02 dezembro 2025
Iracema Vale recebe Placa de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de São Luís
Orleans: decisão sobre união com comunistas depende de Brandão e do grupo
Sem dizer nem que sim, nem que não, Orleans preferiu desconversar:
“Eu tenho um líder, e o líder do nosso grupo é o governador Carlos Brandão. A gente tem um grupo imenso, com um grande número de prefeitos, com um grande número de deputados estaduais, deputados federais. Mas, principalmente, um governo bem avaliado. Todas as pesquisas de opinião mostram que o Governo do Estado tem 71% de aprovação. […] E, na hora certa, esse grupo […] vai sentar e vai tomar sua decisão para as eleições de 2026. Eu sigo a determinação do governador Carlos Brandão, sigo a determinação do nosso grupo”.
Trocando em miúdos, o pré-candidato do MDB disse o seguinte: o que levaria um governo que está bem avaliado, com um promissor projeto de candidatura, a abdicar de tudo isso?
MDB filia Vinícius Ferro, Larissa DP e Gisele Bezerra
Ex-secretário de Braide exalta sensibilidade de Brandão aos movimentos culturais e critica gestão municipal
Deputado abandona dinistas e retorna à base do governo Brandão
Pesquisa em São José de Ribamar aponta Eduardo Braide (PSD) como amplo favorito à sucessão governamental
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Luneta no município de São José de Ribamar , o terceiro maior colégio eleitoral do Maranhão, revela o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com uma liderança avassaladora em cenários simulados para a disputa pelo governo do estado em 2026. Os dados foram divulgados pelo na última segunda-feira (1).
No teste de intenção de voto com estímulo (cenário estimulado), Braide domina com 70,32% das menções. Em distante segundo lugar aparece o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), com 8,88%. O vice-governador Felipe Camarão (PT) aparece em terceiro, com 3,04%, seguido por Lahesio Bonfim (Novo), com 2,43%.
Os índices de rejeição ou indecisão neste cenário são relativamente baixos: 12,04% declararam não saber ou não responder, e 3,04% afirmaram que votariam em nenhum dos nomes.
Já na pergunta espontânea (sem estímulo de nomes), onde o eleitor cita de quem lembra, a liderança de Braide se mantém, mas o quadro mostra um eleitorado ainda pouco mobilizado para a corrida sucessória. O prefeito é lembrado por 21,05% dos entrevistados. Os demais potenciais candidatos têm menções abaixo de 2%: Orleans Brandão (1,22%), Lahesio Bonfim (0,97%) e Felipe Camarão (0,49%). O dado que mais chama atenção é o altíssimo percentual de indecisos: 69,22%, enquanto 0,61% disse não votar em nenhum.
A pesquisa ouviu 822 pessoas em São José de Ribamar entre os dias 17 e 20 de novembro. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Isso significa que, tecnicamente, os resultados refletem a intenção de voto da população do município naquele período.
Os números reforçam a força eleitoral de Eduardo Braide em um importante município da região metropolitana de São Luís, consolidando-o como o principal nome da oposição no estado. A pesquisa também evidencia que fora do círculo político, a eleição para governador ainda não começou a povoar o imaginário do eleitor, como demonstram os 69% de indecisos na espontânea. A larga vantagem no cenário estimulado sugere um significativo reconhecimento e aprovação do prefeito, que se transforma em voto quando seu nome é colocado em disputa.
01 dezembro 2025
Disputa aberta pelo Senado: Hilton Gonçalo se aproxima dos líderes e torna disputa acirrada
Um novo levantamento do Instituto Completa Pesquisas de Opinião realizado entre 22 e 28 de novembro, revela que o pré-candidato Dr. Hilton Gonçalo desponta como um dos principais nomes na corrida ao Senado pelo Maranhão. Médico, ex-prefeito de Santa Rita por quatro mandatos e reconhecido pelo perfil gestor, Hilton mostra crescimento consistente e aparece fortemente competitivo nos dois cenários analisados: segundo voto e soma de primeiro + segundo voto.
Segundo voto – Cenário 1
Na análise exclusiva das intenções de segundo voto, Dr. Hilton Gonçalo aparece bem posicionado, alcançando 8,5% das preferências, desempenho que o coloca à frente de nomes tradicionais da política maranhense. O resultado confirma que seu nome ganha capilaridade no eleitorado, especialmente entre aqueles que buscam renovação no Senado.
No ranking, lideram Weverton Rocha (14,5%), Roberto Rocha (12,9%) e Eliziane Gama (11,6%), seguidos por André Fufuca (10,4%). Também aparecem Dr. Yglésio (6,7%) e César Pires e Mical Damasceno, ambos com 5,8%.
Eleitores que declararam voto nenhum/branco/nulo somam 10,5%, enquanto 13,3% não souberam ou não responderam.
Primeiro + segundo voto – Cenário 1
Quando analisada a soma de primeiro e segundo voto — índice que melhor reflete o potencial eleitoral de cada pré-candidato — Dr. Hilton Gonçalo sobe ainda mais e consolida-se entre os líderes.
Hilton aparece em terceiro lugar, com 29,6%, muito próximo dos primeiros colocados e empatado tecnicamente com os líderes. O topo é ocupado por Weverton Rocha (33,3%) e Roberto Rocha (30,3%).
Os demais pré-candidatos somam: Eliziane Gama (19,1%), André Fufuca (19,6%), Dr. Yglésio (11,2%), Mical Damasceno (8,4%) e César Pires (7,7%).
O grupo de eleitores que declarou intenção de voto nenhum/branco/nulo chega a 19,1%, enquanto 21,7% não souberam ou não responderam.
Cenário competitivo e espaço para crescimento
Os números confirmam que Dr. Hilton Gonçalo entra na disputa como um dos principais protagonistas, disputando ponto a ponto com nomes já tradicionais na política maranhense. Seu desempenho expressivo na soma dos votos, aliado ao apoio do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, fortalece ainda mais sua pré-candidatura.
Com um eleitorado ainda marcado por alto índice de indecisos, o cenário permanece aberto — e o crescimento de Hilton indica grande potencial para liderar a disputa conforme avança o período pré-eleitoral.
Dr.Julinho reúne amigos e confirma apoio à pré-candidatura de Júlio Filho e Fábio Macêdo
O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PODEMOS), reuniu centenas de apoiadores neste domingo (30), no encontro Amigos do Dr. Julinho, evento que marcou oficialmente o lançamento da pré-candidatura de Júlio Filho a deputado estadual pelo Maranhão.
O ato político reuniu vereadores, lideranças, apoiadores do governo e figuras influentes do cenário estadual, consolidando a força do grupo liderado por Dr. Julinho para o próximo ciclo eleitoral.
Em um discurso emocionado, o prefeito destacou a importância do momento e reafirmou a confiança no projeto que agora ganha força com o nome do filho.
“Vocês passam uma energia fabulosa. Eu acredito piamente que aqui só tenho amigos e amigas que vão lutar conosco. Vamos mostrar para quem fala besteira que seremos ainda mais votados. Eu confio em vocês e tenho certeza de que o nosso projeto vai vencer," disse.
O deputado federal Fábio Macedo, presente no evento, reforçou o apoio a Júlio Filho e destacou a credibilidade do grupo em Ribamar.
“Quem tem compromisso com a cidade? Quem realmente olha para as pessoas com amor? Quem está aqui no dia a dia? É por isso que eu posso dizer que São José de Ribamar pode ter Júlio Filho como representante na Assembleia Legislativa. Tenho certeza de que o povo acredita nesse projeto," declarou.
O momento mais aguardado do encontro foi a fala de Júlio Filho, que oficializou sua pré-candidatura e apresentou o propósito da sua entrada na vida pública.
“Esse é o nosso momento. O momento de Júlio Filho ser o representante de todos vocês. Esse projeto vai beneficiar São José de Ribamar. Precisamos mudar a realidade agora. Aqui se inicia um projeto vencedor para 2026. Com esse time aguerrido, tenho certeza de que vocês estarão bem representados na Assembleia Legislativa.”
O evento reforçou o sentimento de pertencimento e união dentro do grupo político de Dr. Julinho, que tem ganhado expressão em todo o Maranhão e se prepara para 2026 com estratégia, organização e fortalecimento de bases.
30 novembro 2025
Voo que saiu de São Luís sob ameaça de bomba é alvo de investigação da PF
29 novembro 2025
Hilton Gonçalo e Marreca Filho marcam presença em dia de inaugurações no município
Assembleia Legislativa concede a Medalha Negro Cosme a 11 personalidades da luta antirracista no MA
28 novembro 2025
Dirigente deixa a cúpula do PCdoB e acusa partido de abandonar bases e militância no MA
Em carta dirigida ao partido, ele relembra sua trajetória no movimento sindical, comunitário, financeiro e na formação de quadros. Segundo o militante, mesmo nos períodos mais adversos, manteve dedicação integral à organização e à expansão do PCdoB no Maranhão.
Apesar disso, diz ter se tornado alvo de ataques internos. “Tenho sido alvo de críticas injustas, como ser chamado de ‘militante de WhatsApp’”, relatou, classificando a hostilidade como reflexo da atual postura da sigla. Para ele, a direção vem negligenciando a organicidade partidária, desmobilizando a militância e desrespeitando quem sustentou o partido em momentos difíceis.
O rompimento com a direção é explicado como um ato político em defesa da história da legenda. “Cobrar organização e resgate da organicidade não é motivo para hostilidade, mas uma necessidade para que o partido reencontre sua essência”, afirmou.
Mesmo deixando a direção, o militante permanecerá filiado ao PCdoB, mas pretende atuar em outros grupos e iniciativas que, segundo ele, têm condições reais de produzir “resultados concretos para a sociedade”.
Plenário aprova PL que institui o Dia Estadual do Pesquisador Científico
Fiscalização do TCE identifica irregularidades no transporte e na merenda escolar em municípios do Maranhão
27 novembro 2025
MDB reunirá líderes políticos de todo Maranhão em convenção estadual
26 novembro 2025
Iracema classifica decisão unânime do STF como “vitória da democracia”
Caso Grampola: suspeito de matar “Rainha dos Áudios” é morto em São Luís

















