domingo, 5 de março de 2023

Com Paulo Victor na Cultura e Karem Barros no Viva/Procon, Brandão atiça disputa em São Luís

Ao anunciar a volta do vereador Paulo Victor (PCdoB), Com Paulo Victor na Cultura e Karem Barros no Viva/Procon, Brandão atiça disputa em São Luís, presidente da Câmara Municipal de São Luís, ao comando da Secretaria de Estado da Cultura, e a confirmação da advogada Karem Barros, indicada do deputado federal Duarte Jr. (PSB), à frente do Viva/Procon, o governador Carlos Brandão (PSB) sinalizou, com clareza solar, que pretende manter unido o poder de fogo do grupo que lidera para a disputa para a Prefeitura de São Luís. 

E deve reforçar ainda mais essa estratégia com a escolha do novo titular da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano, que terá peso expressivo nas ações governistas na Capital. A sinalização certamente alcançou o gabinete principal do Palácio de la Ravardière, onde o prefeito Eduardo Braide (PSD) desenha, com atenção máxima, o seu projeto de reeleição.

O vereador Paulo Victor já foi testado com bom desempenho no comando da Secretaria de Estado da Cultura, quando organizou o grande São João de 2022, e agora, informalmente, como o responsável pelo sucesso estrondoso do Carnaval em São Luís. Volta à pasta com o propósito de manter viva e intensa a natureza de uma cidade que respira cultura em todos os vieses – manifestações populares, literatura, teatro, artes plásticas, memória, cinema, e por aí vai. O seu projeto, segundo uma fonte próxima dele, é fortalecer a base cultural do Maranhão inteiro, com ênfase de São Luís como Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

Dono de um estilo arrojado e já tendo revelado surpreendente habilidade no jogo das decisões políticas quando se elegeu presidente da Câmara por aclamação, numa articulação que não deixou margem para adversários, o secretário da Cultura mira também, sem esconder de ninguém, a Prefeitura de São Luís, a qual disputará daqui a 20 meses. São vários os nomes da base que tentam viabilizar candidaturas, mas, pelo menos até aqui, todos sinais indicam que o governador Carlos Brandão simpatiza fortemente com o projeto de candidatura do presidente da Câmara Municipal de São Luís. 

Nos bastidores já há que afirme que o martelo estaria batido. O seu desempenho no comando da pasta da Cultura vai determinar o futuro do seu projeto de chegar à Prefeitura de São Luís em 2024. Na avaliação de muitos, ele pode ser o adversário mais forte do prefeito Eduardo Braide.

A continuação de Karem Barros no comando do Viva/Procon é uma manifestação de reconhecimento do seu trabalho. Mas é também, e sobretudo, uma estratégia de manter o poder de fogo político e eleitoral do deputado federal Duarte Jr.. O parlamentar não esconde sua determinação de candidatar-se à sucessão do prefeito Eduardo Braide, de quem foi o grande adversário em 2020, num animado confronto de dois turnos. 

Duarte Jr. tem dito a interlocutores que sua candidatura é “irreversível”, ou seja, ele se prepara para ser candidato independentemente de qual venha ser o posicionamento do grupo. Lembra que em 2020 o então vice-governador Carlos Brandão foi o grande padrinho da sua candidatura.

Na montagem desse tabuleiro, está evidente que o vereador Paulo Victor sai com uma vantagem enorme, que começa com o fato de que ele terá nos próximos 16 meses, ele terá duas festas juninas, um Natal e um Carnaval para organizar em São Luís. E a julgar pelo que se viu em junho de 2022 e em fevereiro de 2023, associado ao entusiasmo do governador Carlos Brandão, dá para imaginar o que vem por aí sob o seu comando na área cultural, e o alcance desses eventos na política do Governo no campo do turismo.

Ao voltar ao comando da Secretaria de Estado da Cultura, o vereador Paulo Victor sabe lhe foi entregue também o desafio de se viabilizar para enfrentar o prefeito Eduardo Braide nas urnas em 2024. O mesmo acontece em relação ao deputado Duarte Jr. com a continuação da advogada Karem Barros à frente do Viva/Procon.

A diferença é que Paulo Victor vai jogar no seu próprio território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário