08 maio 2026

Orleans ultrapassa Braide e lidera disputa pelo Governo com 41,27%, atesta pesquisa


Contratado pelo Grupo do Jornal Pequeno, o Instituto Inop divulgou, nesta sexta-feira, 8, pesquisa de intenção de voto para o Governo do Maranhão, tendo mensurado também a preferência do eleitorado em relação ao Senado.

Pré-candidato pelo MDB, Orleans Brandão, ex-secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, lidera com 41,27%, já tendo ultrapassado o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), que marcou 38,60% no cenário estimulado – aquele no qual são apresentados aos entrevistados os nomes dos postulantes.

Em terceiro lugar está o pré-candidato do Novo, Lahesio Bonfim, com 10,39%.

O vice-governador Felipe Camarão (PT) aparece em último lugar, com 4,17%.

Não souberam ou não opinaram 4,57% e 1% nenhum deles.

Se comparado com o primeiro levantamento do Instituto, divulgado em março,, Orleans cresceu 4%.


Espontâneo – No cenário espontâneo – aquele no qual não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Braide e Orleans estão empatados com 26,39% e 25,75%, respectivamente.

Lahesio marcou 5,14% e Camarão 1,97%.

Os demais citados não chegaram a 1%.

Aprovação – O levantamento também avaliou o nível de aprovação do governador Carlos Brandão (sem partido), apoiador de Orleans.

59,13% disseram aprova-lo; 33,11% desaprova; 7,76% não respondeu ou não opinou.


A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MA-06910/2026. Tem margem de erro de 3,03%, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%.

Foram ouvidas 2.588 pessoas no intervalo compreendido entre os dias 24 de abril a 02 de maio.

2 comentários: