terça-feira, 26 de abril de 2022

Roseana Sarney será submetida a 25ª cirurgia


O Blog Minuto Barra, editado pelo colega Gilsásio Brito, trouxe nesta terça-feira (26) que a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney viajará para São Paulo neste final de semana para se submeter a 25ª cirurgia. A filha de Sarney relatou que um fungo se encontra alojado em seu rosto ao lado do nariz, de forma que ela precisará interromper sua pré-campanha ao cargo de deputada federal pelo prazo de 15 dias entre sua viagem a capital paulista e recuperação cirúrgica.

Em diferentes intervenções, Roseana já passou por diversos tipos de procedimentos: retirada de cistos ovarianos, nódulos no pulmão esquerdo, extração de pólipos no intestino e de parte do órgão, remoção de tumores benignos nos seios, cirurgia no joelho esquerdo e extração de útero e ovário, além da clipagem de um aneurisma e da correção de um sangramento retal.

– Histórico de cirurgias

Apesar de ter sido desenganada em pelo menos duas ocasiões – a mais notável delas, após a série operações feitas quando era candidata à reeleição no governo do estado em 1998 –, Roseana superou as adversidades na saúde e aprendeu a lidar com as limitações a cada cirurgia.

Questionada sobre as atenções que inspiram o seu quadro clínico, assume alguma preocupação, mas é taxativa: “É claro que, diante do número de cirurgias às quais já fui submetida, eu preciso ter uma atenção maior com a minha saúde. Entre as cirurgias mais graves, uma foi logo que assumi o governo, em 2009, quando tive que operar um aneurisma no cérebro. Ao longo dos últimos anos, como governadora do Maranhão por dois mandatos seguidos, todos sabem que foi um período muito puxado”, relatou Roseana ao Imparcial em 2016.

A construção da vida política parece ter sido priorizada em algumas ocasiões. Entre 1991, quando se elegeu pela primeira vez, e 2014, afastou-se para realizar exames de rotina referente a 65% das operações às quais já se submeteu. Sobre o difícil equilíbrio entre os cuidados com a saúde e as responsabilidades políticas, admite: mesmo sem ter abandonado a rotina médica, precisou fazer escolhas.

Com informações do Blog Minuto Barra

Nenhum comentário:

Postar um comentário