segunda-feira, 24 de maio de 2021

Urgente: 03 navios da Índia aguardam para atracar em SLZ


Informação exclusiva repassada a este blog pelo pesquisador Tony Meneses dá conta de que três navios oriundos da Índia, país de origem da cepa B.1.617, estão fundeados na costa do Maranhão e aguardam autorização para atracar na região portuária de São Luís. A variante indiana, considerada rara e letal, foi identificada em seis tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, de bandeira de Hong Kong, vindo da Malásia, também ancorado na área de fundeio, a 50 quilômetros da capital maranhense. Autoridades de saúde e sanitárias federais, estaduais e municipais estão adotando uma série de medidas para conter a disseminação local da cepa, considerada rara e altamente letal.

Um dos navios cuja rota incluiu a Índia fundeados na costa do Maranhão são o Hannes Oldendorff, de bandeira de Portugal, veio de Mundra, vila portuária indiana. A embarcação, um mineraleiro, deixou a localidade em 17 de abril e chegou ao litoral maranhense no dia 15 deste mês. No momento, a tripulação aguarda permissão para atracar no Porto da Ponta da Madeira, operado pela Vale.

Outro navio que partiu do país de origem da cepa B.1.617, mais precisamente do porto de Ennore com destino ao Maranhão e atualmente também está ancorado fundeado no litoral do estado é o Mariperla, de bandeira de Malta, país do sul da Europa. Trata-se também de um cargueiro que transporta minério, que deixou o Porto de Gangavaran, no norte da Índia, em 15 de abril, e está fundeado na Baía de São Marcos desde o último dia 19.

O terceiro navio oriundo da Índia ancorado na área de fundeio no litoral maranhense é o Semirio, de bandeira das Ilhas Marshall, arquipélago da Oceania, outro cargueiro que transporta minério. A embarcação deixou o porto indiano de Ennore em 23 de abril e chegou nesta segunda-feira (24) à área de fundeio, no litoral maranhense.

Nenhuma autoridade federal, estadual ou municipal se pronunciou, até o momento, sobre a presença dos três navios oriundos da Índia, na costa do Maranhão, à espera de autorização para atracar no complexo portuário de São Luís.




Com informações do Blog do Daniel Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário