domingo, 24 de março de 2024

Paula Azevedo faz relato emocionante e verdadeiro do atual cenário vivido em Paço do Lumiar.

Em uma espécie de carta aberta, neste domingo(24), a única prefeita reeleita na história política de Paço do Lumiar, sexta maior cidade no Estado, Paula Azevedo(PCdoB) usou as redes sociais para relatar o atual momento politico vivido no município. 

A tentativa frustrada de colocarem nela a pecha de traidora, as tramas alicerçadas nos porões do Palácio dos Leões e a interferência política são alguns dos muitos assuntos abordados no documento. 

Leia a íntegra o material publicada que vem sendo exemplo de resiliência:

Até que ponto os interesses pessoais e os laços de amizade devem prevalecer sobre o projeto político de fortalecimento da nossa Federação e do partido do nosso presidente Lula?

Com esses questionamentos, inicio este documento com o objetivo de relatar e registrar minhas incansáveis tentativas na atual conjuntura de dar continuidade à construção de um Projeto Político para Paço do Lumiar (MA), que seja democrático e fortaleça a Federação composta pelos partidos PV, PT e PCdoB.

Paço do Lumiar tem à frente de sua gestão, pela primeira vez, uma trabalhadora rural, com suas bases alicerçadas no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR, reeleita com mais de 25 mil votos válidos pelo partido PCdoB, o que faz de Paço do Lumiar o maior município do Brasil a ser governado por este partido. Trabalhei nas eleições de 2022 para eleger o presidente Lula, o Governador Carlos Brandão e o Senador Flávio Dino, que garantiram respectivamente 60,45%; 53% e 62,52% dos votos. Trabalhamos ainda na campanha dos candidatos a Deputados Estadual e Federal eleitos: Márcio Jerry, Carlos Lula e Rodrigo Lago, projetos exitosos, feitos à muitas mãos, inclusive pelas minhas e pelo povo luminense.

É importante destacar que, ao longo desses anos à frente desta gestão, mantivemos o diálogo aberto com os partidos que compõem nossa Federação, visando as eleições municipais de 2024, respeitando as orientações nacionais e estaduais, mas acima de tudo, respeitando e ouvindo a militância municipal, que é quem verdadeiramente sente os desafios que o município ainda enfrenta. Assim, se desenhou neste cenário o apoio à candidatura do atual Presidente da Câmara Municipal, Jorge Maru, que, embora atualmente seja de um partido de direita, caminhou nas eleições de 2022 com coerência, compreendendo a importância da consolidação do nosso projeto e trabalhando em prol da eleição do Presidente Lula, do Governador Brandão e dos deputados aliados.

A pré-candidatura de Jorge Maru recebeu o apoio da diretoria executiva dos partidos municipais da Federação e de sua militância local, sendo feita uma articulação para que o mesmo viesse a se filiar ao partido dos trabalhadores. É importante destacar que a consolidação em torno do nome do pré-candidato Maru teve como alicerce sua história política e de vida, na condição de servidor público, professor, nascido e criado no Maiobão, principal bairro do município, político experiente, e que, assim como Paula Azevedo, é liderança comunitária do povo. A construção e consolidação desta proposta política dariam ao PT o governo de uma das principais cidades do Maranhão e a continuidade de nossa federação e militância unida.

Contudo, o Governador Brandão resolveu apoiar a candidatura do maior empresário de Paço do Lumiar, do ramo da construção civil, que tem inúmeras licitações com o governo do Estado para execução de obras no município, obras estas que viraram verdadeiros palanques eleitorais. Apoiado ainda pelo Vice-governador do PT, Felipe Camarão, amigo pessoal do pré-candidato da oposição, e pelo Deputado Federal Rubens Junior do PT, que, juntos e articulados, retiram da Presidência do PSB, o presidente orgânico do partido, vereador Wellington Souza, entregando a Fred Campos a presidência do partido e a certeza de candidatura própria pela primeira vez pelo PSB. Observem que tal articulação ou projeto político coloca a Federação (PV, PT e PCdoB) e principalmente o Partido dos Trabalhadores em segundo plano nas eleições municipais de Paço do Lumiar.

Não sucumbindo à vontade do “Palácio dos Leões” e sob a injusta acusação de traidora do governo, tenho seguido de cabeça erguida e incansavelmente dialogando com os presidentes estaduais dos partidos que compõem nossa federação, para que possam se pronunciar sobre a aceitação da filiação de Jorge Maru ao PT e sua candidatura por este partido, para que possamos manter a Federação forte, unida e consolidada em um só projeto rumo a 2026. E a exatos 18 de março de 2023, faltando pouco para fecharmos as janelas de filiações e iniciarmos as convenções, a presidência do partido estadual do PT e dos demais partidos não se pronunciam, o que vem dividindo e fragilizando a militância, abrindo espaços para novas alianças, posto que o silêncio também fala e precisamos seguir.

Neste sentido, é importante registrar que jamais seguirei com um empresário que, no curso de nossa gestão, sempre tentou me descredibilizar perante o povo de Paço do Lumiar, questionando minha condição de mulher gestora, talvez pelo fato de eu ter origem humilde como trabalhadora rural, e não se dando por contente também questiona a capacidade técnica e política de minha equipe de gestão, formada em sua maioria por mulheres.

O que acontece hoje em Paço do Lumiar é a tentativa de que a atual gestão e seus seguidores venham a sucumbir a um projeto político “orquestrado” nos porões do poder, que não dialoga de forma democrática com os agentes políticos locais, não respeita a vontade popular, e simplesmente impõe suas vontades, cria palanques ilegítimos, antecipa campanha eleitoral através de obras e acordos que desrespeitam o jogo democrático de construção de um processo eleitoral correto.

Por fim, afirmo que sigo com os partidos abertos ao diálogo e na construção de um projeto que possibilite a classe trabalhadora ser representada fielmente, respeitando a vontade popular que há anos diz NÃO ao projeto político do pré-candidato Fred Campos. Sigo reforçando a importância de não perdermos de vista as eleições de 2026 e buscarmos fortalecer nosso Presidente Lula. Sigo reafirmando meu compromisso com o povo luminense, com o Brasil, com o presidente Lula, e assim, por minha luta e história de vida e trabalho, na condição de prefeita legitimamente eleita, exijo respeito à minha trajetória de mulher militante das causas sociais e de gestora pública de Paço do Lumiar (MA).

Um comentário:

  1. Realmente esse fred campos age nas obras que o governo está pagando não ele,como sr já fosse prefeito,não respeita o espaço fo outro, age como se estivesse fazendo akgum favor p povo, pois bem, ele não está fazendo mais que obrigação, pois o governo está pagando a empresa dele p fazer essas obras. Agora ele ficar desfilando na frente de um bando de puxa saco como se estivesse saindo dinheiro do bolso dele, me poupe não ta fazendo mais que obrigação dele,quem deveria estar participando dessas obras era a prefeita, não ele, se fosse vc prefeita tomava frente mesmo, fazia vídeos estando nas obras p mostrar quem é autoridade ainda aqui de paço. Até onde eu sei esse aí só é dono de posto e pre candidato, pode ser que ele ganhe mas até então vc quem manda ainda como prefeita.

    ResponderExcluir