Mostrando postagens com marcador Lula. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lula. Mostrar todas as postagens

26 junho 2026

Flávio Bolsonaro tenta abafar crise com Michelle: “Meu coração está aberto"”




O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, voltou a tentar diminuir o desgaste provocado pelas críticas públicas feitas pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (25), o parlamentar reiterou o convite para que ela participe de um encontro da pré-campanha do Partido Liberal (PL) voltado ao público feminino. As informações são do jornal O Globo.

A iniciativa ocorre após Michelle divulgar vídeos nas redes sociais criticando Flávio e afirmando ter sido “maltratada e desrespeitada” pelo senador. A divergência expôs um conflito interno no PL envolvendo a definição de alianças para as eleições no Ceará.

Na gravação, Flávio afirmou que a reunião prevista para a próxima quarta-feira será mantida e terá como objetivo discutir propostas destinadas às mulheres brasileiras. “A reunião na próxima quarta-feira está mantida para tratar justamente das soluções que a gente vai propor para as mulheres de todo o Brasil, que acordam cedo, trabalham, estudam e cuidam das famílias”, declarou.

Em seguida, o senador voltou a fazer um apelo público para que Michelle participe do encontro. “De coração aberto, quero reforçar o convite que eu já tinha feito para a Michelle. Justamente porque eu acredito que o diálogo, o respeito e a união vão ser sempre o melhor caminho. O convite segue de pé e o coração segue aberto, Michelle, porque a gente tem que focar no nosso Brasil, resgatar nosso país e sozinho é muito mais difícil”, afirmou.

Na quarta-feira (24), Flávio havia adotado um discurso mais crítico ao comentar a ausência de resposta ao convite, afirmando que fez um “gesto de reciprocidade que Michelle não atendeu”. Segundo ele, a proposta para o encontro foi articulada junto à senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que ficaria responsável por reunir lideranças femininas conservadoras e convidar a ex-primeira-dama.

No novo vídeo, porém, o senador reduziu o tom das cobranças e afirmou compreender a posição de Michelle diante do momento vivido pela família Bolsonaro. “Toda a nossa família está passando por um momento muito difícil. Eu entendo a angústia da Michelle vendo meu pai todos os dias sofrendo com uma injustiça gigantesca. Eu também sofro muito, mas eu sigo firme”, afirmou.

Durante a manifestação, Flávio também declarou que suas decisões políticas seguem orientação de Jair Bolsonaro. “Eu estou cumprindo uma missão designada por Jair Messias Bolsonaro. Todas as minhas decisões são tomadas sempre com o respaldo dele. O Brasil se livrar do Lula e do PT, a gente tem que ter o foco nisso”, declarou.

A crise entre Flávio e Michelle teve origem na disputa sobre o posicionamento do PL no Ceará. Enquanto o senador e parte da direção nacional do partido defendem o apoio ao ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) na disputa pelo governo estadual, Michelle se posiciona contra essa articulação.

24 junho 2026

Roberto Rocha se interna horas antes da audiência com Flávio Dino



Com a pressão arterial descontrolada, Roberto Rocha precisou ser internado horas antes do interrogatório marcado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação penal movida pelo ministro Flávio Dino. O episódio ocorre no mesmo dia em que o ex-senador seria ouvido pela Corte e após a Procuradoria-Geral da República (PGR) defender a rejeição do recurso apresentado por sua defesa.

O documento médico, datado de 23 de junho de 2026, informa que Roberto Rocha, de 60 anos, foi diagnosticado com hipertensão arterial (CID I10), condição que inviabilizou sua participação na audiência prevista no Supremo.

A audiência estava prevista para ocorrer às 14h desta terça-feira (23), por videoconferência, e faz parte da Ação Penal nº 2.843, que apura supostos crimes de calúnia e difamação atribuídos a Roberto Rocha em declarações feitas durante o período eleitoral de 2022.

Mais cedo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se pela rejeição do recurso apresentado por sua defesa, sustentando que não há elementos capazes de modificar as decisões já tomadas pela Primeira Turma do STF, que recebeu a queixa-crime apresentada por Dino.

No parecer assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, a PGR também defendeu o prosseguimento regular da ação penal e afastou a possibilidade de absolvição sumária do ex-parlamentar.

O processo é acompanhado pelos advogados Carlos Sérgio de Carvalho Barros e Raul Guilherme Silva Costa, que representam Flávio Dino na ação.

Veja o boletim médico:




Entenda o caso

A disputa judicial teve origem em declarações feitas por Roberto Rocha durante a campanha eleitoral de 2022. Na ocasião, o então senador acusou Flávio Dino e integrantes de seu grupo político de exercer influência para pressionar prefeitos maranhenses.

19 junho 2026

Lahesio diz que candidatura de Roberto ao Governo seria “equívoco”



O pré-candidato ao Senado Lahesio Bonfim (Novo) afirmou nesta quinta-feira (18), em entrevista a um podcast, que uma eventual candidatura de Roberto Rocha (Novo) ao Governo do Maranhão seria um “equívoco”. Segundo o ex-prefeito, a decisão contrariaria o sentimento identificado por ele nas ruas, favorável à união das forças de oposição em torno de Eduardo Braide (PSD).

Lahesio disse respeitar uma eventual escolha de Roberto e do partido, mas defendeu que o desejo popular seja considerado. “Para mim, seria um equívoco não ouvir as ruas. É um desejo que está nas ruas e a gente não deve atrapalhar”, declarou.

O ex-prefeito também minimizou a falta de um palanque estadual para a direita. Para ele, as redes sociais e a mobilização dos candidatos locais garantem espaço aos nomes nacionais do campo conservador. Lahesio afirmou ainda que esse eleitorado deve superar 30% dos votos no Maranhão, independentemente de uma candidatura própria ao Palácio dos Leões.

18 junho 2026

TRE-MA cassa mais um mandato de prefeito e vice-prefeito do MA




O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) decidiu, nesta quinta-feira (18), cassar os mandatos do prefeito de São João Batista, Emerson Livio Soares Pinto, conhecido como Mecinho (Republicanos), e do vice-prefeito Willame Barros (PSDB). A decisão foi tomada durante sessão plenária da Corte Eleitoral após o julgamento de recurso relacionado às eleições municipais de 2024.

A ação teve origem em um recurso apresentado pela coligação do então candidato Carlos Figueiredo, adversário político da chapa vencedora no pleito. Em primeira instância, o pedido de cassação havia sido julgado improcedente pela Justiça Eleitoral. No entanto, a decisão foi reformada pelo TRE-MA após análise do recurso.

Durante a tramitação do processo, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se favoravelmente à cassação dos mandatos. A relatora do caso, desembargadora eleitoral Rosângela Prazeres, votou pela procedência da ação, entendimento que foi acompanhado pelos demais membros da Corte.

Segundo os autos, Mecinho e Willame Barros foram acusados de práticas consideradas ilícitas durante o período eleitoral, incluindo compra de votos, contratações irregulares e realização de serviços com potencial impacto na disputa eleitoral. Para o tribunal, houve configuração de abuso de poder político e econômico, o que motivou a cassação da chapa eleita.

A decisão representa uma reviravolta no cenário político de São João Batista, já que os gestores haviam sido eleitos pela coligação “Unidos Para Fazer Mais”. O julgamento foi unânime entre os integrantes do TRE-MA.

Apesar da decisão, o caso ainda não está encerrado. A defesa do prefeito e do vice-prefeito poderá recorrer às instâncias superiores da Justiça Eleitoral, buscando reverter a cassação. Os detalhes completos do acórdão e os fundamentos jurídicos da decisão deverão ser conhecidos após a publicação oficial do julgamento.

A cassação dos mandatos abre um novo capítulo na política do município da Baixada Maranhense e pode provocar mudanças significativas na administração local, dependendo dos desdobramentos judiciais que ocorrerão nos próximos dias.

São José de Ribamar recebe mais de 200 equipamentos de segurança pelo Programa Município Mais Seguro

A Guarda Municipal de São José de Ribamar deu um importante passo na modernização de sua atuação com o recebimento de novos equipamentos por meio do Programa Município Mais Seguro, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Foram entregues mais de 100 armas de incapacitação neuromuscular (Taser) e mais de 100 espargidores, reforçando a capacidade operacional da corporação e ampliando a proteção dos munícipes.

A solenidade de adesão ao programa aconteceu na manhã da última quarta-feira (17), no Espaço Cultura Humberto de Maracanã, em São Luís. Estiveram presentes o secretário municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social de São José de Ribamar, Mano Pontes; o diretor do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), Coronel João Alberto Nogueira Júnior; além de outras autoridades municipais e estaduais.

A iniciativa, coordenada pela SENASP, tem como objetivo fortalecer as políticas de segurança pública nos municípios, investindo em equipamentos de menor potencial ofensivo e na qualificação profissional das guardas civis.

Durante a cerimônia, o secretário Mano Pontes destacou a importância das parcerias interinstitucionais para o fortalecimento da segurança pública no município e celebrou os avanços alcançados nos últimos anos. “Ninguém faz segurança pública sozinho. Estamos vivendo os melhores anos da cidade no sentido da segurança pública, pois estamos investindo cada vez mais em parcerias com o estado e com o Governo Federal”, afirmou o titular da SEMTRANS.

O Coronel João Alberto Nogueira Júnior, diretor do SUSP, enfatizou o caráter estratégico do programa e sua abordagem integrada, que vai além da repressão e valoriza a prevenção e a proteção social. “Com investimentos superiores a R$ 171 milhões, o programa reconhece que os governos locais são atores fundamentais na prevenção da violência, na proteção das comunidades e na construção de cidades mais seguras”, declarou.

Com a nova estrutura, a Guarda Municipal de São José de Ribamar se torna mais preparada para atuar com técnica, segurança e eficiência na proteção da população ribamarense.

17 junho 2026

Prefeito de Morros deixa palanque de Fufuca e reforça parceria com Brandão



A oficialização do deputado federal André Fufuca como candidato ao Senado na chapa liderada pelo ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, já começa a produzir reflexos políticos no interior do Maranhão.

Nesta terça-feira (17), o prefeito de Morros, Paraíba, anunciou publicamente que Fufuca não contará mais com seu apoio político. A decisão foi comunicada poucas horas após a confirmação do ministro na composição da chapa da oposição para as eleições de 2026.

O gestor fez questão de reafirmar sua permanência no grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão.

Ao encerrar, o prefeito destacou que continuará atuando com foco nos interesses da população de Morros e da região, defendendo que as decisões políticas devem estar alinhadas ao desenvolvimento do município.

César Pires diz ter se decepcionado com o Novo antes mesmo de se filiar


O ex-deputado estadual César Pires revelou ter desistido de ingressar no Partido Novo após avaliar a estrutura e as lideranças da legenda no Maranhão. Em entrevista à TV Band Maranhão, ele afirmou que se decepcionou com o partido antes mesmo de oficializar sua filiação e concluiu que aquele não era o caminho que pretendia seguir em seu projeto político.

O ex-parlamentar segue filiado ao PSD, do ex-prefeito Eduardo Braide.

“Eu me decepcionei com o Novo antes mesmo de ingressar”, declarou.


Sem citar nominalmente o presidente estadual do Novo, ou os pré-candidatos ligados ao partido, César declarou que, ao conhecer melhor o funcionamento interno da legenda, decidiu não dar continuidade às tratativas para ingressar na agremiação.

Durante a entrevista, o ex-parlamentar também comentou o cenário político para as eleições de 2026 e fez referências ao grupo liderado por Braide (PSD). Segundo ele, o ex-gestor não demonstraria interesse em dividir protagonismo político, especialmente na disputa por vagas ao Senado.

Mesmo sendo filiado ao PSD e tendo lançado sua pré-candidatura ao Senado, o ex-deputado afirmou não saber se teria apoio do ex-prefeito na empreitada. “Tá com cinco anos que não falo com Braide”, completou.

08 junho 2026

Wellington Dias diz que Lula vai ter mais de um palanque em vários estados e cita o Maranhão


O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) afirma que a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser acompanhada por uma articulação voltada ao centro político. Em entrevista ao GLOBO, o ministro defende a construção de palanques estaduais capazes de assegurar governabilidade em um eventual novo mandato. Ele disse haverá duplo palanque em Pernambuco, Paraíba, Maranhão e outros estados.

“Você tem que compor com quem tem compromisso com o projeto. Os que se diziam governo, mas não atuavam assim, precisarão tomar a decisão. E isso está acontecendo. Estamos trabalhando com mais de um palanque em vários estados: Maranhão, Paraíba, Pernambuco… Lá [Pernambuco] temos o João Campos e a Raquel Lyra. Vamos lembrar que ela se colocou primeiro como oposição (em 2022) e no segundo turno teve uma posição mais de neutralidade, mas uma parte considerável do nosso time ficou com ela”, afirmou Wellington Dias.

Dias atuará na coordenação de campanha da reeleição ao petista, com foco na região Nordeste.

A fala do ministro diverge do posicionamento do presidente nacional PT, Edinho Silva. Na semana passada, em São Luís, Edinho garantiu que o partido está unificado em torno da pré-candidatura de Felipe Camarão ao Governo do Maranhão nas eleições de 2026.

Questionado pelo blog do John Cutrim sobre a possibilidade de o presidente Lula dividir apoio entre Felipe Camarão e uma eventual candidatura de Orleans Brandão ao Palácio dos Leões, Edinho descartou a hipótese de palanque duplo no Maranhão.

“O partido está unificado no estado com a candidatura de Felipe Camarão, que estará no segundo turno, e pretendemos também eleger deputados e senador”, afirmou.

O dirigente nacional reforçou que o único palanque de Lula para a disputa ao governo estadual será o de Felipe Camarão.

28 maio 2026

Do Maranhão, apenas Paulo Marinho Jr. votou contra fim da escala 6 x 1


A Câmara dos Deputados aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala de trabalho 6 x 1.
Foram 472 votos a favor e apenas 22 contra no segundo turno de votação.

Pelo Maranhão, apenas o deputado federal Paulo Marinho Júnior (PL) votou contra a proposta.

O texto agora segue para o Senado Federal, onde precisará do apoio de 3/5 dos parlamentares (49 votos dos 81 senadores).

Por se tratar de uma PEC, a proposta precisa ser aprovada em dois turnos nas duas Casas do Congresso, com texto idêntico em ambas.

A PEC prevê uma transição curta para a mudança da jornada de trabalho, o que pode trazer impactos para os trabalhadores ainda neste ano.


27 maio 2026

Duarte tentou "implodir" a nominata do partido Novo convidando pré-candidatos para o Avante no final da janela


Durante o final da semana passada, durante um evento em Imperatriz, o deputado federal Duarte Júnior contou parte da história de sua tentativa de filiar ao partido Novo. Ele afirmou que não se filiar pelo pedido do partido partido para que se assinasse um documento se comprometendo em votar de acordo com o partido. Vamos à história real da reta final de filiação de Duarte.

Como Duarte contou, de fato, ele estava fechado e iria se filiar ao partido Novo depois do revés no União Brasil. Ele afirma que só não se filiou à legenda porque exisitia um compromisso para que assinasse o tal documento garantindo que votaria com a legenda.

Não foi exatamente assim. Duarte iria se filiar ao Novo mesmo com as diretrizes do partido, que não são novidade. A agremiação publicamente tem diretrizes bem estabelecidas, tanto que expulsou o deputado estadual Wellington do Curso depois de descumprir as regras internas.

O que ocorreu foi que o próprio partido negou a filiação percebendo que Duarte não iria seguir as diretrizes quando fosse eleito. Aí, na última hora, Duarte conseguiu o partido Avante, aos trancos e barrancos e sem candidatos que tivessem votos suficientes para garantir sua reeleição.

Então, o deputado ficou desesperado e, já sabendo dos nomes que estavam no Novo e que, seriam suficientes para garantir sua eleição, começou a ligar para todos os pré-candidatos do partido para que se filiassem ao Avante nas útltimas horas para o final do prazo de filiações, oferecendo mundos e fundos para garantir “buchas”. Mas todos preferiram ficar na legenda do pré-candidato ao governo Lahésio Bonfim.

Desta forma, o deputado federal chegou a este impasse que impossibilitou sua reeleição e agora ele se lança pré-candidato ao Senado avulso.

26 maio 2026

Desembargador condena Braide por ‘comício’ irregular em Paulino Neves


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) concedeu liminar em representação ajuizada pelo MDB contra o pré-candidato ao Governo do Estado, Eduardo Braide (PSD), e o prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio, por suposta propaganda eleitoral antecipada durante evento realizado no município no último dia 22 de maio.

A decisão foi assinada pelo desembargador Sebastião Joaquim Lima Bonfim, relator do caso, na manhã desta terça-feira (26). Na ação, o MDB sustenta que Braide participou de um ato com “características de comício eleitoral”, realizado em praça pública, com palco, sistema de som, ampla divulgação nas redes sociais e discursos de cunho político-eleitoral.

Ao analisar o pedido, o magistrado entendeu haver indícios suficientes de propaganda antecipada irregular. Na decisão, ele destaca trechos de falas atribuídas ao prefeito de Paulino Neves, que teria declarado que a população “vai depositar mais uma vez o seu voto” em Braide e se referido ao ex-prefeito de São Luís como “nosso próximo governador”. O relator também citou fala do próprio Braide mencionando compromissos “enquanto governador do estado”.

Segundo o desembargador, as expressões utilizadas possuem “carga semântica” equivalente a pedido explícito de voto, enquadrando-se no que a jurisprudência eleitoral classifica como “palavras mágicas”. A decisão também aponta que a estrutura do evento e sua realização em praça pública configurariam uso de meio vedado durante a pré-campanha.

Com isso, o TRE-MA determinou que Eduardo Braide remova, no prazo de 24 horas após a intimação, publicação divulgada em seu perfil oficial no Instagram relacionada ao evento. A Corte também proibiu Braide e Raimundo Lídio de republicarem o conteúdo ou promoverem novas condutas semelhantes, sob pena de multa de R$ 1 mil por descumprimento ou reiteração.

Os representados terão prazo de dois dias para apresentar defesa. Após essa etapa, o processo será encaminhado à Procuradoria Regional Eleitoral para manifestação.

21 maio 2026

Weverton reafirma que não apoiará candidato de Lula no Maranhão


O senador Weverton Rocha (PDT), que recentemente teve seu nome envolvido nas polêmicas investigações sobre fraudes no INSS, deixou claro neste sábado (16) que não apoiará o vice-governador Felipe Camarão (PT), candidato do partido do presidente Lula para disputar o governo do Maranhão.

Em entrevista e questionado sobre se atenderia um pedido direto de Lula para engrossar a fila do candidato petista, o senador foi categórico:

“Já dei a minha palavra publicamente, todos sabem que eu estou apoiando o Orleans. Quem me conhece sabe que eu não sou de ficar voltando atrás nos meus compromissos.”

A declaração é um recado claro ao Palácio do Planalto: mesmo sendo aliado histórico do PT e do presidente Lula, Weverton não embarcará no projeto de Camarão.

Ainda assim, Weverton sinalizou que pretende se reunir com Lula nos próximos dias para tentar alinhar os ânimos:

“O presidente Lula vai me ouvir e espero que ele me compreenda. Vou ter essa reunião com ele e, de forma serena, tentar construir uma solução.”

O racha expõe uma disputa interna delicada na esquerda maranhense, onde o nome de Camarão, chancelado pelo presidente da República, ainda encontra resistência dentro da própria base aliada, e Weverton além de outros, mesmo pressionados, não dão sinais de recuo.

14 maio 2026

Hilton Gonçalo tem encontro com lideranças políticas e visita termoelétrica

O pre-candidato ao Senado, Dr. Hilton Gonçalo cumpriu agenda nesta quarta, 13 de maio, em três importantes municípios maranhenses, reforçando o diálogo com lideranças locais e conhecendo de perto as demandas da população. A série de visitas faz parte de uma caminhada pelo Maranhão voltada ao fortalecimento de ações e projetos para o desenvolvimento regional.

Em Alto Alegre do Maranhão, Dr. Hilton esteve reunido com vereadores aliados, debatendo iniciativas e ouvindo as principais necessidades do município. O encontro serviu para fortalecer parcerias políticas e discutir propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

Já em Santo Antônio dos Lopes, a visita teve como destaque a termelétrica instalada na cidade, considerada uma das mais importantes para a economia maranhense. Durante a agenda, Dr. Hilton destacou a relevância do empreendimento para a geração de empregos, renda e fortalecimento do setor energético no estado.

Encerrando a programação, em Presidente Dutra, Dr. Hilton Gonçalo esteve ao lado do vice-prefeito de Dom Pedro, Lucyan Rezende. O encontro foi marcado por conversas sobre o cenário regional, investimentos e ações que possam contribuir para o crescimento dos municípios maranhenses.

“Uma caminhada marcada pelo diálogo, trabalho e esperança de dias ainda melhores para todos os maranhenses”, afirmou Dr. Hilton Gonçalo.

13 maio 2026

Senadora Eliziane Gama destaca ampliação do programa Luz para Todos no Maranhão

A senadora Eliziane Gama destacou a ampliação do programa Luz para Todos, anunciada pelo Governo Lula, com impacto direto em dezenas de municípios maranhenses e comunidades tradicionais do estado que ainda enfrentam dificuldades de acesso à energia elétrica.

No Maranhão, a expansão contempla áreas estratégicas como a Baixada Maranhense, região do Gurupi, Oeste Maranhense e Pré-Amazônia Maranhense, além de municípios com comunidades tradicionais e zonas rurais isoladas.

Entre os municípios maranhenses prioritários estão Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Maracaçumé, Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Turiaçu, Carutapera, Alcântara, Arame, Grajaú, Amarante do Maranhão, Buriticupu, Zé Doca e Santa Luzia.

A ampliação também alcança comunidades indígenas dos povos Guajajara/Tenetehara, Ka’apor, Awá-Guajá, Krikati e Gamela, reforçando o alcance social da iniciativa no estado.

Ao comentar a nova fase do programa, ampliada por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a parlamentar enfatizou a importância da medida para o Maranhão, estado que concentra áreas rurais remotas, comunidades tradicionais e populações historicamente excluídas da infraestrutura básica.

“Essa ampliação representa dignidade, desenvolvimento e qualidade de vida para milhares de famílias maranhenses que vivem em regiões onde a energia elétrica ainda é um desafio. É um olhar sensível do Governo Federal para quem mais precisa, inclusive no nosso Maranhão”, destacou a senadora.

Criado para universalizar o acesso à energia elétrica, o programa Luz para Todos passa agora a incorporar novas frentes, incluindo o fortalecimento da geração de renda local e a qualificação profissional em regiões remotas, ampliando seu papel no desenvolvimento social e econômico do país

Quaest: Lula retoma liderança com 42% das intenções de voto


Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (13) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) seguem tecnicamente empatados em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de outubro. Lula voltou a aparecer numericamente à frente, com 42% das intenções de voto, contra 41% de Flávio Bolsonaro.

Na pesquisa anterior, divulgada em abril, Flávio aparecia numericamente na liderança. Em março, os dois registravam 41% cada. Em dezembro, Lula tinha vantagem de dez pontos, que caiu para sete em janeiro e cinco em fevereiro.

Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, este é o terceiro mês consecutivo de empate técnico entre os dois nomes. Para ele, as oscilações seguem dentro da margem de erro, indicando um cenário competitivo.

Entre os eleitores independentes — aqueles que não se identificam nem com a direita nem com a esquerda —, 35% afirmaram que não votariam em nenhum dos dois em um eventual segundo turno. Outros 31% escolheriam Flávio Bolsonaro e 29% votariam em Lula. Esse grupo representa 32% do eleitorado e pode ser decisivo na disputa.

Felipe Nunes avaliou que houve uma oscilação marginal favorável a Lula entre os independentes, interrompendo uma tendência negativa observada desde janeiro.


Cenário Lula x Flávio Bolsonaro

* Lula: 42% (40% em abril e 41% em março);

* Flávio Bolsonaro: 41% (42% em abril e 41% em março);

* Indecisos: 3%;

* Branco/nulo/não vai votar: 14%.

Cenário de primeiro turno

No cenário de primeiro turno, Lula lidera com 39% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 33%.

Felipe Nunes avaliou que houve uma oscilação marginal favorável a Lula entre os independentes, interrompendo uma tendência negativa observada desde janeiro.

Na sequência aparecem:

* Ronaldo Caiado (PSD): 4%;
* Romeu Zema (Novo): 4%;
* Renan Santos (Missão): 2%.


Outros candidatos somam 1% ou menos. Os indecisos representam 5%, enquanto 10% disseram que pretendem votar em branco, nulo ou não votar.

Segundo a Quaest, 63% dos entrevistados afirmaram que já têm decisão definitiva de voto. Outros 37% disseram que ainda podem mudar de escolha.

Avaliação do governo Lula

A pesquisa também apontou melhora nos índices de avaliação do governo. A desaprovação caiu de 52% em abril para 49% em maio. Já a aprovação passou de 43% para 46%.

A avaliação negativa do governo oscilou de 42% para 39%, enquanto a avaliação positiva subiu de 31% para 34%. Outros 25% classificam a gestão como regular.

De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados dizem ter visto mais notícias negativas sobre o governo, índice menor que o registrado em abril, quando era de 48%. Já o percentual dos que enxergam mais notícias positivas subiu de 23% para 32%.

Nas últimas semanas, o governo anunciou medidas com impacto direto no cenário político e econômico, como uma nova edição do programa Desenrola, voltado para renegociação de dívidas, além da revogação da chamada “taxa das blusinhas” sobre compras internacionais de até US$ 50.

A Quaest também perguntou sobre o Desenrola 2.0. Para 50% dos entrevistados, o programa é uma boa iniciativa para ajudar famílias endividadas. Outros 48% acreditam que a medida ajudará muito quem está no vermelho.

Sobre a visita de Lula ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, 43% disseram que o presidente brasileiro saiu politicamente mais forte após o encontro.

Outros cenários de segundo turno

Nos demais cenários testados pela Quaest, Lula aparece à frente dos adversários.

Lula x Romeu Zema

* Lula: 44%;
* Romeu Zema: 37%.

Lula x Ronaldo Caiado

* Lula: 44%;
* Ronaldo Caiado: 35%.

Lula x Renan Santos

* Lula: 45%;
* Renan Santos: 28%.

Medo eleitoral divide eleitores

A pesquisa também investigou qual cenário político causa mais preocupação nos brasileiros. Para 44% dos entrevistados, o maior receio é a volta da família Bolsonaro ao poder. Já 42% afirmaram ter mais medo da reeleição de Lula. Outros 7% disseram temer ambos os cenários.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Presidente do PT cancela agenda com Camarão em São Luís


O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva, suspendeu sua vinda ao Maranhão, que estava prevista para a próxima sexta-feira (15). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) pela assessoria do dirigente petista.

Edinho participaria do evento “Diálogos com o Time de Lula”, organizado pelo vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, em São Luís. O encontro tinha como objetivo reunir militantes e lideranças do PT no estado para discutir estratégias políticas e fortalecer a articulação da legenda no Maranhão.

De acordo com a assessoria, a viagem foi adiada em razão de compromissos de Edinho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma nova data para a realização do evento ainda será definida e divulgada posteriormente.

09 maio 2026

Mais de 150 famílias recebem títulos de propriedade e conquistam segurança jurídica no bairro da Mata

A Prefeitura de São José de Ribamar realizou, ontem (08), por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Patrimônio Público (SEMREF), a entrega de mais de 150 títulos de propriedade para moradores do bairro da Mata, garantindo segurança jurídica, dignidade e o direito definitivo à moradia para diversas famílias ribamarenses.

A ação faz parte do programa de regularização fundiária “Agora é Meu”, que vem transformando a realidade de centenas de famílias no município, assegurando oficialmente a posse dos imóveis e promovendo inclusão social e cidadania.

Durante a cerimônia, a secretária municipal de Regularização Fundiária, Paula Miranda, destacou a importância da iniciativa para os moradores beneficiados.

“Estamos entregando muito mais do que documentos. Estamos garantindo tranquilidade, valorização dos imóveis e a certeza de que essas famílias agora possuem oficialmente aquilo que construíram com tanto esforço ao longo dos anos”, afirmou.

Moradora contemplada com o título de propriedade, Maria Luciane celebrou a conquista e destacou a emoção de receber o documento definitivo do imóvel.

“É uma felicidade muito grande. Esperei muitos anos por esse momento e hoje tenho a segurança de dizer que minha casa é realmente minha. Sou muito grata por essa conquista”, declarou.

A entrega dos registros cartorários representa um avanço importante para o ordenamento territorial do município e fortalece o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas ao direito à moradia e à dignidade da população.

Além da segurança jurídica, a regularização fundiária contribui diretamente para o desenvolvimento urbano, valorização das comunidades e melhoria da qualidade de vida das famílias contempladas.

A Prefeitura de São José de Ribamar segue avançando com ações que promovem cidadania, inclusão social e mais dignidade para os ribamarenses.

Flagra de traição entre deputado e amante gera confusão na capital


Um caso de suposta traição chamou atenção de moradores do Cohatrac na manhã desta sexta-feira, 8, após a mulher de um deputado federal flagrar o marido com outra mulher na cama do casal. O caso ganhou notoriedade quando a esposa saiu em busca da amante, que fugiu após ser flagrada. A cena ocorreu em via pública e provocou uma forte confusão entre o casal, com discussão intensa diante de testemunhas e até mesmo de vídeos de circuitos de monitoramento que já circulam em grupos de WhatsApp da região.

Durante a briga, o político tentou conter a mulher, mas acabou agredindo-a involuntariamente por causa da força. A justificativa, no entanto, não convenceu a esposa, que manteve a reação exaltada diante da situação. O episódio gerou tensão e chamou a atenção de pessoas que estavam próximas, que registraram parte da cena.

Mais calma, a esposa traída acabou indo à Policlinica do bairro, onde permanece. Contudo, não sabemos se ela foi procurar atendimento ou se é funcionária do local. O blog aguarda as imagens da confusão para complementar as informações.

08 maio 2026

Nova estação em Bacabeira avança graças ao empenho de Hilton Gonçalo


O pré-candidato ao Senado, Hilton Gonçalo, visitou a estação de trem da Vale, no bairro da Anjo da Guarda, em São Luís, onde foi recebido por membros da diretoria da Estrada de Ferro Carajás. Durante o encontro, foram discutidos projetos e investimentos voltados ao fortalecimento do transporte ferroviário no Maranhão.

Na oportunidade, Hilton voltou a defender a criação de uma nova parada no trem de passageiros que liga São Luís a Parauapebas. A reivindicação é para que a estação seja implantada no município de Bacabeira, considerado o Portal do Turismo dos Lençóis Maranhenses e um importante ponto estratégico para o desenvolvimento regional.

Segundo informações apresentadas durante a visita, a previsão é de que a instalação da nova estação aconteça em 2027. A notícia foi recebida com entusiasmo pela prefeita de Bacabeira, Naila Gonçalo, que participou do encontro ao lado de lideranças políticas e representantes da região.

Naila destacou a importância do projeto para a população maranhense, especialmente para os moradores de Bacabeira, que poderão contar com mais mobilidade, geração de oportunidades e fortalecimento do turismo na região.

Hilton Gonçalo tem se consolidado como um dos principais defensores da ampliação dos modais de transporte no Maranhão. O ex-prefeito também é um dos entusiastas da proposta de reativação do trem de passageiros ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, através da TransNordestina.


“Um momento importante de aprendizado, troca de experiências e conhecimento sobre um sistema que contribui diretamente para o desenvolvimento do nosso Maranhão. Seguimos trabalhando e buscando sempre o melhor para o nosso povo”, declarou Hilton.

Além de Hilton e Naila, também participaram da visita a ex-prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, e o secretário municipal de Cultura e Esporte, Dan Castro.

06 maio 2026

Deputada Ana do Gás assume comando da CPI que investigará vice-governador e promete atuação técnica


Após impasse e adiamento por falta de quórum e conflito de agendas na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), foi definida nesta quarta-feira, 6, a composição da mesa diretora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades envolvendo a Vice-Governadoria e a Secretaria de Estado da Educação. A deputada Ana do Gás foi eleita presidente do colegiado e ficará responsável por conduzir os trabalhos da comissão.

De acordo com a ata da reunião de instalação, a parlamentar obteve seis votos e assumiu o comando da CPI com o compromisso de garantir uma atuação baseada na transparência, legalidade e respeito ao contraditório. O deputado Adelmo Soares foi eleito vice-presidente, também com seis votos, enquanto o deputado Dr. Yglésio foi indicado para a relatoria dos trabalhos. A definição ocorreu após debates regimentais que chegaram a provocar a saída de parlamentares da reunião.

A CPI foi criada para investigar um possível esquema ilícito envolvendo a estrutura administrativa da Vice-Governadoria, atualmente ocupada por Felipe Camarão, além de eventuais ligações com a Secretaria de Educação e outros órgãos estaduais. O requerimento que deu origem à comissão aponta indícios de movimentações financeiras suspeitas e possíveis repasses irregulares.

Durante a instalação, Ana do Gás destacou que a comissão não será instrumento de perseguição política, mas sim um espaço para apuração séria dos fatos. “A CPI não nasce com o propósito de apontar culpados previamente, mas de ouvir as partes, reunir provas e apresentar respostas à sociedade”, afirmou.

A comissão terá prazo inicial de 120 dias para concluir as investigações, podendo ser prorrogado. A próxima reunião já foi marcada para o dia 13 de maio, quando deve ser apresentado o plano de trabalho e iniciadas as primeiras deliberações, incluindo a convocação de depoentes e solicitação de documentos.