terça-feira, 1 de junho de 2021

Ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 ultrapassa 98%


A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a Covid-19 na Grande Ilha ultrapassou os 98% nessa segunda-feira (31). Já em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, a ocupação é de 68,06%.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em hospitais dos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), dos 269 leitos, apenas cinco leitos estão livres.

Só na última semana, a média móvel de óbitos pela doença no estado subiu 28%, o que está atrás apenas do Roraima (32%) e Mato Grosso do Sul (48%). Já a média móvel de casos se mantém estável, após um período de queda, há duas semanas.


Taxa de ocupação de Leitos de UTI

Leitos de UTI para a Covid-19 na Grande São Luís

Total de leitos: 269
Leitos ocupados: 264
Leitos livres: 5
% de ocupação: 98,14%


Imperatriz

Total de leitos: 243
Leitos ocupados: 170
Leitos livres: 73
% de ocupação: 69,96%



Taxa de ocupação de Leitos Clínicos

Leitos clínicos para a Covid-19 na Grande São Luís

Total de leitos: 532
Leitos ocupados: 485
Leitos livres: 47
% de ocupação: 91,17%


Imperatriz

Total de leitos: 194
Leitos ocupados: 89
Leitos livres: 105
% de ocupação: 45,88%



Coronavírus no Maranhão

Com as 197 mortes registradas na última semana, o Maranhão é agora o terceiro estado com a maior média de óbitos por Covid-19 no Brasil.

O crescimento no número de óbitos pela doença acontece há duas semanas, após um período de queda, e coincide com a chegada do navio indiano Shandong Da Zhi, onde seis tripulantes testaram positivo para a variante indiana do coronavírus, que é mais transmissível.

No entanto, apesar do aumento dos óbitos e da interrupção na queda dos casos, o governo do Maranhão diz que ainda não foi verificada a transmissão local da variante indiana no estado.



Transferência de pacientes

O governador Flávio Dino afirmou, após reunião com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário maranhense que, caso a quantidade de leitos para Covid-19 continue baixa, os pacientes da Grande São Luís devem começar a ser transferidos para outras regiões do estado.

Durante a coletiva, o governador disse que, no momento, ainda não há decisão de lockdown e esclareceu que a situação atual não deriva da cepa indiana, pois ainda não há evidência de transmissão local da nova variante da Covid-19 no estado. Na ocasião, o governador anunciou que as medidas restritivas de combate ao coronavírus permanecem as mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário