A primeira-dama, Janja, participou, na sexta-feira, 6, do ensaio técnico da Acadêmicos de Niterói, que neste ano levará à Marquês de Sapucaí um samba-enredo em homenagem a Lula.
Para o desfile oficial, previsto para o próximo domingo, 15, a assessoria jurídica da Presidência recomendou cautela e desaconselhou a participação da primeira-dama em ações que pudessem ser interpretadas como pré-campanha antecipada, segundo O Globo.
Janja, de acordo com o jornal, chegou a manifestar interesse em desfilar no último carro alegórico da escola e convidar ministros para acompanhá-la, mas a ideia foi descartada após avaliação do risco de questionamentos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No ensaio, realizado no Rio de Janeiro, sob chuva, a primeira-dama esteve acompanhada da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Janja dançou, sambou, acenou para apoiadores e participou das atividades da escola, que fará sua estreia no Grupo Especial em 2026.
A Acadêmicos de Niterói agradeceu a presença da primeira-dama em publicação nas redes sociais:
“Estamos unidos para o amor vencer o medo no dia 15 de fevereiro.”
Propaganda eleitoral antecipada?
O samba-enredo percorre a trajetória de Lula desde a infância em Pernambuco até a chegada à Presidência da República.
A homenagem ocorre no ano em que o petista disputará a reeleição, o que motivou ações de opositores na Justiça e no Tribunal de Contas da União (TCU).
Entre os questionamentos, está o fato de a escola ter recebido R$ 1 milhão da Embratur.
Um dos carros alegóricos, por exemplo, promete representar a transformação do Lula operário em presidente, com uma escultura de 13 metros de altura, número associado ao PT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário