sábado, 26 de agosto de 2023

Paço do Lumiar já supera em mais de 26% a meta do Ministério da Saúde na vacinação antirrábica


Neste sábado (26), a prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), promoveu o "Dia D de multivacinação". A ação contemplou 10 postos de vacinação montados em UBS (Unidades Básicas de Saúde), ligadas à Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS.

O trabalho visa atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adultos, o que contribui com os esforços do "Movimento Nacional pela Vacinação", que busca o aumento nos índices de imunização no País. Em Paço do Lumiar, a atividade aconteceu na UBS do Maiobão, Tambaú, Santa Rita de Cássia, Paranã, Cafeteira, Nossa Senhora da Luz, Vila São Pedro, Maioba, Canaã e Vila São José.

"A SEMUS disponibilizou, neste Dia D, mais de 20 tipos de vacinas, que contemplam, entre outras doenças, a imunização contra: hepatite, meningite, pólio, pneumonia, febre-amarela, varicela, HPV, difteria, tétano, gripe e covid-19. São doses para todas as faixas etárias, mas o público infantil é o foco principal", explicou Layla Trindade, chefe do Departamento de Imunização/SEMUS.

O município estipulou a meta de 95% de cobertura vacinal a ser alcançada, no caso da criançada e dos adolescentes a partir de 2 meses até 14 anos de idade. O convite para que os pequenos mantivessem o esquema vacinal em dia foi prontamente atendido pelos lumineses, como a autônoma Thaynara Oliveira, moradora do Paranã. Ela levou a filha, a pequena Maria Cecília, de 3 anos, até o posto de saúde para avaliar como andava o gráfico de vacinas.

"Eu a trouxe, mas nem precisou! A moça falou que as vacinas estavam em dia. Agora essa minha sobrinha precisou tomar duas de uma vez para atualizar", relatou ela.

Na UBS Santa Rita de Cássia, assim como nas demais unidades, o menor que se vacinava recebia, além do cuidado e carinho dos profissionais, um saquinho de pipoca. Um diferencial foi o bazar solidário montado pela unidade, com o intuito que as mães, juntamente com os filhos, escolhessem e levassem para casa roupas angariadas pela direção com o apoio de funcionários.

Outro fato que chamou a atenção foi a presença de homens levando filhos, sobrinhos ou netos, como fez o agente de portaria, Erisvan Cardoso (43). Ele acompanhou a mulher e as duas filhas, Carla Ester de nove anos e Estela Pires de três anos, até a UBS do Maiobão.

"Não é muito comum que os pais estejam nestes momentos. No entanto, hoje que estou de folga, fiz questão de estar presente", disse ele. Outro que deu importância em acompanhar o momento especial na vida de qualquer criança foi o vovô Luís Flávio Campos (41), que levou a netinha de 2 anos para tomar a vacina.

"É muito importante esse momento para o futuro da Zaya. A mãe está trabalhando e não pode vir, e aí a gente sempre que pode faz o papel do avô, que é cuidar e ajudar para ela poder crescer forte e saudável", finalizou Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário