05 dezembro 2025

Impeachment: Braide tenta politizar, mas cometeu crime de responsabilidade


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), resolveu reagir à notícia de que um servidor aposentado protocolo na Câmara Municipal um pedido de cassação do seu mandato.

Em vídeo nas redes, diz o gestor que adversários querem sua cassação porque ele não aceitou um aumento de salário aprovado pelos vereadores.

O discurso é sedutor. E a reação da fanbase do prefeito mostra que ele acertou na mosca na estratégia.

Não há praticamente ninguém que, tendo informações sobre o caso, não esteja enxergando Braide como uma vítima de perseguição.
Crime de responsabilidade

Ocorre que essa é uma conclusão sob o ponto de vista do markting político-eleitoral.

Na seara jurídica, Braide sabe que está cometendo crime de responsabilidade. E que, por isso, está efetivamente suscetível a um processo de impeachment.

Em seu vídeo-resposta ao caso, ele não contou toda a verdade.

Sim, é verdade que o prefeito foi contra o aumento do seu próprio salário. Como também o é que ele vetou o aumento e depois recorreu à Justiça para barrá-lo quando o Legislativo municipal derrubou o veto.

Ocorre que a Justiça considerou que o processo que culminou com a edição da nova lei foi constitucional, e, assim, manteve o reajuste (saiba mais).

A gestão municipal teve derrotas tanto no TJ, quanto no STF. Em um dos casos, até mesmo o ministro Flávio Dino negou limnar em reclamação contra o reajuste.

Isso Braide não contou.

Como também não contou que a lei fixou não apenas o seu próprio subsídio, mas também os de algumas categorias de servidores, como auditores fiscais, auditores de controle interno – os chamados controladores – e médicos.

Todos esses têm salários equiparados ao do prefeito. E foi por isso que os vereadores decidiram pelo reajuste, para evitar uma perda de mais de R$ 10 mil por mês para cada um desses trabalhadores.

Braide, no entanto, segundo a denúncia apresentada, nunca cumpriu a lei.

Está desde o início deste ano pagando o seu próprio salário – e o das outras categorias abrangidas pelo novo dispositivo legal – com base nos valores antigos.

E isso é crime de responsabilidade. Passível de impeachment.

Sem prejuízo de outras ações no MP e no TCE, por exemplo.

04 dezembro 2025

Maranhão quer zerar IPVA de motos e ampliar incentivos para regularização da frota


O Maranhão quer zerar o IPVA de motos e motonetas de até 155 cilindradas e reduzir a alíquota para os demais veículos. A proposta, já enviada à Assembleia Legislativa, altera a Lei 7.799/2002 e inaugura um pacote de incentivos fiscais voltado à regularização da frota e ao estímulo à condução responsável.

Pelo texto, proprietários de motos de baixa cilindrada deixariam de pagar IPVA e também ficariam isentos das taxas de licenciamento e da consulta ao Renavam, desde que mantenham habilitação válida e não registrem infrações nos últimos 12 meses. Para os demais veículos, a redução prevista na alíquota é de 0,25%, condicionada às mesmas exigências de regularidade.

O alcance é amplo: mais de 600 mil proprietários podem ser beneficiados, e a renúncia fiscal estimada gira em torno de 100 milhões de reais. A expectativa é diminuir o volume de veículos irregulares, incentivar documentação em dia e aquecer o mercado de motocicletas no período de fim de ano.

O projeto tramita em regime de urgência na Assembleia.

Justiça autoriza quebra de sigilo bancário do vice-governador do MA sob suspeita de lavagem de dinheiro

Uma investigação foi instaurada no Tribunal de Justiça do Maranhão para apurar suspeita de lavagem de dinheiro envolvendo o vice-governador Felipe Camarão avançou para uma fase decisiva após a autorização judicial para a quebra de sigilo bancário do vice, de seus familiares e de policiais militares ligados à sua segurança pessoal.

A medida permitiu à Justiça acessar, de forma ampla, registros financeiros que descortinam um cenário complexo de movimentações consideradas incompatíveis com a capacidade econômica declarada pelos envolvidos.

A análise desse material, segundo apurou o site, trouxe à tona operações que aprofundam dúvidas já existentes no processo. Relatórios anexados indicam a ocorrência de transferências fracionadas, circulação de recursos entre contas de terceiros sem relação formal com o patrimônio investigado e movimentações que, ao serem comparadas com declarações fiscais e registros oficiais, revelam inconsistências expressivas.

O conjunto de dados, examinado de forma cruzada, aponta para uma estrutura financeira que se distancia do padrão típico de renda e patrimônio que deveria circundar agentes públicos e seus familiares.

Como já revelado pelo site em reportagens anteriores, a investigação também concentra atenção em operações imobiliárias de alto valor que chamaram a atenção das autoridades pela forma como foram estruturadas.

Negócios realizados por pessoas próximas ao vice-governador, somados à evolução patrimonial observada no período analisado, passaram a ser confrontados diretamente com a movimentação bancária levantada pela quebra de sigilo. A intenção da Justiça é identificar se houve, entre esses elementos, correlação que sustente a tese de ocultação de recursos.

A inclusão de policiais militares entre os alvos da devassa bancária ampliou a dimensão do caso. As autoridades passaram a investigar se integrantes da equipe de segurança institucional teriam servido como intermediários financeiros, especialmente em transferências que passaram a ser mapeadas durante o cruzamento de informações bancárias, fiscais e societárias. Esse ponto tornou-se central na etapa atual do processo, pois indica a possível existência de uma rede de movimentação indireta de valores.

O caso, inicialmente sob relatoria do desembargador Raimundo Barros, passou a ser conduzido pelo desembargador Sebastião Bonfim, que agora é o responsável por analisar o conjunto de documentos resultantes da quebra de sigilo. A partir desses relatórios, Bonfim avaliará se o material sustenta a adoção de medidas judiciais de grande impacto contra o vice-governador, capazes de impor restrições severas à sua atuação institucional e alterar substancialmente seu cenário jurídico.

As informações reunidas indicam que a investigação atingiu um grau incomum de detalhamento, com análise de vínculos patrimoniais, transações financeiras e operações imobiliárias que reforçam a suspeita de lavagem de dinheiro e colocam o vice-governador no centro de uma apuração técnica e sustentada por documentos.

O site continuará apurando cada avanço do caso e trará.

Com informações do Blog do Luís Pablo 

Iracema Vale destaca temas que movimentam o cenário estadual

Em entrevista ao Bom Dia Mirante, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, tratou dos principais temas que movimentam o cenário político estadual, reforçando sua postura de diálogo, responsabilidade institucional e compromisso com o povo maranhense.

A parlamentar celebrou o encerramento do processo judicial que por um ano colocou em análise a eleição da Mesa Diretora da Assembleia. A decisão unânime de 10 a 0 no Supremo Tribunal Federal foi classificada por ela como uma “vitória da democracia, do regimento interno da Casa e da própria Assembleia Legislativa”.

“Agora temos tranquilidade e estabilidade por parte dos colegas, porque da minha parte nunca houve intranquilidade. A Assembleia nunca parou. Trabalhamos normalmente durante todo esse período”, afirmou Iracema. Para a presidente, a decisão do STF reforça não apenas a segurança jurídica do Parlamento, mas também “a estabilidade do Estado como um todo”.

TCE-MA: Assembleia aguarda decisão

Questionada sobre os processos relacionados à escolha dos novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Iracema esclareceu que a Casa já cumpriu todos os ritos necessários. “A Assembleia já fez todos os procedimentos. Agora aguardamos apenas a decisão do ministro para darmos prosseguimento à eleição. Estamos ansiosos para cumprir nossa parte.”

PSB, transição partidária e falta de diálogo interno

Em relação às mudanças no comando do PSB, agora sob liderança da senadora Ana Paula Lobato, Iracema foi firme ao explicar porque ainda não deixou a sigla.“Estamos aguardando a carta de anuência, que nunca chegou às nossas mãos, apesar dos pedidos já realizados. Também precisamos dar entrada no TRE para obter a liberação por justa causa.”

A presidente da Alema destacou ainda que a condução da mudança partidária em nível estadual não foi informada a ela e colegas parlamentares, mesmo participando do diretório estadual e como presidente de um dos Poderes do Estado.“ Quando você é dirigente de um partido e sequer é comunicada de mudanças no seu próprio estado, isso soa como um convite sutil para procurar outro rumo. Assim, nós iremos procurar outro abrigo partidário.”

Repactuação política e relação com o governador Carlos Brandão

Indagada sobre a possibilidade de repactuação política, tema levantado pelo PCdoB, Iracema reafirmou sua crença no diálogo e também valorizou os gestos diários do governador Carlos Brandão, que, segundo ela, vão muito além do ambiente político.“Os gestos do governador são feitos todos os dias, para a classe política e para o povo do Maranhão. São programas sociais, obras antes consideradas impossíveis. O governador é um homem de diálogo, trabalho e compromisso com as pessoas.”

LOA 2026 e expectativas

Sobre o andamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, Iracema garantiu que o processo segue seu curso normal e que o ano eleitoral não comprometerá o ritmo da Casa.

“Mesmo sendo ano eleitoral, teremos muito trabalho pela frente. A Assembleia seguirá firme, honrando suas responsabilidades com o povo do Maranhão”, concluiu.

03 dezembro 2025

Júlio Filho abre vantagem e domina intenção de voto no terceiro maior colégio eleitoral do MA

Uma nova pesquisa do Instituto Luneta movimentou o cenário político de São José de Ribamar. O levantamento, feito entre os dias 17 e 20 de novembro, ouviu 822 eleitores. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

No cenário estimulado, o pré-candidato Júlio Filho aparece na liderança com 13,75% das intenções de voto, consolidando seu nome como o mais forte entre os quadros políticos da cidade.

Ele é seguido por:

 • Carlos Lula – 5,23%

 • Iracema Vale – 5,11%

 • Tiago Fernandes – 3,53%

 • Othelino Neto – 3,28%

 • Helena Duailibe – 2,43%

 • Mical Damasceno – 2,31%

Ainda segundo a pesquisa, 51,34% não souberam ou não quiseram responder, e 13,75% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Cenário espontâneo

No levantamento espontâneo, quando o eleitor cita o nome sem opções apresentadas, Júlio Filho também aparece na frente, com 4,38% das menções.

Em seguida vêm:

 • Iracema Vale – 0,49%

 • Fernando Braide, Mical Damasceno e Tiago Fernandes – 0,36% cada

 • Glaubert Cutrim, Roseana Sarney e Wellington do Curso – 0,12% cada

Os indecisos somam 92,34%, e 1,22% disseram não votar em nenhum candidato.


O resultado confirma o crescimento de Júlio Filho no eleitorado ribamarense e o coloca como principal nome do município na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão nas eleições de 2026.

O pré-candidato é, hoje, o mais lembrado entre os moradores e o que melhor concentra apoio político na cidade, que é o terceiro maior colégio eleitoral do estado.

Prefeito Eduardo Braide é alvo de pedido de cassação na Câmara de São Luís


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, virou alvo de uma representação protocolada na Câmara Municipal que pede a cassação do mandato por suposto descumprimento de lei, cortes ilegais nos salários de servidores e desrespeito à ordem constitucional.

A denúncia foi apresentada pelo servidor aposentado Carlos Alberto Machado, que acusa Braide de ignorar a Lei Municipal nº 7.729/2025, responsável por fixar o subsídio do prefeito e restabelecer o teto remuneratório do funcionalismo. A norma está em vigor e teve sua validade confirmada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, mas, segundo o representante, nunca foi aplicada pelo Executivo.

Apesar disso, a Prefeitura segue impondo cortes nos vencimentos de servidores ativos, aposentados e pensionistas desde novembro de 2024 — situação que, segundo a representação, viola os planos de carreira vigentes e configura “enriquecimento ilícito da administração”.

O documento sustenta que a gestão Braide atua de forma seletiva: leis que aumentaram remunerações de secretários, adjuntos e do vice-prefeito foram implementadas imediatamente, enquanto apenas a lei que redefine o teto salarial foi ignorada.

O denunciante também cita outro ponto considerado grave: o suposto desvio de finalidade no uso de recursos oriundos de emendas parlamentares em 2024, que, segundo ele, teriam sido realocados para pagamentos antecipados do Carnaval 2025. O caso já é investigado pelo Tribunal de Contas do Estado.

A representação pede que a Câmara abra processo por infração político-administrativa, crime de responsabilidade e remeta o caso ao Ministério Público e ao TCE-MA para apuração em outras esferas.

A Mesa Diretora deve analisar se o documento cumpre os requisitos para abertura do processo.

02 dezembro 2025

Iracema Vale recebe Placa de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de São Luís


A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi homenageada, nesta segunda-feira (1º), com a Placa de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de São Luís. A honraria, proposta pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB) e aprovada por unanimidade pelo plenário, reconhece personalidades que se destacam pela dedicação ao serviço público e pelas relevantes contribuições ao município.

Durante a solenidade, Iracema Vale ressaltou a importância do gesto e destacou que a homenagem ultrapassa o mérito individual. “Receber uma homenagem da Casa que leva a voz da capital do meu estado é uma grande alegria. Porque, toda vez que um Poder reconhece o trabalho de outro Poder, o que se celebra não é a Iracema, é a democracia funcionando, é a harmonia entre poderes, é o respeito institucional, é a maturidade política que o Maranhão tanto merece”, afirmou.

Autor do requerimento, o vereador Astro de Ogum destacou a trajetória política da presidente da Alema como motivo para a homenagem. “A presidente Iracema é a deputada estadual mais votada do estado, com uma trajetória marcada pela humildade e pelo compromisso com o povo maranhense. Espero que esta homenagem seja mais um incentivo para que continue essa luta em defesa do povo do Maranhão”, declarou.

A deputada Ana do Gás (PCdoB) também reforçou a relevância da homenagem, lembrando o pioneirismo de Iracema Vale como a primeira mulher a presidir o Parlamento estadual. “Nossa presidente Iracema Vale, ex-vereadora, ex-prefeita e enfermeira, merece essa honraria. Tenho certeza de que, assim como eu, meus colegas parlamentares também admiram a liderança dessa grande mulher que vem fazendo história. O Maranhão e São Luís precisam conhecer essa trajetória.”, afirmou, parabenizando o vereador Astro de Ogum pela iniciativa.

Autor do requerimento, o vereador Astro de Ogum destacou a trajetória política da presidente da Alema como motivo para a homenagem. “A presidente Iracema é a deputada estadual mais votada do estado, com uma trajetória marcada pela humildade e pelo compromisso com o povo maranhense. Espero que esta homenagem seja mais um incentivo para que continue essa luta em defesa do povo do Maranhão.”, declarou.

A deputada Ana do Gás (PCdoB) também reforçou a relevância da homenagem, lembrando o pioneirismo de Iracema Vale como a primeira mulher a presidir o Parlamento estadual. “Nossa presidente Iracema Vale, ex-vereadora, ex-prefeita e enfermeira, merece essa honraria. Tenho certeza de que, assim como eu, meus colegas parlamentares também admiram a liderança dessa grande mulher que vem fazendo história. O Maranhão e São Luís precisam conhecer essa trajetória.”, afirmou, parabenizando o vereador Astro de Ogum pela iniciativa.

Orleans: decisão sobre união com comunistas depende de Brandão e do grupo


O presidente estadual do MDB, Orleans Brandão, comentou nesta segunda-feira, 2, em entrevista à TV Mirante, a recente nota do PCdoB dando a entender que uma repactuação com o governo Carlos Brandão (sem partido) depende de uma renúncia do gestor em abril de 2026, e da retirada da pré-candidatura do emedebista para apoio a Felipe Camarão (PT).

Sem dizer nem que sim, nem que não, Orleans preferiu desconversar:

“Eu tenho um líder, e o líder do nosso grupo é o governador Carlos Brandão. A gente tem um grupo imenso, com um grande número de prefeitos, com um grande número de deputados estaduais, deputados federais. Mas, principalmente, um governo bem avaliado. Todas as pesquisas de opinião mostram que o Governo do Estado tem 71% de aprovação. […] E, na hora certa, esse grupo […] vai sentar e vai tomar sua decisão para as eleições de 2026. Eu sigo a determinação do governador Carlos Brandão, sigo a determinação do nosso grupo”.

Trocando em miúdos, o pré-candidato do MDB disse o seguinte: o que levaria um governo que está bem avaliado, com um promissor projeto de candidatura, a abdicar de tudo isso?

MDB filia Vinícius Ferro, Larissa DP e Gisele Bezerra


A convenção do MDB na última sexta-feira (28) confirmou já a filiação de alguns nomes de peso que disputarão as eleições do ano que vem. Além da confirmação da mudança de comando do partido, se filiaram à legenda o secretário de Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, a primeira-dama de Timon, Gisele Bezerra, e a esposa do empresário Eduardo DP, Larissa DP.

O secretário é pré-candidato a deputado federal. Agora no MDB, deverá ser um grande puxador de votos da legenda. Ele tem apoio de vários vereadores de São Luís e prefeitos no interior e tem tudo para ser um dos 18 eleitos no ano que vem.Transporte público urbano

A esposa do Imperador também disputa uma vaga na Câmara dos Deputados. Com a força econômica do casal, tem boas chances. A legenda ainda tem o suplete Hildo rocha e ainda não se sabe se a ex-governadora Roseana Sarney irá tentar mais um mandato por sua situação de saúde, já que ela luta contra um câncer.

Gisele Bezerra vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ela é casada com o prefeito de Timon, Rafael Brito, que quer emplacar sua representante no parlamento. A chance é grande ela força de Timon como uma cidade polo do leste maranhense.

Ex-secretário de Braide exalta sensibilidade de Brandão aos movimentos culturais e critica gestão municipal


Em meio ao anúncio do Governo do Maranhão sobre a antecipação dos cachês do Carnaval 2026 e investimentos na casa dos R$ 20 milhões no setor cultural, na noite de segunda-feira (1), o vereador André Campos não poupou críticas ao prefeito Eduardo Braide. Secretário municipal até janeiro de 2024, Campos afirmou que Brandão “abriu as portas para todo o segmento do carnaval”, gesto que nunca teria sido repetido pela gestão municipal.

“Esse nosso vizinho bem aqui do lado, que quando era candidato só vivia na Passarela do Samba dando a mão pra gente, depois que se elegeu prefeito de São Luís, nunca teve a humildade de receber nenhum do nosso segmento”, afirmou o parlamentar.

Campos ressaltou ainda que a iniciativa do governo estadual de pagar integralmente, e de forma antecipada, os cachês das agremiações e de ampliar a premiação para todas as colocações do carnaval representa um marco para a cultura popular. “Não é só criar uma premiação para as campeãs do carnaval, pagando o dobro do que a prefeitura, que é a verdadeira responsável por fazer o carnaval, paga. O senhor vai pagar o que a prefeitura paga para a campeã para a sexta colocada. Só isso também já é inédito”, afirmou.

O vereador ainda elogiou a postura do governador Carlos Brandão, dizendo que a gestão estadual demonstra “humildade e sensibilidade” com os grupos culturais. “Hoje, o senhor marcou, escreveu o seu nome no coração de cada pessoa que está aqui. Porque o mais importante é a sua humildade, a sua sensibilidade em saber nos valorizar”, completou.

Deputado abandona dinistas e retorna à base do governo Brandão


O deputado estadual Francisco Nagib (PSB), em discurso na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 2, confirmou o que já se sabia nos bastidores: que retornou à base de apoio do governador Carlos Brandão (sem partido) e abandonou um grupo parlamentar que faz oposição ao Palácio dos Leões e que é ligado ao ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.

Nagib é ex-prefeito de Codó, município que está sendo administrado pelo seu pai, o empresário Chiquinho FC, que é filiado ao petismo.

O parlamentar disse que tomou a decisão após um ano e analisar bem a conjuntura juntamente com o seu grupo político.

Com a debandada de Nagib, o grupo dinista no Palácio Manuel Beckman ficou reduzido a Rodrigo Lago (PC do B), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PC do B), Othelino Neto (PSB), Ricardo Rios (PC do B) e Fernando Braide (SDD).

Pesquisa em São José de Ribamar aponta Eduardo Braide (PSD) como amplo favorito à sucessão governamental

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Luneta no município de São José de Ribamar , o terceiro maior colégio eleitoral do Maranhão, revela o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com uma liderança avassaladora em cenários simulados para a disputa pelo governo do estado em 2026. Os dados foram divulgados pelo na última segunda-feira (1).

No teste de intenção de voto com estímulo (cenário estimulado), Braide domina com 70,32% das menções. Em distante segundo lugar aparece o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), com 8,88%. O vice-governador Felipe Camarão (PT) aparece em terceiro, com 3,04%, seguido por Lahesio Bonfim (Novo), com 2,43%.

Os índices de rejeição ou indecisão neste cenário são relativamente baixos: 12,04% declararam não saber ou não responder, e 3,04% afirmaram que votariam em nenhum dos nomes.


Já na pergunta espontânea (sem estímulo de nomes), onde o eleitor cita de quem lembra, a liderança de Braide se mantém, mas o quadro mostra um eleitorado ainda pouco mobilizado para a corrida sucessória. O prefeito é lembrado por 21,05% dos entrevistados. Os demais potenciais candidatos têm menções abaixo de 2%: Orleans Brandão (1,22%), Lahesio Bonfim (0,97%) e Felipe Camarão (0,49%). O dado que mais chama atenção é o altíssimo percentual de indecisos: 69,22%, enquanto 0,61% disse não votar em nenhum.

A pesquisa ouviu 822 pessoas em São José de Ribamar entre os dias 17 e 20 de novembro. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Isso significa que, tecnicamente, os resultados refletem a intenção de voto da população do município naquele período.

Os números reforçam a força eleitoral de Eduardo Braide em um importante município da região metropolitana de São Luís, consolidando-o como o principal nome da oposição no estado. A pesquisa também evidencia que fora do círculo político, a eleição para governador ainda não começou a povoar o imaginário do eleitor, como demonstram os 69% de indecisos na espontânea. A larga vantagem no cenário estimulado sugere um significativo reconhecimento e aprovação do prefeito, que se transforma em voto quando seu nome é colocado em disputa.

01 dezembro 2025

Disputa aberta pelo Senado: Hilton Gonçalo se aproxima dos líderes e torna disputa acirrada

Um novo levantamento do Instituto Completa Pesquisas de Opinião realizado entre 22 e 28 de novembro, revela que o pré-candidato Dr. Hilton Gonçalo desponta como um dos principais nomes na corrida ao Senado pelo Maranhão. Médico, ex-prefeito de Santa Rita por quatro mandatos e reconhecido pelo perfil gestor, Hilton mostra crescimento consistente e aparece fortemente competitivo nos dois cenários analisados: segundo voto e soma de primeiro + segundo voto.

Segundo voto – Cenário 1

Na análise exclusiva das intenções de segundo voto, Dr. Hilton Gonçalo aparece bem posicionado, alcançando 8,5% das preferências, desempenho que o coloca à frente de nomes tradicionais da política maranhense. O resultado confirma que seu nome ganha capilaridade no eleitorado, especialmente entre aqueles que buscam renovação no Senado.

No ranking, lideram Weverton Rocha (14,5%), Roberto Rocha (12,9%) e Eliziane Gama (11,6%), seguidos por André Fufuca (10,4%). Também aparecem Dr. Yglésio (6,7%) e César Pires e Mical Damasceno, ambos com 5,8%.

Eleitores que declararam voto nenhum/branco/nulo somam 10,5%, enquanto 13,3% não souberam ou não responderam.

Primeiro + segundo voto – Cenário 1

Quando analisada a soma de primeiro e segundo voto — índice que melhor reflete o potencial eleitoral de cada pré-candidato — Dr. Hilton Gonçalo sobe ainda mais e consolida-se entre os líderes.

Hilton aparece em terceiro lugar, com 29,6%, muito próximo dos primeiros colocados e empatado tecnicamente com os líderes. O topo é ocupado por Weverton Rocha (33,3%) e Roberto Rocha (30,3%).

Os demais pré-candidatos somam: Eliziane Gama (19,1%), André Fufuca (19,6%), Dr. Yglésio (11,2%), Mical Damasceno (8,4%) e César Pires (7,7%).

O grupo de eleitores que declarou intenção de voto nenhum/branco/nulo chega a 19,1%, enquanto 21,7% não souberam ou não responderam.

Cenário competitivo e espaço para crescimento

Os números confirmam que Dr. Hilton Gonçalo entra na disputa como um dos principais protagonistas, disputando ponto a ponto com nomes já tradicionais na política maranhense. Seu desempenho expressivo na soma dos votos, aliado ao apoio do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, fortalece ainda mais sua pré-candidatura.

Com um eleitorado ainda marcado por alto índice de indecisos, o cenário permanece aberto — e o crescimento de Hilton indica grande potencial para liderar a disputa conforme avança o período pré-eleitoral.






Dr.Julinho reúne amigos e confirma apoio à pré-candidatura de Júlio Filho e Fábio Macêdo

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PODEMOS), reuniu centenas de apoiadores neste domingo (30), no encontro Amigos do Dr. Julinho, evento que marcou oficialmente o lançamento da pré-candidatura de Júlio Filho a deputado estadual pelo Maranhão.

O ato político reuniu vereadores, lideranças, apoiadores do governo e figuras influentes do cenário estadual, consolidando a força do grupo liderado por Dr. Julinho para o próximo ciclo eleitoral.

Em um discurso emocionado, o prefeito destacou a importância do momento e reafirmou a confiança no projeto que agora ganha força com o nome do filho.


“Vocês passam uma energia fabulosa. Eu acredito piamente que aqui só tenho amigos e amigas que vão lutar conosco. Vamos mostrar para quem fala besteira que seremos ainda mais votados. Eu confio em vocês e tenho certeza de que o nosso projeto vai vencer," disse.

O deputado federal Fábio Macedo, presente no evento, reforçou o apoio a Júlio Filho e destacou a credibilidade do grupo em Ribamar.

“Quem tem compromisso com a cidade? Quem realmente olha para as pessoas com amor? Quem está aqui no dia a dia? É por isso que eu posso dizer que São José de Ribamar pode ter Júlio Filho como representante na Assembleia Legislativa. Tenho certeza de que o povo acredita nesse projeto," declarou.

O momento mais aguardado do encontro foi a fala de Júlio Filho, que oficializou sua pré-candidatura e apresentou o propósito da sua entrada na vida pública.

“Esse é o nosso momento. O momento de Júlio Filho ser o representante de todos vocês. Esse projeto vai beneficiar São José de Ribamar. Precisamos mudar a realidade agora. Aqui se inicia um projeto vencedor para 2026. Com esse time aguerrido, tenho certeza de que vocês estarão bem representados na Assembleia Legislativa.”

O evento reforçou o sentimento de pertencimento e união dentro do grupo político de Dr. Julinho, que tem ganhado expressão em todo o Maranhão e se prepara para 2026 com estratégia, organização e fortalecimento de bases.

30 novembro 2025

Voo que saiu de São Luís sob ameaça de bomba é alvo de investigação da PF


A Polícia Federal deflagrou na manhã deste sábado (29) uma nova etapa da Operação Plano de Voo. A ação apura a falsa ameaça de bomba registrada em 7 de agosto deste ano em um voo comercial que saiu de São Luís com destino a Campinas. Um pouso emergencial foi feito em Brasília após um bilhete manuscrito ser encontrado no banheiro da aeronave apontando a existência de explosivos no compartimento de cargas.

O avião, que transportava 170 passageiros, precisou ser evacuado na pista, mobilizando forças de segurança e equipes especializadas para vistoria. Embora nenhum artefato tenha sido identificado, o incidente paralisou parte das operações do aeroporto e causou o redirecionamento de outros voos.

As investigações da PF apontaram uma suspeita principal, que foi alvo de mandado de busca e apreensão. O material recolhido não foi detalhado, e o caso segue sob sigilo, procedimento considerado padrão em apurações que envolvem riscos à aviação civil.

29 novembro 2025

Hilton Gonçalo e Marreca Filho marcam presença em dia de inaugurações no município


O município de Santa Rita viveu um dia de celebração e avanços nesta semana, com a entrega de uma série de obras realizadas pela gestão do prefeito Milton Gonçalo. O evento contou com a presença de importantes lideranças políticas do Maranhão, entre elas o deputado federal Marreca Filho, o deputado estadual Ariston e o ex-prefeito e pré-candidato ao Senado, Dr. Hilton Gonçalo.

Durante as inaugurações, Milton Gonçalo destacou que as entregas representam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento de Santa Rita, reforçando investimentos em infraestrutura, serviços públicos e qualidade de vida. O prefeito ressaltou ainda a importância do apoio político para seguir ampliando as ações no município.

A presença do deputado federal Marreca Filho foi apontada como um gesto de parceria e reconhecimento ao trabalho realizado na cidade. Já o deputado estadual Ariston e Dr. Hilton Gonçalo, liderança histórica da região, reforçaram o alinhamento em torno de um projeto de continuidade e fortalecimento das políticas que têm impulsionado Santa Rita nos últimos anos.

As inaugurações movimentaram a população e marcaram mais um capítulo da atual gestão, que segue apresentando resultados e mantendo diálogo com representantes de diferentes esferas políticas.

Assembleia Legislativa concede a Medalha Negro Cosme a 11 personalidades da luta antirracista no MA



A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta sexta-feira (28), no Plenário Nagib Haickel, Sessão Solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Negro Cosme a 11 personalidades da comunidade negra maranhense de destacada e relevante atuação na luta antirracista. A honraria é concedida a pessoas que se destacam na luta antirracista, na defesa dos direitos humanos, na promoção da justiça social e na preservação da cultura afro-maranhense.

Os autores da proposição de concessão da honraria foram a presidente da Alema, Iracema Vale (PSB) com os deputados Antônio Pereira (PSB), Davi Brandão (PSB), Osmar Filho (PDT), Florêncio Neto (PSB), Adelmo Soares (PSB), Daniella (PSB), Dra.Helena Duailibe (PP) e Ana do Gás (PCdoB).

Foram agraciados: o ex-vereador de São Luís, advogado e professor Antônio de Lisboa Machado Filho; a ativista Pureza Lopes Loyola; a professora Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade; Almerice da Silva Santos (Dona Teté – in memoriam); a desembargadora Oriana Gomes de Jesus Mendonça; a desembargadora Ângela Maria Moraes Salazar; o desembargador Raimundo Nonato Neris Ferreira; o bispo da Diocese de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes; o ex-deputado, prefeito de Bacabal e presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), José Roberto Costa Santos; a ex-vereadora de Penalva e militante do movimento negro, Maria Nice Machado Costa (Dona Nice) e a antropóloga Maria de Lourdes Siqueira.

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, destacou sua felicidade e emoção em prestar essa justa homenagem às personalidades de destaque da comunidade negra maranhense. “Este momento é muito importante para demonstrarmos à sociedade a importância do povo negro e que somos todos irmãos. Hoje, homenageamos pessoas que lutam para que a plenitude dos direitos não seja um privilégio, mas regra; não seja promessa, mas realidade; não seja futuro, mas presente e o agora. As entregar essa medalha, o Parlamento Maranhense afirma que essa igualdade não será adiada, que a dignidade não será condicionada e que a cidadania não terá entrave”, afirmou.

Agradecimentos

Muito emocionados, José Roberto Costa Santos, Ângela Maria Moraes Salazar e Oriana Gomes de Jesus Mendonça falaram e agradeceram à Assembleia em nome dos demais agraciados.

“Essa comenda representa um sentimento de luta e de resistência. Estamos homenageando pessoas que, com muita resistência, conseguiram superar a barreira do racismo estrutural brasileiro. Nossa responsabilidade, agora, passa a ser muito maior. Precisamos seguir lutando contra o racismo e sem esquecer nossas origens”, frisou Roberto Costa.

“Este é um momento muito importante para a história do povo negro maranhense. Cada um de nós carrega uma história de luta e de resistência. Precisamos unir forças para desmantelar esse racismo estrutural e cruel que existe em nossa sociedade. Não é “mimimi” e nem vitimização é, simplesmente, realidade. Conclamo o Parlamento Maranhense a elaborar e implementar políticas públicas capazes de garantir os direitos do povo preto”, ressaltou a desembargadora Ângela Salazar.

“Não devemos abrir mão de nossos valores, de nossas crenças e de nossos direitos. A luta contra o racismo na sociedade brasileira é uma luta de todo momento. Para chegar aonde chegamos, foi preciso muita resistência. É preciso continuar a luta contra o racismo estrutural”, destacou a desembargadora Oriana Gomes.

A solenidade desta sexta-feira reafirma o compromisso da Assembleia Legislativa com a valorização de trajetórias que fortalecem as lutas antirracistas, preservam tradições afro-maranhenses, ampliam direitos e constroem um Maranhão mais justo, plural e democrático.

Prestigiaram o evento, os deputados Wellington do Curso, Davi Brandão (PSB), Fred Maia (PP), Ana do Gás (PCdoB) e Helena Duailibe (PP). Compareceram, também, ao ato solene, dentre outras autoridades, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador Paulo Velten; a secretária de Estado de Igualdade Racial, Célia Salazar; a vice-presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), a juíza Suely Feitosa; a ex-deputada estadual Helena Barros Heluy; familiares e convidados dos homenageados.

28 novembro 2025

Dirigente deixa a cúpula do PCdoB e acusa partido de abandonar bases e militância no MA

Uma das vozes históricas do PCdoB no Maranhão, Jorge Antonio Carvalho, anunciou seu desligamento da Direção Estadual após fazer duras críticas ao rumo tomado pela legenda. Filiado desde 1983, com 43 anos de atuação contínua, o militante — reconhecido por ter participado da construção do partido na capital e no interior — afirmou que a sigla “abandonou sua essência” ao priorizar exclusivamente a pauta institucional e eleitoral.

Em carta dirigida ao partido, ele relembra sua trajetória no movimento sindical, comunitário, financeiro e na formação de quadros. Segundo o militante, mesmo nos períodos mais adversos, manteve dedicação integral à organização e à expansão do PCdoB no Maranhão.

Apesar disso, diz ter se tornado alvo de ataques internos. “Tenho sido alvo de críticas injustas, como ser chamado de ‘militante de WhatsApp’”, relatou, classificando a hostilidade como reflexo da atual postura da sigla. Para ele, a direção vem negligenciando a organicidade partidária, desmobilizando a militância e desrespeitando quem sustentou o partido em momentos difíceis.

O rompimento com a direção é explicado como um ato político em defesa da história da legenda. “Cobrar organização e resgate da organicidade não é motivo para hostilidade, mas uma necessidade para que o partido reencontre sua essência”, afirmou.

Mesmo deixando a direção, o militante permanecerá filiado ao PCdoB, mas pretende atuar em outros grupos e iniciativas que, segundo ele, têm condições reais de produzir “resultados concretos para a sociedade”.

Plenário aprova PL que institui o Dia Estadual do Pesquisador Científico


Agência Assembleia:
Foto: Wesley Ramos

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (27), o Projeto de Lei n° 111/2024, de autoria do deputado Wellington do Curso, que institui o ‘Dia Estadual do Pesquisador Científico’, a ser comemorado no dia 18 de novembro de cada ano. A proposta segue para sanção governamental.

Segundo o texto, o objetivo é reconhecer o trabalho de profissionais dedicados à produção e à difusão do conhecimento científico, tecnológico e de inovação no estado. O projeto também autoriza o Poder Executivo a promover atividades alusivas ao tema, como palestras, seminários, exposições, premiações e divulgação de pesquisas, visando valorizar e incentivar pesquisadores maranhenses.

“Os professores universitários são os principais agentes da pesquisa científica no Brasil, uma vez que, além de formarem novos profissionais, realizam projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, em parceria com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais”, afirmou Wellington do Curso na justificativa.

Fiscalização do TCE identifica irregularidades no transporte e na merenda escolar em municípios do Maranhão


Durante cinco dias, sete equipes de auditores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) visitaram 35 cidades em busca de irregularidades no fornecimento da merenda e do transporte escolar a alunos da rede municipal de ensino. A escolha dos municípios foi feita com base na falta de informações no Indicador de Efetividade na Gestão Municipal (IEGM) referente ao exercício de 2024. De acordo com Fábio Alex Costa Rezende de Melo, Secretário de Fiscalização do TCE-MA, esta fiscalização além de fazer o levantamento de informações criteriosas da execução da política pública, também servirá de base para as auditorias de 2026, que terão a educação como foco principal.

“Nós, neste momento, não estamos em busca de condenações e penalizações, mas no sentido de entender a execução do serviço e orientar o gestor para a correta aplicação do recurso público”, explicou Fábio Alex Em campo, os auditores encontraram um cenário de completo descaso, com pouca ou nenhuma condição de atendimento e um flagrante de mau-uso dos recursos públicos advindos, principalmente, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate).

Merenda escolar

Helvilane Araújo, Auditora Estadual do Controle Externo do TCE-MA, visitou diversos municípios durante a fiscalização, tais como Lago da Pedra, Pio XII e São Luís Gonzaga. Ela detalhou problemas comuns em quase todas as cidades, como a infraestrutura deficitária das cozinhas e, principalmente, uma diferença significativa entre o cardápio disponibilizado pelas nutricionistas do município e o que era realmente distribuído aos alunos. Havia escolas, por exemplo, onde o disposto no cardápio era cuscuz com leite, ou sopa, mas naquele dia as crianças receberam apenas biscoito e suco. Fora isso, ainda foram identificadas despensas em condições precárias de armazenamento, estoques sem ventilação, produtos sem prazo de validade definido e cozinhas sem telas de proteção contra insetos.

Transporte

Assim como no lanche, os auditores encontraram problemas recorrentes nos transportes escolares oferecidos pelos municípios aos alunos: ônibus deteriorados e sucateados, bancos rasgados, falta de itens de segurança, como cinto de segurança e para-choques.

Bernardo Leal, auditor que visitou as cidades de Gonçalves Dias, Fortaleza dos Nogueiras, Barra do Corda, Tuntum, entre outras, destacou a ausência de controle da frota e do consumo de combustível, o que pode acabar onerando o valor final a ser cobrado das prefeituras, já que muitos dos veículos são locados a empresas terceiras. José Elias, auditor que esteve em Arari, ainda encontrou motoristas sem a carteira de habilitação adequada, sem curso de capacitação e veículos sem documentação.

Em meio à onda generalizada de descaso encontrada nos municípios fiscalizados, uma cidade se destacou justamente por estar dentro dos padrões de regularidade esperados pelos auditores do Tribunal de Contas. Bom Lugar, localidade a 288km de São Luís e com apenas 12.212 habitantes, surpreendeu e apresentou bons resultados durante a visita.

Escolas novas, ônibus novos e bem cuidados, motoristas treinados, fardados e capacitados para atender os alunos, merenda em boas condições e de acordo com o cardápio sugerido pelas nutricionistas foram alguns dos pontos positivos encontrados.

Não à toa, segundo dados do portal Cidades IBGE, hoje o município ocupa a posição número 75, no ranking estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com relação aos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 5ª série), à frente até mesmo da capital, São Luís. Uma ótima posição, para quem alguns anos atrás chegou a estar no 197º lugar.

“A gente sai um pouco triste com a realidade, porque há 10 anos nós fizemos algo parecido e percebemos que nada melhorou. Temos um caso que teve uma exponencial melhora, mas ainda é muito incipiente no cenário estadual. É uma preocupação”, finalizou Fábio Alex.

27 novembro 2025

MDB reunirá líderes políticos de todo Maranhão em convenção estadual


Milhares de lideranças e militantes emedebistas são esperados para a Convenção Estadual do MDB no Maranhão, que acontecerá nesta sexta-feira (28), a partir das 17hs, no Ceprama. No encontro serão eleitos os novos dirigentes estaduais que conduzirão o partido nas eleições de 2026.

Estão sendo convidados para a convenção todos os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais militantes do MDB no Maranhão.

No encontro, os convencionais vão eleger o novo comando do MDB, que atualmente é presidido pelo empresário Marcus Brandão. Em chapa única, deverá ser eleito presidente o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que terá a missão de conduzir o partido nas eleições de 2026.

Com líderes como o ex-presidente da República, José Sarney, e a ex-governadora e hoje deputada federal Roseana Sarney, o MDB é um dos mais importantes partidos do Maranhão. E entra em um processo de renovação com jovens lideranças como Orleans Brandão, que já lidera pesquisas de opinião na disputa majoritária de 2026.

Filiados ao MDB, imprensa e demais interessados em participar da convenção devem fazer o credenciamento acessando mdbma.org.br/credenciamento

26 novembro 2025

Iracema classifica decisão unânime do STF como “vitória da democracia”


Em discurso forte e emocionado nesta quarta-feira (26), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, classificou a decisão unânime do STF que validou os critérios adotados pela Casa para suas eleições internas como “vitória da democracia”.

Em pouco mais de 10 minutos, a parlamentar agradeceu o apoio recebido dos colegas e da população, exaltou sua força e batalhas enfrentadas ao longo da vida e ressaltou a importância histórica da decisão.

A eleição realizada em 13 de novembro de 2024 foi questionada pelo PCdoB por conta do critério de desempate que garantiu a reeleição de Iracema ao comando do Legislativo estadual. O STF, no entanto, garantiu sua constitucionalidade pelo placar de 10 a 0.
Com informações do Blog Marrapá

Caso Grampola: suspeito de matar “Rainha dos Áudios” é morto em São Luís



O principal suspeito do homicídio que vitimou Grampola, conhecida popularmente como “Rainha dos Áudios”, foi morto na noite desta terça-feira (25), no bairro da Ribeira, em São Luís. O crime ocorreu em setembro deste ano.

O homem identificado como “Babidi” estava próximo à Igreja Católica da Ribeira, onde acontecia uma ação social, quando foi atingido por vários tiros de arma de fogo, o que assustou as pessoas que estavam no local. Até o momento, não há informações sobre a autoria dos disparos.



Grampola era influenciadora digital em São Luís, conhecida por áudios humorísticos que circulavam nas redes sociais. A “Rainha dos Áudios”, como era chamada, foi assassinada na madrugada do dia 12 de setembro, no bairro Ribeira. À época, ela chegou a ser socorrida e levada para a UPA da Zona Rural, mas não resistiu aos ferimentos.

Equipes das Polícia Civil e Militar, Perícia Oficial e Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local para realizar a remoção do corpo, que foi encaminhado ao IML, e realizar os levantamentos iniciais sobre o caso. (Difusora News)

25 novembro 2025

Moraes manda comunicar TSE sobre inelegibilidade de Bolsonaro


BRASIL - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja comunicado que o ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível em função da condenação a 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista.

Mais cedo, o ministro determinou a execução da pena de Bolsonaro e dos demais réus condenados no núcleo 1 da trama golpista.


"Oficie à presidência do Tribunal Superior Eleitoral, nos termos do art. 1º, I, 1. 10, da Lei Complementar nº 135/2010, para fins de inelegibilidade do réu Jair Messias Bolsonaro em virtude de decisão condenatória colegiada", afirmou.

Com a condenação, Bolsonaro fica inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. De acordo com a atual redação da norma, quem é condenado por decisão judicial colegiada fica impedido de disputar as eleições pelo prazo de oito anos após o cumprimento da pena.

Dessa forma, o ex-presidente está inelegível até 2060. Nesse pleito, Bolsonaro terá 105 anos. Atualmente, ele tem 70.

Bolsonaro já está inelegível até 2030 por ter sido condenado pelo TSE por abuso de poder político e econômico.

A condenação ocorreu pela reunião realizada com embaixadores, em julho de 2022, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação.

Prefeita de Arari agride fisicamente sua empregada doméstica negra no dia Consciência Negra


A empregada doméstica Mazolina de Jesus Rodrigues (foto abaixo) procurou a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Polícia de Arari, nesta quinta-feira (25), para registrar o Boletim de Ocorrência nº 00384061/2025 no qual faz graves e chocantes relatos de agressão física, verbal e psicológica contra a prefeita do município, Maria Alves Muniz, conhecida popularmente como “Simplesmente Maria”.

De acordo com senhora Mazolina, no dia 20 de novembro, feriado, Dia da Consciência Negra, por volta de meia-noite e meia, ela estava trabalhando na casa da prefeita Maria, lavando louça e ajudando a arrumar a mesa, enquanto a gestora e familiais estavam em momento de lazer sob o consume de bebida alcoólica. Após realizar seus serviços a funcionária foi para sua casa, que fica nos fundos da residência da prefeita.

Instantes após, o marido da prefeita, o senhor Bebeto Abas, chegou acompanhado do esposo da emprega doméstica, ambos embriagados e se direcionaram à cozinha, onde também estava o secretário Municipal de Cultura e outras pessoas.

Ainda segundo os relatos da senhora Mazolina, ela pediu que o seu neto fosse chamar pelo marido que estava bebendo com a prefeita e os convidados, mas “Simplesmente Maria” respondeu que o caseiro não iria sair da roda de bebida “porque quem mandava nele era a prefeita”.

A doméstica, então, foi até o marido que estava sentado perto de onde “Simplesmente Maria” estava dançando, tocou no ombro dele e pediu que fosse para casa. “chamei duas vezes e ele nem reagiu”.

Foi, então, que a prefeita Maria avançou sobre a doméstica e começou a agredi-la verbalmente: “Disse gritando que quem mandava no meu marido era ela e que ele só iria se levantar quando ela quisesse. Eu perguntei se meu marido era meu ou dela, nesse momento ela avançou de novo, me pegou nas costelas com tanta força que doeu muito, depois segurou meu braço com força e continuou me agredindo, me empurrando até a porta do quintal. Só parou porque a Zezé fechou a porta do quintal e puxou ela para trás; a Maria queria continuar me batendo. A Zezé segurou a Maria pelos braços para ela me soltar.” Relatou a mulher à Polícia.

– “Não adiantava alisar o cabelo, porque é cabelo de preto”


Mazolina de Jesus Rodrigues também diz no Boletim de Ocorrência que essa foi a primeira vez que a prefeita Maria Alves lhe agrediu fisicamente, mas que vivia sendo humilhada e agredida verbalmente por ela. “A Maria me xingava, me chamava de louca, de desgraça, caralho, de todo nome ruim. Um dia me chamou de preta e disse que não adiantava alisar o cabelo, porque era cabelo de preto.” afirma

A empregada doméstica conta que toda vez que a prefeita consumia bebida alcoólica, ela ficava agressiva, escandalosa e “esculhambava” a funcionária. “Tudo foi gravado pelas câmeras de segurança da casa, porque elas ficam ligadas o tempo todo e nunca são desligadas. No dia seguinte, quando meu marido acordou, já veio me chamando de vagabunda e mandando eu sair de casa. Pegou o revólver do vigia e disse que, se eu não saísse, ia me matar. Eu me desesperei, fiquei muito nervosa, chamei o filho dele e me levaram para a quitinete de uma amiga. Deixei o quarto trancado porque meus pertences ainda estão lá.” Concluiu.

O caso agora segue para a investigação da Polícia Civil…

Com informações do Blog Domingos Costa