O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), conselheiro Daniel Itapary Brandão, divulgou nesta quinta-feira (21) uma nota oficial em que repudia de forma veemente tentativas de associar seu nome a práticas ilícitas. Ele classificou as acusações como “ataques infundados e maliciosos” e afirmou que se tratam de narrativas fabricadas para atingir sua honra e reputação no cenário político estadual.Ministério Público do Maranhão (MPMA)Dois lados da Moeda
O nome do conselheiro vem sendo citado desde a eleição de 2022 em meio ao caso do assassinato do empresário João Bosco, crime cometido por Gilbson Cutrim, já condenado a 13 anos de prisão.
Na manifestação, Brandão ressaltou que essa ofensiva não é inédita e recordou que, desde as eleições de 2022, quando ainda ocupava o cargo de secretário de Estado no governo Carlos Brandão, já era alvo de tentativas de vinculação a episódios criminosos. Segundo o conselheiro, todas as denúncias anteriores foram devidamente investigadas pelas autoridades competentes e consideradas sem fundamento.
O presidente do TCE-MA também destacou que os atuais ataques correspondem à concretização de ameaças que já haviam sido denunciadas em 2024. Ele lembrou o registro do Boletim de Ocorrência nº 250835/2024, na Polícia Civil do Maranhão, em setembro do ano passado, no qual relatou casos de extorsão, coação e intimidação. Segundo Brandão, essas ações foram praticadas por familiares do empresário Gilbson Cutrim e tinham como objetivo forçá-lo a ceder a “exigências ilegítimas”.Ministério Público do Maranhão (MPMA)
Na nota, Daniel Brandão reiterou que jamais cedeu a chantagens ou pressões e reafirmou a lisura de sua trajetória pessoal e profissional, destacando que nunca respondeu a processos cíveis ou criminais por condutas ilícitas. “Minha história e a solidez do meu nome permanecem inatacáveis”, declarou.
Por fim, o conselheiro afirmou confiar plenamente na Justiça e nas instituições republicanas. Ele disse não admitir que sua biografia seja manchada por “interesses obscuros” e se colocou à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos necessários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário