O Procon/MA interditou o Circo Mundo Mágico, instalado no estacionamento de um shopping na Estrada de São José de Ribamar, em São Luís, após um grave acidente envolvendo uma plataforma elevatória que resultou na morte da idosa Maria Soares Pereira, de 89 anos.
“Para garantir a segurança do público e evitar novos acidentes, o Procon/MA interditou o circo por 30 dias. Estamos acompanhando o caso de perto e tomando todas as medidas legais para que os responsáveis sejam identificados e punidos, garantindo os direitos e a segurança da população”, afirmou Karen Barros, presidente do Viva/Procon.
O acidente ocorreu na última terça-feira (6), quando um dos cabos de aço do elevador interno se rompeu, provocando a queda da idosa e de uma segunda pessoa, cuja identidade não foi divulgada. Maria foi socorrida no local e levada a um hospital de São Luís, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada de quarta-feira (8).
Segundo a família, eles foram ao circo para comemorar o aniversário do bisneto da vítima. Pensando na segurança e na comodidade da idosa, a família comprou ingressos para uma área VIP.
Ao chegarem no circo, os familiares foram encaminhados para uma escada, mas a sobrinha de Maria relatou que ela não tinha condições de subir. Por isso, a idosa foi levada junto com a filha, de 61 anos, para utilizar um elevador que seria destinado a idosos e cadeirantes. Parentes da vítima relatam que, quando o elevador chegou à altura máxima, o cabo cedeu e as duas mulheres caíram. Maria sofreu ferimentos graves e foi atendida ainda no local por equipes do circo, sendo levada com vida e consciente para um hospital particular. Maria morreu morreu nesta quinta-feira (8). Segundo familiares, a idosa deixou filhos, netos, bisnetos e um tataraneto.
Após o ocorrido, o Procon/MA, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou uma fiscalização no local. Durante a inspeção, constatou-se que a plataforma elevatória estava isolada para perícia, mas o circo não apresentou os documentos que comprovam a aquisição, funcionamento, manutenção e capacidade do equipamento.
Diante da gravidade do caso e da ausência de documentação técnica, os responsáveis foram notificados a apresentar todas as informações exigidas, bem como o laudo pericial em andamento. A interdição seguirá em vigor até que a documentação seja apresentada e seja comprovada a segurança para os consumidores.
O que diz o circo
Após o caso, o Circo Mundo Mágico interrompeu as apresentações e disse que está colaborando com as investigações. Em nota escrita por um advogado, o circo também lamentou a morte de Maria Soares.
“Os representantes legais do Circo Mundo Mágico, em virtude do compromisso com a transparência e a comunicação responsável, emitem esta nota para esclarecer os detalhes referentes ao incidente ocorrido durante apresentação realizada no dia 06 de maio de 2025, nas dependências do circo na cidade de São José de Ribamar. A Sra. Maria Soares Pereira, de 89 anos, sofreu uma queda nas dependências do circo, sendo imediatamente atendida pelas equipes de apoio presentes no local, que acionaram prontamente o resgate de emergência. A vítima foi encaminhada com agilidade ao Hospital São Domingos, unidade particular da região, onde recebeu os devidos cuidados médicos. Apesar dos esforços das equipes de saúde, infelizmente, a Sra. Maria Soares Pereira veio a falecer. O Circo Mundo Mágico lamenta profundamente o ocorrido e está prestando toda a assistência necessária à família da Sra. Maria, oferecendo suporte emocional e estrutural neste momento de dor. Informamos que toda a documentação exigida pelas autoridades competentes para o funcionamento do circo está devidamente regularizada e em conformidade com as normas vigentes. Em respeito à família da vítima e até que todas as diligências necessárias para a apuração completa dos fatos sejam concluídas, o Circo Mundo Mágico suspenderá temporariamente os espetáculos programados para os próximos dias na cidade de São José de Ribamar. Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos que visitam o Circo Mundo Mágico, e reafirmamos que seguimos rigorosamente os protocolos de segurança exigidos. Os representantes legais do circo estão colaborando plenamente com as investigações conduzidas pelas autoridades, colocando-se à disposição para fornecer todas as informações necessárias à completa elucidação dos fatos. Por fim, o Circo Mundo Mágico reafirma seu respeito ao público e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários”, diz a nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário