quarta-feira, 21 de junho de 2023

Lula fala em desculpas a Sarney por críticas no passado

O presidente Lula (PT) revelou, na live semanal “Conversa com o Presidente”, que ligou para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no domingo por ocasião do aniversário do ex-chefe do Executivo. Na conversa, ele também exaltou o ex-presidente José Sarney, a quem inclusive pediu desculpas pelas críticas no passado. Lula e Sarney se encontraram nesta semana em Brasília.

“Eu liguei para o Fernando Henrique Cardoso pois ele estava completando 92 anos de idade. E como eu sonho viver até os 120, eu falei: ‘Vou ligar pro Fernando Henrique para adquirir um pouco de experiência para chegar aos 92’. Eu achei ele muito bem. Ele estava bom, estava sorridente, me agradeceu muito pelo telefonema”, disse Lula.

O presidente lembrou que havia encontrado com Sarney durante a semana para ir com ele à inauguração da Ferrovia Norte-Sul, iniciada no governo do emedebista. Neste momento, falou de pedir desculpas ao ex-presidente.

“O Sarney começou (a obra) em 1987. Eu era constituinte e eu era muito crítico ao Sarney. E depois, o meu governo e o da Dilma nós fizemos 90% dessa ferrovia. O Sarney tinha feito 5% com o Fernando Henrique Cardoso e de lá para cá depois que a Dilma saiu fizeram mais 5%. Mas 90% foi feita pelos governos do PT e (pensei): não vou inaugurar sem levar o Sarney. E peço desculpa para ele até pelas criticas que fiz a ele”, disse Lula.

Hoje amigo e aliado de José Sarney, o presidente Lula já fez do maranhense um de seus principais alvos de ataques e até de ofensas. Quando Sarney era presidente (1985-1990), Lula e o PT faziam oposição sistemática, não raro acusando o governo de corrupção. Segundo Lula, José Sarney era “o maior ladrão da Nova República”.

“Nós sabemos que antigamente se dizia que o Ademar de Barros era ladrão, que o Maluf era ladrão. Pois bem: Ademar de Barros e Maluf poderiam ser ladrões , mas eles são trombadinhas perto do grande ladrão que é o governante da Nova República, perto dos assaltos que se faz”, disse Lula, em 1987, em um evento em Aracaju, em referência ao então presidente Sarney. Lula também chamou o maranhense de “grileiro”, em 1986 (“Sarney não vai fazer reforma agrária coisa nenhuma, porque ele é grileiro no Estado do Maranhão”).

A viagem para inaugurar o último trecho da ferrovia Norte-Sul acabou não sendo realizada em razão de o aeroporto de Rio Verde(GO) estar fechado. O petista prometeu marcar outra data. Lula garantiu que a viagem com Sarney ao interior goiano será remarcada. Ele falou em utilizar o evento para “pedir desculpas” ao emedebista por críticas passadas. (O Tempo)

Um comentário: