terça-feira, 18 de maio de 2021

Mais 15 tripulantes de navio ancorado no MA testam positivo para Covid


O secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, em entrevista concedida nesta noite ao programa Ponto Continuando, da Rádio Educadora AM 560, confirmou que 15 tripulantes do navio chinês MV SHANDONG DA ZHI, que está ancorado na costa do Maranhão, testaram positivo para o novo coronavírus.

Nove tripulantes testaram negativo para a doença e estão isolados na própria embarcação.

Outros três também foram infectados e estão internados em um hospital particular de São Luís.

“Toda tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais no navio. A embarcação permanece em alto mar, na área de fundeio, e não atracou no Porto, em São Luís”, diz um dos trechos da nota.

Lula disse achar improvável que os tripulantes que testaram positivo estejam contaminados com uma nova cepa da Índia.

“O navio é chinês, embarcou na Malásia e pegou a tripulação na África do Sul. Então, é improvável que, de lá pra cá, neste meio tempo, a cepa indiana esteja presente. Provavelmente é uma variante em circulação na África do Sul. De todo modo, é importante nos precavermos”, comentou.

A Secretaria de Estado da Saúde já encaminhou as amostras dos pacientes para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, que fará o sequenciamento genômico para identificar a variante do vírus da Covid nos tripulantes.

A SES continuará acompanhando o caso, sob a coordenação da Anvisa e do Governo Federal, além de já ter notificado o Ministério da Saúde para adoção das medidas cabíveis.


Com informações do Blog do Glaúcio Ericeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário