Mostrando postagens com marcador Brandão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Brandão. Mostrar todas as postagens

16 junho 2026

Brandão informa sobre pagamento de precatórios


Em postagem nas redes sociais, na manhã desta terça-feira, 16, o governador Carlos Brandão confirmou o pagamento de precatórios do Fundef para professores e professoras aposentados da rede estadual de ensino.

Também foi antecipado o pagamento dos profissionais desligados.

O pagamento dos herdeiros terá início no próximo dia 22, de acordo com a tramitação de cada processo.

07 maio 2026

Alema autoriza governo Brandão a contrair empréstimos de mais de R$ 2 bi; deputados defendem investimentos no MA


A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na manhã desta quinta-feira (7), na sessão plenária, projetos de lei nos quais o Executivo Estadual solicitava autorização da Casa para a contratação de operações de crédito de mais de R$ 2 bilhões. A grande maioria dos deputados do parlamento se posicionou a favor dos empréstimos, destacando que os recursos serão utilizados diretamente para a realização de investimentos no Maranhão em diversas áreas.

Líder do governo na Casa, o deputado Neto Evangelista (MDB) detalhou cada uma das operações de crédito a serem realizadas pelo Executivo. O governador Carlos Brandão visa buscar empréstimos para a construção de casas populares; melhorar o serviço de internet e conectividade no estado por meio do projeto “Maranhão Mais Conectado”; trazer mais investimentos para o sistema de transporte semiurbano com a aquisição de ônibus elétricos, proporcionando maior eficiência do sistema de transporte público, com impactos positivos na mobilidade e sustentabilidade ambiental; além de utilizar o recurso para colocar em prática outras ações que objetivam melhorar a qualidade de vida da população.

Ainda em seu discurso, o parlamentar refutou a tese levantada pela oposição de que os empréstimos serão usados para o financiamento de campanha eleitoral. O deputado deixou claro que as instituições credoras acompanharão a aplicação dos recursos, pontuando a transparência das ações.

“São recursos de um banco internacional. São recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento. Vocês em sã consciência acham que instituições desse nível não acompanham o uso do recurso público?”, questionou o deputado se dirigindo aos parlamentares da oposição ao falar sobre uma das fontes do empréstimo.

Evangelista também citou como exemplo o estado de São Paulo, a unidade federativa mais rica do Brasil, e que também buscou empréstimo para financiar a construção de moradias para a população. “O Governo Federal, antigamente, tinha o programa do PAC que financiava a construção do ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Programa Pró-Moradia. O novo PAC só tem apenas uma modalidade para moradia urbana, que é o financiamento. O Governo Federal abriu credenciamento para todas as cidades, para todos os estados. Sabe quem foi buscar recursos e se credenciou junto à Caixa Econômica Federal para fazer moradia também urbana? O estado de São Paulo, o estado mais rico do país, que tem dinheiro suficiente para fazer habitação”, disse.

“Quem votar contra esse programa de financiamento da construção de casas urbanas está votando contra as pessoas que moram nas palafitas”, completou.

Vice-presidente da Assembleia, o deputado Antônio Pereira (MDB) também se posicionou a favor dos empréstimos, pontuando que os recursos são necessários para os investimentos no estado. Ele lembrou inclusive que a ex-governadora Roseana Sarney contraiu empréstimos em sua gestão com esse mesmo intuito e que os recursos também foram utilizados pelo sucessor Flávio Dino. Da mesma forma, o ex-governador também contraiu empréstimos utilizados até hoje por Carlos Brandão.

“O empréstimo vai servir para este governo e para o posterior a partir do ano que vem, pois parte desse recurso será gasto apenas no ano que vem. A oposição marca uma situação pensando nas eleições. E nós estamos querendo organizar o empréstimo pensando no estado do Maranhão e em seu povo”, destacou.

O deputado Florêncio Neto (MDB) pontuou em seu discurso que governar exige coragem na tomada de decisões e que trazer esse tema em uma época eleitoral exige coragem por parte do gestor. Em sua fala, o parlamentar destacou que muitos desses recursos serão utilizados par investimentos futuros pela próxima gestão, o que demostra que a intenção não é eleitoreira, mas sim o pleno desenvolvimento do estado.

“Isso mostra que o governador não está preocupado consigo. Está preocupado em construir, preparar o Maranhão para o futuro. Todos nós defendemos aqui, por exemplo, empreendedorismo, a necessidade de geração de emprego e renda no Maranhão. Para atrair grandes investimentos, a gente precisa preparar o Maranhão para isso. Quando uma grande empresa, uma grande indústria, vem se instalar no nosso estado, nós precisamos oferecer a ela diferenciais competitivos. Hoje, uma das primeiras coisas que se observa é a conectividade. Como é que está a expansão da nossa rede 5G ao longo de todo o Maranhão? Hoje não é boa. Esse investimento em tecnologia vai permitir que a gente dê esse salto de qualidade, e aí a gente começa a ser olhado com olhos diferenciados”, disse.

27 abril 2026

Vice-prefeita de Paço rebate Lago após exposição de dados pessoais: “vá trabalhar”



A vice-prefeita de Paço do Lumiar, Mariana Brandão, rebateu publicamente o deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB) após ter dados pessoais expostos em meio à polêmica sobre obras na região do Araçagy. Em vídeo publicado no domingo (26), o parlamentar afirmou que as intervenções da Nova Litorânea beneficiariam familiares do governador Carlos Brandão.

Em publicação nas redes sociais, Mariana classificou a situação como grave e acusou Lago de ultrapassar os limites do debate político. “Uma coisa é discordar, fazer oposição, questionar. Outra completamente diferente é expor dados pessoais, mostrar documento com o meu nome e colocar em risco a minha segurança e, principalmente, a do meu filho”, afirmou.

Ao final da manifestação, a vice-prefeita endureceu o tom contra o comunossocialista. “Tá sobrando tempo, né? […] tem gente que prefere passar o dia criando narrativa e procurando problema onde não existe. VÁ TRABALHAR!”, finalizou.


26 abril 2026

Orleans Brandão arrasta multidão e mostra força na Região Tocatina


Um grande encontro político realizado em Imperatriz reuniu mais de 20 mil pessoas, consolidando um dos maiores eventos recentes na Região Tocantina.

O ato, liderado por Orleans Brandão, contou com a presença de lideranças políticas, apoiadores e representantes de diversos municípios, evidenciando forte articulação e mobilização popular.

A base aliada sustenta que, ao longo da atual gestão estadual, foram realizados investimentos em obras e serviços nos 217 municípios maranhenses, com ações em diversas áreas. Nesse contexto, Orleans Brandão é apontado como o nome responsável por dar continuidade ao modelo administrativo, com foco na manutenção e ampliação das políticas públicas.

Com clima de entusiasmo e demonstrações de apoio, o evento reforça o crescimento do grupo na região e amplia seu espaço no cenário político maranhense.

Nos bastidores, a avaliação é de que a expressiva participação popular sinaliza fortalecimento político, capilaridade e avanço de um projeto que vem ganhando visibilidade no estado.

22 abril 2026

Brandão se reúne com presidente do PT em Brasília em meio a articulações para 2026


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, já está em Brasília, onde cumpre agenda política e participa de um encontro com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, nesta quarta-feira, 22. A reunião acontece em meio à preparação para o 8º Congresso Nacional do PT e deve tratar dos rumos políticos no estado, especialmente diante das movimentações nacionais da sigla visando às eleições de 2026. O vice-governador Felipe Camarão também já está na capital federal e pode participar de conversas reservadas com a cúpula petista.

Na reunião espera-se uma definição do partido sobre alinhamento ao projeto nacional liderado pelo presidente Lula, que prioriza a construção de alianças nos estados para fortalecer a disputa presidencial.

No Maranhão, esse movimento ganha relevância diante da possibilidade de o PT abrir mão de candidatura própria ao governo, mesmo tendo Camarão como nome natural, em favor de uma composição mais ampla. A articulação envolve também o fortalecimento de aliados, como o apoio ao senador Weverton Rocha, e a possível consolidação do nome de Orleans Brandão na sucessão estadual.

Com alta aprovação, Carlos Brandão se mantém como peça chave nesse processo, o que aumenta a expectativa sobre os desdobramentos da reunião e das discussões durante o congresso petista, que reunirá lideranças de todo o país entre os dias 26 e 28 de abril.

15 abril 2026

Assembleia defende prosseguimento de CPI contra Camarão


A Assembleia Legislativa do Maranhão pediu o indeferimento do mandado de segurança impetrado pelo vice-governador Felipe Camarão (PT) para suspender a CPI que investiga movimentações financeiras suspeitas envolvendo o petista. As informações são do jornalista Isaías Rocha.

O documento foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Maranhão na última quinta-feira (9), em atendimento à solicitação do desembargador Sebastião Bonfim. Assinado pelo procurador-geral da Alema, Bivar George Jansen Batista, o texto afirma que Camarão tenta obstruir preventivamente uma investigação do Poder Legislativo, ainda que reconheça a existência de apuração criminal em curso sobre o mesmo caso.

A manifestação também questiona a legitimidade de Camarão para barrar a comissão. “Assim, o impetrante, que não ostenta a condição de parlamentar da ALEMA e que se insurge, em verdade, contra a investigação de sua própria conduta no exercício do cargo de Vice-Governador, não detém legitimidade processual para […] sustar o exercício da função fiscalizatória do Poder Legislativo estadual”, diz o documento.

Instalada com o apoio de 24 deputados e com membros titulares e suplentes já definidos, a CPI tem prazo inicial de 120 dias para apurar denúncias baseadas em relatório do Ministério Público. O documento aponta indícios de irregularidades, como mais de mil transferências via Pix, movimentação fracionada de R$ 360 mil e aquisição de imóveis de alto padrão por Camarão.

Lula disse a Brandão que vai "resolver o MA"


No evento de posse do novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Guimarães (PT), na terça-feira,14, o governador Carlos Brandão (MDB) falou rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A conversa rápida ocorreu na antesala em que as autoridades aguardavam pela chegado do presidente da República para dar posse a Guimarães.

Após um cumprimento, Carlos Brandão falou com Lula sobre as eleições no Maranhão. A conversa foi rápida e o que presidente disse somente que vai “resolver o Maranhão” e chamou o presidente nacional do PT, Edinho Silva, para reunir com o governador maranhense na próxima semana.

O encontro (o terceiro, na verdade) deve ocorrer antes que Edinho Silva sente com os membros da comissão provisória do PT no estado. Esta reunião tem data já definida: dia 23 antes do início do encontro de táticas eleitorais do PT nacional.

Mas, apesar da animação dos petistas palacianos com o desenrolar da ida de Brandão a Brasília, a solução que se desenha é de palanque duplo de Lula no estado com o “CNPJ do PT” ficando em casa mesmo com a candidatura própria de Felipe Camarão, vice-governador do estado.

13 abril 2026

Brandão e Orleans são convidados para posse de ministro de Lula


Na terça-feira, 14, haverá, em Brasília, a posse do novo ministro de Relações Institucionais do Governo Federal, o deputado José Guimarães (PT). Para o ato, o petista, que assume a vaga da ex-ministra Gleisi Hoffmann, convidou o governador Carlos Brandão (MDB) e o presidente do MDB do Maranhão, Orleans Brandão. O convite para o ato de posse deverá se extender para uma conversa sobre o cenário político relacionado com o grupo lulista no estado.

O encontro dos emedebistas (a ida de Orleans ainda não foi confirmada) com o novo ministro de Relações Institucionais vai acontecer às vésperas de outra reunião. No dia 23 de abril, os membros da comissão provisória do PT do Maranhão vão se reunir com o presidente nacional da sigla, Edinho Silva. A ideia é definir como fica a situação do PT no estado para as eleições.

E, por isso, que o encontro de Brandão com Guimarães pode já dar um caminho mais pavimentado do que deve acontecer em relação ao PT do Maranhão. Uma definição que outros como Gleisi tentaram e não conseguiram.

Vale lembrar que existem tem teses do PT no Maranhão. A primeira é de candidatura própria ao governo com o vice-governador Felipe Camarão, a segunda de apoio a pré-candidatura de Orleans Brandão e, por fim, a de aliança com o pré-candidato Eduardo Braide.

Ao que tudo indica, os petistas "nacionais" agora se voltarão inteiramente para o caso do partido no Maranhão, que é o único local que está com um impasse com tons de não ter uma solução possível e para o grupo lulista se configurando em um “jogo de perde perde” para todos os lados.

01 abril 2026

Análise: o risco de exportar o isolamento de Braide para o Estado


Eduardo Braide finalmente desceu do muro e anunciou o que todos já sabiam: quer o Palácio dos Leões. Mas o anúncio levanta uma questão que não cabe em um filtro de rede social: se Braide não conseguiu dialogar com 31 vereadores em São Luís, como pretende governar um estado com 217 municípios e uma Assembleia Legislativa que não aceita monólogos?

Vamos aos fatos…

Um “Secretariado de Enfeite”

A gestão Braide na capital virou um laboratório de instabilidade. O exemplo mais evidente está na condução da SMTT: sete secretários em pouco mais de cinco anos. Longe de indicar dinamismo, a sequência de trocas expõe um padrão de substituições recorrentes, quase sempre às vésperas de crises já delineadas — como se a mudança de comando pudesse, por si só, conter problemas estruturais. Some-se a isso a Secretaria Municipal de Comunicação, que há mais de um ano segue sem titular, evidenciando um prefeito que centraliza e asfixia quem “ousa” chefiar a pasta.

O Governo da Judicialização

Braide tem adotado uma estratégia perigosa: quando o diálogo falha — e ele falha quase sempre por falta de iniciativa do prefeito — a solução é correr para o Judiciário. O problema é que, enquanto o prefeito se ancora em liminares, a população amarga as consequências. Foram 11 greves de rodoviários em sua gestão. Enquanto ele briga nos tribunais, o trabalhador fica na parada.

No âmbito estadual, o litígio constante paralisaria o Maranhão. Prova disso é que, em todos os episódios de greve, o sistema semiurbano — sob responsabilidade do Estado — garantiu a continuidade do serviço. O Governo sempre se fez presente com seu corpo técnico, priorizando a negociação direta para resolver impasses, ao contrário do Município, que frequentemente depende de “canetadas” judiciais para solucionar conflitos.

A falta de diálogo tem preço, e quem paga é o contribuinte. O isolamento de Braide gerou o imbróglio dos R$ 19 milhões gastos com o aplicativo 99 — um montante drenado do tesouro municipal porque o prefeito não soube (ou não quis) sentar à mesa com as categorias e o legislativo para construir uma solução real.

Egocentrismo vs. Representatividade

A democracia é, por definição, um exercício de polifonia, jamais um monólogo autárquico. Ao longo de seis anos, Eduardo Braide cultivou um hermetismo institucional que não apenas ignora a liturgia do cargo, mas atropela a legitimidade de vereadores e representantes eleitos pelo voto popular. Esse egocentrismo político, que sobreviveu nos limites da capital sob o oxigênio das redes sociais, é quimicamente incompatível com o ecossistema estadual.

O Maranhão é um mosaico de forças centrífugas; tentar submeter 217 municípios ao isolamento de um gabinete é condenar o estado a um imobilismo anacrônico, onde a paralisia administrativa é o preço cobrado pela ausência de diálogo.

Se Eduardo Braide transformou a relação com a Câmara de São Luís em um campo de batalha jurídico, o que ele fará com a Assembleia Legislativa? O Maranhão aguenta um governador que governa de costas para os outros representantes do povo? São questões que precisam ser avaliadas pelo eleitorado.

30 março 2026

Semana de definições: atenções estão voltadas para os palácios dos Leões e La Ravardiere


A semana promete forte movimentação nos bastidores da política local, com todas as atenções voltadas para o governador Carlos Brandão (sem partido) e para o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD). O primeiro já teria tomada posição de permanecer até o final do mandato para tentar fazer seu sucessor o sobrinho Orleans Brandão (MDB), mas corre o risco de ser afastado do cargos e ter que entregar o comando do estado para o vice-governador Felipe Camarão (PT).

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, relator do processo que pede o afastamento de Brandão por suposta desobediência a decisões judiciais, aguarda parecer da Procuradoria Geral da República sobre pedido de afastamento de Brandão para tomar sua decisão. O clima é de expectativa, pois dependendo do que for decidido poderá mudar radicalmente o cenário sucessório. A defesa do governador nega que ele tenha descumprido determinação do STF sobre nepotismo.

Aliados de Carlos Brandão acreditam que o STF não dispõe de elementos para afastá-lo do mandato e afirmam nos bastidores que ele ficará no cargo para comandar a campanha de Orleans, mas seus adversários estão esperançosos sobre a possibilidade do afastamento e torcem para vê-lo longe do comando do estado e a consequente ascensão de Felipe Camarão. A destino de Brandão está nas mãos de Alexandre de Moraes, amigo do ex-governador, ministro do STF e hoje adversário, Flávio Dino.

Enquanto o governador enfrenta problemas com a justiça e aguarda com expectativa o resultado da manifestação da PGR sobre seu pedido de afastamento solicitado pelo PCdoB, o prefeito Eduardo Braide acelerou o ritmo de entregas em São Luís, com inauguração de creches, unidades de saúde e obras viárias, principalmente em bairros da periferia e movimentos na prefeitura indicam que ele começa esvaziar as gavetas para entregar o comanda da capital para a vice-prefeita Esmênia Miranda (PSD).

Braide tem até o dia 4 de abril para decidir se concorrerá ou não ao governo do estado. O prazo está esgotando, esta semana, portanto, será definitiva para ele se manifestar, pois até o momento, apesar de liderar todas as pesquisas, mantém silêncio sobre seu futuro político; seus movimentos nos últimos dias, no entanto, indiquem que será candidato.

Sábado de Aleluia, tudo indica, o Maranhão deverá ter uma avaliação mais real sobre o cenário para as eleições de outubro, com o provável fico de Brandão e o adeus de Braide à gestão municipal.

25 março 2026

Requerimento para abertura de CPI contra Felipe Camarão é lido na Alema


Foi lido na sessão desta quarta-feira, 25, o requerimento para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de aprofundar apurações sobre fatos relatados pelo procurador-geral de Justiça do Maranhão, Danilo de Castro, em um pedido de afastamento do vice-governador Felipe Camarão (PT) encaminhado à Justiça estadual.

O MP maranhense pediu o afastamento cautelar do vice-governador no âmbito de uma investigação que apura movimentações financeiras consideradas incompatíveis com a renda declarada e o uso de terceiros para circulação de recursos. O pedido também atinge os policiais militares Thiago Brasil Arruda e Alexandre Guimarães Nascimento.

Nas redes sociais, Camarão protestou contra o que chamou de “desespero coronelista e oligarca do dia”. Segundo ele, a CPI seria mais um ato do governo contra si para “limpar o terreno” e possibilitar a renúncia de Brandão para disputar o Senado, ao mesmo tempo em que se garantiria uma eleição indireta para o governo, via Legislativo, com Orleans Brandão (MDB) como candidato.

“Depois de um desastrado, espúrio e ilegal pedido de afastamento no TJ, o titio anuncia uma suposta CPI na Assembléia contra mim para limpar terreno para a eleição do sobrinho. Desespero? Golpe? Jogo sujo? Medo da derrota? Resistirei!”, disse.

Após a leitura do expediente, caberá à Mesa Diretora determinar a abertura dos trabalhos, após receber as indicações de membros feitas pelos blocos e partidos.

24 março 2026

Josimar anuncia Fabiana Villar candidata a sua vaga na Câmara dos Deputados


O deputado federal Josimar Maranhãozinho utilizou as redes sociais para reafirmar sua força política e a união de seu grupo no Maranhão. Em publicação recente, o parlamentar destacou o retorno às suas bases políticas, ressaltando o sentimento de gratidão pelo apoio recebido ao longo de sua trajetória.

Ao lado de líderes, prefeitos e apoiadores, Josimar evidenciou a força da união de seu grupo, reforçando a articulação política que tem mantido sua influência em diversas regiões do estado. O encontro simboliza mais um momento de alinhamento estratégico entre lideranças políticas e comunitárias.

Na ocasião, Josimar anunciou que sua sobrinha, Fabiana Vilar, atualmente deputada estadual, será candidata a deputada federal em sua vaga. Segundo ele, a decisão foi construída de forma coletiva, mantendo a tradição de deliberações em grupo que marcam sua trajetória política. Josimar ainda não decidiu se sairá a deputado estadual.

A movimentação reforça o cenário de fortalecimento político de Josimar Maranhãozinho, que segue articulando alianças e consolidando sua liderança. Nos bastidores, o gesto é visto como mais uma demonstração de organização e estratégia visando os próximos desafios eleitorais.

20 março 2026

BIRUTA DE AEROPORTO: Felipe Camarão já admite ser candidato ao Senado

O vice-governador Felipe Camarão (PT), em postagem nas redes sociais admitiu a possibilidade de concorrer ao Senado na chapa que deverá ter o prefeito de São Luís Eduardo Braide candidato ao Governo do Estado.

Ao fazer uma leitura da pesquisas divulgada pelo Instituto Quaest contratada pela TV Mirante, o até agora pré-candidato do PT ao governo, surpreendeu ao avaliar que Braide poderá vencer a eleição no primeiro turno.

Sobre os dois nomes que lideram a disputa para o Senado, o vice-governador disse acreditar que o governador Carlos Brandão (sem partido) e a deputada Roseana Sarney (MDB) não serão candidatos e que ele pode ser.

“Brandão já anunciou que fica até o fim do mandato e não pode ser candidato ao Senado. Por outro lado eu posso ser candidato a senador, quem sabe. Tem muito jogo pela frente”.

Em um segunda postagem, Felipe Camarão, que vem percorrendo o Maranhão em pré-campanha, disse que ao fazer os cálculos sobre votos válidos para governador, observou que “os números ficam assim: Braide 45,5%, Orleans 31,2% e Lahersio Bonfim 14,3%. Neste caso ele estaria fora do páreo na disputa pelo governo

Camarão não disse se pretende ser candidato na chapa de Braide, mas pela forma como dirigiu s mensagens, inclusive cravando a possibilidade de vitória no primeiro turno e admitindo que pode ser candidato ao Senado, tudo leva a crê que conversações estejam ocorrendo nos bastidores da eleição para uma futura



18 março 2026

Eliziane reage as declarações de Braide


A senadora Eliziane Gama utilizou a tribuna do Senado Federal para fazer um desabafo contundente contra articulações políticas que, segundo ela, buscam desqualificar sua pré-candidatura à reeleição. Em um discurso firme, a parlamentar reafirmou sua disposição para a disputa de 2026 e denunciou a existência de movimentações nos bastidores que visam retirá-la do cenário eleitoral maranhense.

Embora não tenha citado nomes diretamente, a fala da senadora foi interpretada nos bastidores como uma resposta direta ao deputado estadual Fernando Braide, que, na manhã desta quarta-feira, 18, o declarou publicamente ser improvável a presença de Eliziane em uma eventual chapa majoritária liderada pelo grupo do prefeito Eduardo Braide (PSD).

Durante sua fala, Eliziane também apontou o que chamou de “postura contraditória” de certas lideranças políticas. Segundo a senadora, há atores que defendem publicamente a participação das mulheres na política, mas que, na prática, atuam para excluí-las dos espaços reais de poder.

​Eliziane destacou ainda a existência de um movimento orquestrado, inclusive nas redes sociais, para enfraquecer candidaturas femininas, classificando essas manobras como um retrocesso no debate democrático e na representatividade do estado.

Com prazo na porta, Braide mantém silêncio sobre candidatura aos Leões


A menos de 20 dias do prazo final de desincompatibilização, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, segue sem indicar sequer à esposa se deixará ou não o cargo para disputar o Governo do Maranhão. Nem mesmo em declarações públicas ou nos bastidores o gestor tem sinalizado sua decisão, mantendo uma postura de silêncio absoluto que contrasta com a movimentação de aliados e especulações nas redes sociais.

Enquanto apoiadores difundem informações sobre convenções megalomaníacas, produção de materiais de campanha e até jingles criados com inteligência artificial, Braide evita qualquer confirmação e reforça a estratégia de mistério. A indefinição ocorre em um momento decisivo do calendário eleitoral, em que potenciais candidatos precisam deixar cargos executivos para concorrer a novos postos.

O cenário difere do adotado pelo xará e igualmente prefeito Eduardo Paes, também do PSD, que iniciou nesta semana sua despedida para disputar o Palácio Guanabara, sede do Executivo fluminense. Na segunda-feira (16), fez publicação em homenagem a um antigo funcionário do Município e sugeriu o aumento do número de escolas de samba na Sapucaí ao vice – e próximo prefeito – Eduardo Cavaliere, em estratégia oposta à adotada por Braide, que segue apostando no controle do tempo político.

25 fevereiro 2026

Brandão reajusta gratificação paga a Policiais e Bombeiros


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, editou a Medida Provisória nº 538/2026 que reajusta o valor da Gratificação de Jornada Complementar Operacional Extraordinária (JOE), benefício pago a policiais civis, policiais militares e bombeiros militares que realizam serviços extras fora da escala regular.

A medida estabelece novas regras para o pagamento das jornadas complementares executadas em finais de semana, feriados e grandes eventos, quando os profissionais são convocados para reforçar o policiamento ou atuar em atividades administrativas consideradas excepcionais e temporárias.

De acordo com o texto, o valor da gratificação para cada jornada extra de seis horas poderá chegar a até R$ 350, sendo definido pelo gestor da instituição responsável pela operação. O pagamento será realizado no mês seguinte ao cumprimento do serviço.

A nova regulamentação também fixa limite máximo de participação: cada policial civil, militar ou bombeiro poderá realizar até 12 jornadas operacionais extraordinárias por mês, sempre durante o período de folga.

O governo justificou a medida afirmando que houve aumento da demanda por serviços operacionais tanto na capital quanto no interior do estado, além da ampliação de atividades em colégios militares e projetos sociais vinculados às corporações. Segundo a mensagem enviada à Assembleia Legislativa, a proposta busca otimizar o uso do efetivo e garantir maior eficiência na prestação do serviço público.

A Medida Provisória também determina que não terão direito à gratificação servidores afastados por licença médica, sanções disciplinares, processos de aposentadoria ou qualquer situação que impeça o exercício operacional. Policiais em férias ou licença-prêmio poderão participar das jornadas extras apenas quando houver interesse público devidamente justificado.

As despesas decorrentes do pagamento da JOE serão custeadas com recursos da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A norma já está em vigor e passa a valer imediatamente para as forças de segurança do Maranhão.

23 fevereiro 2026

Brandão diz que vai conversar com Lula e que tendência é de neutralidade do presidente no MA


O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), tem a expectativa de que o presidente Lula não participe da disputa estadual deste ano. “Acho que a tendência do presidente Lula é ficar neutro”, avalia.

Brandão rompeu com o seu vice, Felipe Camarão (PT), que pretende se candidatar. Já o governador apoiará seu sobrinho e secretário, Orleans Brandão (MDB).

Devido à disputa com Camarão, Brandão desistiu de concorrer ao Senado, como Lula queria, e agora espera uma conversa com o presidente para definir sua chapa.

Já o grupo remanescente do ex-governador Flávio Dino trabalha pelo apoio do PT e de Lula e, diferente de Brandão, não quer a neutralidade do presidente no Maranhão.

Diversos nomes da base são cotados para disputar o posto, como Weverton Rocha, André Fufuca e Eliziane Gama. “Vou discutir com ele, porque, na realidade, quem vai precisar do Senado é ele”, afirma.

21 fevereiro 2026

Filiação de Iracema no MDB, não inviabiliza sua ida para o PT


Bastou o MDB do Maranhão oficializar o nome da atual presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, como nova integrante da legenda, para que alguns questionassem a relação histórica da deputada com o PT e cravassem uma recusa ao convite recebido.

No entanto, essa além de ser uma leitura rasa é equivocada. A filiação, nesse momento, de Iracema no MDB, não inviabiliza a sua ida, ainda em 2026, para o PT.

Iracema deixou o PSB justamente pelo fato do partido ter ido para a oposição ao Governo Brandão e não querer integrar um bloco parlamentar oposicionista na ALEMA. Se fosse agora para o PT, a situação seria exatamente a mesma, já que o PT integra a Federação Brasil da Esperança, ao lado do PCdoB e PV. Iracema seria voto vencido, já que seria minoria, e ficaria num bloco oposicionista.

Diante do cenário, mostrando lealdade ao governador Carlos Brandão e seu grupo político, Iracema se filiou no MDB, partido comandado pelo secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão, pré-candidato ao comando do Palácio dos Leões.

Só que a ida para o PT e disputar a eleição pelo partido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não só não está descartada, como é um possibilidade enorme, principalmente se o PT for apoiar Orleans Brandão.

Por fim, vale lembrar que o convite para Iracema retornar ao PT, partido pelo qual passou décadas, foi feito pelo próprio presidente nacional do PT, Edinho Silva. Ou seja, uma eventual refiliação de Iracema é um desejo da direção nacional.

20 fevereiro 2026

MDB anuncia filiação de Iracema e mais sete deputados do MA


O MDB do Maranhão anunciou oficialmente a filiação de oito deputados estaduais, inclusive a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale.

Além de Iracema, se filiaram ao MDB: Andreia Rezende, Daniella, David Brandão, Francisco Nagib, Antônio Pereira, Adelmo Soares e Florêncio Neto, todos deixaram o PSB, com a mudança do comando da legenda e passando para a oposição ao Governo Brandão.

“Quando diferentes vozes se unem em torno de um propósito comum, quem ganha é o Maranhão e o Brasil. Sejam bem-vindos ao partido que constrói pontes, une forças e trabalha todos os dias por um futuro com mais equilíbrio, crescimento e oportunidades para todos”, afirmou o MDB na publicação anunciando os novos filiados.

O MDB na ALEMA pertence ao Bloco Unidos Pelo Maranhão, liderado pelo deputado Ricardo Arruda. Já o diretório estadual é presidido pelo secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão, pré-candidato ao Governo do Estado.

Brandão entrega equipamentos para o Centro de Especialidades Ninar, novas ambulâncias e inaugura novo CAPS-AD


Nesta quinta-feira (19) foi dedicada a melhorias na rede estadual de saúde. O Governo do Maranhão promoveu um café da manhã para mães de crianças com microcefalia, em São Luís, durante o qual entregou dispositivos de mobilidade para crianças com síndrome congênita do Zika Vírus. Também foram entregues um novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD III) e 11 novas ambulâncias para reforçar o atendimento nas unidades da rede estadual de saúde. O governador Carlos Brandão participou dos três momentos.

A entrega do pacote de ações para reforço do sistema de saúde estadual começou durante um café da manhã institucional em alusão aos 10 anos da epidemia da Síndrome Congênita do Zika Vírus no estado, marcando uma década de cuidado, acompanhamento e políticas públicas voltadas às crianças e famílias impactadas pela síndrome. O evento aconteceu no Imperial Eventos, no bairro Quintas do Calhau, em São Luís.

Durante o evento, que reuniu autoridades, profissionais de saúde, familiares e representantes da rede de atenção especializada, o Governo do Maranhão fez a entrega de dispositivos de mobilidade para crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus que são atendidas pelo Centro de Especialidades Ninar, referência no cuidado integral a esse público no Maranhão.

Nesta etapa, foram entregues 16 carrinhos de posicionamento, 24 cadeiras de rodas modelo Relax e três cadeiras de rodas modelo Jumper. A entrega é inédita no país e os equipamentos são fundamentais para a promoção da autonomia, do conforto e da segurança das crianças, contribuindo para o melhor alinhamento postural, suporte adequado de tronco e cabeça, além da prevenção de deformidades.

O governador Carlos Brandão anunciou a entrega de um cartão de complemento ao Serviço Travessia para que as famílias tenham ainda mais mobilidade para atender as necessidades dos seus filhos. O cartão tem o valor de R$ 500,00 para ser utilizado em serviço de transporte por aplicativo.

O governador também destacou a importância do reforço no cuidado com crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus no estado. “É importante dizer que fizemos isso tudo dialogando com as mães, com os pais, porque são equipamentos adaptados. Então, nada melhor do que fazer isso em uma escuta com todas essas pessoas que precisam desses equipamentos. Isso vai trazer mais conforto, mais segurança e, acima de tudo, dignidade. Esse é um trabalho que tem que ter um acompanhamento contínuo, é uma garantia de que o governo está presente dando todas as condições para que possam ter uma vida mais digna”, observou Brandão.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, informou que as entregas feitas hoje ampliam os investimentos feitos para melhorar o atendimento na rede de saúde estadual.

“É mais um ato do Governo do Maranhão de diálogo com essas famílias, com parceria também da Assembleia Legislativa, com a entrega desses primeiros 43 carrinhos de reposicionamento, são 151 famílias que vão receber esses equipamentos. É um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, que visa, além da autonomia, o conforto, mas sobretudo a dignidade e a presença do Estado no acolhimento para essas crianças”, frisou.

Para as mães das crianças atendidas no Centro de Especialidades Ninar os equipamentos representam mais qualidade de vida para os filhos e as famílias. Elas lembraram que o suporte do poder público tem sido fundamental para o desenvolvimento dos filhos.

“O governo está abraçando a nossa causa, não só com as emendas parlamentares que conseguimos, mas pelo cuidado, o ouvir, a atenção. Não é uma simples entrega, tem muito amor envolvido, muita dedicação. Temos a porta aberta com a Secretaria de Saúde do Estado e isso facilita todos os trâmites que foram necessários para chegarmos onde estamos, eu quero agradecer por tudo isso”, afirmou Giuliana Dominices, mãe da Jade Helena.

Opinião compartilhada por Rayane Oliveira, mãe do Arthur Oliveira atendido pelo Ninar. “São 10 anos de muita luta, muitas batalhas. Somos mães resilientes e nossos filhos também. E o Governo do Estado tem nos proporcionado muitas melhorias para os nossos filhos”, comentou.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

Após a entrega dos equipamentos para o Centro de Especialidades Ninar, o governador Carlos Brandão esteve no bairro João Paulo para a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS-AD III).

A unidade funcionará em regime de 24 horas, inclusive no período noturno, finais de semana e feriados, conforme a modalidade III prevista nas normativas federais. O serviço atuará no manejo de crises, no acolhimento noturno e no acompanhamento longitudinal dos usuários, com fundamento no cuidado em liberdade, na atenção psicossocial territorial e na estratégia de redução de danos.

A capacidade assistencial está dimensionada conforme o porte da modalidade CAPS-AD III, considerando acompanhamento nos regimes intensivo, semi-intensivo e não intensivo, definidos a partir de Projeto Terapêutico Singular (PTS) elaborado pela equipe multiprofissional.

“O CAPS AD III é fundamentado em dois pilares que vem sendo construído com muita dedicação e zelo da equipe multidisciplinar. O primeiro é a construção de um ambiente terapêutico e o segundo é a construção do PTS, que é a junção de toda a equipe multidisciplinar descobrindo um caminho para que esse paciente possa encontrar uma melhor qualidade de vida”, detalhou o diretor geral do CAPS AD III, Lonely Cavalcante.

A unidade dispõe de até oito leitos de acolhimento noturno, destinados exclusivamente a usuários em acompanhamento pelo serviço, com permanência de curta duração e mediante indicação clínica da equipe, não se caracterizando como internação hospitalar, mas como recurso terapêutico transitório no âmbito da atenção psicossocial.

A unidade atuará de forma articulada e intersetorial com a Atenção Primária à Saúde, serviços de urgência e emergência, assistência social, sistema de justiça e demais pontos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), observadas as competências de cada ente federativo.

A estrutura física é formada por 8 leitos de acolhimento noturno, posto de enfermagem, farmácia, salas de atendimento individual e multiprofissional, sala de acolhimento inicial, sala para atendimento familiar e em grupo, sala para oficinas terapêuticas, sala multimídia para recursos terapêuticos, refeitório, área de convivência, banheiros adaptados e espaços administrativos.

A equipe é multiprofissional, composta por médicos (clínico e psiquiatra), psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de profissionais administrativos e de apoio, em conformidade com os parâmetros da modalidade.

O coordenador clínico do CAPS AD III, Philip Sanches, informou que além dos cuidados e da capacitação do corpo técnico, a unidade também tem compromisso com o atendimento humanizado.

“O nosso objetivo é ser uma extensão da política nacional de saúde mental, com o objetivo primeiro de acolher essas pessoas e oferecer um tratamento adequado de reabilitação. Nesse processo, buscamos um atendimento humanizado para respeitar a singularidade e individualidade de cada pessoa”, comentou.
Política

Mais ambulâncias para a rede de saúde

Finalizando o dia de entregas para o sistema estadual de saúde, também foram entregues 11 novas ambulâncias para unidades de saúde estaduais. Foram contempladas unidades estratégicas da Grande Ilha e do interior, fortalecendo o transporte sanitário e garantindo mais agilidade, segurança e resolutividade no atendimento à população.

Receberão os novos veículos as UPAs Araçagy, Parque Vitória e Cidade Operária e o Hospital Presidente Vargas, na Grande Ilha. Também foram contemplados o Hospital de Grajaú, Hospital de Balsas, Hospital de Santa Inês, Hospital de Pinheiro, Hospital de Peritoró, Hospital de Timbiras e a UPA de Coroatá.

A diretora do Hospital Presidente Vargas, Rilma Nunes, explicou que a ambulância garante a celeridade nos atendimentos, o que faz total diferença para salvar vidas. A unidade funciona na capital maranhense no bairro João Paulo.

“Hoje não recebemos somente a chave de um veículo, ela representa cuidado, respeito, agilidade, socorro. Eu tenho certeza que nós vamos cuidar melhor da nossa população e salvar muitas vidas. Então eu deixo o meu agradecimento e o meu muito obrigada ao governo”, disse.

Para o diretor geral do Hospital Regional de Timbiras, Marco Boba, afirmou que o veículo ajudará no transporte de pacientes não apenas do município, mas de toda a região.

“Esse veículo é um instrumento importante para salvamento de vidas para uma região que necessita muito, que é a região dos Cocais. Então como diretor geral só tenho a agradecer ao governo por esse instrumento que chega para salvar vidas ajudando no transporte de pacientes”, relatou.

As ambulâncias são do tipo Suporte Básico Tipo B, equipadas com ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros. Os veículos também podem ser adaptados para Suporte Avançado (USA), ampliando a capacidade de atendimento conforme a necessidade do serviço.

Com esta entrega, a gestão do governador Carlos Brandão alcança a marca de 300 ambulâncias entregues entre 2022 e 2026, consolidando um dos maiores investimentos na renovação e ampliação da frota da saúde no Maranhão.