30 dezembro 2025

Prefeitura de São José de Ribamar decreta restrição de veículos nas praias do Araçagy e do Meio durante o Réveillon


Em uma ação para ordenar o trânsito e garantir a segurança durante as celebrações de fim de ano, a Prefeitura Municipal de São José de Ribamar publicou, nesta segunda-feira (29), um decreto com regras específicas para o acesso de veículos à faixa de areia da Praia do Araçagy nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

A medida leva em consideração uma série de fatores, como a necessidade de proteger veranistas e turistas, os impactos ambientais do tráfego de carros na praia e as novas condições do local após a recente ampliação da Avenida Litorânea. A obra, de responsabilidade do Estado, reduziu a faixa de areia e alterou a dinâmica do espaço.

Outro ponto crucial foi a previsão de marés mais altas e o início do período chuvoso, o que aumenta os riscos de acidentes e danos. O decreto também atende a uma recomendação do Ministério Público do Maranhão (Recomendação nº 10004/2025) e resulta de uma reunião técnica realizada no último dia 22, que envolveu secretarias municipais, a Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Maranhão (SINFRA) e representantes dos barraqueiros.

Veja as regras para o Réveillon no Araçagy:

· Restrição de acesso: O tráfego de veículos na faixa de areia ficará restrito nos dias 31/12 e 01/01.

· Janela de horário: Os carros só poderão acessar a praia entre 9h e 13h. A saída deve ser feita impreterivelmente até as 14h, para que a área esteja completamente livre até as 15h.

· Limite de vagas: O número total de veículos permitidos será de 1.260, divididos em cotas de 30 carros para cada uma das 42 barracas regulares. Cada estabelecimento será responsável por distribuir selos de identificação para seus clientes, que devem ser colocados em local visível no veículo.

· Fluxo controlado: A entrada de carros será feita exclusivamente pela Rua Urucutiua, e a saída, pela Rua Mato Grosso (Kanaloa), no início da Praia do Meio, exceto os ônibus, que irão transitar exclusivamente pela Avenida Atlântica. Fica proibido o trânsito de veículos pela areia entre o Araçagy e a Praia do Meio.

· Fiscalização: A Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRANS), com apoio da Guarda Municipal e da PRE, irá fiscalizar o cumprimento das normas. Veículos estacionados irregularmente sobre calçadas e meios-fios no entorno, que podem danificar o patrimônio público recém-reformado, serão multados.

O prefeito Dr. Julinho, ao assinar o decreto, destacou o esforço para equilibrar diferentes necessidades. "Consideramos a segurança das famílias, a preservação do nosso meio ambiente, que sofre com a compactação do solo e o risco à fauna e também os interesses das centenas de trabalhadores que dependem economicamente da praia. Esta é uma solução de conciliação", afirmou.

A SINFRA se comprometeu em dar suporte operacional, promovendo a trafegabilidade da Rua Oleama e instalando barreiras físicas nos pontos de acesso indicados pelo município. A expectativa é que as medidas proporcionem um Réveillon mais organizado e seguro para todos que forem aproveitar a virada do ano na Praia do Araçagy.

Rodrigo Lago mira em Brandão, mas ação paralisa obra de escola e prejudica milhares de estudantes


Na tentativa de atingir politicamente o governador Carlos Brandão (sem partido), o deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB) acabou colocando em segundo plano o interesse público e provocando a paralisação de uma obra estratégica para a educação maranhense. Trata-se da primeira escola bilíngue com tecnologia modular do estado, em construção no bairro Angelim, em São Luís.

O projeto integra um plano de modernização da rede estadual de ensino e tem capacidade para beneficiar mais de 20 mil crianças e adolescentes, ampliando o acesso a uma estrutura educacional inovadora, moderna e alinhada a modelos já adotados em outros estados, como São Paulo, na gestão do governador Tarcísio de Freitas. Ainda assim, Lago ingressou com ação na Justiça Federal, solicitando a suspensão da obra.

Após ter o pedido negado em primeira instância, o parlamentar recorreu ao plantão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e conseguiu decisão liminar suspendendo a construção, assinada pelo desembargador Ney Bello.

Nos bastidores do Palácio dos Leões, a avaliação é de que a iniciativa ultrapassa o debate jurídico e se insere claramente no campo da disputa política. O resultado prático, no entanto, não atinge o governo, mas sim milhares de estudantes que aguardam investimentos concretos na educação pública.

Enquanto a obra segue paralisada no Angelim, o Maranhão perde tempo, alunos perdem oportunidades e a política, mais uma vez, se sobrepõe ao interesse coletivo.

Um verdadeiro absurdo…

29 dezembro 2025

Retrospectiva 2025: trabalho, inclusão e desenvolvimento marcam a gestão em Ribamar


O ano de 2025 foi marcado por muito trabalho e avanços importantes na Prefeitura de São José de Ribamar. A gestão municipal fortaleceu políticas sociais, ampliou serviços públicos, promoveu inclusão e avançou no planejamento urbano e na modernização da administração.

Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (SEMAS) teve papel central no cuidado com as pessoas. Foram realizadas conferências temáticas que ampliaram o diálogo com a sociedade e fortaleceram políticas públicas.

Na área de trabalho e renda, a SEMAS encerrou turmas de cursos profissionalizantes e realizou a entrega de certificados, fortalecendo a empregabilidade e a autonomia financeira dos participantes. O Programa Minha Chance levou cursos de Bolos e Salgados a todos os CRAS, criando oportunidades reais de geração de renda para famílias acompanhadas pela assistência social.


As ações de convivência e inclusão também marcaram o ano. O Brincando na Cidade - Versão Parque levou lazer, cultura e brincadeiras para crianças e famílias. O Viva Bem, Viva Melhor uniu movimento, cultura e bem-estar, com apresentações do SCFV nos ritmos do carimbó e do reggae, valorizando a identidade cultural ribamarense.

A proteção social foi ampliada com a Ação POP RUA JUD, voltada à população em situação de rua, garantindo atendimento humanizado, orientações e encaminhamentos. Destaque ainda para a Saúde nos Quilombos, que aproximou serviços e direitos das comunidades quilombolas, fortalecendo vínculos e promovendo inclusão social.

O cuidado com quem cuida também foi prioridade. O programa Cuidando de Quem Cuida, realizado durante o Setembro Amarelo, promoveu ações voltadas à saúde mental de profissionais da rede, com rodas de conversa, palestras e acolhimento emocional.


Em 2025, a SEMAS avançou na estrutura física da rede, com a inauguração das sedes do CREAS, do Conselho Tutelar, do Centro de Convivência do Parque Jair, do Abrigo Infância Protegida, do Centro Dia da Pessoa Idosa e da Cozinha Empreendedora, ampliando o atendimento e a proteção social no município.

A gestão também celebrou conquistas na área da infância e adolescência, com participação ativa nas ações do Selo UNICEF, fortalecendo políticas de proteção, desenvolvimento e participação infantojuvenil.

No campo administrativo e urbano, a Secretaria de Receita e Fiscalização Urbanística apresentou resultados expressivos como a entrega da nova Lei de Zoneamento, promessa de campanha do prefeito Dr. Julinho cumprida em 2025. A legislação estabelece regras claras para o uso do solo, garantindo crescimento ordenado, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Agora, São José de Ribamar vai com contar com edificações de até 90 metros de altura ou 30 andares.

Houve ainda o fortalecimento da parceria com a classe contábil e com o setor da construção civil, por meio do Sinduscon, buscando melhorias e novos projetos para a cidade. A Prefeitura iniciou o cadastro de condomínios que, desde 2017, passaram a integrar o território ribamarense e ainda não estavam regularizados.

A modernização dos serviços avançou com o ITBI totalmente on-line, tornando o processo mais rápido, transparente e justo para o contribuinte. A regularização de engenhos publicitários trouxe mais harmonia visual e segurança viária, com menos burocracia para os requerentes. O Conselho de Recursos Fiscais passou a atuar de forma estratégica, garantindo direito de defesa, imparcialidade e segurança jurídica. Já o atendimento on-line pelo WhatsApp SEU RIBA facilitou o acesso da população aos serviços da Receita.

Um ano de avanços concretos que reforçam o cuidado com o ribamarenses, garantindo o progresso e futuro digno.

Começam hoje os depoimentos dos investigados na Operação Tântalo II


O Ministério Público começou a ouvir nesta segunda-feira (29) os investigados pela Operação Tântalo II, que apura um esquema milionário de corrupção no município de Turilândia. Os depoimentos iniciaram na sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Segundo o promotor Fernando Berniz, alguns investigados foram notificados no dia da decisão judicial. Outros devem prestar depoimento ao longo da semana, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

Investigação apura esquema de corrupção milionário

De acordo com o Ministério Público, as investigações tiveram início com as suspeitas de fraude na aquisição de combustíveis para os carros da prefeitura. O esquema envolveria falsificação de notas fiscais, falta de prestação de serviços e irregularidades em processos de licitação.

A investigação apontou que a quantidade de de combustível adquirida seria suficiente para que os veículos percorressem longas distâncias, de forma contínua, praticamente durante o ano todo, o que não era a realidade. Parte do valor teria sido retida pela ex-vice prefeita, Janaína Soares Lima, e pelo seu marido, Marlon de Jesus Arouche Serrão, sob a justificativa de um suposto imposto, usado para despesas pessoais.

Afastamento da gestão municipal

A decisão judicial que resultou na Operação Tântalo II também determinou o afastamento dos atuais prefeito e vice-prefeita, Paulo Curió e Tânia Mendes. Com isso conforme previsto na legislação, o presidente da Câmara Municipal assumiu interinamente o comando da prefeitura.

O promotor Fernando Berniz, explicou que, na ausência simultânea do prefeito e da vice, aplica-se o princípio do paralelismo adotado nas esferas federal e estadual, que prevê a posse do presidente da Câmara Municipal.

Prisão domiciliar e limites legais

Apesar de estar em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico, o presidente da Câmara, José Luiz Araújo Diniz, não foi afastado do cargo de vereador. Para exercer a função de prefeito interino de forma presencial na sede da Prefeitura, ele precisa de autorização do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Enquanto isso, a administração municipal pode ser exercida de sua residência. O investigado está autorizado a comparecer à Câmara Municipal apenas em dias de sessão previamente designados e não pode se ausentar da cidade sem autorização judicial.

O descumprimento das medidas cautelares pode resultar na revogação da prisão domiciliar e na decretação da prisão preventiva em unidade prisional.

Risco de continuidade do esquema

Ao ser questionado sobre a possibilidade de continuidade das irregularidades, pelo fato do presidente da câmara estar preso, o promotor afirmou que, neste momento, o Ministério Público não identifica esse risco imediato, foi entendido que os contratos considerados fraudulentos e as empresas são ligados ao ex-prefeito e tiveram os pagamentos suspensos por determinação judicial.

O órgão informou que novas medidas poderão ser adotadas se surgirem indícios de novas irregularidades durante o andamento das investigações.

27 dezembro 2025

Júlio Filho abre vantagem e domina intenção de voto no terceiro maior colégio eleitoral do Maranhão


A análise da última pesquisa de intenção de voto desenha um mapa político claro no estratégico município de São José de Ribamar, terceiro maior colégio eleitoral do estado. O levantamento do Instituto Luneta, realizado entre 17 e 20 de novembro, confirma uma dupla hegemonia: enquanto o prefeito Eduardo Braide consolida sua força como principal nome ribamarense na disputa pelo Governo do Estado, o pré-candidato a deputado estadual Júlio Filho surge como o político mais forte localmente, liderando com folga as preferências para a Assembleia Legislativa.

O estudo, que ouviu 822 eleitores (margem de erro de 3,4 pontos percentuais e 95% de confiança), evidencia a sólida base que Braide construiu na cidade, projetando-o com força para a corrida estadual. Paralelamente, revela a ascensão de Júlio Filho, que agora se afirma como o principal cabo eleitoral e representante político local, capitalizando a máquina e a influência do grupo no município.

Nos números concretos para a disputa pela Assembleia Legislativa, Júlio Filho aparece em posição de destaque absoluto. No cenário estimulado – onde os nomes são apresentados aos entrevistados – ele lidera com 13,75% das intenções de voto. A vantagem é expressiva: o segundo colocado, Carlos Lula, registra 5,23%, seguido de perto por Iracema Vale, com 5,11%. Outros nomes de peso estadual, como Tiago Fernandes (3,53%), Othelino Neto (3,28%), Helena Duailibe (2,43%) e Mical Damasceno (2,31%), aparecem bem atrás na preferência do eleitor ribamarense.

A liderança se repete, de forma ainda mais emblemática, no cenário espontâneo, quando o eleitor menciona o nome sem estímulos. Nesta modalidade, que mede a força da lembrança e a penetração do candidato, Júlio Filho obtém 4,38% das menções. O segundo lugar fica com Iracema Vale, com apenas 0,49%, demonstrando um abismo na notoriedade local entre Júlio Filho e os demais concorrentes.

Os números atestam que o pré-candidato é "o mais lembrado entre os moradores e o que melhor concentra apoio político na cidade", conforme análise do próprio levantamento. Com um eleitorado massivamente indeciso (92,34% no espontâneo e 51,34% no estimulado), a dianteira inicial de Júlio Filho é considerada um trunfo decisivo, posicionando-o como o principal nome do município na disputa por uma vaga no parlamento estadual em 2026.

A pesquisa também valida, de forma indireta mas poderosa, a hegemonia do grupo político liderado pelo prefeito Eduardo Braide em São José de Ribamar. A expressiva liderança de Júlio Filho, seu aliado e principal nome local para a assembleia, reflete a força da estrutura de governo municipal e a capacidade de mobilização do grupo.

A consolidação dessa base é fundamental para os planos de Braide, que "desponta para o governo", segundo a análise dos dados. A capacidade de eleger seu principal cabo eleitoral com folga em seu reduto é um sinal claro de força organizacional e domínio do território, ativo indispensável em uma eleição majoritária estadual. Ribamar, por seu tamanho e localização na Região Metropolitana de São Luís, é um dos pilares eleitorais para qualquer candidato ao Palácio dos Leões.






24 dezembro 2025

Redução da tarifa do transporte alternativo começa a ser implementada no Maranhão


O Governo do Maranhão está implementando gradualmente dois programas de mobilidade urbana: um para reduzir a tarifa do transporte alternativo e outro para garantir a gratuidade para estudantes da rede pública estadual.

O Estado reduziu a tarifa de R$5,00 para R$4,20. A princípio, a medida será adotada na Grande Ilha, no transporte intermunicipal e em Imperatriz. No entanto, a medida não está disponível para todos os usuários: os proprietários dos veículos precisam se regularizar junto à MOB.

O presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Adriano Sarney, afirma que essa é uma iniciativa inédita no país e foi criada pelo Governo do Estado para garantir tarifas mais acessíveis à população.

Como funcionará a redução da tarifa

Segundo Adriano Sarney, o Estado pagará um subsídio para os operadores de transporte alternativo, o que permite diminuir o valor cobrado aos passageiros.

Os objetivos do programa são reduzir o custo do transporte para a população, garantir mais conforto e segurança aos usuários e permitir que os operadores invistam na renovação da frota, com a compra de novas vans.

Os veículos que já estão plotados com a logo do Governo do estado já estão regularizados. Os demais devem procurar a MOB para se regularizar.

A redução da tarifa ainda não iniciou em Imperatriz. De acordo com Adriano Sarney, há um diálogo para que os operadores da cidade possam ser incluídos em breve.

Gratuidade para estudantes da rede estadual

O programa de gratuidade para estudantes da rede estadual iniciará pela Grande IIha e pela Região Metropolitana de Imperatriz com a entrega do cartão Meu Transporte Escolar Grátis, que irá conceder duas passagens gratuitas por dia para cada aluno. Para isso, os estudantes precisam se cadastrar no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Nos demais municípios, o Governo fará o repasse para as prefeituras, que custearão a locomoção dos estudantes.

23 dezembro 2025

CEO pede desculpas pela explosão no lançamento de foguete no Brasil


O CEO da Innospace, Kim Soo-jong, apresentou desculpas públicas após a explosão do foguete HANBIT-Nano, no que seria o primeiro lançamento comercial da história do Brasil a partir de Alcântara. O pedido de desculpas consta em carta enviada aos acionistas e divulgada nesta terça-feira (23).

De acordo com o executivo, o veículo espacial decolou normalmente da base e iniciou a manobra prevista para a missão. Entretanto, cerca de 30 segundos após o lançamento, foi identificada uma falha técnica que levou à interrupção da operação.

“Uma anomalia foi detectada e, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança, o veículo foi direcionado para cair dentro da área previamente delimitada”, explicou Kim Soo-jong no comunicado.

Após o impacto com o solo, houve registro de chamas, o que encerrou definitivamente a tentativa de lançamento, sem feridos e com os procedimentos de segurança sendo cumpridos conforme o planejamento.

22 dezembro 2025

Gaeco desbarata esquema de R$ 56 milhões em Turilândia


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Maranhão deflagrou, na manhã desta segunda-feira (22), a Operação Tântalo II, com o cumprimento de 51 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de prisão.

As ordens foram expedidas pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, por decisão da desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim. A ação é desdobramento da Operação Tântalo, realizada em fevereiro.

Segundo procedimento investigatório instaurado no GAECO, há indícios de organização criminosa, fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro, supostamente praticados na gestão do prefeito Paulo Curió, no município de Turilândia.

As investigações envolvem empresas como Posto Turi, SP Freitas Júnior Ltda., Luminer e Serviços Ltda., MR Costa Ltda., AB Ferreira Ltda., Climatech Refrigeração e Serviços Ltda., JEC Empreendimentos, Potencial Empreendimentos e Cia Ltda., WJ Barros Consultoria Contábil e Agromais Pecuária e Piscicultura Ltda., além de pessoas físicas, servidores públicos, particulares e agentes políticos.

A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 9.445.213,17 nas contas dos investigados. O valor corresponde à diferença entre o montante inicialmente identificado, de R$ 33.979.768,02, e o total posteriormente apurado do dano ao erário, estimado em R$ 56.328.937,59.

Curió é marido de Eva do Curió, que tem chamado a atenção no meio político pela estrutura milionária montada para a pré-campanha a deputada estadual,

21 dezembro 2025

Em nota, Iracema manifesta solidariedade a Weverton


A presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale (PSB) manifestou-se nesta sexta-feira, 19, em nota oficial, solidária ao senador Weverton Rocha (PDT), alvo de operação da Polícia Federal, na quinta-feira, 18.

“Confio que a Justiça esclarecerá os acontecimentos com a serenidade e o rigor próprios do Estado Democrático de Direito”, afirmou a parlamentar. Na nota, a presidente da Assembleia destacou a trajetória política do senador pedetista; lembrou também que Weverton Rocha tem atuado uma vida em favor do Maranhão.

“As circunstâncias em anda diminuem a trajetória de compromisso público e dedicação com que o senador tem atuado ao longo de sua vida pública”, reafirmou Iracema Vale.


A operação da Polícia Federal não teve o aval da Procuradoria-Geral de Justiça, que considerou “frágeis os indícios contra Weverton Rocha”.

O senador segue a rotina política em Brasília e no Maranhão…

20 dezembro 2025

Dr. Julinho entrega Cozinha Empreendedora para geração de renda em São José de Ribamar


Na tarde da última sexta-feira (20), a comunidade de São José de Ribamar recebeu um importante equipamento para o fomento da economia local: a Cozinha Empreendedora. A entrega foi realizada pelo prefeito Dr. Julinho, que está à frente da gestão municipal. O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (SEMAS), liderada pela secretária Gilvana Duailibe.

O espaço, totalmente equipado, tem como objetivo capacitar moradores, especialmente mulheres, na produção de alimentos, doces e salgados, fornecendo as ferramentas necessárias para que possam iniciar ou expandir seus próprios negócios, garantindo assim uma fonte de renda sustentável para suas famílias.

Durante a cerimônia, o prefeito Dr. Julinho destacou o caráter transformador do projeto. “Esta não é apenas a entrega de um espaço físico. É a entrega de uma oportunidade real. Estamos plantando a semente da autonomia financeira e do empreendedorismo dentro da nossa comunidade. Aqui, vocês vão adquirir conhecimento prático, que se transforma em produto, e produto se transforma em renda para o lar. É um orgulho muito grande para nossa gestão poder proporcionar isso”, afirmou.

A secretária Gilvana Duailibe reforçou o compromisso da pasta em criar pontes entre a assistência social e a geração de trabalho. “Nosso papel vai além do amparo. É promover emancipação. A Cozinha Empreendedora simboliza essa mudança de paradigma: sair da dependência para a autonomia. Vamos oferecer cursos de manipulação de alimentos, gestão de microempreendimentos e noções de vendas. Queremos que cada pessoa que passar por aqui veja seu potencial reconhecido e monetizado”, explicou a secretária.


“O curso me ensinou a precificar melhor e a vender não só para os vizinhos, mas para toda a cidade. É a chance que eu precisava para crescer e formalizar meu negócio”, destacou Josima do Carmo.

A Cozinha Empreendedora funcionará em sistema de agendamento para os cursos e também para uso monitorado dos equipamentos pelos empreendedores cadastrados. A iniciativa é um dos eixos do programa municipal de combate à vulnerabilidade social através da geração de renda, e novas unidades devem ser implantadas em outros bairros ao longo do ano.

Pastor da CEADEMA desmente Eliziane Gama sobre apoio das Igrejas Assembleia de Deus

Usando as redes sociais, nesta sexta-feira (19), o Pastor Francisco Bezerra negou que a Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado do Maranhão – CEADEMA, tenha oficializado apoio ao projeto de reeleição da Senadora Eliziane Gama.

O Pastor Francisco Bezerra decidiu desmentir Gama após ela mandar espalhar na imprensa que teria conseguido o apoio das Igrejas Assembleia de Deus durante a 86ª Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada na cidade de Buriticupu esta semana.

Segundo o Pastor, trata-se de uma fake news (informação falsa) dando conta que a Ceadema declarou apoio a Eliziane. “Nós como pastores oramos por ela e franqueamos a palavra enquanto autoridade constituída que estava presente ao evento, mas não houve qualquer decisão ou deliberação sobre o apoio ao nome de Eliziane para o Senado visando as eleições de 2026.” Afirmou.

19 dezembro 2025

Dr. Julinho entrega novo Centro Dia e reforça compromisso com quem mais precisa em São José de Ribamar


O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, segue consolidando uma gestão marcada por trabalho, sensibilidade social e investimentos em políticas públicas voltadas às pessoas. Hoje (19), o gestor entregou o novo espaço do Centro Dia, equipamento essencial para o atendimento especializado de pessoas idosas e pessoas com deficiência no município.

Durante a entrega, Dr. Julinho destacou que a nova estrutura representa mais do que uma obra física: é a materialização de uma política pública que coloca as pessoas no centro das decisões. Segundo o prefeito, o Centro Dia simboliza o cuidado com quem mais precisa, oferecendo dignidade, acolhimento e respeito à população atendida pela rede socioassistencial.


O prefeito ressaltou ainda que o novo espaço garante melhores condições tanto para os usuários quanto para os profissionais que atuam no serviço, fortalecendo o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Para Dr. Julinho, investir em assistência social é investir em qualidade de vida, inclusão e justiça social

“A nossa gestão trabalha para garantir que as políticas públicas cheguem onde realmente precisam chegar. Esse Centro Dia é prova de que é possível fazer uma assistência social mais humana, estruturada e eficiente”, afirmou o prefeito.

A entrega do novo Centro Dia integra as ações comemorativas pelos 398 anos de São José de Ribamar e reforça o discurso político-administrativo da atual gestão, que vem priorizando investimentos em áreas estratégicas como assistência social, saúde, educação e infraestrutura.

Com ações concretas e foco nas pessoas, Dr. Julinho reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social do município e com a construção de uma cidade mais justa, acolhedora e preparada para cuidar da sua população.

Alema aprova Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2026


A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (18), o Projeto de Lei nº 484/2025 (LOA), de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2026 no montante de R$ 38.049.950.000,00 (trinta e oito bilhões, quarenta e nove milhões e novecentos e cinquenta mil reais).

A matéria foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão (Sem Partido) pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).

A matéria, que foi relatada pelo deputado Neto Evangelista (União), foi analisada pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle e recebeu parecer favorável, sendo aprovada e encaminhada para votação do Plenário.

Instrumento de gestão

A Lei Orçamentária Anual (LOA), que é um dos instrumentos da tríade orçamentária brasileira, junto com o Plano Plurianual Anual (PPA)e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta a aplicação dos recursos públicos, é elaborada de acordo com as metas e prioridades previstas na LDO e PPA.

A LOA detalha o orçamento fiscal (Poderes, órgãos, fundos), o orçamento de investimentos (empresas estatais) e o orçamento da seguridade social (saúde, previdência, assistência), sempre de acordo com as metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA).

Metas e prioridades

As metas e prioridades da Administração Pública Estadual para o exercício de 2026 observam as ações presentes no Plano de Ação do Maranhão (PAM), que são definidas anualmente, correspondendo ao Plano Estratégico do Governo (PEG), priorizando ações vinculadas aos compromissos de Governo, resultantes de demandas de audiências do orçamento participativo e previstas no Plano Estratégico de Longo Prazo Maranhão 2050.

18 dezembro 2025

Dr. Julinho inaugura Abrigo Infância Protegida em São José de Ribamar

O prefeito Dr. Julinho (PODEMOS), que vem se destacando no comando da terceiro maior colégio eleitoral do Maranhão, inaugurou na manhã desta quinta-feira (18), o Abrigo Infância Protegida, um equipamento público destinado ao acolhimento institucional de crianças de 0 a 12 anos que tiveram seus direitos violados. A iniciativa, concretizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (SMAS), visa oferecer proteção integral, cuidado e um ambiente acolhedor para meninos e meninas afastados do convívio familiar por determinação judicial, em decorrência de diferentes tipos de violência.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Dr. Julinho destacou o caráter humanizador da obra. "Hoje é um dia de concretizar um compromisso com as nossas crianças mais vulneráveis. Este não é apenas um prédio, é um lar provisório, um espaço de reparação e cuidado. Cada detalhe foi pensado para que elas, que passaram por situações tão difíceis, encontrem aqui a segurança, o amparo e o afeto necessários para seu desenvolvimento. É a administração municipal agindo para proteger nossos pequenos e assegurar que seus direitos sejam restabelecidos", afirmou o gestor.

A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, Gilvana Duailibe, que está a frente da pasta responsável pelo abrigo, explicou o funcionamento e a importância do serviço dentro da rede de proteção. "O 'Infância Protegida' vem preencher uma lacuna essencial no Sistema de Garantia de Direitos. Ele atua em conjunto com o Conselho Tutelar e a Justiça, oferecendo um local estruturado e com equipe técnica qualificada incluindo assistentes sociais, psicólogos e cuidadores para receber essas crianças. Nosso objetivo é, a partir do acolhimento, trabalhar pelo fortalecimento dos vínculos familiares", detalhou a secretária.

A coordenadora geral dos abrigos municipais, Rosedna Campos, enfatizou a metodologia de trabalho que será aplicada. "Este abrigo segue as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as normativas nacionais. Trabalhamos com a perspectiva da excepcionalidade e provisoriedade do acolhimento. Iremos desenvolver projetos individuais de atendimento para cada criança, monitorando sua saúde, sua frequência escolar e seu estado psicológico, tudo para que esse período seja de verdadeira proteção e preparação para um futuro melhor", explicou Rosedna.

A frente do dia a dia da unidade, a coordenadora do Abrigo Infância Protegida, Geicy Nayra, falou sobre a importância desse trabalho . "Nosso maior desafio e nossa missão é transformar este espaço em um porto seguro. Queremos que as crianças se sintam acolhidas, respeitadas e ouvidas. Vamos oferecer atividades lúdicas, educativas e recreativas, mas, acima de tudo, muito cuidado e atenção ", declarou a coordenadora.

O novo abrigo está localizado em um endereço sigiloso, conforme determina a legislação para unidades de acolhimento, a fim de preservar a identidade e a segurança dos acolhidos. A estrutura conta com quartos coletivos organizados por faixa etária, salas de atendimento psicossocial, refeitório, cozinha, lavanderia, área de lazer e um espaço externo para brincadeiras. O funcionamento do equipamento reforça a rede de proteção à criança e ao adolescente no município de São José de Ribamar .

Pesquisa mostra aprovação de Lula, Brandão, Braide e “força” de Dino no MA


Pesquisa encomendada pelo PT nacional e divulgada nesta quarta-feira (17), apresenta os índices de aprovação dos governos Lula, Carlos Brandão (sem partido) e Eduardo Braide (PSD) no Maranhão.

De acordo com o instituto OMA Pesquisas, que ouviu 1.200 eleitores entre os dias 19 e 22 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registra 62% de aprovação.

O governador aparece com 64%. Já o prefeito de São Luís registra o melhor desempenho entre os três, com 68%.

O levantamento também mediu o peso eleitoral de lideranças nacionais e estaduais. Segundo os dados, 54% afirmam que votariam em um candidato apoiado por Lula. O governador surge como o segundo principal cabo eleitoral do estado, com potencial de influência sobre 45% do eleitorado.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino (ex-PCdoB) pode influenciar a decisão de voto de 44% dos entrevistados. A família Sarney é citada por 30%, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 27%.

17 dezembro 2025

Prefeitura de São José de Ribamar anuncia programação especial e gratuita para o Natal 2025


A Prefeitura de São José de Ribamar divulgou a programação oficial das festividades de Natal 2025, que promete levar espírito de integração, fé, cultura e lazer gratuito para todos os bairros do município. As celebrações começam na próxima quinta-feira(18), e seguem até a segunda-feira (22).

O prefeito da cidade, Dr. Julinho (PODEMOS), destacou o caráter inclusivo e comunitário da iniciativa. “Nosso objetivo é levar a alegria do Natal a todas as regiões de São José de Ribamar, com uma programação diversificada e totalmente gratuita. Queremos que todas as famílias, independentemente de onde moram, possam celebrar juntas esta data tão especial, que simboliza união, fé e renovação da esperança. É um presente da administração municipal para nosso povo”, afirmou o gestor.


Confira a programação completa:


18/12 – QUINTA-FEIRA (Abertura Oficial)

· Local: Concha Acústica da Praça da Matriz.

· 16h: Missa Natalina.

· 17h: Cortejo Natalino.

· 18h: Ato Institucional de Natal.

· 19h: Show “Natal na Catedral” com o cantor Fernando de Carvalho e convidados.


19/12 – SEXTA-FEIRA

· Local: Viva do Panaquatira.

· A partir das 16h: Atividades recreativas como Casa do Papai Noel, Pintura Facial, Contação de Histórias e Presépio Vivo.

· Atração Musical: Apresentação do grupo “Vozes Femininas – Brilhando no Natal”.


21/12 – DOMINGO

· Local: Viva Piçarreira.

· Programação: Contação de Histórias e Presépio Vivo.

· Atrações Musicais: Apresentações da Orquestra Municipal e do coral “Cantatas Natalinas”, com o tema “Nasceu o Salvador”.


22/12 – SEGUNDA-FEIRA (Encerramento)

· Local: Miritiua.

· Programação: Histórias Natalinas e a apresentação “Majestade no Natal”.

· Atração Musical: Show com a Orquestra Magia dos Sons Natalinos, prometendo uma grande “Emoção para encerrar o Natal” na cidade.

Todos os eventos são abertos ao público e gratuitos. A administração municipal convida toda a população para participar e celebrar juntos o espírito de paz e fraternidade do Natal.

Iracema Vale recebe instituições em reunião de agradecimento pela defesa e proteção das mulheres


A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu, nesta segunda-feira (15), representantes de instituições que atuam diretamente na defesa, proteção e garantia dos direitos das mulheres. A reunião teve como objetivo, além de agradecer o trabalho desenvolvido por esses órgãos no estado, discutir novas sugestões e estratégias para o combate ao feminicídio em 2026.

Durante o encontro, a presidente Iracema destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos, ressaltando que a união institucional é essencial para garantir acolhimento, justiça e proteção às mulheres.

“Esse é um momento de agradecimento às instituições que fizeram e seguem fazendo um excelente trabalho em prol das mulheres maranhenses. Que no próximo ano possamos continuar juntos, fortalecendo essa parceria e batalhando cada vez mais pela causa feminina”.

Estiveram presentes representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Casa da Mulher, Patrulha Maria da Penha e do Conselho Estadual da Mulher, instituições fundamentais na construção de políticas públicas e ações que salvam vidas e asseguram direitos.

De acordo com o Mapa da Segurança Pública, o Maranhão registrou 47 feminicídios em 2023, número menor que o de 2022. Apesar da queda, o dado segue alarmante. Já entre janeiro e setembro de 2025, a base de dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA) contabilizou 49 registros, evidenciando que a violência contra a mulher continua sendo um problema grave no estado.

No âmbito do sistema de Justiça, os números também refletem o esforço institucional no enfrentamento à violência doméstica. Até 30 de junho de 2025, a Justiça do Maranhão concedeu 13.004 medidas protetivas de urgência, com tempo médio de resposta de apenas dois dias, metade do tempo médio nacional, que é de quatro dias. Além disso, a Justiça de 1ª Instância do estado já realizou 5.883 julgamentos de casos de feminicídio e 291.556 processos de violência doméstica, segundo dados do Painel da Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A reunião tem como principal objetivo o compromisso coletivo de seguir fortalecendo parcerias, ampliando ações e consolidando uma rede cada vez mais humana, eficiente e presente na vida das mulheres.

Também participaram os deputados estaduais Florêncio Neto (PSB); Ana do Gás (PCdoB); Helena Dualibe (PP) e Daniella (PSB).

“Quando o trabalho incomoda, o ataque vira estratégia”, afirma Dr. Julinho.

São José de Ribamar vive um momento de transformações visíveis, com avanços concretos na educação, na saúde, na infraestrutura e na organização da cidade. E, curiosamente, é exatamente nesse cenário que cresce uma onda de ataques virtuais, concentrada principalmente em grupos e perfis do Instagram, que tentam vender a falsa ideia de que a gestão do prefeito Dr. Julinho não trabalha.

Os ataques não partem do acaso, nem do povo. Partem de quem perdeu espaço político, de quem rompeu com a base, de quem abandonou o projeto coletivo e agora tenta construir relevância no grito, na mentira e na desinformação.

Mesmo sem o apoio direto da principal estrutura estadual, a gestão municipal seguiu em frente. Com recursos próprios, emendas parlamentares e planejamento, Dr. Julinho tem conduzido um mandato responsável, técnico e transformador. As obras estão acontecendo, as políticas públicas estão chegando e os resultados são sentidos pela população.

O que se vê nas redes não é crítica construtiva. É tentativa de desgaste. É recorte malicioso, informação distorcida, ataque pessoal disfarçado de opinião. Um roteiro conhecido de quem trocou o diálogo pelo ressentimento.

A resposta das ruas tem sido clara. São José de Ribamar não se governa por comentários do Instagram, nem por narrativas artificiais. A cidade se governa com trabalho, planejamento e coragem para enfrentar interesses contrariados.

A gestão municipal tem direcionado esforços para grandes obras de infraestrutura e modernização da rede de ensino, utilizando principalmente recursos próprios e emendas parlamentares. Foram executados mais de 5,6 km de pavimentação asfáltica em bairros como Trizidela da Maioba, Cohabiano e Alto do Turu, e avançaram as obras de drenagem profunda na Avenida Nossa Senhora. Concluiu-se a substituição de 100% da iluminação pública por LED, foram entregues dois campos de futebol iluminados e estão em desenvolvimento projetos de urbanização, como a Praça e o Deck da Campina.

Na educação, inaugurou-se o Complexo Educacional Curiar Bilíngue, a primeira escola municipal bilíngue do município, e foi entregue a Escola Municipal Maria Elisa. Além disso, nove creches e escolas foram revitalizadas, com outras sete em obras. Foram instaladas 40 lousas digitais e ampliada a carga horária do Ensino Regular para 35 horas semanais.

Quanto ao concurso público, está prevista a abertura de um certame com 950 vagas imediatas para professores, além de vagas para Agentes Comunitários de Saúde e para a Guarda Municipal.

Foi sancionada a nova Lei de Zoneamento (Lei nº 77/2025), instrumento considerado fundamental para o planejamento e o crescimento ordenado da cidade nas próximas décadas.

Foi lançado o Programa PREFIS 2025, de recuperação de créditos fiscais, que oferece descontos de até 100% em juros e multas para contribuintes que regularizarem débitos como IPTU e ISS até novembro de 2025.

Nas Conferências Nacionais, elegeram-se quatro delegados para cada uma das Conferências Nacionais de Promoção da Igualdade Racial e de Direitos das Pessoas LGBTQIA+, formando uma das maiores delegações do estado do Maranhão.

No fim, a população sabe separar quem constrói daqueles que apenas tentam destruir. E a verdade, mais cedo ou mais tarde, sempre vence o barulho.

16 dezembro 2025

A fala de Tarcísio sobre a candidatura de Flávio Bolsonaro e os ‘adultos na sala’


Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) tem repetido o mesmo discurso toda vez que é questionado em conversas mais reservadas sobre a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à presidência em 2026.

De acordo com o relato de diferentes interlocutores, sempre cuidando de começar dizendo que, por sua formação militar, não vai ser desleal ou ingrato com Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo tem deixado claro que não concorda com a candidatura de Flávio – nem com o timing e nem com a escolha do ex-presidente.

Para Tarcísio, ninguém aguenta mais polarização – “esses caras são malucos”, ele costuma dizer, referindo-se aos bolsonaristas – e Lula é um “candidato antigo” e obsoleto.

Por isso, na avaliação dele, vai chegar o momento em que “os adultos vão entrar na sala” e definir uma candidatura de oposição independente do bolsonarismo.

Por “adultos”, entenda-se os governadores da direita, os líderes do Centrão e, claro, ele, Tarcísio.

A base dessa candidatura independente, na avaliação de Tarcísio, seria um projeto de país comum, voltado para a responsabilidade fiscal, uma proposta linha dura na segurança pública e uma reforma política que ele tem citado em termos genéricos.

Quem ouve o governador falar sai da conversa com a certeza de que, se o cavalo da Presidência da República passar selado, ele monta.

15 dezembro 2025

Balanço de atividades do Complexo de Comunicação evidencia alta produtividade do Legislativo maranhense


O Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) deu um salto significativo na sua principal missão de aproximar o Parlamento estadual da sociedade maranhense. A principal prova desse avanço foram os números divulgados na manhã desta segunda-feira (15), evidenciando não apenas a consolidação da comunicação na Alema, mas também a sua ampliação, reforçando e estreitando o diálogo com toda a sociedade.

Apresentado pelo diretor de Comunicação da Casa, jornalista Juraci Filho, o relatório trouxe o balanço das atividades do Complexo de Comunicação da Assembleia relativo ao período de janeiro a novembro deste ano, destacando as atividades desenvolvidas pela TV Assembleia (Canal aberto 9.2 – MAXX 17 – SKY 309.2), Rádio Assembleia (96,9 FM) e pelas redes sociais.

“Nós tivemos um ano de muito trabalho na comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão. Um ano em que alcançamos índices históricos em termos de reportagens. Foram mais de 2.800 reportagens e quase 20 programas. Diariamente, a gente teve a oportunidade de ter programas que falavam de cidadania, cultura e política, de todo o trabalho feito pela Assembleia Legislativa e seus 42 deputados”, disse Juraci Filho.

Ele também adiantou as perspectivas para o próximo ano. “Certeza que em 2026 nós vamos avançar ainda mais, com novos programas na TV, na rádio e com um trabalho mais instantâneo nas redes sociais, com o cuidado que o Parlamento precisa ter para levar informação transparente, clara e fazer com que este público possa não só ter acesso, mas de forma interativa, participar mais do que é produzido dentro do Parlamento estadual do Maranhão”, frisou.

O gestor também destacou que todas essas atividades apenas foram possíveis graças as ações da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), que não apenas apoia, mas incentiva a produção jornalística, seguindo os princípios que norteiam a comunicação pública, que é levar informação de interesse público com clareza, transparência e ética para toda a sociedade, promovendo a democracia e combatendo a desinformação.

TV Assembleia

Entre janeiro e novembro, a TV Assembleia produziu 1.830 reportagens, demonstrando uma intensa cobertura jornalística, equipe ativa e variedade de fatos. A grade de programação da emissora possui um total de 18 programas, número de grande relevância entre as televisões públicas e comerciais.

A TV Assembleia registrou 1.982 gravações entre janeiro e novembro de 2025, um volume considerado elevado para uma emissora legislativa, demonstrando alta produtividade, cobertura ampla e regularidade na produção de conteúdo. Foi uma média de 165 gravações por mês, representando uma produção alta e constante especialmente considerando a característica de uma TV institucional.

Ao longo de 2025, a TV Assembleia produziu quatro documentários, produções especiais que retratam temas históricos, culturais e sociais relevantes para o Maranhão. Também foram registradas nove campanhas institucionais, atividades essas que contaram com a participação dos deputados, abordando datas comemorativas e pautas sociais.

Todo esse trabalho refletiu também na conquista de prêmios por parte da TV Assembleia, a exemplo do “Prêmio Porto Itaqui 2025” e o do “Prêmio ADPEMA de Jornalismo Roberto Fernandes”. No total, foram cinco premiações e reportagens, resultados esses que elevam o prestígio da emissora reforçam a sua credibilidade e comprovam que o trabalho realizado ao longo do ano alcançou destaque, repercussão e padrão de qualidade acima da média entre as TVs parlamentares.

Os números também comprovam uma cobertura contínua, compromisso com a transparência e acompanhamento fiel da atividade parlamentar.

“Um momento fundamental de iniciativa e condução da nossa direção que serve para a gente fazer inclusive uma autoanálise, avaliar todos os trabalhos que foram desenvolvidos ao longo de 2025, mas já com uma perspectiva de futuro, para a gente poder elaborar um plano estratégico que possa fazer com que esses trabalhos sejam ainda otimizados ao longo do ano de 2026. O objetivo é um só, claro, melhorar a qualidade dos serviços, levar com muita seriedade, que é o que o já faz, com muita transparência e responsabilidade, as atividades do Parlamento Maranhense, estreitando essas relações da Casa do Povo com o próprio povo maranhense”, pontuou Ronald Segundo, coordenador de jornalismo da TV Assembleia.

Site

A agência de notícias também teve um papel relevante em 2025, dando visibilidade ao trabalho realizado no Parlamento estadual. Foram 1936 reportagens, 1605 episódios de TV e 4401 episódios de rádio veiculados no site da Assembleia, que, entre outras coisas, repercute as atividades desenvolvidas pela TV e pela Rádio Alema.

“Foi um ano de muita produtividade, conquistas importantes, que nos impulsionam a trabalhar cada vez mais, focados na comunicação pública de qualidade, bem informando a sociedade”, disse Ellen Serra, coordenadora da Agência de Notícias e Mídias Integradas.

Rádio Assembleia

A Rádio Assembleia também teve um grande destaque ao longo de 2025 levando de forma ágil e com credibilidade, características desse veículo de comunicação, as principais informações do parlamento estadual para a população maranhense. Ao todo, foram 3.598 produções de áudio editados.

Um dos grandes atributos do rádio é sua capacidade de penetração nos lares, o que foi cumprido com louvor pela 96,9 FM. A rádio alcançou mais de 2 milhões de ouvintes em 30 municípios do Maranhão com qualidade de som e transmissão que não perde em nada para as tradicionais emissoras de rádio do Brasil.

Um dos destaques deste ano ficou com o programa “Diário da Manhã”, que passou também a ser transmitido simultaneamente pela TV Assembleia. Dessa forma, o Complexo de Comunicação da Assembleia inovou ao ter a primeira a primeira rádio do Maranhão com programação veiculada na televisão.

“A TV Assembleia e a Rádio fizeram um trabalho substancial. Nós tivemos números expressivos, principalmente na produção de quantidade de áudios, quantidade de vídeos, matérias publicadas, documentários produzidos. E a Rádio Assembleia, em uma quantidade total de oito programas hoje, utilizando praticamente as quatro horas diárias disponibilizadas pela Rádio Senado. A TV Assembleia alcançando o número de 18 programas, sejam eles diários, semanais ou quinzenais. Então, estou muito feliz com os nossos números, com as nossas conquistas nesse ano de 2025”, pontuou Gragório Dantas, sub-diretor de TV e Rádio Parlamentar.

Redes Sociais

O relatório de desempenho das redes sociais da Alema do período aponta crescimento consistente e fortalecimento da presença digital da Casa. No Instagram, principal canal de engajamento, o perfil alcançou 60.554 seguidores, com acréscimo de 6.472 novos perfis no período. O conteúdo publicado atingiu mais de 1,8 milhão de pessoas e ultrapassou 3 milhões de impressões, demonstrando ampla visibilidade e recorrência de acesso .

O perfil no Facebook do parlamento estadual também teve um bom desempenho, somando mais de 15,5 mil seguidores e alcançando mais de 1,27 milhão de pessoas ao longo do ano. Já no YouTube, a TV Assembleia consolidou sua força no audiovisual, chegando à marca de 150 mil inscritos e acumulando mais de 1,7 milhão de visualizações, reforçando o interesse do público por transmissões ao vivo, sessões plenárias e conteúdos jornalísticos produzidos pela Casa.

Os dados também evidenciam a força da comunicação legislativa, com maior concentração de seguidores em São Luís, mas presença significativa em municípios do interior do Maranhão. Esse alcance demonstra a ampliação do diálogo da Assembleia com a sociedade, levando informações institucionais para além do espaço físico do parlamento e fortalecendo a transparência das atividades legislativas

Para a coordenadora de redes sociais da Assembleia Legislativa, Annyere Pereira, os resultados refletem um trabalho contínuo e estratégico. “Os números mostram que a população quer acompanhar o dia a dia do Parlamento. Nosso desafio é manter a credibilidade da informação, respeitando o papel institucional da Assembleia, ao mesmo tempo em que modernizamos a linguagem e ampliamos o diálogo com a sociedade”, destacou.

A diretora-adjunta de Comunicação, Glaucione Pedrozo, avaliou positivamente todo o trabalho desenvolvido pelos veículos de comunicação da Assembleia.

“Esses dados foram muito animadores, são dados muito positivos. Isso mostra que cada vez mais a TV, a rádio, o site, nossas redes, nosso complexo em geral, têm dado uma resposta positiva, não somente interna, mas uma resposta positiva à sociedade maranhense. A gente tem levado informação, tem proporcionado transparência, que essa é a nossa principal função enquanto TV pública, enquanto complexo de comunicação público. Isso é importante também para os profissionais se manterem motivados, comprometidos com essa missão de informar a população maranhense”, frisou.