quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Dr. Julinho reúne com o Governo do Estado para apresentar a Nova Lei de Zoneamento de São José de Ribamar

Na tarde da última quarta-feira (13), o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho e sua equipe técnica apresentaram oficialmente a nova Lei de Zoneamento do município ao Governo do Estado em uma reunião no Palácio dos Leões, sede do governo.

Dr. Julinho foi recebido pelo Secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. O encontro, realizado em clima de união entre os poderes, destacou a importância da nova legislação para o desenvolvimento urbano e econômico de São José de Ribamar.

A nova Lei de Zoneamento é considerada um marco regulatório para o município. Ela estabelece diretrizes claras para o uso e ocupação do solo, visando organizar o crescimento, atrair investimentos, preservar áreas ambientais e melhorar a qualidade de vida da população ribamarense.

"Este é um instrumento fundamental para guiar o futuro da nossa cidade de forma ordenada e sustentável. Apresentar ao Governo do Estado, representado pelo competente Secretário Orleans Brandão, reforça o compromisso com o diálogo e a parceria necessários para o desenvolvimento do Estado", destacou o prefeito Dr. Julinho.

O Secretário Orleans Brandão enfatizou a importância da iniciativa e o alinhamento entre as esferas de governo. "Recebemos com grande interesse a nova Lei de Zoneamento de São José de Ribamar, um município estratégico para a região metropolitana. 

O trabalho do prefeito Dr. Julinho demonstra seriedade no planejamento urbano. O Governo do Estado apoia e reconhece esse esforço, que certamente trará benefícios para toda a população local e para o Estado", afirmou Brandão.

Ainda na ocasião, estiveram presente Karollyne Queiroga (secretária de Receita e Fiscalização Urbanística); Ana Carolina Costa (secretária adjunta de Receita e Fiscalização Urbanística); Carlos Eugênio (secretário de Meio Ambiente); e Roberto Furtado (consultor urbanístico).

Cunhada de Márcio Jerry é exonerada da direção da Hemomar e ex-deputada estadual Thaíza Hortegal assume o cargo 


Clícia Galvão não é mais diretora geral da HEMOMAR – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão. Informações repassadas ao Blog do Domingos Costa dão conta de que ela foi exonerada da função de chefia que ocupava desde os governo Flávio Dino.

Galvão é esposa de João Francisco Gomes Barroso Filho, irmão do deputado federal Márcio Jerry, presidente estadual do PCdoB, portanto, cunhada e indicação do parlamentar para o cargo.

Para o lugar da cunhada de Jerry foi escolhida outra mulher, Thaíza Hortegal, ex-deputada estadual e ex-primeira dama do município de Pinheiro, quando foi casada com o então prefeito Luciano Genésio.

Sobre a Hemomar

O Hemomar figura entre as pioneiras no ciclo de hemocomponentes na região nordeste. Em constante expansão, a hemorrede maranhense é constituída pelo hemocentro coordenado em São Luís e mais sete hemonúcleos localizados em Santa Inês, Caxias, Balsas, Pedreiras, Codó, Imperatriz e Pinheiro, e 21 agências transfusionais, que promovem atendimento em todo o território maranhense.

Brandão busca afastamento de Flávio Dino em ações no STF sobre TCE-MA e Assembleia

Nesta quarta-feira, 13, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, protocolou um agravo regimental no Supremo Tribunal Federal (STF). Neste documento, ele solicita o afastamento do ministro Flávio Dino da relatoria dos processos que tratam da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, além da nomeação de um conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

Segundo informações divulgadas pelo site Marrapá, a defesa de Brandão argumenta que Flávio Dino possui uma “relação de amizade e vínculo político” com indivíduos e advogados que estão diretamente envolvidos nos processos. Tal proximidade, segundo a defesa, comprometeria a imparcialidade do ministro. O agravo também menciona a conexão do ministro com a senadora Ana Paula Lobato, sua suplente, e com o deputado estadual Othelino Neto. Ambos, segundo Brandão, teriam se beneficiado de decisões que, de certa forma, impediram o governador de cumprir plenamente suas funções constitucionais.

Além disso, o agravo ressalta que, durante seu mandato como governador, Flávio Dino nomeou Marcelo Tavares para o TCE-MA utilizando as mesmas diretrizes que estão sendo agora contestadas judicialmente. Este fato é apresentado como uma evidência de que as recentes decisões de Dino configurariam uma “interferência indevida na autonomia dos Poderes estaduais e um abuso de poder”.

Carlos Brandão requer ao STF que sejam redistribuídos os processos para um novo relator, que as liminares já concedidas sejam revisadas e que as ações prossigam de forma regular, sem a presença de Dino à frente dos julgamentos.

De acordo com o jornalista Gláucio Ericeira, o governador Carlos Brandão (PSB) ingressou, nesta quarta-feira, 13, com um Agravo Regimental no Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de alterar decisão monocrática do ministro Flávio Dino que, no último dia 05, encaminhou ofício à Polícia Federal solicitando abertura de inquérito para apurar suposto esquema de compra de vagas de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA).

Na sentença, o ex-governador e agora magistrado negou pedido da advogada mineira Clara Alcântara Botelho Machado para se habilitar como amicus curiae em processo, cuja relatoria é de Dino, que questiona critérios da Assembleia Legislativa para escolha de membros da referida Corte de Contas.

No entanto, solicitou investigação da PF que, após instaurada, terá como um dos alvos o próprio chefe do Palácio dos Leões, que foi seu vice-governador e, hoje, figura com desafeto político.

Apesar do Agravo ter sido endereçado ao próprio Flávio Dino, o mesmo poderá ser apreciado pelo plenário da Suprema Corte, caso o ministro relator não reconheça o recurso interposto contra Ação Direta de Inconstitucionalidade patrocinada pelo partido político Solidariedade e que barrou a indicação, por parte de Brandão, do advogado Flávio Costa para a Corte de Contas no início do ano.

No documento, de 26 páginas, também assinado pelo procurador-geral do Estado, Valdênio Caminha, são elencadas irregularidades constitucionais e citada motivação política por parte do ministro maranhense.

“A referida decisão merece reforma, pois, em que pese os fundamentos esposados, resta configurada: i) a violação dos contornos próprios do controle concentrado de constitucionalidade, ampliando a apreciação da matéria submetida a julgamento para além da ação e do pedido formulado pelo autor e ii) a inobservância das regras regimentais e constitucionais aplicáveis e da jurisprudência consolidada dessa Corte Suprema quanto a prévia autorização para abertura de inquérito policial em face de pessoa com foro privilegiado”, diz um trecho do documento.

Apontou, ainda, que Dino, na condição de governador, chancelou a indicação de Marcelo Tavares para o TCE pela Assembleia Legislativa, rito, este, questionado no mesmo processo que está sob a relatoria do ministro.

“A propósito, a nomeação do Conselheiro Marcelo Tavares Silva não apenas é omitida nos autos como é meticulosamente evitada. Essa omissão não é casual. Ela visa blindar e afastar a apreciação da nomeação que tem, como origem, a mesma autoridade que hoje exerce a relatoria do processo. Trata-se, com todo o respeito, de uma estratégia processual de grave deslealdade e de profundo risco à neutralidade e imparcialidade do julgamento”, relata outro trecho.

“Outro ponto a demonstrar o interesse político e tentativa de manipulação das instituições do Sistema de Justiça, especificamente em relação aos interesses de aliados do ex governador e atual Ministro, constata-se pelo ajuizamento da presente demanda pelo partido Solidariedade, que tinha como presidente estadual, até pouco tempo atrás, do Deputado Estadual Othelino Neto, adversário político do atual Governador. A relação de confiança e amizade entre Flávio Dino e Othelino Neto é antiga e inclui troca de favores políticos e indicações recíprocas, tendo o referido deputado estadual Othelino Neto sido nomeado para coordenar a campanha do ex-governador Flávio Dino (PSB) para o Senado Federal, nas últimas eleições. Além disso, a própria esposa do referido Deputado, a atual Senadora Ana Paula Lobato, compôs a chapa majoritária para o Senado Federal do Ministro Flavio Dino na condição de primeira suplente, tendo posteriormente assumido o cargo em definitivo5 diante da nomeação ao Supremo Tribunal Federal. A disputa política no Estado, recentemente, ganhou novo acirramento de repercussão nacional6,7 pelo fato de a senadora Ana Paula Lobato ter se filiado ao PSB e assumido o comando estadual do partido. a esposa de Flávio Dino é assessora parlamentar do deputado federal Márcio Jerry desde junho de 2022 e a esposa deste último exerceu cargo comissionado como Chefe de Gabinete do então Governador Flávio Dino, além do próprio Jerry ter exercido o cargo de Secretário das Cidades na gestão do ex-Governador. Além disso, a amizade íntima também se evidencia pelo fato público11 de o deputado federal Márcio Jerry ter sido padrinho de casamento do Ministro Flávio Dino”, informa o documento sobre relações políticas.

Apuração – Ainda segundo o jornalista Gláucio Ericeira, o governador também encaminhou ofício ao procurador-geral de Justiça, Danilo Castro Ferreira, solicitando que as denúncias feitas pela advogada Clara Alcântara referente ao suposto esquema de compra de vagas de conselheiros sejam apuradas.

“Considerando que o Tribunal de Contas do Estado constitui órgão essencial ao sistema de controle externo da Administração Pública, dotado de autonomia e independência constitucionalmente asseguradas, qualquer alegação que coloque em dúvida a regularidade dos procedimentos de composição de seus quadros merece ser devidamente apurada pelas autoridades competentes. Adicionalmente, solicito que seja avaliada a possibilidade de instauração de procedimento para apuração de eventual crime de denunciação caluniosa, tipificado no artigo 339 do Código Penal, caso se verifique, no curso das investigações, que as alegações apresentadas pela Dra. Clara Alcântara Botelho Machado são destituídas de fundamento e foram formuladas com conhecimento de sua falsidade ou mediante negligência inescusável. Ressalto que o Estado do Maranhão tem interesse direto na manutenção da regularidade e da credibilidade de suas instituições de controle. A preservação da integridade do Tribunal de Contas é fundamental para o adequado funcionamento do sistema de fiscalização dos atos da administração pública estadual. Por essa razão, coloco à disposição dessa Procuradoria-Geral todos os documentos e informações de que o Governo do Estado dispõe e que possam ser úteis à elucidação dos fatos”, destacou o governador no documento.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Dr. Hilton Gonçalo avança e se consolida como o melhor nome para o Senado


A pré-candidatura de Dr. Hilton Gonçalo ao Senado cresce a passos largos e já conta com o apoio declarado de cerca de 42 prefeitos de diferentes regiões do Maranhão. Reconhecido por sua experiência, visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento do estado, Hilton se consolida como o nome mais preparado para representar os maranhenses em Brasília.

Com uma trajetória marcada por gestões eficientes à frente da Prefeitura de Santa Rita, Dr. Hilton conhece como poucos a realidade dos municípios e as dificuldades que cada gestor enfrenta. Ele sabe que os prefeitos precisam de um senador atuante, que abra portas, articule recursos e construa soluções concretas.

Além da sua experiência administrativa, Hilton Gonçalo também é uma liderança política de peso. Foi peça-chave para a eleição do governador Carlos Brandão, sendo, ao lado do prefeito Miltinho Aragão, de São Mateus, um dos principais incentivadores para que Brandão entrasse na disputa pelo Governo do Maranhão — decisão que se mostrou vitoriosa e determinante para o rumo político do estado.

Dr. Hilton não é apenas um político experiente; é um articulador nato, respeitado em todas as regiões, capaz de unir forças e liderar grandes projetos. Seu avanço na pré-campanha é reflexo da confiança que prefeitos, lideranças e a população depositam nele, certos de que no Senado ele será uma voz firme e comprometida com o Maranhão.

Com o apoio crescente e uma história de resultados, Hilton Gonçalo se apresenta como a escolha certa para defender os interesses do povo maranhense e garantir mais desenvolvimento para todos os municípios.

Prefeito Dr. Julinho reforça compromisso com políticas para a juventude em evento no Parque da Cidade

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, participou nesta terça-feira (12), do Juventude em Ação, evento que marcou o Dia Internacional da Juventude no município. A programação reuniu tecnologia, cultura, esporte e serviços, transformando o Parque da Cidade em um espaço vivo de aprendizado e interação.

Entre as atrações, houve robótica educacional, arena gamer, skate, capoeira, hip hop, zumba, serviços de beleza, ações de saúde preventiva e distribuição de mudas. Tudo pensado para atrair, envolver e valorizar o público jovem ribamarense.

Organizado pela Secretaria-adjunta da Juventude, o encontro teve como objetivo aproximar o poder público da juventude e oferecer um ambiente onde os jovens pudessem mostrar seus talentos e trocar experiências.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Gilvana Duailibe, destacou o impacto da iniciativa. “Eles puderam participar, aprender e mostrar seus talentos. Isso é dar visibilidade para a juventude ribamarense.”

Dr. Julinho fez questão de acompanhar de perto as atividades e conversar com os jovens. “Nesses eventos, a gente sente de perto o que eles precisam. Nossa gestão está empenhada em promover políticas públicas e garantir oportunidades para que possam ter um futuro digno”, afirmou o prefeito.

Com o Juventude em Ação, a gestão de Dr. Julinho reafirma que investir na juventude é investir no futuro da cidade.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Câmara tem salto no índice de transparência e conquista nível histórico na avaliação do TCE-MA

A Câmara Municipal de São Luís alcançou um marco histórico na avaliação de transparência pública realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA). No último levantamento, referente ao período de 31 de julho a 1º de agosto de 2025, o Legislativo registrou nota 80,91 no índice geral e 80,95 nos itens essenciais, atingindo a classificação Elevado e conquistando o selo Prata de transparência.

O avanço é significativo quando comparado ao resultado de 2024, quando a Casa havia obtido apenas 35,00 pontos, na faixa de classificação “Básico”. Em pouco mais de um ano, o índice mais que dobrou, impulsionado pelo trabalho conjunto das áreas administrativas, técnicas e legislativas, aliado à implantação do novo site institucional e à reestruturação do Portal da Transparência.

De acordo com a controladora da Câmara, Cristilene Mendes Sousa Lima, a mudança estrutural e a adoção de práticas mais rigorosas no fornecimento de informações públicas também garantiram que, na avaliação da Atricon – Transparência Pública Nacional, realizada entre 22 de maio e 24 de junho de 2025, a Câmara atingisse 79,08% no índice geral, atendendo a 76,19% dos critérios essenciais e 87,5% dos critérios obrigatórios.

“A elevação da nota só foi possível graças ao esforço conjunto da equipe técnica, das unidades administrativas e dos gabinetes parlamentares, que colaboraram para a melhoria contínua dos processos internos, do acesso à informação e da fiscalização da gestão pública. Por meio de tudo isso, temos agora ainda mais transparência institucional”, enfatizou.

Com a nova conquista no ranking de transparência, a Câmara Municipal de São Luís reforça seu compromisso com a gestão pública, o acesso à informação e o fortalecimento do controle social, permitindo que a população acompanhe de forma clara e atualizada as ações e decisões do Legislativo. 

Vice-prefeito do Maranhão é acusado de tentativa de estupro contra vereadora


A presidente da Câmara Municipal de Afonso Cunha, vereadora Júlia Rodrigues, publicou um vídeo nas redes sociais denunciando ter sido vítima de agressões físicas e tentativa de estupro por parte do vice-prefeito do município, Floriano Pereira.

A primeira denúncia foi feita pela irmã da parlamentar, Francisca Maria, também pelas redes sociais. No vídeo, Júlia relata que o caso aconteceu dentro do gabinete da presidência da Câmara.

Segundo a vereadora, ela foi agredida com socos no rosto, teve as roupas rasgadas, o cabelo puxado e foi jogada no sofá. Nesse momento, afirma que o acusado tocou suas partes íntimas.

“Hoje o vice-prefeito Floriano tentou me estuprar no meu local de trabalho. Me bateu, me soqueou no rosto, rasgou minha roupa, puxou meu cabelo e me jogou no sofá. Foi horrível. Eu não quero que isso aconteça com nenhuma mulher do Maranhão. Eu quero justiça”, disse a parlamentar, emocionada.

Júlia também declarou que o vice-prefeito já teria histórico de assédio contra mulheres. Ela afirmou que não vai se calar e que seguirá cobrando providências.

O Portal Difusora News entrou em contato com a Prefeitura de Afonso Cunha para obter um posicionamento de Floriano Pereira sobre as acusações, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. (DifusoraNews)

Paulo Victor anuncia expansão dos projetos Madre Dança e Jovens Atletas

O presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor, realizou, na noite desta quinta-feira (07), no Convento das Mercês, uma reunião com mães, pais e responsáveis pelos alunos dos projetos Madre Dança e Jovens Atletas. No encontro, ele anunciou a expansão de ambas as iniciativas, que vêm ganhando força e transformando vidas na capital maranhense. 

“Temos como missão fortalecer vidas, começando pela base: as crianças. Acreditamos que, com fé, cuidado, educação e amor, cada criança pode crescer sabendo que é valiosa, capaz e vitoriosa. Queremos formar não só cidadãos, mas também corações curados, mentes livres e futuros transformados. Abrimos hoje 100 vagas de ballet para a região da Cidade Operária, E outras 30 para atletas de Triatlon. Deus está sustentando o nosso futuro”, afirmou Paulo Victor. 

Projeto Madre Dança: arte e inclusão ao alcance de mais crianças.

O Madre Dança nasceu com o propósito de levar aulas de ballet para crianças que, até então, não tinham acesso a essa forma de expressão artística. Atualmente a iniciativa funciona em três núcleos, nos bairros da Madre Deus, São Cristóvão e Cohab, atendendo cerca de 150 crianças de 3 a 13 anos.

“A gente como mãe, pai, participar, interagir, conhecer, ter o feedback, é importante acompanhar nossas crianças, saber como está o desempenho delas, conhecer os professores. Então é muito importante para ver a evolução das crianças”, ressaltou Jaqueline Araújo. 

Projeto Jovens Atletas: esportes para formar cidadãos

Já o Jovens Atletas tem como missão oferecer aulas esportivas de triatlo — natação, corrida e ciclismo — para jovens de 10 a 17 anos. “Esse projeto vai muito além da prática física. Ele ensina disciplina, cria rotina, fortalece o corpo e a mente. E mais: salva vidas. Porque um jovem ocupado com esporte está distante do caminho das drogas, da violência, da exclusão”, destacou Paulo Victor.

Compromisso com arte, esporte e inclusão

Durante a reunião, o vereador destacou a importância desses projetos como instrumentos de transformação social. A expansão do Madre Dança para o núcleo Cidade Operária reafirma o compromisso de levar cultura e arte aos bairros de São Luís. Ao mesmo tempo, o Jovens Atletas reforça o poder do esporte para formar cidadãos conscientes, disciplinados e saudáveis.

Mães e pais presentes elogiaram a iniciativa, destacando como os dois projetos têm contribuído para o desenvolvimento integral de seus filhos — tanto nas habilidades motoras quanto na autoestima e na disciplina. 

“É algo diferenciado. Fazendo pessoas que trabalham com esse projeto, igual Paulo Victor tá fazendo, dá oportunidade para que amanhã ou depois possa ter um futuro melhor”, destacou João Batista, pai.

São José de Ribamar avança com Lei de Zoneamento antes de São Luís", afirma o vereador Astro de Ogum


Na última segunda-feira (12), o decano da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Astro de Ogum (PCdoB) utilizou a tribuna do plenário Simão Estácio da Silveira para destacar um importante avanço em São José de Ribamar, que atualmente é liderado pelo prefeito Dr. Julinho (PODEMOS): a nova Lei de Zoneamento que estabelece novas diretrizes para o ordenamento territorial da cidade.

De acordo com o parlamentar, a medida representa um marco no planejamento urbano da região metropolitana, trazendo mais segurança jurídica para investidores e garantindo um desenvolvimento organizado, alinhado às necessidades da população.

“São José de Ribamar saiu na frente, dando um grande passo com essa iniciativa. A Lei de Zoneamento é fundamental para o crescimento sustentável, evitando ocupações desordenadas e melhorando a qualidade de vida dos ribamarenses”, destacou Astro de Ogum.

O projeto foi pensado e estruturado pela equipe técnica do município composta por: Karollyne Queiroga (secretária de Receita e Fiscalização Urbanística); Ana Carolina Costa (secretária adjunta de Receita e Fiscalização Urbanística); Carlos Eugênio (secretário de Meio Ambiente); e Roberto Furtado (consultor urbanístico).

Essa nova Lei tem como principal objetivo regular o uso do solo, definindo áreas residenciais, comerciais e industriais, além de preservar espaços de proteção ambiental. A expectativa é que a medida atraia novos investimentos e proporcione um desenvolvimento mais equilibrado para o município e melhorias na vida dos ribamarenses.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Braide vai se eleger governador do Maranhão, diz Kassab


O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, reafirmou, neste fim de semana, que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, será mesmo o candidato do partido a governador do Maranhão em 2026.

“O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, será eleito governador do Maranhão”, disse o dirigente partidário, em entrevista ao Canal Livre, da Band, quando citava nomes da sigla que devem disputar eleições de m boas condições no ano que vem.

No mês de março, em entrevista à CBN, Kassab já havia cravado Braide como um candidato “fortíssimo” ao Governo do Maranhão.

sábado, 9 de agosto de 2025

Paraná Pesquisas: Braide lidera para o governo com 33,7%

O atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), lidera a corrida ao governo do Maranhão, segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado neste sábado, 9, pelo instituto. Se a eleição fosse hoje, o chefe do Poder Executivo municipal contaria com 33,7% do eleitorado.

Na sequência, estão o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo). Brandão aparece com 20,9%, e Bonfim com 20,4%. Na quarta posição aparece o atual vice-governador, Felipe Camarão (PT), com 12,3%

Entre os entrevistados, 6,9% responderam nenhum, branco ou nulo. Já 5,9% não souberam ou não responderam.

Na comparação com a pesquisa realizada em fevereiro deste ano, Braide oscilou na margem de erro. Já Brandão e Bonfim apresentaram a maior variação. O sobrinho do governador saiu de 16,9% para 20,9% das intenções de voto. Enquanto o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes saiu de 24,9% para 20,4%. Felipe Camarão também permaneceu na margem de erro.

O Paraná Pesquisas ouviu 1.545 pessoas em 61 municípios entre os dias 2 e 6 de agosto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Avaliação de governo

O instituto também avaliou a performance do atual governo do Maranhão. De acordo com os dados, 60,5% aprovam a gestão de Carlos Brandão, enquanto 34% reprovam e 5,5% não souberam ou não responderam.

Quando questionados sobre como avaliam o governo, 42,1% dos entrevistados disseram que ele é ótimo/bom, enquanto 30,4% o consideram regular e 25,6% o avaliam como ruim ou péssimo.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Nova Lei de Zoneamento consolida avanços da gestão Dr. Julinho em São José de Ribamar


Na manhã desta sexta-feira (8), o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, realizou o lançamento oficial da nova Lei de Zoneamento do município. A cerimônia reuniu autoridades municipais, vereadores, secretários, técnicos especializados em urbanismo, além de representantes da sociedade civil e do setor empresarial.

A nova legislação marca um avanço no planejamento urbano da cidade, trazendo regras claras para o uso e ocupação do solo. Além de organizar as áreas residenciais, comerciais, industriais e de preservação ambiental, a lei cria um ambiente mais seguro para atrair investimentos.

Durante o lançamento, o prefeito destacou que a nova lei já está abrindo portas para o desenvolvimento econômico do município.

“Com a atualização do zoneamento, estamos criando condições reais para a chegada de novos empreendimentos, o que vai gerar cerca de 1.000 empregos diretos para a nossa população”, afirmou o prefeito.

O deputado federal Fábio Macedo também destacou a importância da nova legislação para o futuro do município. “Parabenizo o Dr. Julinho por essa grande conquista. A nova Lei de Zoneamento é um marco para São José de Ribamar. Um passo firme rumo ao desenvolvimento, com respeito ao meio ambiente e foco na geração de empregos. Estou muito feliz em participar do evento, pois acredito o na construção de uma cidade mais justa, moderna e preparada para o futuro”, afirmou o parlamentar.

A iniciativa oferece

também mais segurança jurídica para investidores e empreendedores, além de melhorar a qualidade de vida da população ao garantir crescimento urbano planejado e sustentável.

“É uma grande satisfação participar deste momento histórico ao lado dos meus colegas vereadores e da classe empresarial. A nova Lei de Zoneamento representa um avanço importante para São José de Ribamar, pois garante um desenvolvimento mais organizado, sustentável e alinhado com as necessidades da nossa população. A Câmara teve um papel fundamental nesse processo, e seguiremos comprometidos com o crescimento da nossa cidade”, destacou a presidente da Câmera de Vereadores, Francimar Jacintho.

A Lei de Zoneamento representa um avanço estratégico para São José de Ribamar, ao promover um crescimento urbano mais organizado, com geração de oportunidades e desenvolvimento econômico.

Prefeitura de Paço do Lumiar fornece fraldas de péssima qualidade, reclamam familiares de pacientes


Pacientes acamados de Paço do Lumiar estão sofrendo com a péssima qualidade das fraldas que deveriam ser distribuídas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar. As fraldas são essenciais para garantir a higiene e saúde dos pacientes, a situação foi denunciada pelo Programa Conversa Franca, comandado pelo comunicador Nilson Júnior. 

Um dos pacientes é Bastião Pereira, de 62 anos, que tem paralisia cerebral e precisa de cuidados especiais. Por não conseguir andar, o idoso faz o uso de fraldas geriátricas. No entanto, faz dois meses que sua irmã, Rosimar Pereira, não consegue retirar as unidades na UBS da Vila São José


"A gente entrou em contato com a Prefeitura, mas eles não atenderam o telefone. A Ouvidoria deu o prazo de 20 dias para retornar com uma posição, mas, infelizmente, ninguém entrou em contato com a gente. Inclusive, eu fui até lá e falaram que não há previsão para as fraldas chegarem", lamenta.

Segundo Rosimar, quando as fraldas são finalmente entregues, a quantidade não é suficiente e alguns dos produtos apresentam defeitos.

"Está vindo com defeito. Estou recebendo uma quantidade pequena, que já foi reduzida, e com a questão das fraldas com defeito, a gente acaba tendo que descartá-las, o que faz faltar ainda mais", revela.

Em um comunicado enviado às famílias que fazem a retirada, a Prefeitura informou que o fornecimento está passando por um período de instabilidade, o que tem causado atrasos nas entregas.

Ainda segundo a Prefeitura, há um processo de contratação com novas empresas de fraldas, mas não há prazo definido para a normalização da situação.

Outro paciente que está sofrendo com a falta é José Ryan, de 16 anos, que é autista e convive com paralisia cerebral desde os dez anos. A mãe dele, Silvia Regina Sampaio, também relata o atraso do fornecimento das fraldas e reforça que a resposta é sempre a mesma, de que ainda não chegaram novas unidades das fraldas.

"Ele usa 190 fraldas por mês, varia de sete a oito por dia, e a gente fica sem nenhuma resposta. Não temos nenhuma posição da prefeitura, de ninguém", conta.

O pacote com 18 unidades de fraldas custa em média R$ 80. Com vários atrasos nos últimos meses, Silvia entrou na Justiça para conseguir a retirada do produto. No entanto, ainda continua sem resposta.

"É uma humilhação. Porque é um direito deles, é mandado judicial, tem que ser cumprido. A gente que precisa, como outras mães, ficamos de mãos atadas", diz.

Em contato com imaranhao360, o médico geriatra Vicente Spinola reforça a importância e necessidade do uso contínuo das fraldas, que funcionam como uma proteção para a pele.

"Se você romper essa pele, você abre uma defesa, porventura, para bactérias, fungos, etc. A troca de fralda deve acontecer, mais ou menos, de seis a sete vezes por dia, pra você ter certeza que esse paciente está bem tratado, bem alimentado e bem higienizado", finaliza.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Vice de Braide posa ao lado de Brandão e alimenta rumores sobre aproximação


A posse do novo superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Guilherme Torres, evidenciou a proximidade da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, ao Palácio dos Leões. Ao se deixar fotografar nesta quinta-feira (7) ladeando o deputado federal Aluísio Mendes, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e o governador Carlos Brandão, a “número dois” de Eduardo Braide reforçou os sinais de aproximação.

A posse do novo superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Guilherme Torres, evidenciou a proximidade da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, ao Palácio dos Leões. Ao se deixar fotografar nesta quinta-feira (7) ladeando o deputado federal Aluísio Mendes, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e o governador Carlos Brandão, a “número dois” de Eduardo Braide reforçou os sinais de aproximação.

Nos bastidores da política local, tanto na Câmara Municipal de São Luís quanto em círculos no interior do estado, já se comentava sobre um canal de diálogo entre Esmênia e o governo estadual, supostamente articulado pelo marido da professora. A boa relação com Brandão e aliados teria se intensificado nos últimos meses, com trocas públicas de elogios e gestos políticos.

Caso Eduardo Braide confirme candidatura ao governo em 2026, a policial militar deverá assumir o comando da Prefeitura de São Luís. A expectativa fica agora em torno do papel político que ela poderá desempenhar até lá.

SINPROESEMMA detona fake news e aciona STF para repasse imediato do recurso da 2ª parcela do Precatório do Fundef ao Maranhão


Entidade peticionou oficialmente ao Supremo a liberação da segunda parcela, reforçando seu compromisso com os educadores e com a educação pública do Maranhão

O Sinproesemma vem a público esclarecer informações falsas que circulam em blogs esta segunda-feira, 04 de agosto, insinuando que o dinheiro da segunda parcela do precatório do Fundef estaria “preso no STF por causa do sindicato”. Trata-se de mais uma fake news que tenta distorcer os fatos e comprometer a credibilidade de uma entidade que sempre esteve na linha de frente da luta pela valorização dos educadores maranhenses.

Na realidade, o Sinproesemma foi protagonista ao peticionar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação imediata do valor da segunda parcela do precatório do Fundef. A solicitação visa que os recursos sejam depositados na conta do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Educação, possibilitando o pagamento aos professores e professoras que têm direito.

Atualmente, o valor total da segunda parcela – R$ 1.405.768.861,63 – está em conta judicial no STF. Deste montante, 60% (R$ 843.461.317,97) são destinados diretamente ao pagamento dos profissionais da educação, enquanto 40% (R$ 562.307.544,70) devem ser aplicados em melhorias e investimentos na área educacional.

Ainda esta semana, a Comissão Paritária do Precatório do Fundef composta pelo Sinproesemma e Seduc irá se reunir para deliberar sobre os últimos passos para o início do pagamento da segunda parcela do precatório do Fundef aos professores.

Segundo o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, essa é mais uma fake news que tem o único objetivo de tentar diminuir a conquista dos trabalhadores em educação.

“O Sinproesemma foi a única instituição que não se curvou diante das pressões e manobras para impedir que os professores recebessem o que é seu por direito. Desde o início, enfrentamos com coragem a tentativa do governo de aplicar um calote nos educadores, deixando de fora os juros, as correções e parte do valor que lhes é devido. Mas nós resistimos. Fomos à Justiça, mobilizamos a categoria e agora exigimos a liberação integral da segunda parcela do precatório do Fundef. Essa luta não é apenas por números, é por respeito, por dignidade e pela valorização de quem constrói, todos os dias, a educação pública do Maranhão. E não vamos descansar até que cada professora e cada professor receba o que lhe é de direito”, pontuou Oliveira.

Prefeitura é acusada de inflar matrículas escolares


O Ministério Público Federal no Maranhão deve instaurar procedimento preliminar para investigar uma denúncia de fraude no Censo Escolar do município de Mata Roma, que tem cerca de 17,5 mil habitantes. A acusação sugere o cadastro irregular de estudantes com objetivo de elevar os repasses do Fundeb.

A prefeitura teria informado dados falsos sobre a quantidade de alunos matriculados. A suposta prática teria provocado prejuízos significativos aos cofres públicos, motivando envio da denúncia também à Polícia Federal e à Controladoria-Geral da União.

De acordo com a denúncia, a inserção dos dados fictícios no sistema EducaCenso, do Ministério da Educação, teria permitido à prefeitura receber valores indevidos do Fundeb. O esquema relatado consiste em inflar artificialmente o número de matrículas para que o Inep calcule repasses maiores à rede municipal.

Entre 2020 e 2025, Mata Roma recebeu mais de R$ 164 milhões do fundo federal. A estimativa é que R$ 70 milhões desse total tenham sido repassados de forma indevida, com base em matrículas inexistentes.

Em 2024, o prefeito Besaliel Albuquerque também esteve no centro de uma crise política local, ao ser afastado pela Câmara de Vereadores de Mata Roma sob acusação de gastos pessoais elevados e contratações irregulares de servidores. A justificativa dos parlamentares apontava descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. No entanto, dois dias após a votação legislativa, a Justiça determinou sua recondução ao cargo, destacando falhas no rito da sessão e ausência de comprovação imediata das supostas irregularidades.

Em 2016, o MPF ajuizou ação por improbidade contra Rosimeire de Sousa Garreto, então secretária municipal de Educação. A investigação identificou fraude semelhante no Censo Escolar de 2014, com inserção de 1.374 matrículas não comprovadas entre os 3.715 alunos registrados.

A fiscalização realizada pelo Inep em 2015 mostrou que muitos dos alunos informados não constavam em diários de classe ou não tiveram frequência registrada. A cidade também mais que dobrou, em um ano, o número de alunos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, fato que chamou atenção dos órgãos de controle.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Iracema defende autonomia da Assembleia para escolhas ao TCE


A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, repercutiu nesta quarta-feira (6) à decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), no processo que trata da composição do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). A parlamentar afirmou que a tentativa da advogada Clara Botelho de atuar como amicus curiae no caso era “previsivelmente infundada”, por não atender aos requisitos legais, e que o STF apenas seguiu o trâmite ao negar sua entrada no processo.

Iracema considerou que a atuação da advogada foi “política” e defendeu que ela deveria ter sido punida por litigância de má-fé, por tentar instrumentalizar o Judiciário. “A atuação da advogada extrapolou os limites da lealdade processual, instrumentalizando o Judiciário para fins meramente políticos”, afirmou.

Iracema também classificou como “ato de desinformação” qualquer tentativa de transformar o envio de informações à polícia, determinado por Dino, em escândalo. “Qualquer pessoa minimamente informada sabe que as ações de controle concentrado tratam da análise de constitucionalidade de normas, não se confundindo com procedimentos de natureza investigativa”, completou.

Por fim, a presidente da Alema criticou o que chamou de “manobras de um partido político” para atrasar a nomeação de novos conselheiros ao TCE. Segundo ela, o impasse prejudica o funcionamento da Corte e, por consequência, o interesse público.

O destino partidário de Brandão e do seu grupo

O governador Carlos Brandão e boa parte do seu grupo político irão adotar novos endereços partidários.

O movimento se dará devido ao fato do diretório estadual do PSB, ainda partido do chefe do Palácio dos Leões, ter passado para o comando da senadora Ana Paula Lobato, que integra o campo dinista que faz oposição ao governador e ao seu projeto de sucessão.

Brandão e aliados filiados ao socialismo têm à disposição um leque variado de legendas que gravitam na órbita de poder dos Leões.

Especificamente sobre o governador, MDB e PDT, de acordo com o que foi apurado, são os mais cotados para abriga-lo.

O emedebismo, na sua maioria, apoia a reeleição do presidente Lula e já foi cotado, inclusive, para indicar um nome para compor chapa com o petista, caso Geraldo Alckmin abra mão de concorrer à reeleição de vice-presidente pelo socialismo.

A sigla é dirigida no Estado pelo irmão do governador, o empresário Marcus Brandão, que fez com que ela crescesse no pleito municipal do ano passado.

Partido de centro/esquerda, o PDT, do senador Weverton Rocha, hoje aliado do governador, é outra opção viável para Brandão, que irá se manter partidariamente no campo de apoio do presidente da República.

O União Brasil, que está federado com o PP, poderia ser uma terceira opção.

No entanto, seu posicionamento nacional ainda não definido, com tendência de alinhar-se a um projeto da direita, impõe restrições ao governador perante o Planalto.

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, em entrevista concedida a jornalistas, nesta manhã, comentou sobre sua saída do PSB e emitiu posicionamento pessoal citando o pedetismo como seu possível próximo abrigo.

A construção dos novos endereços partidários para os aliados do Governo filiados ao PSB se dará exatamente desta forma, ouvindo-os e os direcionando para siglas que estarão juntas no pleito majoritário do ano que vem.

Com informações do Blog Glaucio Ericeira 

Senadora Ana Paula assume comando do PSB

A senadora Ana Paula Lobato assume nesta quarta-feira (6) a presidência estadual do PSB no Maranhão, após vencer a queda de braço com o governador Carlos Brandão. O movimento marca seu retorno à legenda socialista, da qual já havia feito parte antes de migrar para o PDT. 

A princípio, apenas Ana Paula se filiará imediatamente. Outros aliados do grupo político liderado por Flávio Dino, hoje espalhados entre PT, PCdoB, Solidariedade e Podemos, só poderão migrar para o ninho socialista durante a janela partidária que será aberta em 2026, sob pena de terem seus mandatos questionados. O mesmo vale para deputados estaduais e federais brandonistas deixarem a sigla. 

Sem a amarra, Carlos Brandão oficializou sua saída do partido, em vitória de Flávio Dino sobre o ex-aliado. União Brasil e MDB são as siglas mais prováveis para abrigar o governador. 

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Deputado dinista reforça projeto de Camarão ao governo, mas não descarta aliança ampla com Braide


O deputado estadual Carlos Lula (PSB) admitiu, nesta terça-feira(5), que o seu campo político pode caminhar com o prefeito Eduardo Braide (PSD) em sua candidatura ao governo em 2026.

Lula fez questão de reforçar o projeto de Felipe Camarão(PT) governador, que segundo ele é um nome bastante competitivo, mas não fechou portas para uma possível aliança com Braide.

O deputado disse que não foi aberto diálogo com o prefeito de São Luís, no entanto frisou que uma aliança grande pode ser feita no Maranhão.

Em alguns Estados, como Bahia, Ceará e Piauí, o PSD estará no palanque de petistas, com acordos já bem consolidados.

Veja abaixo:


Com informações do Blog do John Cutrim

Iracema sobre PSB: “Não gostaríamos de ser traídos pelo partido dessa forma”


A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, falou com a imprensa sobre a situação do PSB, que deve trocar de comando no Maranhão e parar nas mãos dos dinistas. Tudo indica que o comando do partido será dado para a senadora Ana Paula Lobato, esposa do deputado Othelino Neto, que faz ferrenha oposição ao governador Carlos Brandão.Maranhão local businesses

“Aguardamos nos próximos dias essa resposta. Estamos muito incomodados com essa situação. Nós nos elegemos pelo partido e queríamos de permanecer no partido. Não gostaríamos de ser traídos pelo partido dessa forma”, afirmou Iracema.

A chefe do legislativo estadual deixou claro que os deputados da base do governo sairão da legenda, embora ela diga que ainda crê em um diálogo para que isso não ocorra. “Ainda acreditamos em uma ponderação. Que o presidente escute os deputados, aqueles que têm representatividade no partido com mandato para que a gente conduza o partido nas próximas eleições. É o que nós esperamos, mas não significa que vai acontecer. Mas é nossa expectativa”.

Hilton Gonçalo vai comendo pelas beiradas…


Enquanto os vários pré-candidatos alinhados ao Palácio dos Leões se movem coma estrutura do governo, o ex-prefeito de Santa Rita Hildo Gonçalo vai construindo sua candidatura ao Senado de forma orgânica, contabilizando apoio por apoio.

Enessa estratégia já soma 15 prefeitos no projeto em todo o estado; além disso, recebeu apoio do deptuado federal Cléber Verde (MDB).

Já somam com Gonçalo o prefeitos de Nova Olinda do Maranhão, Junco do Maranhão, Duque Bacelar, São José dos Basílios, Nova Iorque, Nina Rodrigues, Anajatuba, Bacabeira, Santa Rita, Pastos Bons, Palmeirândia, Presidente Juscelino, Olinda Nova do Maranhão e Cachoeira Grande.

A base eleitoral do ex-prefeito é maior do que muitos candidatos que se apresentam no estado.

Com informações do Blog do Marco D'eça 

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Justiça afasta Antônio Américo e toda a cúpula da FMF por suspeitas de irregularidades e fraude

A Justiça do Maranhão determinou o afastamento imediato de todos os dirigentes da Federação Maranhense de Futebol (FMF) e do Instituto Maranhense de Futebol (IMF), em meio a graves suspeitas de irregularidades na gestão das entidades. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (4) pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, em resposta a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA).

A medida tem como base denúncias de falta de transparência, desvio de finalidade e possíveis manobras estatutárias para perpetuação de poder. Entre as irregularidades apontadas estão a omissão de documentos obrigatórios no site da FMF - como balanços financeiros, estatutos e atas de assembleias — e a completa ausência de um canal institucional por parte do IMF. O Ministério Público afirma que a assembleia realizada em janeiro de 2025, que aprovou as contas de 2024 e promoveu uma ampla reforma no estatuto da FMF, foi conduzida sem que os clubes filiados tivessem acesso prévio ao texto integral das mudanças. As alterações teriam sido apresentadas por meio de slides genéricos, sem permitir o devido debate, e incluíam cláusulas que restringiriam a participação de opositores no processo eleitoral da entidade.

A decisão judicial também acata os indícios de confusão patrimonial entre FMF e IMF. O Instituto, segundo depoimentos dos próprios dirigentes, teria sido criado em 2012 com o único propósito de administrar os recursos da federação e protegê-los de bloqueios judiciais. Um parecer técnico anexado aos autos aponta uma queda de mais de 80% no patrimônio da FMF nos últimos três anos, o que reforça a suspeita de gestão temerária e dilapidação de bens.

A advogada Susan Lucena Rodrigues foi nomeada administradora provisória e terá 90 dias para levantar a real situação financeira, contábil e documental das duas entidades, adotar medidas de correção e conduzir novas eleições com ampla transparência e participação dos clubes filiados.

Em entrevista à Mirante News, Paulo Victor destaca que pré-candidatura a deputado está sendo construída com o povo


O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, foi o entrevistado desta segunda (4) no programa Ponto Final, da Mirante News. Durante a conversa, o parlamentar reafirmou sua pré-candidatura a deputado estadual e destacou que sua trajetória política e o novo projeto que apresenta ao Maranhão são movidos por uma diretriz clara: estar perto da população, ouvindo e construindo com ela.

Com forte atuação em São Luís, Paulo Victor afirmou que sua pré-campanha não é fruto de articulações distantes ou imposições partidárias, mas sim do diálogo com as comunidades e da escuta às demandas reais da população maranhense. 

“Essa não é uma candidatura construída em gabinetes, é uma candidatura do povo e para o povo. É ouvindo, caminhando e sentindo de perto as realidades das comunidades que nasce esse projeto. Porque representar é, antes de tudo, estar presente”, disse o presidente da Câmara. 

O vereador também ressaltou que sua experiência à frente da Câmara Municipal de São Luís, tem sido marcada por uma gestão comprometida com a transparência e com o fortalecimento da participação popular. 

Paulo Victor destacou que esse modelo de escuta e participação é o que pretende levar para a Assembleia Legislativa, caso seu nome seja confirmado nas urnas. Segundo ele, o Maranhão precisa de representantes que conheçam os desafios do dia a dia das famílias e que tenham disposição para atuar com responsabilidade, sem promessas vazias, mas com ações concretas.

A entrevista reforçou o perfil de Paulo Victor como um político de origem popular, que não abre mão do contato direto com a base e que defende um projeto de Maranhão mais justo, inclusivo e próximo das reais necessidades da população.

Justiça anula vitória de Francimar no PED do PT Maranhão e determina nova eleição




O juiz Márcio Castro Brandão, da 3ª Vara Cível de São Luís, determinou a realização de um novo segundo turno das eleições do Partido dos Trabalhadores no Maranhão. A decisão suspende os efeitos da vitória de Francimar Melo e confirma sua inelegibilidade por descumprimento das regras internas da legenda. A decisão foi publicada na sexta-feira (1).

De acordo com a sentença, Francimar ocupava desde 2021 um cargo comissionado no governo estadual com salário superior a R$ 7,7 mil, o que o obrigava a contribuir com 2% de seus vencimentos ao PT, de acordo com as regras internas do partido.

No entanto, Francimar manteve-se cadastrado como “dirigente comum” e contribuiu com valores muito inferiores, entre R$ 10 e R$ 50. “O réu, mesmo exercendo cargo comissionado, permaneceu como dirigente comum para fins de contribuição, pagando valores simbólicos e incompatíveis com sua função e remuneração”, diz um dos trechos da decisão.

O juiz destacou ainda que Francimar “faltou com a verdade” ao apresentar certidão negativa de débitos junto ao partido, “induzindo os filiados e dirigentes partidários a erro e violando os princípios da boa-fé e da transparência”. Segundo os autores da ação, Genilson Alves, Raimundo Monteiro e Francisco Rogério, o débito acumulado ultrapassa R$ 5 mil.


Veja a lista de senadores do MA a favor e contra o impeachment de Alexandre de Moraes


O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) compartilhou o “placar atualizado” de votos no Senado favoráveis e contrários ao pedido de impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, alvo de sanções do governo dos Estados Unidos.

Os dados, do site “votossenadores.com.br”, mostram que 34 senadores são a favor do impeachment e 19 são contra. Há ainda outros 28 indefinidos. Entre os senadores do Maranhão, Weverton e Ana Paula Lobato, ambos do PDT, são contra o impeachment de Moraes. Já a senadora Eliziane Gama(PSD) segue indefinida.


Cabe ao presidente do Senado decidir se dá seguimento ou não a um pedido de impeachment de um ministro do Supremo. São necessários 54 votos, ou 2/3 do plenário, para confirmar a destituição
.

domingo, 3 de agosto de 2025

Estadão confirma candidatura de Braide ao governo pelo PSD


De acordo com matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo neste domingo(3), o PSD terá o prefeito Eduardo Braide como candidato a governador do Maranhão em 2026.

“Já no Maranhão, o candidato a governador será o prefeito da capital São Luís (MA), Eduardo Braide”, diz a reportagem.

Segundo o jornal, o PSD elegeu como um dos principais focos nas eleições de 2026 elevar seu cacife em todo o Nordeste, principal reduto do PT. O partido de Gilberto Kassab quer ampliar o número de deputados estaduais e federais, além de senadores, para turbinar sua capilaridade e se tornar cada vez mais indispensável no xadrez da região.

Mapa das alianças do PSD no Nordeste

Na Bahia, Estado que é governado pelo PT há 18 anos, o PSD tem hoje o maior número de prefeituras – elegeu 115 em 2024, enquanto o PT conquistou apenas 50.

Além disso, o partido de Kassab conta com dois senadores – Otto Alencar e Ângelo Coronel -, seis deputados federais, entre eles Antonio Brito, que lidera a bancada na Câmara. A tendência é que a sigla apoie a reeleição do governador petista Jerônimo Rodrigues, mas apenas se receber a garantia de integrar a chapa para o Senado.

No Ceará, o PSD deve apoiar a candidatura à reeleição de Elmano de Freitas, do PT, ao governo. Com essa aliança, espera ampliar a bancada na Câmara de três para cinco parlamentares e eleger um senador.

No Piauí, o partido de Kassab também estará ao lado do PT, com o apoio ao governador Rafael Fonteles (PT). Em troca, pretende eleger quatro deputados – hoje, conta com três. Além disso, o hoje deputado Júlio Cesar (PSD) concorrerá ao Senado.

No Rio Grande do Norte, o candidato da sigla de Kassab ao governo será o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União-RN), aliado da senadora Zenaide Maia (PSD-RN).

Em Alagoas, o PSD articula para filiar o atual governador, Paulo Dantas (MDB), e todo o seu grupo político.

Em Pernambuco, o PSD filiou este ano a governadora Raquel Lyra, que corre o risco de perder a reeleição no ano que vem para o prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB). O partido, contudo, aposta em uma eventual rejeição do eleitor a Campos no momento em que ele renunciar à prefeitura para disputar o governo do Estado.

O governador de Sergipe é Fábio Mitidieri, do PSD, e o partido aposta em sua reeleição em 2026.

Na Paraíba, a sigla espera eleger Pedro Cunha Lima (PSD) para o governo do Estado – na eleição de 2022, ele perdeu no segundo turno para João Azevedo (PSB) por uma diferença de cinco pontos porcentuais.

Já no Maranhão, o candidato a governador será o prefeito da capital São Luís (MA), Eduardo Braide. No Estado, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) deve concorrer à reeleição.

Cléber Verde declara apoio a pré-candidatura de Dr Hilton Gonçalo ao Senado


O presidente municipal do MDB em São Luís, Cléber Verde, oficializou neste sábado (2) seu apoio à pré-candidatura do médico e ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, ao Senado Federal nas eleições de 2026. A declaração fortalece o palanque do pré-candidato, que vem construindo alianças estratégicas em diversas regiões do Maranhão.

Durante o encontro, Cléber Verde destacou o perfil técnico, a experiência administrativa e a capacidade de diálogo de Hilton Gonçalo como diferenciais para representar o Maranhão no Congresso Nacional. “O Maranhão precisa de um senador com compromisso com as causas do nosso povo, que conheça a realidade do estado e tenha coragem para fazer diferente. Por isso, declaro meu apoio à pré-candidatura de Hilton Gonçalo”, afirmou Verde.

Hilton Gonçalo, por sua vez, agradeceu o apoio e ressaltou a importância da união de forças em torno de um projeto voltado ao desenvolvimento do estado. “Recebo com alegria o apoio de Cléber Verde, uma liderança respeitada e comprometida com o Maranhão. Nosso projeto é coletivo e visa representar cada maranhense com seriedade e trabalho”, disse o pré-candidato.

A entrada do MDB da capital no campo de apoio a Hilton Gonçalo sinaliza uma ampliação da base política do ex-prefeito, que já conta com o respaldo de diversas lideranças municipais, parlamentares e de movimentos sociais.

Cléber Verde ainda contou que pretende trazer prefeitos para abraçar o projeto de Dr Hilton ao Senado. O Deputado Federal é o decano da bancada maranhense e o que possui mais mandatos consecutivos em exercício.