16 dezembro 2025

A fala de Tarcísio sobre a candidatura de Flávio Bolsonaro e os ‘adultos na sala’


Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) tem repetido o mesmo discurso toda vez que é questionado em conversas mais reservadas sobre a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à presidência em 2026.

De acordo com o relato de diferentes interlocutores, sempre cuidando de começar dizendo que, por sua formação militar, não vai ser desleal ou ingrato com Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo tem deixado claro que não concorda com a candidatura de Flávio – nem com o timing e nem com a escolha do ex-presidente.

Para Tarcísio, ninguém aguenta mais polarização – “esses caras são malucos”, ele costuma dizer, referindo-se aos bolsonaristas – e Lula é um “candidato antigo” e obsoleto.

Por isso, na avaliação dele, vai chegar o momento em que “os adultos vão entrar na sala” e definir uma candidatura de oposição independente do bolsonarismo.

Por “adultos”, entenda-se os governadores da direita, os líderes do Centrão e, claro, ele, Tarcísio.

A base dessa candidatura independente, na avaliação de Tarcísio, seria um projeto de país comum, voltado para a responsabilidade fiscal, uma proposta linha dura na segurança pública e uma reforma política que ele tem citado em termos genéricos.

Quem ouve o governador falar sai da conversa com a certeza de que, se o cavalo da Presidência da República passar selado, ele monta.

15 dezembro 2025

Balanço de atividades do Complexo de Comunicação evidencia alta produtividade do Legislativo maranhense


O Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) deu um salto significativo na sua principal missão de aproximar o Parlamento estadual da sociedade maranhense. A principal prova desse avanço foram os números divulgados na manhã desta segunda-feira (15), evidenciando não apenas a consolidação da comunicação na Alema, mas também a sua ampliação, reforçando e estreitando o diálogo com toda a sociedade.

Apresentado pelo diretor de Comunicação da Casa, jornalista Juraci Filho, o relatório trouxe o balanço das atividades do Complexo de Comunicação da Assembleia relativo ao período de janeiro a novembro deste ano, destacando as atividades desenvolvidas pela TV Assembleia (Canal aberto 9.2 – MAXX 17 – SKY 309.2), Rádio Assembleia (96,9 FM) e pelas redes sociais.

“Nós tivemos um ano de muito trabalho na comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão. Um ano em que alcançamos índices históricos em termos de reportagens. Foram mais de 2.800 reportagens e quase 20 programas. Diariamente, a gente teve a oportunidade de ter programas que falavam de cidadania, cultura e política, de todo o trabalho feito pela Assembleia Legislativa e seus 42 deputados”, disse Juraci Filho.

Ele também adiantou as perspectivas para o próximo ano. “Certeza que em 2026 nós vamos avançar ainda mais, com novos programas na TV, na rádio e com um trabalho mais instantâneo nas redes sociais, com o cuidado que o Parlamento precisa ter para levar informação transparente, clara e fazer com que este público possa não só ter acesso, mas de forma interativa, participar mais do que é produzido dentro do Parlamento estadual do Maranhão”, frisou.

O gestor também destacou que todas essas atividades apenas foram possíveis graças as ações da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), que não apenas apoia, mas incentiva a produção jornalística, seguindo os princípios que norteiam a comunicação pública, que é levar informação de interesse público com clareza, transparência e ética para toda a sociedade, promovendo a democracia e combatendo a desinformação.

TV Assembleia

Entre janeiro e novembro, a TV Assembleia produziu 1.830 reportagens, demonstrando uma intensa cobertura jornalística, equipe ativa e variedade de fatos. A grade de programação da emissora possui um total de 18 programas, número de grande relevância entre as televisões públicas e comerciais.

A TV Assembleia registrou 1.982 gravações entre janeiro e novembro de 2025, um volume considerado elevado para uma emissora legislativa, demonstrando alta produtividade, cobertura ampla e regularidade na produção de conteúdo. Foi uma média de 165 gravações por mês, representando uma produção alta e constante especialmente considerando a característica de uma TV institucional.

Ao longo de 2025, a TV Assembleia produziu quatro documentários, produções especiais que retratam temas históricos, culturais e sociais relevantes para o Maranhão. Também foram registradas nove campanhas institucionais, atividades essas que contaram com a participação dos deputados, abordando datas comemorativas e pautas sociais.

Todo esse trabalho refletiu também na conquista de prêmios por parte da TV Assembleia, a exemplo do “Prêmio Porto Itaqui 2025” e o do “Prêmio ADPEMA de Jornalismo Roberto Fernandes”. No total, foram cinco premiações e reportagens, resultados esses que elevam o prestígio da emissora reforçam a sua credibilidade e comprovam que o trabalho realizado ao longo do ano alcançou destaque, repercussão e padrão de qualidade acima da média entre as TVs parlamentares.

Os números também comprovam uma cobertura contínua, compromisso com a transparência e acompanhamento fiel da atividade parlamentar.

“Um momento fundamental de iniciativa e condução da nossa direção que serve para a gente fazer inclusive uma autoanálise, avaliar todos os trabalhos que foram desenvolvidos ao longo de 2025, mas já com uma perspectiva de futuro, para a gente poder elaborar um plano estratégico que possa fazer com que esses trabalhos sejam ainda otimizados ao longo do ano de 2026. O objetivo é um só, claro, melhorar a qualidade dos serviços, levar com muita seriedade, que é o que o já faz, com muita transparência e responsabilidade, as atividades do Parlamento Maranhense, estreitando essas relações da Casa do Povo com o próprio povo maranhense”, pontuou Ronald Segundo, coordenador de jornalismo da TV Assembleia.

Site

A agência de notícias também teve um papel relevante em 2025, dando visibilidade ao trabalho realizado no Parlamento estadual. Foram 1936 reportagens, 1605 episódios de TV e 4401 episódios de rádio veiculados no site da Assembleia, que, entre outras coisas, repercute as atividades desenvolvidas pela TV e pela Rádio Alema.

“Foi um ano de muita produtividade, conquistas importantes, que nos impulsionam a trabalhar cada vez mais, focados na comunicação pública de qualidade, bem informando a sociedade”, disse Ellen Serra, coordenadora da Agência de Notícias e Mídias Integradas.

Rádio Assembleia

A Rádio Assembleia também teve um grande destaque ao longo de 2025 levando de forma ágil e com credibilidade, características desse veículo de comunicação, as principais informações do parlamento estadual para a população maranhense. Ao todo, foram 3.598 produções de áudio editados.

Um dos grandes atributos do rádio é sua capacidade de penetração nos lares, o que foi cumprido com louvor pela 96,9 FM. A rádio alcançou mais de 2 milhões de ouvintes em 30 municípios do Maranhão com qualidade de som e transmissão que não perde em nada para as tradicionais emissoras de rádio do Brasil.

Um dos destaques deste ano ficou com o programa “Diário da Manhã”, que passou também a ser transmitido simultaneamente pela TV Assembleia. Dessa forma, o Complexo de Comunicação da Assembleia inovou ao ter a primeira a primeira rádio do Maranhão com programação veiculada na televisão.

“A TV Assembleia e a Rádio fizeram um trabalho substancial. Nós tivemos números expressivos, principalmente na produção de quantidade de áudios, quantidade de vídeos, matérias publicadas, documentários produzidos. E a Rádio Assembleia, em uma quantidade total de oito programas hoje, utilizando praticamente as quatro horas diárias disponibilizadas pela Rádio Senado. A TV Assembleia alcançando o número de 18 programas, sejam eles diários, semanais ou quinzenais. Então, estou muito feliz com os nossos números, com as nossas conquistas nesse ano de 2025”, pontuou Gragório Dantas, sub-diretor de TV e Rádio Parlamentar.

Redes Sociais

O relatório de desempenho das redes sociais da Alema do período aponta crescimento consistente e fortalecimento da presença digital da Casa. No Instagram, principal canal de engajamento, o perfil alcançou 60.554 seguidores, com acréscimo de 6.472 novos perfis no período. O conteúdo publicado atingiu mais de 1,8 milhão de pessoas e ultrapassou 3 milhões de impressões, demonstrando ampla visibilidade e recorrência de acesso .

O perfil no Facebook do parlamento estadual também teve um bom desempenho, somando mais de 15,5 mil seguidores e alcançando mais de 1,27 milhão de pessoas ao longo do ano. Já no YouTube, a TV Assembleia consolidou sua força no audiovisual, chegando à marca de 150 mil inscritos e acumulando mais de 1,7 milhão de visualizações, reforçando o interesse do público por transmissões ao vivo, sessões plenárias e conteúdos jornalísticos produzidos pela Casa.

Os dados também evidenciam a força da comunicação legislativa, com maior concentração de seguidores em São Luís, mas presença significativa em municípios do interior do Maranhão. Esse alcance demonstra a ampliação do diálogo da Assembleia com a sociedade, levando informações institucionais para além do espaço físico do parlamento e fortalecendo a transparência das atividades legislativas

Para a coordenadora de redes sociais da Assembleia Legislativa, Annyere Pereira, os resultados refletem um trabalho contínuo e estratégico. “Os números mostram que a população quer acompanhar o dia a dia do Parlamento. Nosso desafio é manter a credibilidade da informação, respeitando o papel institucional da Assembleia, ao mesmo tempo em que modernizamos a linguagem e ampliamos o diálogo com a sociedade”, destacou.

A diretora-adjunta de Comunicação, Glaucione Pedrozo, avaliou positivamente todo o trabalho desenvolvido pelos veículos de comunicação da Assembleia.

“Esses dados foram muito animadores, são dados muito positivos. Isso mostra que cada vez mais a TV, a rádio, o site, nossas redes, nosso complexo em geral, têm dado uma resposta positiva, não somente interna, mas uma resposta positiva à sociedade maranhense. A gente tem levado informação, tem proporcionado transparência, que essa é a nossa principal função enquanto TV pública, enquanto complexo de comunicação público. Isso é importante também para os profissionais se manterem motivados, comprometidos com essa missão de informar a população maranhense”, frisou.

Câmara de São Luís aprova em primeira votação mudança da data da eleição


Foi colocado em pauta em primeira votação a o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município de São Luís 004/25, de autoria da Mesa Diretora que altera o parágrafo único do artigo 51 mudando a data das eleições para a Mesa Diretora.

Com a modificação, a data da eleição Mesa Diretora será somente a partir de outubro do ano que vem e não mais a partir de abril como está previsto hoje.

Agora será cumprido o interstício de 10 dias. Então, será chamada uma sessão extraordinária para a votação em segunda votação, já que a Câmara entra em recesso antes deste prazo.

A segunda votação será dia 26 de dezembro em sessão extraordinária.

A questão do votação do orçamento ainda está em discussão e também deve ser votado em sessão extraordinária na mesma data.

André Fufuca empregou fantasma na Câmara, e TCU avalia punição, diz Metrópoles


Katiane Ferreira Barboza, a funcionária fantasma, respondeu a Processo Administrativo Disciplinar (PAD) da dos Deputados por “fraude ao sistema de controle de frequência” da Casa e ganhos “sem a efetiva contraprestação laboral”, entre 30 de setembro de 2019 e 24 de agosto de 2020. No mesmo período em que estava lotada na quarta-secretaria da Casa, ela também trabalhava no Ministério da Saúde.

Após conclusão do PAD, o caso foi enviado ao TCU para dar início ao processo de Tomada de Conta Especial (TCE), que busca o ressarcimento de R$ 284 mil, em valores corrigidos, de danos aos cofres públicos.

A área técnica do TCU chegou a produzir parecer pela inclusão do nome de André Fufuca no processo de TCE por entender que o parlamentar, responsável por nomear Katiane Barboza, “contribuiu para o pagamento indevido de remuneração e o consequente dano ao erário”. No entanto, o ministro Jorge Oliveira, relator do caso, poupou o político maranhense de prestar esclarecimentos sobre a irregularidade.

Em despacho do dia 25 de julho, Jorge Oliveira acatou o nome da ex-servidora no processo de Tomada de Conta Especial, incluiu o nome do chefe imediato dela à época e, por fim, rejeitou o trecho do parecer da área técnica que responsabilizava André Fufuca.

Dessa forma, apenas os dois ex-subordinados de André Fufuca foram notificados pelo TCU em outubro. Eles foram cobrados a pagar os R$ 284 mil ou apresentarem defesa em 15 dias. No entanto, eles não responderam à Corte de Contas dentro do prazo.

“A não apresentação das alegações de defesa ou a eventual rejeição dessas poderá ensejar, além do julgamento pela irregularidade das contas do responsável, a condenação ao pagamento do débito, bem como imputação de multa. O valor total do débito atualizado monetariamente e acrescido dos juros de mora até 9/10/2025 corresponde a R$ 284.362,24”, diz trecho do ofício encaminhado aos dois citados.

Mesmo que ambos quitem o valor de R$ 284 mil, já corrigidos pela inflação, eles não ficam isentos de receberem sanções do TCU.

O caso ainda não foi julgado, nem o ministro relator apresentou voto. Na prática, isso não significa que André Fufuca esteja 100% livre de ser responsabilizado ou cobrado a dar explicações sobre a funcionária fantasma. A última movimentação do processo de Tomada de Contas Especial é do dia 25 de novembro.

Os argumentos da área técnica do TCU para incluir André Fufuca no processo de Tomada de Conta Especial

Para a Unidade de Auditoria Especializada em Tomada de Contas Especial, André Fufuca, responsável por nomear a mulher, “contribuiu para o pagamento indevido de remuneração e o consequente dano ao erário”. Nesse sentido, a área técnica listou que o parlamentar teve a seguinte conduta: alterou a forma de controle de frequência da comissionada; não supervisionou e controlou o exercício laboral da Assistente Técnica de Gabinete; consentiu com o pagamento de remuneração à servidora, sem a devida contraprestação laboral à Câmara dos Deputados; e atestou a frequência da servidora.


O ministro relator, Jorge Oliveira, no entanto, rejeitou a inclusão do nome de André Fufuca no processo de Tomada de Contas Especial. No lugar do deputado federal, o magistrado incluiu o nome do chefe imediato de Katiane Barboza à época. Oliveira apontou que ele foi o responsável por validar a presença da comissionada entre março de 2020 e agosto de 2020.

“Apesar de concordar com a análise do Diretor, observo que a alteração do regime de controle de frequência é medida prevista normativamente e, por si só, não tem a capacidade de contribuir para o descumprimento da jornada de trabalho”, escreveu o ministro na decisão.

“Quanto à atestação da folha de ponto, observo que o período de 1 a 15/03/2020 tratou-se de intervalo residual, antes da suspensão do registro da frequência, ocorrida a partir de 16/03/2020, e determinada pela Portaria DG 70/2020, em função da pandemia de Covid-19. Como se tratou de situação excepcional, acredito que esse período não deva ser considerado como normal, para fins de controle de presença de servidores, em face das restrições de contato pessoal existentes”, justificou Jorge Oliveira.

Quem é a funcionária fantasma que André Fufuca empregou na Câmara dos Deputados

Katiane Ferreira Barboza foi nomeada por André Fufuca para cargo no gabinete da quarta-secretaria, comandada pelo deputado federal durante o biênio 2019-2020, na gestão de Rodrigo Maia. Conforme estrutura da Mesa Diretora, a quarta-secretaria é responsável pela gestão dos apartamentos funcionais da Câmara dos Deputados.

Menos de um mês após ser empregada por Fufuca na Câmara, Katiane Barboza assumiu cargo no Ministério da Saúde, em Brasília. Foi a própria corregedoria da pasta que identificou o acúmulo de remunerações e informou a Câmara dos Deputados, que instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a irregularidade.

Procurados, Fufuca e Katiane não retornaram até o fechamento desta reportagem. Ela chegou a ter remuneração mensal de R$ 14,1 mil, em valores da época. O montante é a soma do salário mais auxílio-alimentação pagos pela Câmara.

Fufuca e ex-comissionada apresentam versões diferentes

No curso da investigação do PAD, Katiane Baborza admitiu que errou ao acumular dois cargos e que registrava frequência na Câmara dos Deputados diariamente para, em seguida, cumprir jornada de trabalho no Ministério da Saúde, onde era coordenadora de Assuntos Orçamentários.

Katiane Barboza afirmou que André Fufuca tinha conhecimento de que ela trabalhava nos dois locais. De forma geral, a investigada negou ser funcionária fantasma, ao sustentar que cumpria demandas do parlamentar de forma remota.


Diferentemente da função de secretário parlamentar, os comissionados nomeados para o cargo de natureza especial (CNE), como Katiane Barboza, têm de cumprir expediente obrigatoriamente de dentro da Câmara dos Deputados, conforme regimento interno da Casa.

Quem também prestou depoimento à comissão que investigou o caso foi André Fufuca. O deputado negou que soubesse que a subordinada acumulava cargo no Ministério da Saúde, que não era responsável por passar trabalhos a Katiane e que poucas vezes teve contato com ela.

André Fufuca disse ainda que a funcionária dava, sim, expediente na quarta-secretaria, mas que não se recordava do horário de trabalho dela, uma vez que mais de 30 pessoas trabalhavam na repartição.

O político também declarou que Katiane foi cedida “informalmente” à liderança do Partido Progressista (PP), mas que não se recordava do período. No entanto, a chefe de gabinete da liderança do PP à época disse em depoimento à comissão processante que não conhecia Katiane e que ela não trabalhou informalmente para eles.

André Fufuca também alegou não se lembrar do motivo pelo qual o regime de controle de frequência da ex-servidora foi alterado de biométrico para assinatura diária de folha de frequência.

Para a Comissão de Processo Administrativo Disciplinar, Katiane não conseguiu comprovar que, de fato trabalhou para a Câmara dos Deputados, mesmo ela tendo insistido que não atendia às demandas da quarta-secretaria, mas, sim, serviços de assessoria legislativa a pedido de André Fufuca.

Com a conclusão do PAD, ela recebeu a punição de destituição de cargo em comissão, ou seja, não pode mais ocupar cargo público.

14 dezembro 2025

Roberto Carlos se envolve em acidente ao perder controle de Cadillac durante gravação de especial


O cantor Roberto Carlos se envolveu em um acidente de trânsito enquanto participava da gravação do especial de fim de ano da TV Globo, em Gramado, na Serra Gaúcha. O cantor estava em um Cadillac que apresentou falha no sistema de freios durante a subida de uma ladeira íngreme.

De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o veículo perdeu o controle, desceu de ré e colidiu com outros três carros que estavam estacionados no local. Na sequência, o Cadillac atingiu uma árvore.

Após o impacto, Roberto Carlos e outras três pessoas foram encaminhados a um hospital da região para avaliação médica. Segundo a RBS TV, todos passaram por exames e foram liberados, sem registro de ferimentos graves.

O artista estava em Gramado exclusivamente para a gravação do tradicional especial de fim de ano da TV Globo. As cenas estavam sendo registradas no momento do acidente, e a produção precisou ser interrompida após a colisão.

Novas lideranças reforçam a caminhada de Dr. Hilton Gonçalo rumo ao Senado


A pré-candidatura de Dr. Hilton Gonçalo ao Senado Federal ganhou novos reforços políticos nos últimos dias, com a confirmação de adesões de ex-prefeitos, vereadores, presidentes de câmara e pré-candidatos de diferentes regiões do Maranhão. As movimentações ampliam a base municipalista do ex-prefeito e fortalecem sua presença no cenário estadual para a disputa de 2026.

Entre os novos apoiadores estão Carlos Machado, ex-prefeito de Senador Alexandre Costa; Glória Alves e Antônio Jorge, ex-prefeitos de Carutapera; além do ex-prefeito de São Bernardo, Coriolano, liderança influente no Baixo Parnaíba.

Também declararam apoio o vereador Irmão Antônio, de Itapecuru-Mirim; o presidente da Câmara de Governador Archer, João Batista, acompanhado do vereador Anderson; a pré-candidata a prefeita de Coroatá, Aryanna Almevelar; Dr. Cláudio, de Codó, ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Zé Francisco; e Gonzaga Júnior, ex-prefeito de Presidente Vargas.

As adesões reforçam a estratégia de Hilton Gonçalo de construir uma candidatura que dialoga diretamente com as demandas municipais. O pré-candidato tem defendido que sua proposta para o Senado nasce da base e tem como foco fortalecer os municípios maranhenses.

Com presença consolidada em diversas regiões e apoio de lideranças tradicionais e emergentes, Hilton Gonçalo segue ampliando articulações e fortalecendo sua posição na disputa para 2026.

13 dezembro 2025

Lula e Janja visitam Roseana Sarney que trava luta contra o câncer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela Silva visitaram, na manhã deste sábado (13), a ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney (MDB).

A parlamentar passa por tratamento de saúde no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP), após diagnóstico de câncer de mama registrado no dia 14 de agosto deste ano.

Em uma entrevista recente concedida ao Imirante, o ex-presidente e ex-senador José Sarney abordou com sinceridade sua preocupação em relação à saúde de sua filha, a deputada federal licenciada e ex-governadora Roseana Sarney. Roseana, 72 anos, atualmente está enfrentando um intenso tratamento contra um câncer de mama agressivo chamado triplo-negativo e, em recente declaração ao jornal O Globo, compartilhou seus sentimentos de medo e insegurança ao lidar com essa difícil situação. “Não tenho medo da morte. Todo mundo tem que se preparar para ela. A morte pode acontecer a qualquer momento, com qualquer um de nós. O que eu não quero é sofrer. Sofrer eu digo é sentir muita dor ou ficar mal da cabeça e dar trabalho para os outros. Eu decido a minha vida se quero continuar vivendo”, relatou.

Durante a entrevista, Sarney falou com emoção sobre o tratamento de saúde da filha Roseana. Ele admitiu enfrentar preocupação constante, mas mostrou otimismo. “Tenho certeza de que Deus tenha preservado a Roseana. Ela tem uma força interior extraordinária.” Sobre a admiração que sente por ela, declarou: “Ela só me dá satisfação a vida inteira, me deu alegria e talento.” E destacou o exemplo de coragem que Roseana representa. “A maneira como ela enfrenta essa doença ajuda outros doentes, que veem sua força e têm esperança.”

Durante o lançamento de uma nova coletânea de ficção na Livraria AMEI, localizada no São Luís Shopping, Sarney demonstrou a emoção que sente ao discutir o estado de saúde de Roseana. Ele comentou sobre o desafio de apoiar a filha nessa rotina de tratamento, ressaltando também a coragem que ela tem demonstrado.

“Eu tenho a mesma preocupação. Não tenho medo de alguma intercorrência no tratamento dela, mas é impossível não ficar apreensivo”, afirmou. O ex-presidente destacou ainda que Roseana sempre teve saúde frágil, o que torna qualquer situação mais delicada. “Ela é filha única. Tenho por ela um carinho muito grande. Sempre me deu alegrias, sempre me deu satisfação.”

Além disso, Sarney elogiou a postura de Roseana diante das dificuldades. “É um talento. Tem uma personalidade impressionante e teve uma grande carreira política no Maranhão e no Brasil. Quando eu a vejo com aquele cabelo, do jeito que está por causa do tratamento, me dá vontade de me comover, mas eu resisto porque é ela quem me incentiva a ficar menos preocupado”.

Ele enfatizou que a firmeza de Roseana serve como exemplo para muitas pessoas que estão passando por experiências semelhantes. “Ela está ajudando doentes que têm a mesma condição, pela força que demonstra. A maneira como enfrenta isso tem contribuído para que outros também consigam passar por esse período difícil.”

Por fim, Sarney falou sobre sua fé como fonte de apoio neste período complicado. “Deus, a irmã Dulce… e coloco também minha mãe, por quem tenho grande devoção. Tenho certeza de que estão todos lá, junto ao Criador, torcendo por ela”.

12 dezembro 2025

Os planos B, C e D do PT no Maranhão


Se permanecer no campo do governador Carlos Brandão, apoiando a candidatura de Orleans Brandão ao Palácio dos Leões, o PT cogita indicar um nome para a vice-governadoria ou até ocupar uma das vagas de suplente de senador da chapa governista.

Ângela da Fetaema, Washington Oliveira e Cricielle do Iema são nomes lembrados para compor o palanque governista. Também é considerada a possibilidade de retorno da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, à legenda.

Por enquanto, apenas por enquanto, Felipe Camarão se gaba de ter aparecido em uma linha de um post jornalístico da imprensa nacional. Nos bastidores, porém, o partido trabalha outros caminhos, inclusive uma aproximação com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, defendida por comunossocialistas pragmáticos próximos a Flávio Dino, com a bênção de lideranças do PSD nacional.

11 dezembro 2025

Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Jair Bolsonaro


BRASÍLIA - A Justiça Federal em Minas Gerais determinou nesta quarta-feira (10) a suspensão dos benefícios vitalícios concedidos a Jair Bolsonaro depois que ele deixou a presidência da República.

Com a decisão, assessores e veículos oficiais que foram colocados à disposição de Bolsonaro após ele deixar o cargo, em 2022, deverão ser suspensos pelo período em que o ex-presidente estiver cumprindo pena em regime fechado pela condenação na ação penal da trama que pretendia impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência.

Jair Bolsonaro está preso em Brasília

Bolsonaro está preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão.

A decisão foi motivada por uma ação protocolada pelo vereador Pedro Rousseff (PT-MG). O parlamentar pediu a suspensão dos benefícios, que são custeados pela Presidência da República e concedidos a todos os ex-presidentes.

Ex-presidentes tem direito a servidores, apoio e assessoramento

Conforme a Lei 7.474/1986, ex-presidentes têm direito a quatro servidores para atuarem na área de segurança, apoio pessoal e assessoramento, além de dois carros oficiais com motoristas.

Na ação, o vereador argumentou que os gastos com equipe de Bolsonaro no primeiro semestre deste ano foram de R$ 521 mil. Desde 2023, os gastos já somam R$ 4 milhões, segundo o político.

Ao analisar o caso, o juiz federal Pedro Pereira Pimenta entendeu que a continuidade dos benefícios pode provocar prejuízos aos cofres públicos.

“Registra-se que, se se mantém, com ônus para o erário, uma estrutura pessoal e logística desvinculada das finalidades que justificaram sua instituição, como dito, afronta aos princípios da legalidade, da moralidade administrativa”, disse o magistrado.

Cabe recurso contra a decisão.

10 dezembro 2025

Iracema Vale parabeniza servidores por qualificação profissional por meio de convênio


A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), fez um registro especial durante a sessão plenária desta terça-feira (9) sobre os resultados positivos do convênio entre a Alema e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Firmado em agosto de 2023 e recentemente prorrogado até agosto de 2026, o acordo tem possibilitado que servidores da Casa ampliem sua formação acadêmica com cursos de mestrado.

“Tivemos a oportunidade de firmar esse convênio que hoje já rende frutos muito significativos. Já contamos com três servidores que concluíram o mestrado e defenderam suas dissertações, e outros seguem em fase final de conclusão. É um marco importante, resultado de uma gestão que valoriza o conhecimento e a formação continuada”, afirmou a presidente.

A parlamentar parabenizou as servidoras Clícia Valéria Leite, Tiara das Neves Pereira Diniz e Suzamira Ramos Moura Santos, que já obtiveram o título de mestras por meio do convênio. Além disso, destacou os servidores Alex Bruno Canela Villela, Felipe Cauê Lima Moreira, Gabriel Manzano Dias Marques, José Anderson Abreu Rocha, Letícia dos Santos Oliveira Souza e Patrícia Santiago de Abreu, que estão em fase final da escrita de suas dissertações.

“É motivo de orgulho para esta Casa ver nossos servidores alcançando esse nível de qualificação. Essa parceria com a UNOESC tem proporcionado oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional, fortalecendo, também, a imagem da Assembleia e do Maranhão”, enfatizou Iracema Vale.

O convênio entre a Alema e a Universidade do Oeste de Santa Catarina integra o conjunto de ações da atual gestão voltadas à valorização dos servidores públicos, com foco na formação acadêmica, inovação institucional e aprimoramento técnico.

A presidente reforçou ainda que a continuidade do programa até 2026 permitirá que novos servidores participem da iniciativa, ampliando o número de mestres formados pela Assembleia.

“Nosso compromisso é seguir investindo em conhecimento. Servidores capacitados fazem uma Assembleia mais forte, moderna e preparada para atender melhor a população maranhense”, concluiu.

09 dezembro 2025

Rodoviários ameaçam nova greve na Grande Ilha


O presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Marcelo Brito, afirmou nesta quarta-feira (9) que empresas do sistema urbano de São Luís e semirubano da Grande Ilha não teriam efetuado o pagamento dos salários de novembro, que deveriam ter sido quitados no último dia 5, e outras estariam em débito com a primeira parcela do 13º salário. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Brito afirmou que, caso a situação não seja regularizada imediatamente, “medidas duras” serão adotadas, acenando para uma nova greve geral na capital.

A pressão surge em um cenário ainda marcado pelos impactos da paralisação dos trabalhadores da empresa 1001, menos de um mês atrás e que deixou milhares de passageiros sem ônibus por quase duas semanas

Na ocasião, motoristas e cobradores cruzaram os braços por atraso de salários, benefícios e pendências trabalhistas, afetando moradores de mais de 30 bairros, que enfrentaram longas esperas, superlotação e dependência do transporte por aplicativo.

“É uma questão de justiça social”, afirma Dr. Julinho sobre isenção de taxas para regularização de imóveis de baixa renda

O Prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PODEMOS), anunciou uma medida com o objetivo de eliminar uma das principais barreiras financeiras que impedem a regularização de imóveis pelas famílias mais vulneráveis do município. A Prefeitura enviará, nos próximos dias, um Projeto de Lei à Câmara Municipal que concede isenção total da Taxa de Desmembramento, Desdobro e Remembramento para moradores em situação de baixa renda comprovada.

“Esta isenção é mais do que uma simples facilidade administrativa; é uma questão de justiça social. Muitas famílias ribamarenses conquistaram seu lote, sua casinha, mas esbarram no custo das taxas para fazer a devida regularização. Estamos removendo esse obstáculo. Queremos que o direito à moradia digna venha acompanhado da segurança jurídica e da valorização do patrimônio dessas pessoas”, declarou o prefeito.

A iniciativa visa beneficiar exclusivamente pessoas físicas que comprovarem hipossuficiência econômica. Com a aprovação da lei, essas famílias poderão solicitar gratuitamente os serviços técnicos necessários para regularizar a situação de seus terrenos perante o município.

Na prática, a medida significa um alívio imediato no bolso de quem mais precisa. “É um custo a menos para quem já vive com o mínimo e representa mais dignidade, mais cidadania e mais paz de espírito, sabendo que seu imóvel está dentro da lei”, explicou Dr. Julinho.

A gestão municipal destaca que a medida possui um duplo benefício: além do impacto social direto, ela promove o desenvolvimento urbano. Ao incentivar a formalização dos imóveis, a Prefeitura espera contribuir para um crescimento da cidade mais organizado, seguro e inclusivo, com um cadastro imobiliário mais preciso e fidedigno.

O envio do Projeto de Lei reforça o compromisso público da atual gestão em ampliar o acesso à regularização urbana. “Estamos priorizando as pessoas. A regularização fundiária é um passo fundamental para a cidadania plena, e ela não pode ser um privilégio de quem pode pagar. Ao facilitar que as famílias de baixa renda regularizem sua situação, estamos fortalecendo toda a comunidade”, concluiu o prefeito.

Com a tramitação do projeto na Câmara Municipal, a expectativa é que a lei seja aprovada em breve, começando a produzir efeitos e transformando a realidade de centenas de famílias em São José de Ribamar.

08 dezembro 2025

União Brasil decide por expulsar ministro do Turismo do partido


Depois de não atender a determinação da legenda, o ministro do Turismo, Celso Sabino, foi expulso do União Brasil, nesta segunda-feira (08), após reunião da Executiva Nacional.

Por meio de nota, o partido afirmou que a decisão é uma resposta à decisão de Sabino, que decidiu contrariar a determinação do União Brasil e permaneceu no Governo Lula.

“A expulsão decorre de uma representação apresentada contra Sabino, que permaneceu no Governo Federal, em atitude contrária a uma determinação do partido anunciada em setembro envolvendo todos os filiados”, diz trecho do comunicado divulgado pela legenda.

Sabino foi eleito deputado federal pelo União no Pará, e está licenciado do cargo ocupando o cargo de Ministro do Turismo.

O deputado federal e Líder do União Brasil na Câmara Federal, Pedro Lucas, participou da reunião que culminou com a expulsão de Celso Sabino do partido.

Júlio Filho prestigia os 25 anos do “Impacto Abençoando Vidas”

O pré-candidato a deputado estadual Júlio Filho, no último domingo (7), marcou presença na celebração dos 25 anos do “Impacto Abençoando Vidas”. O evento evangélico foi realizado em São Luís, no bairro do Cohatrac.

Conduzido pelo Pastor Joás Albuquerque, o evento reuniu fiéis e lideranças em um momento de fé e gratidão, sendo considerado um dos mais importantes da comunidade evangélica local.

Durante a celebração, Júlio Filho destacou o papel do Impacto na transformação de vidas e no fortalecimento da espiritualidade na cidade. “É uma grande satisfação participar deste evento tão enriquecedor. Estar aqui cercado de pessoas de fé é, para mim, uma dádiva. Quero agradecer aos organizadores deste maravilhoso encontro de fé e união”, declarou.

A participação de Júlio Filho reforça seu compromisso com projetos comunitários que promovem união, fé e desenvolvimento humano. O evento contou também com o apoio do deputado federal Cleber Verde e do vereador de São Luís Cleber Verde Filho.

Presidente da Câmara de São Luís recua e deve engavetar impeachment de Braide


O presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor, decidiu não levar adiante o pedido de impeachment do prefeito Eduardo Braide. A mudança de rota ocorreu após reuniões com aliados no fim de semana, em meio ao pagamento de emendas parlamentares pelo Executivo e ao temor de desgaste político em um confronto direto com o prefeito.

A proposta, apresentada por dois auditores fiscais aposentados, estava prevista para entrar na pauta desta terça. O pedido acusa Braide de crime de responsabilidade por descumprir a Lei 7.729, que atualiza o teto remuneratório municipal e eleva o subsídio do chefe do Executivo. Pressionado por vereadores que defendiam o prosseguimento do caso, Paulo Victor deve optar por arquivar o assunto, frustrando parte da bancada que comprou a briga contra o prefeito.

07 dezembro 2025

Dr Julinho inaugura a nova sede do Conselho Tutelar do CREAS em São José de Ribamar

Na última sexta-feira (05), o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (Podemos), inaugurou dois novos equipamentos públicos essenciais para o fortalecimento da rede de proteção social do município: a nova sede do Conselho Tutelar e do CREAS Sede. As entregas representam mais um avanço da gestão municipal na ampliação e melhoria dos serviços destinados à defesa dos direitos de crianças, adolescentes, famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

A solenidade contou com a presença da secretária da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Gilvana Duailibe, conselheiros tutelares e demais autoridades, reforçando a relevância das inaugurações.

Durante o evento, o prefeito Dr. Julinho destacou a importância dos novos espaços:

“Estamos trabalhando para fortalecer a assistência social em todas as áreas. Essas novas sedes representam respeito, dignidade e acolhimento para a nossa população. Seguiremos avançando para garantir serviços públicos de qualidade e uma cidade cada vez mais preparada para cuidar da sua gente.”

A secretária Gilvana Duailibe também ressaltou o avanço para o município:

“São José de Ribamar avança na política de assistência social, garantindo espaços mais adequados e humanizados para quem mais precisa.”



A NOVA SEDE DO CONSELHO TUTELAR

Localizada na Rua Manoel José Maia, nº 364, no bairro Cruzeiro, a nova sede foi planejada para melhorar as condições de trabalho da equipe e oferecer um atendimento mais humanizado. O espaço garante mais acessibilidade, conforto e funcionalidade, fortalecendo a proteção à infância e juventude.

O CREAS – SEDE

Situado na Travessa da Avenida, nº 181, também no Cruzeiro, o novo prédio do CREAS oferece um ambiente amplo e estruturado para acolhimento, escuta qualificada e acompanhamento de famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos. A unidade reforça os serviços especializados da assistência social no município.

Com as inaugurações desta sexta-feira (05), Dr. Julinho reafirma seu compromisso com uma São José de Ribamar mais estruturada, acolhedora e preparada para atender sua população com qualidade e eficiência.

06 dezembro 2025

Pesquisa mostra Hilton Gonçalo cresce com nome atrelado a Braide


A mais recente pesquisa do Instituto Completa, divulgada nesta semana, revela um cenário de ampla competitividade e potencial ascendente do médico e ex-prefeito Hilton Gonçalo no tabuleiro político maranhense. Os números mostram que Hilton lidera em 15 cidades, quando colocado com o apoio de Eduardo Braide. Os números reforçam sua capilaridade e credibilidade junto ao eleitorado.

Os resultados expressivos começam por Brejo, onde Hilton alcança 35,3%, ficando muito à frente dos adversários. Em Buriticupu, registra 24%, superando com folga o segundo colocado, que aparece com 16%. Já em Cajapió, atinge 33%, figurando como a melhor marca na linha avaliada.

Nos grandes centros, o desempenho também chama atenção. Em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, Hilton aparece com 20,9%, ultrapassando por pequena margem Roberto Rocha, que marca 20,2%. Em Timon, uma das principais cidades da região Leste, Hilton tem 37%, consolidando liderança expressiva.

Alguns municípios revelam vantagens avassaladoras. Em Mirador, Hilton chega a 63,6%, e em São Raimundo das Mangabeiras, soma 50,7% — resultados que o colocam como um dos nomes mais fortes do cenário estadual.

Outros municípios também destacam o bom desempenho do ex-prefeito:

Passagem Franca – 20,2%

Paulino Neves – 22,2%

Pirapemas – 20,0%

Santa Inês – 15,9%

Santa Luzia – 17,9%

São Domingos do Maranhão – 23,5%

Tuntum – 33,3%

O levantamento evidencia que Hilton Gonçalo não apenas se mantém competitivo, mas se consolida como uma liderança estadual capaz de dialogar com diferentes regiões. Sua presença majoritária em cidades de perfis distintos — do Baixo Parnaíba ao Sul do Maranhão, passando pela Região Tocantina e pelo Médio Mearim — reforça a percepção de que seu nome avança como uma alternativa viável e robusta para disputas futuras.

Com desempenho consistente e lideranças consolidadas, a pesquisa Completa coloca Hilton Gonçalo em posição privilegiada no cenário político do Maranhão, demonstrando não apenas influência local, mas também projeção estadual.

05 dezembro 2025

Impeachment: Braide tenta politizar, mas cometeu crime de responsabilidade


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), resolveu reagir à notícia de que um servidor aposentado protocolo na Câmara Municipal um pedido de cassação do seu mandato.

Em vídeo nas redes, diz o gestor que adversários querem sua cassação porque ele não aceitou um aumento de salário aprovado pelos vereadores.

O discurso é sedutor. E a reação da fanbase do prefeito mostra que ele acertou na mosca na estratégia.

Não há praticamente ninguém que, tendo informações sobre o caso, não esteja enxergando Braide como uma vítima de perseguição.
Crime de responsabilidade

Ocorre que essa é uma conclusão sob o ponto de vista do markting político-eleitoral.

Na seara jurídica, Braide sabe que está cometendo crime de responsabilidade. E que, por isso, está efetivamente suscetível a um processo de impeachment.

Em seu vídeo-resposta ao caso, ele não contou toda a verdade.

Sim, é verdade que o prefeito foi contra o aumento do seu próprio salário. Como também o é que ele vetou o aumento e depois recorreu à Justiça para barrá-lo quando o Legislativo municipal derrubou o veto.

Ocorre que a Justiça considerou que o processo que culminou com a edição da nova lei foi constitucional, e, assim, manteve o reajuste (saiba mais).

A gestão municipal teve derrotas tanto no TJ, quanto no STF. Em um dos casos, até mesmo o ministro Flávio Dino negou limnar em reclamação contra o reajuste.

Isso Braide não contou.

Como também não contou que a lei fixou não apenas o seu próprio subsídio, mas também os de algumas categorias de servidores, como auditores fiscais, auditores de controle interno – os chamados controladores – e médicos.

Todos esses têm salários equiparados ao do prefeito. E foi por isso que os vereadores decidiram pelo reajuste, para evitar uma perda de mais de R$ 10 mil por mês para cada um desses trabalhadores.

Braide, no entanto, segundo a denúncia apresentada, nunca cumpriu a lei.

Está desde o início deste ano pagando o seu próprio salário – e o das outras categorias abrangidas pelo novo dispositivo legal – com base nos valores antigos.

E isso é crime de responsabilidade. Passível de impeachment.

Sem prejuízo de outras ações no MP e no TCE, por exemplo.

04 dezembro 2025

Maranhão quer zerar IPVA de motos e ampliar incentivos para regularização da frota


O Maranhão quer zerar o IPVA de motos e motonetas de até 155 cilindradas e reduzir a alíquota para os demais veículos. A proposta, já enviada à Assembleia Legislativa, altera a Lei 7.799/2002 e inaugura um pacote de incentivos fiscais voltado à regularização da frota e ao estímulo à condução responsável.

Pelo texto, proprietários de motos de baixa cilindrada deixariam de pagar IPVA e também ficariam isentos das taxas de licenciamento e da consulta ao Renavam, desde que mantenham habilitação válida e não registrem infrações nos últimos 12 meses. Para os demais veículos, a redução prevista na alíquota é de 0,25%, condicionada às mesmas exigências de regularidade.

O alcance é amplo: mais de 600 mil proprietários podem ser beneficiados, e a renúncia fiscal estimada gira em torno de 100 milhões de reais. A expectativa é diminuir o volume de veículos irregulares, incentivar documentação em dia e aquecer o mercado de motocicletas no período de fim de ano.

O projeto tramita em regime de urgência na Assembleia.

Justiça autoriza quebra de sigilo bancário do vice-governador do MA sob suspeita de lavagem de dinheiro

Uma investigação foi instaurada no Tribunal de Justiça do Maranhão para apurar suspeita de lavagem de dinheiro envolvendo o vice-governador Felipe Camarão avançou para uma fase decisiva após a autorização judicial para a quebra de sigilo bancário do vice, de seus familiares e de policiais militares ligados à sua segurança pessoal.

A medida permitiu à Justiça acessar, de forma ampla, registros financeiros que descortinam um cenário complexo de movimentações consideradas incompatíveis com a capacidade econômica declarada pelos envolvidos.

A análise desse material, segundo apurou o site, trouxe à tona operações que aprofundam dúvidas já existentes no processo. Relatórios anexados indicam a ocorrência de transferências fracionadas, circulação de recursos entre contas de terceiros sem relação formal com o patrimônio investigado e movimentações que, ao serem comparadas com declarações fiscais e registros oficiais, revelam inconsistências expressivas.

O conjunto de dados, examinado de forma cruzada, aponta para uma estrutura financeira que se distancia do padrão típico de renda e patrimônio que deveria circundar agentes públicos e seus familiares.

Como já revelado pelo site em reportagens anteriores, a investigação também concentra atenção em operações imobiliárias de alto valor que chamaram a atenção das autoridades pela forma como foram estruturadas.

Negócios realizados por pessoas próximas ao vice-governador, somados à evolução patrimonial observada no período analisado, passaram a ser confrontados diretamente com a movimentação bancária levantada pela quebra de sigilo. A intenção da Justiça é identificar se houve, entre esses elementos, correlação que sustente a tese de ocultação de recursos.

A inclusão de policiais militares entre os alvos da devassa bancária ampliou a dimensão do caso. As autoridades passaram a investigar se integrantes da equipe de segurança institucional teriam servido como intermediários financeiros, especialmente em transferências que passaram a ser mapeadas durante o cruzamento de informações bancárias, fiscais e societárias. Esse ponto tornou-se central na etapa atual do processo, pois indica a possível existência de uma rede de movimentação indireta de valores.

O caso, inicialmente sob relatoria do desembargador Raimundo Barros, passou a ser conduzido pelo desembargador Sebastião Bonfim, que agora é o responsável por analisar o conjunto de documentos resultantes da quebra de sigilo. A partir desses relatórios, Bonfim avaliará se o material sustenta a adoção de medidas judiciais de grande impacto contra o vice-governador, capazes de impor restrições severas à sua atuação institucional e alterar substancialmente seu cenário jurídico.

As informações reunidas indicam que a investigação atingiu um grau incomum de detalhamento, com análise de vínculos patrimoniais, transações financeiras e operações imobiliárias que reforçam a suspeita de lavagem de dinheiro e colocam o vice-governador no centro de uma apuração técnica e sustentada por documentos.

O site continuará apurando cada avanço do caso e trará.

Com informações do Blog do Luís Pablo 

Iracema Vale destaca temas que movimentam o cenário estadual

Em entrevista ao Bom Dia Mirante, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, tratou dos principais temas que movimentam o cenário político estadual, reforçando sua postura de diálogo, responsabilidade institucional e compromisso com o povo maranhense.

A parlamentar celebrou o encerramento do processo judicial que por um ano colocou em análise a eleição da Mesa Diretora da Assembleia. A decisão unânime de 10 a 0 no Supremo Tribunal Federal foi classificada por ela como uma “vitória da democracia, do regimento interno da Casa e da própria Assembleia Legislativa”.

“Agora temos tranquilidade e estabilidade por parte dos colegas, porque da minha parte nunca houve intranquilidade. A Assembleia nunca parou. Trabalhamos normalmente durante todo esse período”, afirmou Iracema. Para a presidente, a decisão do STF reforça não apenas a segurança jurídica do Parlamento, mas também “a estabilidade do Estado como um todo”.

TCE-MA: Assembleia aguarda decisão

Questionada sobre os processos relacionados à escolha dos novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Iracema esclareceu que a Casa já cumpriu todos os ritos necessários. “A Assembleia já fez todos os procedimentos. Agora aguardamos apenas a decisão do ministro para darmos prosseguimento à eleição. Estamos ansiosos para cumprir nossa parte.”

PSB, transição partidária e falta de diálogo interno

Em relação às mudanças no comando do PSB, agora sob liderança da senadora Ana Paula Lobato, Iracema foi firme ao explicar porque ainda não deixou a sigla.“Estamos aguardando a carta de anuência, que nunca chegou às nossas mãos, apesar dos pedidos já realizados. Também precisamos dar entrada no TRE para obter a liberação por justa causa.”

A presidente da Alema destacou ainda que a condução da mudança partidária em nível estadual não foi informada a ela e colegas parlamentares, mesmo participando do diretório estadual e como presidente de um dos Poderes do Estado.“ Quando você é dirigente de um partido e sequer é comunicada de mudanças no seu próprio estado, isso soa como um convite sutil para procurar outro rumo. Assim, nós iremos procurar outro abrigo partidário.”

Repactuação política e relação com o governador Carlos Brandão

Indagada sobre a possibilidade de repactuação política, tema levantado pelo PCdoB, Iracema reafirmou sua crença no diálogo e também valorizou os gestos diários do governador Carlos Brandão, que, segundo ela, vão muito além do ambiente político.“Os gestos do governador são feitos todos os dias, para a classe política e para o povo do Maranhão. São programas sociais, obras antes consideradas impossíveis. O governador é um homem de diálogo, trabalho e compromisso com as pessoas.”

LOA 2026 e expectativas

Sobre o andamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, Iracema garantiu que o processo segue seu curso normal e que o ano eleitoral não comprometerá o ritmo da Casa.

“Mesmo sendo ano eleitoral, teremos muito trabalho pela frente. A Assembleia seguirá firme, honrando suas responsabilidades com o povo do Maranhão”, concluiu.

03 dezembro 2025

Júlio Filho abre vantagem e domina intenção de voto no terceiro maior colégio eleitoral do MA

Uma nova pesquisa do Instituto Luneta movimentou o cenário político de São José de Ribamar. O levantamento, feito entre os dias 17 e 20 de novembro, ouviu 822 eleitores. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

No cenário estimulado, o pré-candidato Júlio Filho aparece na liderança com 13,75% das intenções de voto, consolidando seu nome como o mais forte entre os quadros políticos da cidade.

Ele é seguido por:

 • Carlos Lula – 5,23%

 • Iracema Vale – 5,11%

 • Tiago Fernandes – 3,53%

 • Othelino Neto – 3,28%

 • Helena Duailibe – 2,43%

 • Mical Damasceno – 2,31%

Ainda segundo a pesquisa, 51,34% não souberam ou não quiseram responder, e 13,75% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Cenário espontâneo

No levantamento espontâneo, quando o eleitor cita o nome sem opções apresentadas, Júlio Filho também aparece na frente, com 4,38% das menções.

Em seguida vêm:

 • Iracema Vale – 0,49%

 • Fernando Braide, Mical Damasceno e Tiago Fernandes – 0,36% cada

 • Glaubert Cutrim, Roseana Sarney e Wellington do Curso – 0,12% cada

Os indecisos somam 92,34%, e 1,22% disseram não votar em nenhum candidato.


O resultado confirma o crescimento de Júlio Filho no eleitorado ribamarense e o coloca como principal nome do município na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão nas eleições de 2026.

O pré-candidato é, hoje, o mais lembrado entre os moradores e o que melhor concentra apoio político na cidade, que é o terceiro maior colégio eleitoral do estado.