O governador Carlos Brandão (sem partido) se reúne nesta segunda-feira, 26, com membros do Partido dos Trabalhadores (PT). Os presentes no Palácio dos Leões são os que fazem parte do governo e mais filiados que defendem a tese de aliança da legenda com Brandão. Mas o que chamar atenção no encontro é que terá a presença da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB).
Ela vai receber um documento com a manifestação dos petistas que reforçam o pedido para a deputada voltar para o PT. Iracema Vale foi filiada por 12 anos no partido, mas foi “convidada” a sair após articulações do grupo do ex-deputado Zé Carlos e do grupo do deputado Zé Inácio. Os dois, por sinal, estão na reunião e também assinam o pedido para a volta de Iracema à sigla. Os dois, por sinal, arrependidos da articulação de 2022.
O convite a Iracema foi feito pelo presidente nacional do PT, Edinho Silva. À coluna, ainda ano passado, Iracema Vale disse que o convite veio também com o chamado para que ela se candidatasse a deputada federal.
Resta saber se a filiação acontecerá de fato. A presidente da Assembleia já vai mudar de partido de qualquer maneira no período da janela partidária. Como ela é do grupo oposto ao que comanda o PSB, ela não tem como disputar as eleições por lá.
Especulação
Se Iracema Vale retornar para o PT, aumentará a especulação sobre uma possível vaga na chapa majoritária do Leões para o partido e o nome para o Senado seria o de Iracema.
Para palacianos, essa é a "fórmula de sucesso" para ter o PT na futura chapa encabeçada por Orleans Brandão (MDB) e acabar com o argumento de que o partido não tem espaço nos planos palacianos.
Sem presença
A reunião do governador com os petista vem um dia antes do encontro de Brandão com os presidentes de partidos.
Carlos Brandão sabe que o PT não estará presente na reunião da terça e, por isso, antecipou esse encontro e trouxe os petistas alinhados com o governo para garantir a foto e apresentar
Nenhum comentário:
Postar um comentário