domingo, 18 de fevereiro de 2024

Governo do estado apoia pré-candidato envolvido em esquema de lavagem de dinheiro em Paço do Lumiar


O cenário político em Paço do Lumiar ganha contornos sombrios com o envolvimento do pré-candidato a prefeito, Fred Campos (PSB), em um inquérito sobre possível lavagem de dinheiro. O governo do estado, mesmo ciente das investigações, mantém apoio ao candidato, enquanto o caso será julgado pela 1ª Vara do município.

A decisão do juiz Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula, da 2ª Vara, de encaminhar o inquérito para a 1ª Vara de Paço do Lumiar ocorreu após declínio de competência pela 2ª Vara, reconhecendo sua incompetência para julgar casos envolvendo a Fazenda estadual e municipal, conforme parecer do Ministério Público.

Fred Campos, junto ao irmão Alderico Campos, ex-presidente da Câmara, e o pai Flávio Campos, empreiteiro e todos ligados à Qualitech Engenharia, enfrentam a investigação iniciada em 2021 pelo Departamento de Combate à Corrupção. O Coaf identificou movimentações financeiras atípicas, levando à suspeita de uso de familiares como “laranjas” para burlar controles e o fisco.

As informações sugerem que Alderico Campos seria o real proprietário da Qualitech, usando pai e irmão como intermediários. Mesmo com dados de quebras de sigilos fiscal e bancários reforçando suspeitas, a Polícia Civil propôs arquivamento no âmbito criminal. Cabe agora ao Ministério Público decidir se formula denúncia criminal ou arquiva o caso.

Enquanto o inquérito paira sobre o clã Campos, Fred atribui a investigação a opositores políticos. O apoio contínuo do governo do estado levanta questionamentos sobre a ética na escolha de candidatos, principalmente quando há sérias acusações em jogo. O desfecho dessa trama será crucial para a transparência e integridade na política local.

3 comentários: