26 junho 2026

Editorial do Jornal Pequeno cobra explicações de Braide sobre crise no transporte da zona rural


O Jornal Pequeno publicou, nesta sexta-feira (26), um editorial em que atribui ao ex-prefeito Eduardo Braide parte da responsabilidade pela crise no transporte público da zona rural de São Luís.

“Braide e a conta que a zona rural continua pagando”, o texto cita o protesto realizado no Terminal do São Cristóvão e afirma que os problemas enfrentados por moradores de comunidades como Tajipuru, Mato Grosso, Coquilho, Caracueira e Conceição são reflexo de anos de falta de investimentos e de soluções estruturais para o sistema.

No editorial, o jornal reconhece que a atual gestão recebeu um sistema de transporte deteriorado, mas sustenta que a maior responsabilidade política recai sobre a administração de Braide, que comandou a Prefeitura por mais de seis anos.

O texto também questiona a postura do ex-prefeito ao criticar problemas da atual gestão e do Governo do Estado, defendendo que ele também apresente esclarecimentos sobre as deficiências deixadas em sua administração, especialmente em relação ao transporte público da zona rural da capital.

‘Diário da Manhã’ aborda ações da Embrapa para ampliar capacidade científica e atuação no Matopiba




O chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Aurélio Delmondes Bonfim, participou, nesta sexta-feira (26), do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM). Ele fez um relato sobre obras lançadas pela Embrapa para ampliar capacidade científica no Maranhão e no Matopiba (região de expansão agrícola que abrange áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)

No início da entrevista ao radialista Henrique Pereira, Marco Aurélio Bonfim falou sobre o propósito da Embrapa Maranhão, que é trabalhar em prol da agricultura multifuncional, regenerativa e sustentável para produtores de todos os portes.

Ele lembrou que o Maranhão abriga diversas realidades: produtores de grãos, pecuaristas, agricultura familiar, sistemas agroflorestais, babaçuais etc. Por isso, além do foco em aumento da produção e da produtividade, a Embrapa trabalha com a sociobiodiversidade em seus biomas (Amazônia e Cerrado) e áreas de transição.

Bomfim informou que na segunda-feira (22), a Embrapa lançou as obras de sua nova sede no Maranhão. A estrutura será construída em uma área de cerca de 22 hectares no campus Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís. Ele acrescentou que a implantação desta nova sede tem significado institucional especial para a presença da Embrapa no estado.

“Esperamos consolidar uma base sólida para a pesquisa, a inovação e a atuação territorial de longo prazo no Maranhão, conectada ao ecossistema de inovação. A nova estrutura está articulada à contratação de 50 empregados aprovados no último concurso público e à implantação do Hub Matopiba na Unidade Experimental de Pesquisa de Balsas. A iniciativa reúne 11 Unidades da Embrapa, incluindo a Embrapa Maranhão, e deverá contribuir para o Plano de Desenvolvimento do Matopiba, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)”, detalhou o chefe-geral.

Revolução no campo

Bonfim lembrou que, há pouco mais de 50 anos, o Brasil revolucionou a realidade no campo e se tornou líder mundial em ciência e tecnologia para a agricultura tropical, terceiro maior produtor e segundo maior exportador de alimentos do mundo, graças às pesquisas da Embrapa e de seus parceiros, ao trabalho dos produtores e ao apoio das políticas públicas.

“Hoje, essa trajetória de sucesso ainda enfrenta desafios, como garantir a sustentabilidade da atividade, harmonizar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental e promover a inclusão socioprodutiva da agricultura familiar”, assinalou Marco Aurélio Bomfim.

Ele observou que, no Maranhão, esses temas e desafios de futuro se manifestam com especial intensidade. Estrategicamente localizado na zona de transição entre a Amazônia e o Cerrado, o estado apresenta grande potencial produtivo e ampla diversidade socioambiental.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Flávio Bolsonaro tenta abafar crise com Michelle: “Meu coração está aberto"”




O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, voltou a tentar diminuir o desgaste provocado pelas críticas públicas feitas pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (25), o parlamentar reiterou o convite para que ela participe de um encontro da pré-campanha do Partido Liberal (PL) voltado ao público feminino. As informações são do jornal O Globo.

A iniciativa ocorre após Michelle divulgar vídeos nas redes sociais criticando Flávio e afirmando ter sido “maltratada e desrespeitada” pelo senador. A divergência expôs um conflito interno no PL envolvendo a definição de alianças para as eleições no Ceará.

Na gravação, Flávio afirmou que a reunião prevista para a próxima quarta-feira será mantida e terá como objetivo discutir propostas destinadas às mulheres brasileiras. “A reunião na próxima quarta-feira está mantida para tratar justamente das soluções que a gente vai propor para as mulheres de todo o Brasil, que acordam cedo, trabalham, estudam e cuidam das famílias”, declarou.

Em seguida, o senador voltou a fazer um apelo público para que Michelle participe do encontro. “De coração aberto, quero reforçar o convite que eu já tinha feito para a Michelle. Justamente porque eu acredito que o diálogo, o respeito e a união vão ser sempre o melhor caminho. O convite segue de pé e o coração segue aberto, Michelle, porque a gente tem que focar no nosso Brasil, resgatar nosso país e sozinho é muito mais difícil”, afirmou.

Na quarta-feira (24), Flávio havia adotado um discurso mais crítico ao comentar a ausência de resposta ao convite, afirmando que fez um “gesto de reciprocidade que Michelle não atendeu”. Segundo ele, a proposta para o encontro foi articulada junto à senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que ficaria responsável por reunir lideranças femininas conservadoras e convidar a ex-primeira-dama.

No novo vídeo, porém, o senador reduziu o tom das cobranças e afirmou compreender a posição de Michelle diante do momento vivido pela família Bolsonaro. “Toda a nossa família está passando por um momento muito difícil. Eu entendo a angústia da Michelle vendo meu pai todos os dias sofrendo com uma injustiça gigantesca. Eu também sofro muito, mas eu sigo firme”, afirmou.

Durante a manifestação, Flávio também declarou que suas decisões políticas seguem orientação de Jair Bolsonaro. “Eu estou cumprindo uma missão designada por Jair Messias Bolsonaro. Todas as minhas decisões são tomadas sempre com o respaldo dele. O Brasil se livrar do Lula e do PT, a gente tem que ter o foco nisso”, declarou.

A crise entre Flávio e Michelle teve origem na disputa sobre o posicionamento do PL no Ceará. Enquanto o senador e parte da direção nacional do partido defendem o apoio ao ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) na disputa pelo governo estadual, Michelle se posiciona contra essa articulação.

25 junho 2026

TSE absolve Fernando Braide e Wellington do Curso e reforma decisão que determinava cassação por fraude à cota de gênero



O Tribunal Superior Eleitoral reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e absolveu o deputado estadual Fernando Braide e o deputado estadual Wellington do Curso no processo que apurava suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. A decisão saiu ainda pouco nesta quinta-feira, 25 de junho.

Os dois parlamentares haviam sido cassados pelo TRE-MA, que entendeu haver irregularidades relacionadas ao cumprimento da legislação que exige o percentual mínimo de candidaturas femininas nas chapas proporcionais.

Ao analisar os recursos, porém, o TSE reformou o entendimento da Corte maranhense e afastou a condenação, reconhecendo que não ficaram configurados os requisitos necessários para caracterizar fraude à cota de gênero. Com isso, Fernando Braide e Wellington do Curso permanecem com seus mandatos assegurados.

A decisão do TSE encerra um dos principais processos eleitorais envolvendo a composição da Assembleia Legislativa do Maranhão após as eleições de 2022 e mantém inalterado o resultado das urnas em relação aos dois parlamentares.

São José de Ribamar é certificada como Top Dourado pelo UNICEF


A gestão municipal de São José de Ribamar, sob o comando de Dr.Julinho (PODEMOS) acaba de alcançar um marco histórico nas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. O município foi reconhecido com a certificação TOP DOURADO UNICE, um selo de excelência concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos entes federativos que cumprem rigorosamente todos os indicadores e metas estabelecidos no calendário oficial.

Para conquistar o título, a prefeitura precisou demonstrar eficiência na execução de ações estratégicas, entregando os resultados dentro dos prazos determinados e sem falhas no cronograma. Este feito coloca São José de Ribamar em um seleto grupo de cidades maranhenses: de todos os 217 municípios do estado, apenas 141 conseguiram atingir os requisitos necessários para obter a certificação.

O reconhecimento vai além do cumprimento burocrático de prazos. Ele reflete o compromisso estrutural da administração municipal em desenhar e aplicar políticas de promoção, proteção e garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. A iniciativa busca não apenas atender às demandas imediatas, mas também pavimentar um futuro com mais oportunidades para a nova geração.

“Atingir o TOP DOURADO é a prova de que estamos no caminho certo, com seriedade e planejamento. É um incentivo para continuarmos avançando na construção de uma cidade mais justa e acolhedora para os nossos jovens”, destacou o prefeito

Com a certificação em mãos, a cidade agora direciona todos os esforços para a próxima etapa: a corrida pela certificação OURO UNICEF. Este selo, o mais alto na hierarquia do programa, exige a consolidação das boas práticas e a comprovação de impacto social duradouro, além da continuidade das metas ao longo de um ciclo completo de gestão.

A população de São José de Ribamar, especialmente as famílias que dependem dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social, é a principal beneficiada por esse avanço. Com o foco voltado para a primeira infância e a proteção contra vulnerabilidades, a cidade se firma como referência no Maranhão na luta pelos direitos das crianças, reafirmando que o futuro se constrói com ações concretas no presente.