segunda-feira, 29 de abril de 2024

Vereador Wesley Sousa solicita gratuidade no transporte público no dia do Concurso Nacional Unificado


Na sessão ordinária desta segunda-feira (29), o vereador Wesley Sousa (PSB) usou a tribuna para falar sobre requerimento e indicação de sua autoria solicitando, ao Executivo Estadual e Municipal, a gratuidade no transporte público para o dia 5 de maio, próximo domingo. O objetivo é atender aos candidatos que farão a primeira prova do Concurso Público Nacional Unificado.

“O certame é uma medida do Governo Federal para unificar os concursos federais. Só em São Luís 45 mil pessoas vão fazer a prova do Concurso Nacional Unificado. Portanto, eu protocolei um requerimento e uma indicação pedindo a gratuidade da passagem neste dia”, disse.

O parlamentar destacou que muitas pessoas que estão inscritas no concurso estão passando por dificuldades financeiras. Esses candidatos vislumbram no serviço público uma oportunidade para alcançar a estabilidade profissional.

“Ninguém pode ser impedido de fazer a prova, de prestar um concurso público, que pode significar uma melhoria da qualidade de vida da sua família e uma requalificação dos quadros do serviço público federal, por alguma dificuldade financeira”, frisou.

Os requerimentos foram lidos durante a sessão e serão encaminhados à Prefeitura e ao Governo de Estado.

Cultura

Outro ponto abordado pelo vereador, em seu primeiro discurso no pequeno expediente, foi o baixo investimento no setor cultural da capital.

“São Luís é uma cidade que tem um potencial turístico e cultural gigantesco e todos nós somos cientes disso. Esse ano, de cada 100 reais investidos em São Luís, só 70 centavos serão investidos em cultura. O investimento em cultura reduz a criminalidade e ao mesmo tempo ele aumenta a escolaridade, sem falar no impacto da própria economia da cultura”, pontuou.

Wesley Sousa usou como exemplo o investimento no segmento do audiovisual em São Luís. “Cada real que a gente coloca na produção audiovisual, a gente tira 15 reais de volta. O efeito multiplicador disso é muito poderoso para a cidade ”, afirmou.

O parlamentar, que também é músico profissional e docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), disse ainda que debater a cultura da cidade com seriedade e planejamento é algo fundamental.

“Além de investir pouco, a gente investe mal. No carnaval de São Luís, por exemplo, tinha atração sendo divulgada um dia antes do início das festividades. Qual é a efetividade disso para o turismo?”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário