quarta-feira, 13 de março de 2024

Paço do Lumiar exalta força da mulher em evento voltado para as artesãs luminenses

O evento ajudou a marcar o mês das mulheres e chamar à atenção contra violência, luta por mais direitos e dignidade das mulheres. 

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da SEMDHU, através das ações da Coordenação da Mulher, realizou na tarde desta terça-feira (12), no auditório do prédio que abriga o SINE e o CESLUM (Centro de Economia Solidária), um momento de discussão e apoio às mulheres, com destaque para as artesãs luminenses, que contou com roda de vivência sobre protagonismo feminino, palestras, painéis de debate, e exposição cultural das mulheres artesãs de Paço do Lumiar.  

O ato foi prestigiado de perto pela prefeita Municipal, Paula Azevedo (PCdoB), pela Secretária titular da pasta da (Semdhu), Hélica Silva e sua Adjunta Aldeniza Costa. Também estiveram no local, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Kátia Cristina Neves Barros, a Tenente Coronel Kaliet Muniz, representante da Patrulha Maria da penha e Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Paço do Lumiar.  Representando as mulheres na câmara, a Vereadora Mary do Mojó(PL) ajudou a compor o dispositivo e por sua vez, além de parabenizar a mulher luminenses, alertou para a importância de as mulheres apoiarem-se mutuamente. 

“Eu entendendo isso! Lutei pela criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, como forma de dar uma resposta a sociedade que vem sofrendo diante do preocupante cenário de violência contra nós mulheres”, comentou.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Marú(Republicanos) acompanhou a sua esposa Josi Braga no evento, e também deixou sua palavra de respeito e apoio às mulheres. “Estamos aqui para prestigiar esse grande momento e externar nosso profundo orgulho por vocês mulheres, em especial às artesãs de Paço, que através de sua arte, força e trabalho representam nossa cidade”, expressou ele. 

Mas, o discurso mais esperado, foi mesmo sem dúvida o da mandatária legal do município, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), que antes de tudo fez uma espécie de desabafo em forma de denúncia. Ela relatou o caso de violência e ameaça sofrida por servidoras municipais, ao cumprirem seu papel de fiscalização junto a empresa de propriedade do empresário Fred Campos. 

“Não é apenas a mim, como gestora do município, pessoa pública que essa violência e desrespeito desmedido, tem atingido. Hoje, eu venho aqui, repugnar o ato deste senhor, praticado contra duas servidoras municipais, no cumprimento de suas atribuições legais e legítimas”. Disse a prefeita, referindo-se ao ocorrido na segunda-feira(11), quando as servidoras foram destratadas pelo próprio empresário, o que pode ser comprovado por meio de áudios, onde o proprietário da Qualitech, em tom de ameaça, diz que elas podem sofrer perseguições futuras, caso venha um dia, assumir o posto de prefeito neste município. 

Em seguida, a gestora parabenizou todas as mulheres do município pelo mês dedicado a elas, e dirigiu uma palavra de incentivo para as artesãs. Lembrou que o espaço que ocupam, no mesmo prédio que abriga o SINE, explicita a preocupação com a geração de renda, qualificação,  trabalho, emprego, admiração e respeito que essa categoria e todas as mulheres luminenses merecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário