos com ministérios e os repasses finais efetuados para a produtora audiovisual. A PF também colheu depoimentos e realizou mandados de busca e apreensão para identificar o papel exato de servidores públicos e empresários no suposto esquema.

Para Eliziane Gama, a prestação de contas rigorosa deve ser exigida independentemente de posições ideológicas ou de quem esteja no centro do escândalo. “Não importa quem desviou, tem que investigar. Tem que mostrar os documentos e explicar cada centavo. Dinheiro público não é prêmio, não é patrimônio de político. É dinheiro do trabalhador brasileiro, e o povo merece uma resposta. Dinheiro público tem dono, e esse dono é o povo brasileiro”, concluiu a parlamentar.

A defesa da ONG e os representantes da produtora do filme ainda não se manifestaram detalhadamente sobre o teor das acusações, mas em notas preliminares anteriores negaram qualquer irregularidade na captação e aplicação das verbas destinadas aos projetos culturais e tecnológicos.

31 maio 2026

Pedro Lucas e irmão passam por susto após pouso de emergência


O deputado federal Pedro Lucas Fernandes usou as redes sociais para tranquilizar eleitores, amigos e familiares após um susto a bordo de uma aeronave.

O parlamentar e sua comitiva — que incluía seu irmão, Paulo Casé, pré-candidato a deputado estadual — precisaram realizar um pouso de emergência, que ocorreu em uma fazenda no município de Santa Luzia

Em vídeo, o parlamentar fez um relato para acalmar a todos sobre o estado de saúde dos ocupantes.

“Passando para informar aqui meus amigos que está tudo bem comigo, com a turma toda que estava no voo. Fizemos um pouso de emergência, mas está todo mundo seguro”, afirmou Pedro Lucas.

Apesar do momento de tensão, o parlamentar demonstrou serenidade, agradeceu pelo desfecho positivo e garantiu que o contratempo não irá afetar os compromissos agendados.

“Amanhã a gente vai continuar a nossa programação, tá bom?”, concluiu, reforçando que a agenda política e de viagens segue sem interrupções.

Até o momento, não foram divulgados detalhes técnicos sobre as causas que levaram à necessidade do pouso forçado.

29 maio 2026

César Pires nunca saiu do PSD e está apto para disputar o Senado


É bem verdade que existiu um “namoro” entre o ex-deputado estadual César Pires e o Novo, mas só que não avançou e não virou “casamento”. Com isso, ao contrário do que tem sido colocado nas pesquisas eleitorais no Maranhão, César Pires segue no PSD.

Diante dessa fato, César Pires, que é pré-candidato ao Senado, considerado inclusive um excelente nome e extremamente preparado para o cargo, só pode disputar as eleições de 2026 no PSD, partido que tem como pré-candidato ao Governo do Maranhão, Eduardo Braide.

Os dois foram deputados estaduais no mesmo período e César Pires foi inclusive o primeiro parlamentar da Assembleia Legislativa a declarar publicamente apoio a candidatura de Eduardo Braide a Prefeitura de São Luís.

O PSD, até o momento, ainda não formalizou aliança com nenhum partido para as eleições de 2026,e não está descartado sair com chapa pura. No entanto, existem outros partidos com pré-candidatos que podem coligar e integrar a chapa encabeçada por Braide, seriam eles: Avante (Duarte Júnior), Mobiliza (Hilton Gonçalo) e DC (Simplício Araújo).

É aguardar e conferir, mas inegavelmente César Pires está apto e pronto para disputar o Senado pelo PSD.

Fred Campos no meio do fogo cruzado da politico


A movimentação política em Paço do Lumiar começa a chamar atenção pelos bastidores e pelas possíveis contradições dentro do próprio grupo político. O prefeito Fred Campos vive hoje uma situação considerada delicada no cenário estadual: de um lado, coordena politicamente a pré-campanha de Duarte Júnior ao Senado; do outro, vê seu irmão diretamente ligado ao projeto de Weverton Rocha, sendo anunciado como primeiro suplente da chapa.

O cenário ganha ainda mais repercussão por conta da CPMI do INSS, onde Duarte Júnior ocupa a vice-presidência da comissão que investiga possíveis irregularidades e nomes ligados ao caso. Enquanto isso, Weverton Rocha aparece no centro dos debates políticos envolvendo os desdobramentos da comissão, aumentando a tensão nos bastidores.

Diante desse contexto, a pergunta que começa a circular nos corredores da política maranhense é: como Fred Campos irá equilibrar dois projetos políticos que, em determinados momentos, parecem seguir caminhos opostos?

A situação evidencia como as alianças políticas podem ultrapassar partidos e discursos, colocando lideranças diante de escolhas estratégicas e, muitas vezes, desconfortáveis. Em meio às articulações para 2026, resta saber até onde vai a fidelidade política e onde começam os interesses eleitorais.