sábado, 17 de fevereiro de 2024

Paço do Lumiar inicia vacinação contra dengue nesta terça-feira (20)

A partir da próxima terça-feira (20), Paço do Lumiar inicia um passo importante na defesa contra a dengue. O público desta etapa são crianças de 10 e 11 anos. A vacinação ocorre nas UBS Maiobão, Tambaú, Santa Rita de Cássia, Paranã, Cafeteira, Nossa Senhora da Luz e Maioba.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Oliveira, destaca a relevância da vacinação contra a dengue. "O imunizante é mais um reforço no combate à dengue. Aliado ao trabalho da equipe técnica dos Agentes de Combate às Endemias, irá coibir a proliferação da doença em nosso município," pontua.

Nesse primeiro momento, o município recebeu 4.337 doses da Secretaria de Saúde do Estado (SES). Layla Trindade, Chefe do Departamento de Imunização, enfatiza que o protocolo seguirá a orientação do Ministério da Saúde. A imunização começará pelas crianças de 10 e 11 anos, avançando progressivamente na faixa etária à medida que novos lotes forem entregues.

Em preparação para este importante passo, equipes das 17 UBS passarão por treinamento na segunda-feira (19). Gestores das UBS, enfermeiros e agentes comunitários de saúde serão capacitados para o protocolo do imunizante.

Paralelamente à vacinação contra dengue, as equipes de Agentes de Combate às Endemias intensificam as atividades em campo, realizando vistorias em áreas residenciais, com foco nos condomínios fechados. O desafio persiste, pois muitos moradores estão ausentes, e alguns recusam visitas domiciliares.

Taina Serra Coelho, Chefe de Departamento da Arboviroses da Semus, explica que o objetivo é identificar possíveis focos (larvas) do mosquito Aedes aegypti. Esta abordagem abrangente, que combina vacinação e ação em campo, destaca o compromisso de Paço do Lumiar com a saúde pública e a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos. A proteção começa em casa, e a comunidade é parte fundamental desse esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário