quinta-feira, 31 de julho de 2025

Iracema Vale é homenageada pelo Poder Judiciário com a Medalha de Mérito do Consepre

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta quarta-feira (30), da solenidade de abertura do XVI Encontro do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). Durante o evento, Iracema Vale foi homenageada com a Medalha de Mérito do Consepre, em reconhecimento à sua contribuição institucional e apoio ao fortalecimento do Poder Judiciário.

O encontro, que acontece até o dia 2 de agosto, reúne presidentes de Tribunais de Justiça de todo o país para discutir temas relevantes do Judiciário, com foco na modernização, eficiência e ampliação do acesso à Justiça.

A deputada destacou a emoção ao receber a medalha e reforçou a importância do compromisso com a democracia e o equilíbrio entre os Poderes. “Receber a Medalha Consepre é uma honra, que me emociona profundamente. Essa homenagem celebra o compromisso com a democracia, com o equilíbrio entre os poderes e com a construção de um Brasil justo — valores que compartilho em cada passo da minha trajetória pública”, afirmou.

A homenagem simboliza o respeito e a parceria entre os Poderes na construção de uma Justiça mais acessível e eficiente.

Riquezas culturais

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, anfitrião do encontro, destacou, em seu discurso, as belezas e riquezas culturais do Maranhão, estado-sede do encontro.

“Estamos aqui reunidos com presidentes de tribunais de todo o Brasil. O povo maranhense construiu sua riqueza a partir das suas próprias raízes: da cultura vibrante, do calor humano, do povo cativante e do nosso folclore, que é verdadeiramente único”, afirmou.

Ele ressaltou que o XVI Consepre tem início em São Luís, cidade reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial, e será encerrado em Atins, na região dos Lençóis Maranhenses, reconhecidos Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. “Nosso Tribunal de Justiça é o terceiro mais antigo do Brasil e, em novembro, celebrará 212 anos de dedicação, trabalho e compromisso com a Justiça”, completou.

A participação da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão reforça o compromisso com o diálogo entre os Poderes e a construção de soluções conjuntas em prol da população.

Também estiveram presentes ao evento, o presidente do Consepre, Francisco Oliveira Neto; o ex-presidente, José Sarney; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino; além de presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o Brasil.

Artigo: Brasil em silêncio

Por Carioca

Esse foi um mes atípica para a nação brasileira, tarifas exorbitantes,leis rígidas contra Ministros e um sentimento de impotência para toda nossa nação.

E perante tudo isso vemos um Presidente relapso e um ministro da economia pífio ambos igual a cachorro correndo atrás do rabo , triste sina do povo brasileiro que nas urnas depositaram o voto de um futuro sombrio antes anunciado,povo sofrido e faminto que que não vota com sabedoria pois a dor da fome que a em sua entranhas fala mais alto.

Povo que não luta pois contra a vontade de tiranos não encontra forças ,povo sofrido que fez da fé sua única esperança em dias melhores mas esquece que não hora de escolha volta aos primórdios e como antes escolhe Barrabás.

Triste povo que hoje em um mundo tecnológico onde a informação está na palma da sua e por ignorância nada subtrai.

Povo que um dia em berço expendido nadava em águas calmas de sua independência e soberania povo esse que após anos se encontra novamente refém de suas maus escolhas.

Natercio Santos avalia permanência no União Brasil apos encontro de Júlio filho com Pedro Lucas

O vice-prefeito de São José de Ribamar e presidente municipal do União Brasil, Natercio Santos, está reavaliando sua permanência à frente da sigla no município. O motivo seria a recente aproximação entre o deputado federal Pedro Lucas Fernandes — presidente estadual do partido — e o prefeito Dr. Julinho, fato que não foi bem recebido por Natersio.

Segundo fontes ligadas ao grupo do vice-prefeito, Natercio não foi comunicado previamente sobre o encontro entre Pedro Lucas e o filho do chefe do Executivo ribamarense, o que foi interpretado como um gesto de deslealdade por parte do deputado.

Vamos relembrar que recentemente, o vice-prefeito surpreendeu ao declarar apoio à deputada Amanda Gentil, movimento que chamou atenção pela falta de gratidão com o deputado federal Pedro Lucas Fernandes. Vale lembrar que foi justamente Pedro Lucas quem, em 2024, fez um gesto político relevante ao entregar o comando do União Brasil municipal ao vice-prefeito — confiança essa que hoje parece ter sido deixada de lado.

O episódio revela não apenas uma mudança de rumo político, mas também levanta questionamentos sobre lealdade e coerência por parte do vice prefeito Natercio. Em tempos em que a palavra dada tem cada vez menos valor, gestos como o de Pedro Lucas merecem, no mínimo, reconhecimento.

Brandão anuncia primeiro sistema de distribuição de gás natural em São Luís


O governador Carlos Brandão anunciou nesta quarta-feira (30) o início do fornecimento de gás natural extraído em Santo Antônio dos Lopes para a Vale, via Porto do Itaqui. A distribuição marca o primeiro uso comercial do insumo no estado e, segundo Brandão, representa um passo estratégico rumo à descarbonização da economia e à atração de novos investimentos.

O governo aposta na medida para ampliar o fornecimento a outras indústrias, além de levar o gás natural para São Luís e Imperatriz futuramente. A iniciativa será apresentada na COP30, conferência internacional sobre mudanças climáticas que ocorrerá em 2025, no Brasil.

“É o Maranhão avançando com energia que move o presente e alcança o futuro”, destacou Brandão.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Decisão judicial considera nulo o processo do TCE-MA contra Dr. Julinho, apontando ausência de prejuízo ao erário público

A 5ª Vara da Fazenda Pública de São Luís declarou nulo o julgamento das contas do Dr. Júlio César de Souza Matos (Dr. Julinho), atual prefeito de São José de Ribamar, referentes ao ano de 2007, período em que foi gestor na Maternidade Benedito Leite. A decisão proferida no processo n° 0029101-46.2011.8.10.0001, representa uma vitória jurídica para ele, que sempre defendeu sua inocência e apontou irregularidades no processo movido pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

Em sua sentença, o magistrado destacou vícios formais graves, como a falta de intimação regular, a ausência de contraditório e de ampla defesa, além da inexistência de débito ou dano aos cofres públicos. A decisão judicial classificou como ilegítima a condenação anterior, determinando a nulidade dos atos e condenando o Estado ao pagamento de honorários sucumbenciais.

Dr. Julinho, que sempre afirmou tratar-se de uma perseguição política, comemorou a decisão como uma reafirmação de sua conduta íntegra na gestão pública. "O tempo revela a verdade. Essa condenação sempre foi injusta e sem fundamento legal", declarou.

Essa perseguição política é devido ao histórico de Dr. Julinho como figura pública em São José de Ribamar, onde é reconhecido como uma liderança política expressiva. A decisão judicial mostra as movimentações de órgãos de controle para fins políticos.

O Ministério Público havia se manifestado pela improcedência da ação, mas a Justiça entendeu que as falhas processuais foram determinantes para invalidar todo o julgamento anterior. Com a sentença, Dr.

Julinho tem seu nome juridicamente reabilitado, encerrando um capítulo de mais de uma década de disputa judicial.

"Sempre fui um homem íntegro e de valores. Mas, além disso, sempre confiei na justiça de Deus", concluiu o gestor da cidade balneária. A decisão ainda cabe recurso, mas a defesa de Dr. Julinho avalia o resultado como uma vitória definitiva.







Tigrinho: Polícia deflagra ação contra influenciadores de SLZ



A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, nesta quarta-feira (30), a Operação Dinheiro Sujo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de explorar jogos de azar e lavar dinheiro por meio de redes sociais. A ação foi coordenada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e contou com mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens de alto valor pertencentes aos investigados, em São Luís.

Na residência da principal influencer do grupo foram apreendidos aparelhos eletrônicos e documentos que devem contribuir com o andamento das investigações. De acordo com a polícia, o grupo criminoso utilizava as redes sociais para atrair apostadores com promessas de lucros rápidos. Influenciadores contratados redirecionavam seguidores para plataformas online de caça-níqueis, incentivando depósitos e movimentações financeiras de grande porte.

As apurações revelaram, ainda, a participação de uma gerente responsável por grupos de WhatsApp usados para captar clientes e de uma advogada apontada como encarregada pela lavagem do dinheiro. A principal investigada, considerada líder da organização pela polícia, já responde por crimes como furto qualificado e maus-tratos a animais.

Por decisão judicial, foram bloqueados R$ 11,4 milhões em contas ligadas aos investigados e sequestrados diversos bens de luxo, entre eles uma Range Rover Velar, uma BMW, uma Toyota Hilux e uma moto aquática. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar o patrimônio adquirido de forma ilícita.

terça-feira, 29 de julho de 2025

Gestão de Dr. Julinho apoia Nova Lei de Zoneamento em São José de Ribamar

A Câmara de Vereadores aprovou a Lei de Zoneamento Urbano n° 0078/2025, marco histórico para o ordenamento territorial do município. Em entrevista exclusiva à Rádio Mais FM, a secretária municipal de Receita e Fiscalização Urbanística, Karolina Queiroga, a sua adjunta Ana Carolina Costa e Roberto Furtado, consultor de urbanismo detalharam aos apresentadores Andrezza Cerveira e Osvaldo Maya, como a legislação alinha a cidade às novas diretrizes urbanísticas.

A nova lei permite a verticalização de até 90 metros em zonas residenciais e turísticas, moderniza regras para condomínios e redefine o mapeamento urbano. "Unimos sustentabilidade, segurança jurídica e desenvolvimento econômico", afirmou Queiroga, destacando que as regras beneficiam a população, os investidores e o poder público.

Com a nova Legislação, o controle urbano será mais rigoroso de forma que terá a separação explícita de áreas residenciais, comerciais e industriais, evitando indústrias dentro dos bairros residenciais.

SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE VIDA

A legislação garantirá a proteção de áreas verdes e controle de densidade para reduzir impactos ambientais.

Para a população, haverá segurança jurídica para construções e reformas, mobilidade urbana otimizada, preservação de áreas de interesse social e ambiental, bairros planejados com equipamentos públicos integrados.

A secretária enfatizou que a lei traz agilidade no licenciamento de obras e incentivos à verticalização, combatendo a expansão desordenada. "Teremos áreas bem definidas para habitação popular, com estímulo à regularização fundiária em todo o município", completou.

Para Karolina Queiroga, a legislação é um "passo decisivo para tornar São José de Ribamar uma cidade mais justa, organizada e preparada para o futuro". A implementação será monitorada pela Secretaria de Fiscalização Urbanística, com orientações à população a partir de agosto.

Braide tira aliado de Aluísio da Semcas e aciona motor político de olho em 2026


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou nesta terça-feira (29) a substituição de Júnior Vieira no comando da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Embora o comunicado oficial traga tom institucional, a mudança tem forte conotação política.

Vieira era indicação do deputado federal Aluísio Mendes, que recentemente aderiu ao grupo do governador Carlos Brandão e deve apoiar Orleans Brandão, provável adversário de Braide na disputa pelo Palácio dos Leões em 2026. A troca marca o início da reconfiguração no secretariado municipal com foco no embate estadual.

Com a decisão, Braide sinaliza que já está em campo para a sucessão de Brandão, afastando figuras ligadas a adversários e reforçando o controle político sobre a administração. Outras mudanças no mesmo sentido não devem ser descartadas.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Vice-prefeito de São José de Ribamar, Natercio Santos, prova do próprio veneno


O grupo político liderado pelo vice-prefeito Natercio Santos vem enfrentando um processo de esvaziamento. Pré-candidatos que até então integravam seu projeto para 2028 estão, aos poucos, abandonando o barco. Segundo fontes ligadas ao próprio grupo, há uma crescente insatisfação com o descumprimento de acordos firmados por Natercio.

O motivo? O vice-prefeito teria reduzido, sem aviso prévio, os valores acordados com algumas lideranças políticas. Quem recebia R$ 5 mil, por exemplo, passou a receber a metade. A atitude causou revolta e vem sendo o principal fator para a debandada.

A cada dia, aumenta o número de lideranças que se dizem enganadas e buscam novos caminhos para o pleito de 2026. Ao que tudo indica, o projeto político de Natercio para 2028 pode nem sair do papel, caso continue perdendo aliados no ritmo atual.

Dr. Hilton Gonçalo visita hospital em Orlando em busca de novas ideias para melhorar a saúde do Maranhão


Neste sábado 27, o pré candidato ao senado Dr. Hilton Gonçalo realizou uma importante visita técnica ao Hospital AdventHealth Celebration, em Orlando, nos Estados Unidos, uma das unidades hospitalares privadas mais reconhecidas pelo seu alto padrão de atendimento, tecnologia de ponta e ambiente acolhedor.

A visita teve como objetivo conhecer experiências bem-sucedidas na área da saúde e identificar ideias e tecnologias que possam ser adaptadas para melhorar a rede pública do Maranhão.

“A saúde precisa de soluções práticas e modernas. Nosso povo merece um atendimento digno, eficiente e humanizado. Estamos estudando o que há de melhor para levar ao Maranhão”, destacou o Dr. Hilton.

A unidade visitada é reconhecida internacionalmente por sua infraestrutura avançada, atendimento ágil e modelo de gestão inovador, características que podem inspirar um novo tempo para a saúde maranhense.

Com compromisso e preparo, Dr. Hilton Gonçalo mostra que está conectado com o que há de mais atual no mundo para aplicar no futuro do Maranhão.



Com informações do Blog Radar dos Municípios 

domingo, 27 de julho de 2025

Integrantes da Oposição cortam água de milhares de moradores de Raposa


O município de Raposa foi surpreendido por um ataque realizado por membros da Oposição que decidiram cortar a água de 5 mil pessoas. A ação foi deflagrada em diversas comunidades com objetivo de desgastar a gestão Eudes Barros.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, o SAAE lamenta o ocorrido e informou que todas as providências estão sendo adotadas para restabelecer fornecimento de água.

COMUNICADO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Raposa (SAAE) informa à população que os poços PT-08 e PT-12 encontram-se temporariamente parados em decorrência do furto do cabo de força que liga o quadro de comando à bomba, interrompendo o abastecimento das seguintes localidades:

PT-08: Avenida Principal (sentido Itapeua), João Bragança, Vila Laci e Rua Vereador Laci.

PT-12: Avenida dos Pescadores, Garrancho, Inhaúma e Centro.

A autarquia lamenta o ocorrido e informa que já está adotando as providências necessárias para restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível.

sábado, 26 de julho de 2025

Compromisso em ação: Júlio Filho fortalece a valorização das tradições locais durante visita a Barreirinhas

Em mais uma demonstração de compromisso com as comunidades do Maranhão, o presidente do Partido Liberal (PL) em São José de Ribamar, Júlio Filho, esteve em Barreirinhas, onde cumpriu uma agenda marcada pela escuta, diálogo e valorização das tradições locais.

“Cada comunidade tem sua história, sua força e seus desafios. Eu acredito numa política feita com os pés no chão, com escuta verdadeira e respeito às pessoas. É assim que venho construindo o meu caminho: ouvindo, aprendendo e me comprometendo com quem mais precisa”, afirmou.

Durante a visita, Júlio Filho se reuniu com a professora Leonilde Chaves, presidente do SINPROESEMMA de Barreirinhas, reforçando seu apoio às pautas da educação e à luta pela valorização dos profissionais da rede pública. 

Com atenção às demandas da categoria, ele reafirmou seu compromisso com uma política que respeita e prioriza a educação como base de transformação social.

Em seguida, Júlio foi até o povoado Braço, onde foi calorosamente recebido na Casa de Farinha do senhor Zé Preto e família. O encontro reforça sua postura de estar sempre próximo das pessoas, valorizando as raízes do povo maranhense, sobretudo dos trabalhadores e trabalhadoras do campo.

“Meu compromisso é trabalhar para que cada família do nosso Maranhão tenha melhores condições de vida, acesso à educação de qualidade e oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento. Para que possam construir o seu futuro com dignidade e segurança, sem a necessidade de deixar suas comunidades ou buscar alternativas longe de onde vivem”, pontuou Júlio Filho.

A presença de Júlio Filho em Barreirinhas demonstra a capacidade de dialogar e compreender as sensibilidades sociais, fortalecendo e expandindo a sua atuação política além dos limites de São José de Ribamar, sempre guiado pelo compromisso com a população maranhense.

Zé Dirceu confirma que será candidato a deputado e defende que Haddad dispute eleição


O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu confirma que será candidato a deputado federal pelo PT no ano que vem. “Tive uma conversa com o presidente e está decidido”, afirmou ele ao Painel, sem especificar quando foi o contato com o presidente.

Cassado pela Câmara em 2005, após o escândalo do mensalão, Dirceu vinha cogitando disputar mandato parlamentar como uma forma de “reparação histórica” pela perda do mandato, que considera ter sido uma injustiça

O próprio Lula pediu a ele no começo do ano que considerasse essa hipótese, como forma de reforçar a bancada do PT na Câmara.

Dirceu agora afirma que está decidido a retornar ao Legislativo, devendo ser uma das apostas do partido como puxador de votos em São Paulo.

No mesmo espírito de reforçar eleitoralmente o PT, o ex-ministro defende a candidatura do titular da Fazenda, Fernando Haddad, para algum cargo majoritário em São Paulo, seja governo do estado ou Senado.

“Não tem escapatória. Temos que ir com os melhores do nosso campo. O [Geraldo] Alckmin não temos como tirar da vice, e no caso do Haddad temos de esperar um pouco para ver qual o melhor caminho, se governo ou Senado”, afirma Dirceu.

Segundo ele, antecipar o debate sucessório agora não é de interesse do governo, pois isso poderia atrapalhar a construção de uma frente para resistir às ameaças do governo Donald Trump. (Folha)

sexta-feira, 25 de julho de 2025

O vice-prefeito e os “20 mil votos” de Ribamar: fato ou ilusão?

O vice-prefeito de São José de Ribamar anda alardeando pelos quatro cantos da cidade que detém mais de 20 mil votos no bolso. E não é em tom de brincadeira — ele fala com tanta convicção que até convence alguns desavisados.

De fato, ele lidera um grupo de cerca de 80 a 100 lideranças políticas, muitos dos quais foram candidatos nas eleições municipais de 2024. Um feito que vem lhe rendendo desgaste desde fevereiro, arrancando-lhe os “couro e cabelo” no meio político local. Mas esse é assunto pra outra matéria…

Se o vice realmente tem essa força toda, como insiste em dizer, os ribamarenses aguardam ansiosos pela oportunidade perfeita de ver esse poder ser testado de verdade: uma candidatura própria a deputado estadual ou federal.

Só assim ele poderá mostrar, nas urnas de São José de Ribamar, se os tais 20 mil votos são realidade ou apenas mais um capítulo do folclore político local.

“Pedido supremo” pode fazer Brandão perder PSB, diz portal


O Partido Socialista Brasileiro deixou para o mês que vem a decisão de trocar ou não o diretório estadual do Maranhão, atualmente sob comando do governador Carlos Brandão. A mudança, no entanto, seria apenas questão de tempo, segundo o Imirante.

A pressão para a troca, de acordo com a reportagem, parte do ex-governador e atual ministro do STF, Flávio Dino, que teria feito um pedido direto à cúpula nacional do partido.

Em uma reunião nesta semana com o presidente nacional do PSB, João Campos, Brandão apresentou resultados eleitorais e defendeu sua permanência no cargo, alegando que a legenda cresceu sob sua condução. Brandão chegou a afirmar que seguirá no comando. A decisão, porém, já estaria tomada, já que o pré-candidato ao Governo de Pernambuco não pretende entrar em choque com o supremo ministro.

A mudança abriria caminho para que o deputado estadual Othelino Neto assumisse o PSB no estado, com as bênçãos de Dino.

Com informações do Blog Marrapá

quinta-feira, 24 de julho de 2025

União Progressista será oficializada com rompimento a Lula, diz senador


O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, anunciou que a convenção que oficializará a federação entre o PP e o União Brasil será realizada no próximo dia 19 de agosto. Na ocasião, a União Progressista também deve formalizar o rompimento com o Governo Lula, com posicionamento de independência em relação ao Palácio do Planalto.

Segundo Nogueira, todos os cargos ocupados por integrantes das duas siglas na estrutura federal serão deixados. A declaração mira diretamente ministros como André Fufuca (Esporte), do PP, e Celso Sabino (Turismo) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), ambos indicados do União Brasil.

“Eu vou propor que a gente reúna e proíba qualquer membro do nosso partido de participar desse governo que nós não acreditamos”, afirmou Ciro.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

O Conto do Vigário dos 2 Mil Votos


Tem um vice-prefeito da região metropolitana que nunca teve voto, mas vive prometendo apoio eleitoral como se fosse um grande cabo eleitoral. Anda por aí vendendo ilusões, garantindo votos pra Deus e o mundo. Pré-candidatos, abram o olho! Tem gente caindo no conto do vigário e correndo o risco de comprar gato por lebre.

Esse vice-prefeito, de uma cidade não tão distante, está colecionando pré-candidatos a deputado estadual e federal, prometendo votos “a torto e a direito” como se tivesse base consolidada. Um dos que pode acabar frustrado é o pré-candidato a deputado estadual Gleydson Rezende, que estaria contando com 2 mil votos da cidade balneária – votos esses que estariam sendo “garantidos” por alguém que, pasmem, nunca teve sequer um voto ali.

E o prefeito Fábio Gentil? Coitado… Mas essa é outra história, e fica para outro capítulo.

Pesquisa do Instituto EPO mostra cenário embolado na disputa para o Senado Federal no Maranhão

Dr. Hilton Gonçalo consolida nome ao Senado e empata com principais pré-candidatos

Uma nova pesquisa, dessa vez realizada pelo Instituto EPO, mostra a complexidade do cenário eleitoral para a disputa do Senado em 2026. No cenário estimulado, a ex-governadora Roseana Sarney foi colocada e desponta com 30,1% das intenções de voto como primeira opção dos eleitores, porém é pouco provável que a filha de José Sarney entre na disputa, uma vez que ela demonstra pouco interesse na vida política, dado o atual momento em que está licenciada do mandato de deputada federal.

Após o nome de Roseana, começa o embolo com Weverton Rocha, com 17,1%, André Fufuca com 13%, Eliziane Gama com 10,5% e Dr. Hilton Gonçalo com 7,5%. Isso na primeira opção de votos.

Na segunda, Weverton registra 14,8%, enquanto Roseana aparece com 12,3%. Na sequência, aparecem Eliziane Gama 10,8%, André Fufuca 9,8% e Dr. Hilton Gonçalo 9,2%.

Chama atenção o alto índice de eleitores que declararam voto nulo, branco ou nenhum dos nomes apresentados. Esse grupo representa 13,5% na primeira opção e salta para 23,9% na segunda. Já os que não souberam ou preferiram não responder somam 8,5% na primeira escolha e 19,5% na segunda.

A pesquisa está registrada no Conselho Regional de Estatística (CONRE) sob os números 8618 e 8532 e segue as normas da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), com margem de erro de até 1,96%.

Com informações do Blog do Diego Emir

Brandão, Eliziane, Fufuca se reúnem em Brasília


O governador Carlos Brandão esteve em Brasília (DF), onde participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Junto com a senadora Eliziane Gama, o governador apoiou a solicitação dos prefeitos de Açailândia e Imperatriz, respectivamente, Dr. Benjamim e Rildo Amaral, para a construção de unidades de saúde em cada município.

Segundo o governador, os projetos foram bem recebidos pelo ministro Alexandre Padilha e o presidente Lula tem se empenhado no fortalecimento do SUS, o que dá força para que as obras possam ser autorizadas pelo Governo Federal. Em Açailândia está sendo pleiteada a construção de uma policlínica e, em Imperatriz, o Hospital Infantil no prédio do Hospital HC, além de uma unidade Socorrão.

“Estamos discutindo aqui a questão da saúde, incluindo um Socorrão para a cidade de Imperatriz e a necessidade de aquisição do prédio para fazer um Hospital Infantil. Como sempre, o ministro nos recebeu muito bem e vai estudar o projeto para em breve termos uma resposta. Saímos daqui muito otimistas. Estamos todos juntos pela saúde no Maranhão”, observou o governador Carlos Brandão.

O ministro Alexandre Padilha lembrou que o Governo Federal já tem realizado vários investimentos no Maranhão e se comprometeu em analisar os projetos apresentados com a maior celeridade possível para dar um retorno aos gestores municipais.

“O presidente Lula tem um carinho enorme pela cidade de Imperatriz. Tenham certeza do nosso esforço para ajudar o município de Imperatriz e, também, de Açailândia a enfrentar os desafios da saúde. O governo já está investindo no Maranhão e vamos buscar soluções o mais rápido possível”, comentou.

Para a senadora Eliziane Gama, apoiar os municípios maranhenses é uma forma de garantir o desenvolvimento do estado e a melhoria das condições de vida para a população. Ao lado dos prefeitos Rildo Amaral e Dr. Benjamim, ela se colocou à disposição para intermediar os diálogos com representantes do Governo Federal.

“O ministro nos recebeu muito bem. Viemos solicitar a aquisição do prédio para a implantação desse hospital que vai atender de forma significativa e realizar o sonho de décadas da cidade de Imperatriz. Já o prefeito de Açailândia fez o pleito de uma Policlínica, que é um dos projetos do presidente Lula, que tem expandido essas unidades no Brasil inteiro, inclusive recentemente. Esperamos boas notícias”, frisou a senadora.

Segundo o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, o trabalho conjunto das esferas federal, estadual e municipal dão mais celeridade para que os problemas e desafios nos municípios possam ser debatidos e solucionados. Ele destacou o empenho de todos, inclusive do ministro Padilha, com o pleito pelas unidades de saúde.

“Muito grato pelo atendimento do ministro Padilha, estive acompanhado da senadora Eliziane Gama e do governador Carlos Brandão que vieram reforçar a luta e a importância desse momento, assim como o ministro André Fufuca e outras pessoas que vieram a essa audiência para debater e pedir ao ministro Padilha para analisar o nosso pedido como uma causa social para a cidade de Imperatriz e toda região”, explicou.

O prefeito de Açailândia, Dr. Benjamim, agradeceu o empenho de todos que participaram da audiência com o ministro para a entrega do projeto. “Agradeço a presença do governador Brandão e da senadora Eliziane Gama. Tenho certeza que isso é inédito, um governador vir junto com os prefeitos a Brasília para auxiliar na busca de recursos. É um governador presente em todas as cidades, principalmente em Açailândia e Imperatriz, e essas parcerias estão sendo visíveis com tantas obras”, destacou.

A comitiva maranhense para a audiência com o ministro Alexandre Padilha também contou com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca, e de vereadores do município de Açailândia.

terça-feira, 22 de julho de 2025

Braide decide até novembro se entra na disputa pelo governo em 2026


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, deve bater o martelo até novembro sobre se candidatar ou não ao Governo do Maranhão em 2026. A informação foi confirmada por fontes muito próximas ao gestor, que evitam tratar o assunto como certo, mas admitem que as articulações estão em curso. As informações são do site Atual 7.

Braide, que se reelegeu com tranquilidade no ano passado, vem sendo instigado por aliados e partidos do campo da oposição ao Palácio dos Leões. Até pelo desempenho nas pesquisas, sem sequer demonstrar a intenção de concorrer, o prefeito é visto como opção competitiva ao governo estadual, especialmente entre eleitores de perfil mais conservador ou crítico à atual gestão estadual.

O político, no entanto, se vê no isolamento. O MDB tem a pré-candidatura de Orleans Brandão colocada à sucessão de Carlos Brandão, enquanto o Republicanos embarcou recentemente no Palácio dos Leões. Somente o próprio partido, o PSD, segue com o prefeito.

A decisão postergada para os próximos meses dará tempo para a construção de alianças partidárias e fortalecimento de imagem, ou, caso desista, para manter-se como liderança municipal de peso no cenário político maranhense, influenciando inclusive na eleição estadual, mas não de maneira direta.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Paulo Victor reage a Rueda e reafirma apoio a Beto Castro

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSB), reafirmou nesta sexta-feira (18) seu apoio à candidatura do vereador Beto Castro (Avante) à presidência da Casa em 2026. A declaração, feita pelas redes sociais, ocorreu poucas horas após o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, sinalizar apoio ao vereador Marquinhos (União) para o comando do Legislativo ludovicense.

A publicação foi interpretada como uma resposta direta à movimentação de Rueda, que deu a entender que trabalharia pelo nome de Marquinhos com o apoio da cúpula nacional do partido. Beto Castro, por sua vez, conta com a articulação do Palácio dos Leões e com o respaldo de Paulo Victor.

“Talvez não tenhamos toda articulação ou força proporcional de uma grande máquina, mas descobrimos juntos em nossas vidas que as dificuldades fortalecem a vontade e aumentam o poder de resistência”, afirmou Paulo Victor. “Desejo ao irmão Beto Castro muita coragem e meu total apoio em toda caminhada.”

A sucessão na Câmara deve ser definida apenas no ano que vem, mas a disputa já mobiliza vereadores e lideranças partidárias.

sábado, 19 de julho de 2025

Natercio Santos trai mais um aliado: agora foi a vez da deputada Helena Duailibe


O vice-prefeito de São José de Ribamar, Natercio Santos, volta a ser alvo de críticas no meio político. Desta vez, a vítima foi ninguém menos que a deputada estadual Helena Duailibe, sogra do irmão o vereador Raimundo Júnior, de São Luís.

A cada movimento, Natercio vem consolidando a imagem de um político sem fidelidade partidária ou compromisso com alianças duradouras. Sua atuação tem sido marcada por rompimentos e gestos que evidenciam uma postura de conveniência, pautada mais pelo interesse do momento do que por lealdade política.

Helena Duailibe se junta agora à lista de lideranças políticas que se sentiram traídas pelo vice-prefeito. Antes dela, figuras como o próprio criador político de Natercio, o prefeito Dr. Julinho, e o deputado federal Fábio Macedo, também experimentaram o gosto amargo da ingratidão. O presidente estadual do União Brasil, deputado Pedro Lucas Fernandes, igualmente entrou na rota de decepções.

Nos bastidores, o sentimento é claro: Natercio não é de grupo, é de ocasião. E a sua atuação marcenaria tem deixado marcas negativas no cenário politico.

Com mais essa reviravolta, o vice-prefeito reforça a percepção de que sua trajetória política é movida por interesses próprios, e não por compromissos coletivos.

A previsão na PGR para a possível prisão de Bolsonaro



Membros da cúpula da Procuradoria-Geral da República (PGR) preveem que o julgamento final de Jair Bolsonaro no inquérito do golpe deve ser concluído até meados de setembro.

Essa previsão leva em conta um julgamento sem pedido de vistas de nenhum dos cinco ministros que compõe a Primeira Turma do Supremo, onde o caso vem sendo analisado.

Caso haja algum pedido de vistas durante a fase final do julgamento, a previsão de integrantes da PGR é de que a análise do caso só será retomada entre o meio e o fim de outubro.

Nesse cenário, a possível prisão de Bolsonaro, caso o ex-presidente seja mesmo condenado no inquérito do golpe, ocorreria entre o final de outubro e o início de novembro de 2025.

Desde a sexta-feira (18/7), vale lembrar, o ministro do STF Alexandre de Moraes impôs a Bolsonaro uma série de medidas restritivas. Entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica.

Caso descumpra alguma dessas medidas, o ex-presidente poderá ter sua prisão preventiva decretada antes mesmo de ser condenado pela Primeira Turma do Supremo. (Metrópoles)

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Júlio Filho busca apoio do Governo do Estado para reforçar a segurança em São José de Ribamar

Comprometido com a segurança e o bem-estar da população de São José de Ribamar, Júlio Filho esteve reunido, nesta quinta-feira (18), com o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins. Acompanhado pela presidente da Câmara de Vereadores, Francimar Jacintho, e por outros parlamentares, ele apresentou demandas urgentes da população e solicitou apoio do Governo do Estado para intensificar as ações de combate à criminalidade na cidade.

Durante o encontro, foram discutidas medidas para ampliar a presença policial nos bairros mais críticos, com pedidos que incluem o aumento do efetivo, reforço nas rondas ostensivas e a destinação de viaturas para pontos estratégicos do município.

“Viemos dialogar e buscar soluções para um tema que preocupa toda a população ribamarense: a segurança. Acreditamos na força da parceria com o Governo do Estado para fortalecer as ações e garantir mais tranquilidade para quem vive em nossa cidade”, destacou Júlio Filho.

A reunião demonstra, mais uma vez, o compromisso de Júlio com as causas que afetam diretamente a vida dos ribamarenses, especialmente no que diz respeito à segurança pública.

O secretário Maurício Martins ressaltou que a Secretaria de Segurança Pública está aberta ao diálogo com os municípios e reconheceu a importância das parcerias institucionais para ampliar a atuação do Estado.

“Seguiremos atentos e atuantes, cobrando e buscando caminhos para garantir mais segurança para o nosso povo. Segurança é um direito de todos e um compromisso que assumimos com responsabilidade e seriedade”, finalizou Júlio Filho.

Deputado expõe declínio do ‘brandonismo’ que ‘afundou’ Colinas-MA


O deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB) resolveu visitar a cidade de Colinas, durante o recesso parlamentar, para expor o declínio do ‘brandonismo’ que ‘afundou’ o município. Nas redes sociais, mostrou a fiscalização de alguns dos serviços prestados pela administração municipal.

Nos vídeos publicados, Lago criticou o sistema de limpeza pública municipal, desde a coleta do lixo até o descarte dos resíduos em um aterro sanitário da cidade. Segundo ele, mesmo com um contrato milionário no setor de limpeza pública, o município, que está sob o comando do ‘brandonismo’, retrocedeu.

Por lá, as caçambas dão lugar aos “modernos” caminhões coletores compactadores de lixo costumeiramente usados por cidades mais desenvolvidas. Na opinião do deputado, esse é o modelo de gestão que o governador quer implementar no Maranhão com o domínio do poder familiar.

Com informações do Blog do Antônio Martins 

Jair Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal e passará a usar tornozeleira eletrônica


A Polícia Federal (PF) cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira (18).

Advogados de defesa do ex-presidente confirmaram a operação. Ele é alvo de medidas restritivas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

As buscas ocorrem no âmbito de uma investigação aberta no STF na última sexta-feira (11), dois dias depois do anúncio do tarifaço dos EUA. O processo apura crimes de coação no curso do processo, obstrução e ataque a soberania.

Os mandados estão sendo cumpridos na casa do ex-presidente, em Brasília, e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.

Entre as restrições, Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar redes sociais.

Ele também terá de permanecer em casa entre 19h e 7h da manhã, e foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros (não podendo se aproximar de embaixadas), nem com outros réus e investigados pelo Supremo.

A medida, na prática, inclui o filho dele, deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Possível indicação do Coronel Marcelo para o Comando-Geral da PMMA movimenta os bastidores da Segurança Pública do Maranhão

O nome do Coronel Marcelo vem sendo cogitado para assumir o cargo de Comandante-Geral da Polícia Militar do Maranhão, em um momento de possível transição na cúpula da corporação. Reconhecido por sua atuação firme e operacional no combate ao crime, o coronel é visto como um oficial respeitado dentro e fora da tropa.

Com uma trajetória marcada por comandos estratégicos tanto na capital quanto no interior do estado, Marcelo construiu uma imagem de liderança forte, disciplinada e próxima da realidade das ruas, o que reforça sua credibilidade junto à tropa e à sociedade maranhense.

A possível nomeação, que ainda não foi oficializada pelo Governo do Estado, ocorre em meio a expectativas de mudanças na alta cúpula da PMMA. Coronel Marcelo é tido como um nome técnico, preparado e alinhado com as diretrizes da segurança pública estadual.

Caso se confirme a indicação, a Polícia Militar poderá ganhar um Comandante com grande experiência, respeito interno e um perfil verdadeiramente operacional voltado para ações firmes contra a criminalidade e aproximação com a comunidade 

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Iracema Vale afirma que há “politização” de ações para escolha de conselheiro do TCE-MA


“O que está havendo é uma politização de um problema que se iniciou técnico”.

A análise é da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), sobre ações que se arrastam no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a escolha de dois novos membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

Na entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, nesta quinta-feira (17), Iracema Vale também reforçou que a Assembleia já cumpriu todas as exigências feitas pela Corte Suprema do país e que há pareceres favoráveis à Alema da Advocacia Geral da União (AGU) e da Procuradoria Geral da República (PGR).

Também assinalou que o próprio partido Solidariedade, autor das ações, já reconheceu que foram seguidos todos os trâmites, sendo que neste mês o PCdoB entrou com pedido para atuar como amicus curiae na ação, tendo sido desautorizado pela Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), integrada pela legenda comunista, Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Verde (PV).

“A gente espera que termine o mais rápido possível, aguarda que a Justiça dê uma decisão. O povo do Maranhão tem pressa”, disse, ressaltando que o TCE-MA, por ser um órgão fiscalizador e orientador, não pode ficar com a composição desfalcada.

Iracema Vale também enfatizou o perfil pacifista e dialogador do governador Carlos Brandão (PSB), rebatendo afirmações infundadas da oposição sobre problemas com o governo federal. “O governador Brandão é pacificador, prega unidade e parceria. Há é uma tentativa de afastar o governador do governo federal, de criar um imbróglio”, observou.

Ela destacou, ainda, que essa abertura ao diálogo pode ser vista no trabalho que o governador vem realizando no estado. “Ele atende todos os 217 municípios do Maranhão, indistintamente”, disse, durante a conversa com os jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca.

A chefe do Legislativo também falou sobre a possibilidade de recomposição do grupo governista com os que se dizem dinistas oposicionistas. “Na política, tudo é possível. A política é a arte do diálogo e o governador Carlos Brandão dialoga bem com todos. E nunca partiu do governador uma fala agressiva”, declarou.

Dr. Julinho se reúne com moradores do Jardim Tropical e reforça compromissos com a comunidade

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PODEMOS), esteve nesta quarta-feira (16), no bairro Jardim Tropical para um encontro com moradores e lideranças comunitárias.

Na conversa, o prefeito e a comunidade fizeram um balanço positivo das festas juninas realizadas no bairro. O chefe do Executivo aproveitou para destacar ações concretas que já foram executadas na região.

Dr. Julinho lembrou que diversas ruas do bairro foram pavimentadas, escolas passaram por reformas e famílias foram beneficiadas com a entrega de títulos de regularização fundiária, garantindo mais dignidade e segurança jurídica aos moradores.

“O Jardim Tropical tem sido prioridade na nossa gestão. Estamos ouvindo de perto as necessidades e trazendo soluções reais para o dia a dia das pessoas”, afirmou o prefeito.

Durante o encontro, o gestor também apresentou novas ações que serão executadas nos próximos dias no bairro. O compromisso, segundo ele, é continuar investindo para melhorar a qualidade de vida dos ribamarenses.

Para as lideranças comunitárias, a presença do prefeito na região mostra respeito e aproximação com a população, facilitando o atendimento das demandas locais.

Dr. Julinho tem mantido uma agenda ativa nos bairros, ouvindo de perto a população para que a sua atuação seja eficaz com foco em resultados.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Prefeito Dr. Julinho garante mais de 13 km de estradas recuperadas na zona rural de São José de Ribamar

A Prefeitura de São José de Ribamar tem intensificado as ações de melhoria da infraestrutura na zona rural do município, sob a liderança do prefeito Dr. Julinho. Somente nos últimos meses, mais de 13 quilômetros de estradas vicinais foram recuperados, beneficiando diretamente comunidades como Santa Maria, São Paulo, Bom Jardim e Tajipuru II.

As obras são executadas pela Secretaria Municipal de Recuperação e Manutenção da Malha Viária (SEMMAV) e têm como objetivo garantir o acesso de moradores a serviços essenciais, além de facilitar o escoamento da produção agrícola, vital para a economia local.

Na região de Santa Maria, foram 9 vias recuperadas, totalizando 6.783 metros de estrada. No bairro São Paulo, a Prefeitura revitalizou outras 3 vias, com 6.500 metros. Já no Bom Jardim, a principal estrada recebeu obras em 150 metros, completando um total de 13.433 metros de vias recuperadas.

Um dos destaques da atuação da gestão é o compromisso com áreas que ainda enfrentam disputas judiciais de posse, como o Tajipuru II. Mesmo nessas localidades, a Prefeitura tem garantido melhorias e infraestrutura, demonstrando sensibilidade e responsabilidade com todas as famílias da zona rural.

Segundo o prefeito Dr. Julinho, investir nessas regiões é valorizar quem vive do campo e fortalecer a base produtiva do município.

“Nosso compromisso é com toda a população ribamarense. A zona rural merece atenção e respeito. Estamos trabalhando para levar dignidade, mobilidade e oportunidades para cada comunidade”, afirmou o prefeito.

As ações fazem parte de um plano contínuo de investimentos na mobilidade rural, e novas frentes de trabalho já estão sendo planejadas para outras localidades.

Bolsonaro diz que questão entre Eduardo e Tarcísio está ‘pacificada’ e que vai fazer 120 deputados e 20 senadores


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira, 15, que deve eleger até 120 deputados federais alinhados com a direita em 2026. A declaração foi dada em entrevista concedida ao jornal Poder360.

Eu tenho certeza, vou fazer uns 120 deputados federais na próxima (eleição). O PL faz pelo menos 20 senadores pelo Brasil”, aposta o político.

O ex-presidente explica a influência que pode exercer por meio de parlamentares de direita. “Com metade do Senado, vou mandar mais que o presidente da República. Não adiante ele (o presidente) indicar o João (nome fictício) para o Supremo, que eu falo para o pessoal ‘aprova ou não aprova’”.

A declaração do ex-presidente na entrevista ocorreu após ser perguntado se ele busca um indulto contra possível condenação na trama golpista, uma vez que o hipotético perdão viria do Parlamento. Ele negou e respondeu “quero um Senado forte para equilibrar os Poderes”.

Questionado se o objetivo então seria conseguir o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro disse “não queremos perseguir ninguém”. O motivo, segundo ele, para focar na eleição de senadores e deputados, seria se proteger. “Se você me vê forte, você não me provoca”.

A tentativa de ampliar a influência no Congresso reflete o desejo de Bolsonaro de continuar exercendo influência política, mesmo estando inelegível até 2030. Em ato realizado na Avenida Paulista em junho, Bolsonaro já tinha pedido: “se vocês me derem, por ocasião das eleições do ano que vem, 50% da Câmara e 50% do Senado eu mudo o destino do Brasil”.

Bolsonaro ainda ressalta que os senadores não precisam, necessariamente, integrar o PL, seu partido, para lhe apoiar. “Tem Estado que não vamos ter candidatos, mas sentamos com outros partidos que terão mais chance e estamos juntos. […] Acreditamos que dos 54 (mandatos) em jogo (no Senado), 44 estarão alinhados com a direita”. Bolsonaro afirma que, ao todo, deve ter 60 senadores que o sigarão.

Filho ‘não é tão maduro’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que “pacificou” a relação entre seu filho, deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após o conflito sobre a taxação de 50% a produtos brasileiros imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no último dia 9. “Hoje eu conversei com Eduardo e Tarcísio e foi colocada uma pedra em cima desse assunto. Não podemos dividir, Tarcísio é um grande gestor, nada de críticas a ele”, disse.

“Apesar de ele ter feito 40 anos de idade agora, ele não é tão maduro, vamos assim dizer, talhado para a política. Ele está bem, acerta 90% das vezes”, falou Bolsonaro sobre o filho.

De um lado, Eduardo levou os louros por ter, de certo modo, alcançado o objetivo pelo qual pediu licença da Câmara e se mudou aos Estados Unidos: sancionar autoridades brasileiras em benefício do pai, réu por golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF). Diversas vezes durante entrevista, Bolsonaro negou que a sanção tarifária imposta por Trump tenha sido resultado da articulação do filho.

Tarcísio, que em um primeiro momento apoiou a medida, mesmo sendo contrária aos interesses econômicos brasileiros, teve que recuar ao receber uma enxurrada de críticas.

No recuo do governador, Eduardo viu um apoiador do pai ir contra os interesses da família, e passou a criticá-lo publicamente. Agora, Bolsonaro afirma que “é obrigação dele defender seu Estado”, e que situação “estava saindo do controle”.

“Hoje foi colocada uma pedra em cima: conversei com Eduardo e conversei com Tarcísio. Está tudo pacificado, Tarcísio continua sendo meu irmão mais novo, e vamos em frente, não podemos dividir”, disse o ex-presidente, afirmando que se houver críticas serão repassadas em particular.

O ex-presidente afirma que é obrigação de Tarcísio defender o seu estado e, por isso, ele se reuniu com o encarregado do governo americano, e está buscando uma alternativa à questão do tarifaço. “Lula deixou isto a cargo do Itamaraty, e o Itamaraty é uma piada”, declarou Bolsonaro.

O ex-presidente ainda defendeu Trump em vários momentos, afirmando que é “apaixonado” pelo republicano, que ambos tiveram uma relação de trabalho semelhante a “um namoro”, por se entenderem tão bem, e que o presidente americano “não está pedindo muita coisa”. “Ele está pedindo democracia para nós. Meu Deus do céu, obrigado Trump!”, exclamou Bolsonaro.

Bolsonaro nega que deixará o país

Bolsonaro negou que tenha intenção de fugir do Brasil em meio ao processo que pode condená-lo por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. O ex-chefe do Executivo afirmou que “está cheio de problemas de saúde”, o que inviabilizaria sua saída para outro país.

“Estou cheio de problemas de saúde, como que eu vou pra outro país? E outra, eu quero ver esse julgamento meu”, afirmou. No último dia 1º de julho, Bolsonaro comunicou que estaria suspendendo toda a sua agenda do mês devido a crises de soluços e vômitos.

Ao ser questionado se considera a hipótese de ser preso, Bolsonaro disse que “tudo pode acontecer” e usou como exemplo a prisão de Braga Netto, detido por obstrução à Justiça.

“Tudo pode acontecer hoje em dia né? Porque o Braga Netto está preso? Uma prisão preventiva durar tanto assim? Qual acusação do Braga Netto? Interferência num inquérito que já tinha acabado. É assim que funciona. Uma pessoa [Alexandre de Moraes] que sequestrou o Supremo Tribunal Federal e faz o que bem entende: prende, ele que vai interrogar, ele que vai julgar, ele que diz que é vítima porque tinha um plano para matá-lo”, criticou.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, entregou nessa segunda-feira (14/7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o parecer final da Ação Penal nº 2.668, que investiga suposta trama golpista, e pediu a condenação dos réus no caso: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados. A entrega do documento, que tem 517 páginas, ocorreu um pouco antes da meia-noite.

Gonet pediu a condenação de Bolsonaro pelos crimes de liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Após a apresentação das alegações finais por Gonet, começa a contar o prazo para a manifestação da defesa do ex-ajudante de ordens e delator do caso, Mauro Cid. Na sequência, após os 15 dias concedidos a Cid, abre-se o prazo conjunto para as demais defesas, entre elas a de Bolsonaro.

Conforme mostrou o Metrópoles, o julgamento do ex-presidente e de aliados pode ocorrer entre agosto e setembro. Considerando a soma de todos os prazos, a previsão é de que todas as alegações estejam concluídas até 11 de agosto. Como os prazos não são suspensos durante o recesso do Judiciário em julho, a contagem segue normalmente. O processo é de relatoria do ministro do STF Alexandre de Moraes.