28 setembro 2026

São José de Ribamar ganha nova Unidade Metropolitana do Sebrae e se consolida como polo de apoio ao empreendedorismo





São José de Ribamar vive um momento decisivo para o empreendedorismo regional. A partir do dia 29 de setembro, a cidade passa a sediar a nova Unidade Metropolitana do Sebrae, que também atenderá empreendedores de Paço do Lumiar e Raposa. O novo espaço, voltado à formalização, crédito e inovação, será inaugurado às 14h, em São José de Ribamar, município que reúne diferentes vocações econômicas e uma ampla rede de empreendedores.

A instalação da Unidade Metropolitana em São José de Ribamar marca uma nova etapa na relação do Sebrae com a região. O município já contam com iniciativas desenvolvidas em parceria com a instituição nas áreas de empreendedorismo, turismo, agroturismo, artesanato, economia criativa, qualificação, acesso a mercados e desenvolvimento territorial. Agora, com sede em São José de Ribamar, a nova estrutura integra e amplia esse trabalho.

Juntos, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa reúnem 446.844 habitantes, segundo as estimativas populacionais do IBGE para 2026. O território também concentra mais de 25 mil negócios ativos, considerando levantamento baseado em registros de CNPJ dos três municípios.

A diversidade econômica é uma marca do território. Em São José de Ribamar, as ações dialogam com o turismo, a economia criativa, o comércio, os serviços, a pesca e iniciativas de desenvolvimento territorial. A cidade mantém parceria com o Sebrae por meio do programa Cidade Empreendedora desde 2021.

Com a nova estrutura sediada em São José de Ribamar, empreendedores das três cidades passam a contar com uma unidade mais próxima para acessar soluções em gestão, inovação, produtividade, planejamento, marketing, acesso a mercados, crédito, transformação digital e qualificação.

A atuação integrada também já apresenta resultados em iniciativas como o Circuito Agroturismo SLZ. No projeto, o Sebrae trabalha diretamente com produtores rurais e empreendedores na organização das experiências, qualificação dos serviços, gestão dos negócios e conexão com o mercado, reunindo atividades produtivas, gastronomia, lazer e cultura.

A nova Unidade é resultado de uma relação que vem sendo construída entre o Sebrae e os municípios da região. Em São José de Ribamar, essa parceria inclui ações do programa Cidade Empreendedora, iniciativas voltadas ao empreendedorismo feminino, desenvolvimento territorial e qualificação de pequenos negócios.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, a inauguração em São José de Ribamar representa a consolidação desse trabalho e a ampliação da presença da instituição no território.

"O Sebrae e os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa já mantêm uma sólida parceria na promoção do empreendedorismo. A inauguração desta Unidade amplia de forma expressiva a nossa atuação e presença regional, consolidando essa união e abrindo novas frentes de apoio. Nosso objetivo é levar conhecimento, orientação e oportunidades de maneira ainda mais próxima e acessível a quem vive o dia a dia dos negócios", ressaltou.

A parceria também foi destacada pelo prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho Matos. “É uma grande alegria para o município de São José de Ribamar receber a nova sede do Sebrae. A Instituição  amplia as oportunidades para quem já empreende e para quem quer começar um negócio, com mais acesso à capacitação, orientação e apoio. Ribamar, Paço e Raposa têm um povo trabalhador e empreendedor, e ter o Sebrae mais perto fortalece ainda mais esse potencial, contribuindo para a geração de emprego e renda", afirmou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário